Os 5 melhores livros sobre musculação em 2023

Veja quais são os melhores livros sobre musculação que todo praticante de musculação deveria ler.

Nada contra buscar informações no Google, obter experiência através da prática ou treinar sob a supervisão de um profissional.

No entanto, através da leitura é possível dar uma espiada dentro da mente da pessoa que o escreveu e obter informações valiosas que dificilmente seriam obtidas de outra forma.

Por exemplo, imagine poder aprender “diretamente” com Arnold e ver o que ele pensava sobre treino e dieta. Você dificilmente poderia perguntar isso a ele, mas com certeza poderia ler um livro escrito pelo mesmo.

E o melhor: não serão apenas algumas palavras de sabedoria, mas uma grande quantidade de conhecimento acumulada em um lugar só, que você pode ler quando e onde quiser.

Neste texto eu vou mostrar os livros sobre musculação, treino e dieta que mais me ajudaram nessa jornada e que com certeza pode ajudar você também.

1 – Enciclopédia de Fisiculturismo e Musculação

Enciclopédia de Fisiculturismo e Musculação

Um clássico. O livro abrange todos os níveis de conhecimento sobre treino contando com a experiência pessoal de Arnold Schwarzenegger.

Não espere ver técnicas de treino recentes, mas sim dicas sobre como o próprio Arnold treinava e como organizar a sua própria rotina de treino usando a mentalidade old school dos atletas da época.

O livro também tem bastante informação sobre nutrição e sobre como manter a mentalidade correta na sua jornada no mundo da musculação.Na minha humilde opinião, o livro já vale somente pelo fato de podermos ver como Arnold pensava e treinava.

Publicidade

Positivos

  • Experiência do Autor: Arnold Schwarzenegger é um dos maiores nomes do fisiculturismo, e seu sucesso fala por si mesmo. Sua experiência e conhecimento são inestimáveis.
  • Abordagem Completa: O livro abrange todos os aspectos do fisiculturismo e musculação, desde o treinamento até a nutrição e a recuperação.
  • Dicas Práticas: Arnold fornece dicas práticas e conselhos que podem ser aplicados por fisiculturistas de todos os níveis, desde iniciantes até avançados.
  • Motivação: O livro é cheio de histórias motivacionais e conselhos para manter os leitores focados em seus objetivos.

Negativos

  • Desatualizado em Algumas Áreas: Como o livro foi publicado pela primeira vez há várias décadas, algumas das informações podem estar desatualizadas, especialmente no que diz respeito a suplementos e ciência da nutrição.
  • Foco Intenso em Fisiculturismo: O livro é fortemente voltado para o fisiculturismo, o que pode não ser ideal para aqueles que estão interessados em musculação por razões de saúde ou fitness geral.
  • Tamanho e Preço: O livro é bastante extenso e pode ser caro.

2- Musculação. Anabolismo Total

Musculação. Anabolismo Total capa livro

Escrito pelo grande (e lendário) Waldemar Guimarães, um dos treinadores mais antigos e renomados do Brasil, o livro conta com uma abordagem sem frescuras sobre treino para quem busca resultados sólidos.

Além disso, há informações interessantes sobre nutrição e uso de ergogênicos (esteroides) sem hipocrisia ou sensacionalismo.

Waldemar é muito conhecido por não ter “papas na língua” e mandar a mensagem direta, sem frescuras e consegue passar isso muito bem através do livro.

Positivos

  • Experiência do autor: Waldemar Guimarães tem uma longa trajetória no mundo do fisiculturismo e isso transparece no livro, oferecendo uma perspectiva experiente.
  • Profundidade: São abordados os tópicos importantes sobre os fundamentos que geram hipertrofia e força muscular, com muitas informações úteis e com linguagem fácil para compreensão.
  • Ajuda no planejamento: São apresentadas estratégias para a elaboração de programas de treinamento, voltadas desde o aluno iniciante até o atleta avançado.

Negativos

  • Possível Falta de Atualização: Como o livro foi escrito há alguns anos, algumas informações podem estar desatualizadas, especialmente em um campo que está sempre em evolução, como o da musculação e nutrição.
  • Esteroides anabolizantes: O livro pode ser revelador a respeito do uso de esteroides no fisiculturismo, mas pode ser algo indesejado se você apenas quer aprender a treinar e se alimentar melhor.
  • Estilo de escrita: Em vários momentos, o livro transparece as opiniões pessoais do autor sobre determinados assuntos e isso feito através de um tom específico de escrita. Alguns poderão gostar, mas alguns poderão achar desnecessário.

3 – Anatomia Completa da Musculação: Guia Ilustrado

foto da capa do livro Anatomia Completa da Musculação: Guia Ilustrado

O livro descreve de forma ilustrativa e muito detalhada a maioria dos exercícios da musculação.

Os exercícios são mostrados por meio de desenhos de alta qualidade, mostrando quais músculos são recrutados e como realizar o movimento da maneira adequada.

