Clique aqui

Pode parecer algo trivial, mas o tênis que você usa para fazer musculação pode afetar os resultados e a segurança do seu treino.

E, não, isso não significa que você precisará comprar um par de tênis especial e que “convenientemente” custará seu rim esquerdo.

Na verdade, escolher o tipo de tênis correto para treinar é mais uma questão de evitar os horríveis e que realmente poderão causar algum problema.

A razão para este texto existir é porque uma boa parcela das pessoas estão usando justamente os horríveis e estão colocando a própria integridade física em risco.

Uma questão de estabilidade

Ir treinar com seu tênis de corrida, velho de guerra, mas extremamente confortável ​​pode parecer uma ótima ideia.

De fato, a maioria das pessoas fazem isso e nem sempre é o “velho de guerra”, mas os mais novos e caros tênis de corrida.

Afinal, tênis de corrida é um tênis para “fazer atividade física”, não é ?

Não.

Apesar da maioria das pessoas tratarem este tipo de calçado para este fim e eles se saírem bem na maioria das atividades, eles definitivamente não foram feitos para musculação.

Os tênis de corrida foram fabricados com itens específicos para corrida, o que pode incluir amortecimento extra, mais suporte para o arco do pé e elevação discreta no dedo para facilitar a mobilidade durante a corrida.

Tudo isso é ótimo para evitar problemas causados pelo impacto repetitivo da corrida, gerando amortecimento e dissipação de energia.

Contudo, quando vamos treinar pesado, não queremos dissipar a energia, mas sim concentrar ela para gerar maior vantagem mecânica e produzir força (com segurança).

Basicamente, quando fazemos exercícios com sobrecarga, especialmente os que envolvem suportar o peso nos membros inferiores, precisamos de estabilidade.

Quando estamos com uma barra de 100kg nas costas, precisamos ter uma base sólida no chão, especialmente com os calcanhares fixos em uma base rígida, assim gerando estabilidade para que todo o resto da “estrutura” possa ficar firme e gerar força sem perda de energia.

Melhor tênis para fazer musculação

Há tênis específicos para levantamento de peso, mais especificamente para LPO, com a sola de madeira, extremamente rígida e salto discretamente elevado. Que podem custar facilmente R$1000.

Contudo se você não for um basista, e não fizer snatch, agachamento, clean & jeark, com uma frequência alta (alta!), você dificilmente verá utilidade neles.

Para a maioria das pessoas que fazem musculação, com intuito recreativo, um tênis com sola uniforme, sem amortecimento extra e minimamente rígido, já será o suficiente.

Um exemplo de tênis de musculação que não há como errar e que atende perfeitamente estas características é o bom e velho all-star.

tênis para musculação

Há modelos que custam cerca de R$130 (clique aqui para ver) e durarão literalmente a vida toda (se você der os devidos cuidados).

As famosas botinhas da Everlast, ironicamente (e apesar de serem usadas pelo apelo estético), também cumprem a tarefa, mas custam mais.

Basicamente, você deve procurar um calçado com sola estável e rígida. Simples assim.

Treinar descalço

Toda vez que abordamos esse assunto, um argumento comum é a respeito de treinar descalço e que esta sim seria a maneira mais segura e produtiva para treinar.

Você pode ainda citar o Arnold, na era old school, treinando descalço, porém isto não condiz com a nossa realidade atual.

Treinar descalço até pode ser uma alternativa viável em alguns casos, pois seu calcanhar estará diretamente no chão e se a superfície for estável, isto gerará todas as características benéficas que um calçado do treino, mas nesse caso, grátis.

Mas na prática as coisas dificilmente funcionam dessa forma.

Primeiro, para treinar descalço com segurança, o chão do local que você treina precisa ser uniforme e rígido.

Se você treinar em chãos de academia almofadados, por exemplo, você estará tão “seguro” quanto usando um tênis de corrida – a superfície continuará instável e você continuará precisando de um tênis com sola uniforme.

Se o chão apresentar imperfeições e desníveis, as articulações poderão corrigir até certo ponto, mas ainda poderá ser perigoso.

Uma sola rígida ainda seria mais segura nessa situação, pois criaria a superfície uniforme sob seu calcanhar, independe do chão abaixo. 

Segundo, e mais importante, se você está treinando com cargas altas, pode demorar 1 ou 10 anos, mas um dia você pode simplesmente ter um descuido momentâneo e derrubar o peso nos seus dedos do pé.

Pior ainda, outra pessoa, na qual você não tem controle, pode cometer um deslize e fazer isso por você.

Em todo caso, o simples fato de usar um tênis com sola rígida é a opção mais segura e indicada.

Palavras finais

Não, você não precisa usar exatamente um All-Star ou botinha da Everlast para treinar e só assim terá segurança e ganhos no treino.

Estes calçados servem exemplos do tipo de tênis que você deveria usar para fazer musculação, pois possuem uma sola uniforme e rígida, formando uma base sólida para que você possa produzir força com segurança e estabilidade.

A mensagem final que devemos “tatuar” no cérebro é que tênis de corrida não foram feitos para fazer musculação, eles foram feitos para… correr.

Agachar com um tênis de corrida, por exemplo, fará seu calcanhar afundar (sem você notar), dissipará energia útil e deixará inúmeras articulações instáveis e vulneráveis a lesão.

Este texto ajudou você ?

8 Comentários

    • Caro Marcos, desculpe a franqueza, mas o seu comentário me faz pensar que vc não leu nada da matéria.
      O que foi escrito aqui é justamente que os tênis de corrida não são adequados para musculação.

  1. Muito bom o texto, eu treino de All Star atualmente. Apenas uma questão referente aos All Stars: eles não duram “a vida toda”, muito pelo contrário.
    Eu considero o all star um tênis muito legal, porém a durabilidade dele é muito baixa. Eu tinha um par que usava unicamente para sair e ir pra aula, durou uns 3 anos. Final do ano passado comprei um novo par o qual estava usando para trabalhar e treinar, não durou sequer um ano (abriu o solado embaixo). Acredito que o all star embora seja bom pra treinar não é um tênis fabricado para sofrer um stress muito grande, vou pesquisar outros modelos de solado baixo para a minha próxima compra.

  2. MARIA ISABEL DIAS SIMÕES Responda

    Infelizmente faço com o tenis errado sempre com o de corrida ou do dia a dia;materia,explica muito bem, obrigada pelo exclarecimento

  3. Renato Franklin Responda

    Galera, uma alternativa com custo baixo e boa durabilidade, são os tênis para futsal, solado liso, uniforme, duro e antiderrapante. Utilizo e gosto bastante do Topper Boleiro, bem abaixo da faixa de preço do All Star e tão bom quanto. Forte abraço e bons treinos!

Escreva um comentário