Clique aqui

Veja quais são os melhores livros sobre musculação que todo(a) marombeiro(a) deveria ler para obter mais resultados.

Nada contra buscar informações no Google ou obter experiência através da prática, treinando e aprendendo com os próprios erros.

Mas através dos livros (certos) é possível dar uma espiada dentro da mente da pessoa que o escreveu e obter informações valiosas que dificilmente a internet ou passar anos errando poderão trazer.

Imagine poder aprender diretamente com Arnold, quais dicas ele daria sobre treino e alimentação.

Você dificilmente poderia perguntar isso a ele (diretamente), mas com certeza poderia ler um livro escrito pelo mesmo.

E o melhor: não serão apenas algumas palavras de sabedoria, mas uma grande quantidade de conhecimento que você pode ler quando quiser.

Neste texto eu vou mostrar os livros que mais me ajudaram nessa jornada e que com certeza pode ajudar você também.

1 – Enciclopédia de Fisiculturismo e Musculação

Enciclopédia de Fisiculturismo e Musculação

Um clássico.

O livro abrange todos os níveis de conhecimento sobre treino contando com a experiência pessoal de Arnold Schwarzenegger.

Não espere ver técnicas de treino recentes, mas sim dicas sobre como o próprio Arnold treinava e como organizar a sua própria rotina de treino usando a mentalidade old school dos atletas da época.

O livro também tem bastante informação sobre nutrição e sobre como manter a mentalidade correta na sua jornada no mundo da musculação.

Na minha humilde opinião, o livro já vale somente pelo fato de podermos ver como Arnold pensava e treinava.

2 – Hormônios no fisiculturismo

O livro mostra a história dos esteroides anabolizantes androgênicos sem hipocrisia, como eles costumam ser usados e como eles estão presentes em praticamente todo esporte (além do fisiculturismo).

Também mostra detalhadamente quais são os efeitos dos esteroides no organismo, como o uso é feito por atletas, quais os efeitos colaterais, a história de cada droga e como se prevenir de problemas.

Se você gosta ou quer saber mais sobre o assunto, o livro vale muito a pena.

3 – Fique sarado

fique sarado livro

Não se deixe levar pelo nome simplista.

Fique Sarado é um livro sobre como melhorar a composição corporal (perder gordura e gerar hipertrofia) usando o protocolo 16-8 do jejum intermitente.

O livro é vendido apenas no formato virtual e acompanha uma série de ferramentas para ajudar o leitor registrar seu progresso e se ajustar a dieta mais facilmente.

4 – Musculação. Anabolismo Total

Musculação. Anabolismo Total capa livro

Escrito pelo grande (e lendário) Waldemar Guimarães, um dos treinadores mais antigos e renomados do Brasil, o livro conta com uma abordagem sem frescuras sobre treino para quem busca resultados sólidos.

Além disso, há informações interessantes sobre nutrição e uso de ergogênicos (esteroides) sem hipocrisia ou sensacionalismo.

Waldemar é muito conhecido por não ter “papas na língua” e mandar a mensagem direta, sem frescuras e consegue passar isso muito bem através do livro.

5 – Guia dos movimentos de musculação: Abordagem anatômica

Guia dos movimentos de musculação: Abordagem anatômica

O livro descreve de forma muito detalhada e precisa a maioria dos exercícios da musculação.

Os exercícios são mostrados por meio de desenhos de alta qualidade, mostrando quais músculos são recrutados e como realizar o movimento da maneira adequada.

Cada movimento é acompanhado de explicações em texto sobre como aplicar o movimento da melhor forma possível no treino, mas usando uma linguagem que tanto iniciantes como avançados poderão tirar proveito.

Também há informações sobre lesões e rotinas de treino, tudo respaldado em base científicas.

Sem dúvidas é um bom livro para se ter em mãos quando há dúvidas a respeito de um movimento específico.

Muitos posts do blog, sobre exercícios, é escrito usando esta obra como bibliografia.

6 – Prescrição e periodização do treinamento de força em academias

capa livro Prescrição e periodização do treinamento de força em academias

Não se deixe intimidar pelo título, apesar de ser um livro voltado para professores, há informações valiosas nele sobre periodização de treino.

Periodização é um conceito chave para gerar resultados contínuos na musculação; algo que falta na maioria das rotinas e é o motivo para muitos não obterem resultados.

É um livro voltado para professores de musculação e como os mesmos podem prescrever treinos adequados com periodização para outras pessoas, porém todos podem tirar proveito dessa obra e usar no próprio treino.

Além disso, sendo um professor ou não, aprender sobre periodização será fundamental para seus resultados.

7 – Método Delavier de musculação

Método Delavier de musculação

Talvez este seja o livro mais completo (sobre treino) da lista.

A obra é fruto de um acumulado de 15 anos em conhecimento e usa uma abordagem visual, com ilustrações ricas e detalhadas sobre mais de 200 exercícios e 50 treinos.

Mas diferente do outro livro do Delavier (Guia dos movimentos da musculação), este mostra como iniciar, progredir e aperfeiçoar rotinas de treino para gerar o máximo de resultados, usando o “Método Delavier”.

É importante notar que os autores do livro possuem artigos científicos publicados em diversas revistas de prestígio, tanto na Europa como Estados Unidos, o que traz mais credibilidade para as informações.

Aviso de transparência

Este texto possui links de afiliados, ou seja, o site poderá receber comissões quando um dos produtos for comprado por aqui, clique aqui para saber mais.

Este texto ajudou você ?

Escreva um comentário