Cada movimento é acompanhado de explicações em texto sobre como aplicar o movimento da melhor forma possível no treino, mas usando uma linguagem que tanto iniciantes como avançados poderão tirar proveito.

Também há informações sobre anatomia e rotinas de treino, tudo respaldado em base científicas.

Sem dúvidas é um bom livro para se ter em mãos quando há dúvidas a respeito de um movimento específico.

Publicidade

Positivos

  • Compreensivo: O livro mostra 84 exercícios, com fotografias e ilustrações das estruturas anatômicas trabalhadas em cada um deles e divido por grupo muscular.
  • Imagens de alta qualidade: Você pode pensar que na era do Youtube, aprender com imagens estáticas é perda de tempo, mas você se surpreenderá como a qualidade das imagens do livro são úteis na compreensão do conteúdo.
  • Contém exemplos de rotinas: O livro mostra exemplos de rotinas de treino para os mais variados níveis de experiência e com foco na prevenção de lesões.
  • Linguagem descomplicada: Além de ser escrito com uma linguagem simples, o livro ainda conta com um glossário com termos que você encontrará em outros lugares (fora do livro).

Negativos

  • Falta de exercícios em máquinas: a maior parte dos exercícios ilustrados no livro são com pesos livres ou para fazer em casa. Enquanto isso pode ser um benefício para a maioria, aqueles buscando informações sobre exercícios feitos em máquinas, poderão achar que o livro deixa a desejar.
  • Muito básico: o livro mostra informações básicas sobre como realizar exercícios e implementar rotinas de treino, contudo o material trata a forma mais básico do assunto. Aqueles buscando informações avançadas, poderão se frustrar um pouco.

4 – Prescrição e periodização do treinamento de força em academias

capa livro Prescrição e periodização do treinamento de força em academias

Não se deixe intimidar pelo título, apesar de ser um livro voltado para professores, há informações valiosas nele sobre periodização de treino.

Periodização é um conceito chave para gerar resultados contínuos na musculação; algo que falta na maioria das rotinas e é o motivo para muitos não obterem resultados.

É um livro voltado para professores de musculação e como os mesmos podem prescrever treinos adequados com periodização para outras pessoas, porém todos podem tirar proveito dessa obra e usar no próprio treino.

Além disso, sendo um professor ou não, aprender sobre periodização será fundamental para seus resultados.

Positivos

  • Base científica: O livro fundamenta-se nas mais sólidas e respeitadas publicações científicas, proporcionando informações confiáveis e bem fundamentadas.
  • Conteúdo mais atualizado: Os capítulos são contém informações mais recentes e incluem as referências científicas, especialmente no que se refere à periodização do treinamento

Negativos

  • Possível Complexidade: Dada a abordagem acadêmica e a inclusão de temas complexos, o livro pode ser desafiador para leitores sem um conhecimento mais atualizado sobre treino.
  • Risco de Sobrecarga de Informações: A ampla gama de tópicos e a profundidade da discussão podem resultar em sobrecarga de informações para alguns leitores.

5 – Método Delavier de musculação

Método Delavier de musculação

Talvez este seja o livro mais completo (sobre treino) da lista.

A obra é fruto de um acumulado de 15 anos em conhecimento e usa uma abordagem visual, com ilustrações ricas e detalhadas sobre mais de 200 exercícios e 50 treinos.

Mas diferente do outro livro do Delavier (Guia dos movimentos da musculação), este mostra como iniciar, progredir e aperfeiçoar rotinas de treino para gerar o máximo de resultados, usando o “Método Delavier”.

É importante notar que os autores do livro possuem artigos científicos publicados em diversas revistas de prestígio, tanto na Europa como Estados Unidos, o que traz mais credibilidade para as informações.

Publicidade

Positivos

  • Ilustrações detalhadas: Uma das maiores forças deste livro são as ilustrações anatômicas detalhadas que mostram exatamente quais músculos estão sendo trabalhados em cada exercício.
  • Explicações aprofundadas: Cada exercício é acompanhado por informações sobre como executá-lo corretamente, os músculos envolvidos, e dicas para evitar lesões.
  • Variedade de exercícios: O livro abrange uma ampla gama de exercícios para todas as partes do corpo, oferecendo opções para pessoas de todos os níveis de habilidade.

Negativos

  • Pode ser complexo para iniciantes: Algumas das informações podem ser muito técnicas para iniciantes, o que pode torná-lo um pouco intimidante.
  • Grande foco na anatomia: Enquanto o foco em anatomia é um grande ponto positivo, algumas pessoas podem achar que falta um pouco em termos de estratégias de treinamento, nutrição, e recuperação.

Aviso de transparência

Este texto possui links de afiliados, ou seja, o site poderá receber comissões quando um dos produtos for comprado por aqui, clique aqui para saber mais.

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×