Qual a diferença entre whey protein isolado e concentrado ?

Whey protein concentrado e isolado são as versões mais comuns do suplemento, porém com preços bem diferentes, o que pode fazer você ficar em dúvida sobre qual deles deve usar.

Neste texto veremos qual é a (real) diferença entre um e outro, para você fazer um investimento mais consciente na hora de comprar a suplementação do mês.

O que é whey protein ?

Quando o leite é processado para fazer alimentos como iogurte e queijo, o líquido que sobra é chamado de soro de leite.

Este líquido contém proteínas de rápida absorção que são conhecidas popularmente como whey protein.

Antes do processamento do leite em outros alimentos, 20% da proteína total do leite é do whey e as 80% restantes da caseína.

Tanto o whey como a caseína são proteínas muito úteis para quem faz musculação, pois elas fornecem todos os aminoácidos essenciais (que o corpo não produz por conta própria) e são requeridas na hipertrofia muscular.

Porém o whey protein ganhou notoriedade pela sua rápida absorção, o que pode ser útil após o treino.

Existem vários tipos de whey protein, porém os mais famosos e comuns em lojas são as versões concentrada e a isolada.

Estas duas versões são produzidas de formas diferentes, o que resulta em produtos diferentes.

Veja também -> Qual a diferença entre whey protein e proteína de soja?

Publicidade

Qual é a diferença entre whey isolado e concentrado ?

whey protein e whey isolado

Existem inúmeras diferenças nutricionais entre whey isolado e concentrado.

Estas diferenças são causadas principalmente pelo processo de industrialização por onde cada tipo de whey passa.

Quando o líquido do soro de leite é coletado, ele precisa passar por vários processos de industrialização para aumentar seu conteúdo proteico.

O whey protein concentrado passa por um processo de filtragem onde a maior parte das impurezas são removidas resultando em uma concentração de até 80% de proteína, com os 20% restantes sendo de carboidratos e gorduras.

Já o whey protein isolado passa por um processo ainda mais agressivo de filtragem, resultando em uma concentração de 90% ou mais de proteína.

Porém os aminoácidos em ambas as versões de whey continuam sendo os mesmos, a principal diferença é apenas a quantidade de proteína que cada whey fornece por dose.

A versão isolada do whey, além de ter menos carboidratos, também tem menos lactose.

Isto significa que o whey iso pode ser uma melhor opção se você for intolerante à lactose.

Mesmo assim a quantidade total de lactose nas duas versões são pequenas e não causam problemas na maioria das pessoas com intolerância.

Tirando exceções de pessoas particularmente sensíveis, a maioria das pessoas que possuem problemas intestinais ao usar whey, geralmente estão usando uma versão com menos de 80% de proteína.

Publicidade

Menos de 80% significa que haverá mais dos nutrientes que não queremos no whey.

Antes de comprar, fique atento ao rótulo do produto e dê preferência a marcas confiáveis.

Outra diferença significativa entre os dois wheys estão relacionada ao preço de cada um.

Whey protein isolado é mais caro, por passar por processo mais agressivo de filtragem e entregar mais proteína por dose.

Enquanto faz sentido pensar que whey isolado é melhor por conta disso, esta diferença na quantidade de proteína pode ser suprida tomando mais whey concentrado que é bem mais barato.

As duas versões possuem benefícios muito parecidos

Vários estudos suportam os benefícios do whey protein em pessoas que treinam.

Um estudo envolvendo 192 pessoas que treinavam descobriu que tomar whey protein, seja isolado ou concentrado, causou aumento de massa muscular e força.

Porém, a diferença em termos de resultados, entre quem tomou whey isolado e concentrado, foi insignificante.

No que tange a importância na proteína na dieta de quem faz musculação, um dos fatores mais críticos é a ingestão diária total de proteína através de fontes completas (com todos os aminoácidos essenciais).

E não exatamente se você está tomando whey isolado ou concentrado.

Publicidade

Além disso, tanto o whey protein como o whey isolado fornecem o mesmo tipo de proteína (completa), com os mesmos aminoácidos.

Palavras finais

Whey protein é uma fonte de proteína de alta absorção. As versões mais comuns de whey são a isolada e concentrada.

Porém, apesar de existirem diferenças nutricionais entre os dois, não há evidências que um traga mais resultados do que o outro.

Whey isolado pode ser uma boa escolha para quem intolerantes à lactose ou que estejam fazendo uma dieta restritiva.

Porém, para a maioria dos casos e maioria das pessoas que treinam, o whey protein concentrado costuma valer mais a pena, por conta do seu preço inferior.

E a quantidade de proteína por dose menor na versão concentrada, pode ser facilmente compensada ao usar discretamente mais do produto.

Independente da sua escolha, ambas as versões são ótimas para quem treina, pois fornecem proteína de altíssima qualidade e todos os aminoácidos que o corpo precisa.

Bibliografia usada

  • Effect of dairy proteins on appetite, energy expenditure, body weight, and composition: a review of the evidence from controlled clinical trials. Adv Nutr. 2013 Jul 1;4(4):418-38. .
  • Update on protein intake: importance of milk proteins for health status of the elderly. Nutr Rev. 2015 Aug; 73(Suppl 1): 41–47.
  • International Society of Sports Nutrition Position Stand: protein and exercise.
  • Effects of Whey Protein Alone or as Part of a Multi-ingredient Formulation on Strength, Fat-Free Mass, or Lean Body Mass in Resistance-Trained Individuals: A Meta-analysis.Sports Med. 2016 Jan;46(1):125-137.

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×