Clique aqui

É muito comum ficar em dúvida se podemos fazer musculação depois de fazer uma tatuagem nova. Com razão.

É realmente desagradável atrapalhar a continuidade dos treinos, porém o processo de cicatrização da tatuagem precisa ser respeitado.

Entrar em um ambiente cheio de bactérias e esticar a pele que acaba de ser ferida pela máquina da tatuagem, nem sempre é a melhor a melhor abordagem.

Mas existem casos e casos.

Neste texto veremos como manter a sua tatuagem intacta ao mesmo tempo que você não precisa afetar os seus resultados na musculação.

Regras para fazer musculação após fazer uma tatuagem

Como regra geral, o primeiro dia após fazer uma tatuagem é de descanso completo de qualquer atividade física.

Nas primeiras 24 horas após realizar uma tatuagem haverá presença de plasma junto das lesões recentes feitas pela máquina de tatuar.

Isto aliado ao suor gerado pela atividade física é a receita perfeita para adquirir uma infecção em um local cheio de bactérias.

Portanto, independente do tamanho e local da tatuagem, é contraindicado fazer musculação no primeiro dia após fazer uma tatuagem.

Após o primeiro dia e sem a presença de fluídos corporais, não há qualquer problema em fazer musculação se a área tatuada não for irritada.

Tatuagens pequenas e que não ficam em regiões próximas as articulações, dificilmente serão afetadas pela atividade física.

Contudo tatuagens maiores e que sofrem movimento, como nos braços, pernas e ombros poderão necessitar de até 7 dias de descanso completo longe da musculação.

fazer musculação após fazer tatuagem

Assim como a pele estica ao ponto de causar estrias na pele durante o treino, isto também poderá romper traços e deformar a tatuagem.

Tenha em mente que o período de cicatrização da tatuagem é pequeno (alguns dias) comparado com o tempo que você terá para fazer musculação (a vida toda).

Então não há necessidade de apressar as coisas.

Enquanto isso mantenha a tatuagem sempre hidratada, usando Bepantol ou o creme indicado pelo seu tatuador.

Com isto fora do caminho, a questão que fica é: como preservar meus resultados pelo período longe da musculação ?

Simples.

1 – Mantenha a dieta e suplementação

Antes de qualquer coisa, precisamos entender que ficar sete dias longe da musculação farão pouco aos seus resultados.

Basicamente, se você manter a dieta e suplementação (quando aplicável), dificilmente haverá perda de massa muscular ou ganho de gordura.

Na verdade, estes sete dias poderão ser bem vindos se você vem treinando pesado há meses e farão você voltar ainda melhor do que antes.

Portanto não fique excessivamente preocupado com isso.

2 – Faça um treino volumoso antes de fazer a tatuagem (no mesmo dia)

Ao ficar sete dias descansando, não há problema algum fazer um treino com mais volume que o comum.

Este volume extra fará seu corpo ficar se recuperando por mais dias, ou seja, mantendo você em anabolismo.

O que torna perfeito o período longe da musculação.

E quando falamos volume extra, estamos nos referindo a adicionar um ou dois exercícios a mais no treino ou 4 a 8 séries totais a mais divididas entre os exercícios já presentes na rotina.

É inteligente também treinar todos os músculos que ficarão sem treino no dia que a tatuagem será feita (antes de ir ao estúdio, claro).

Novamente, não há porque se preocupar com overtraining se você terá amplo descanso nos próximos dias.

Apenas lembre-se que a dieta é vital para que a recuperação ocorra.

3 – Você ainda pode treinar áreas que não afetam a tatuagem

Se você fez uma tatuagem na parte superior do corpo, por exemplo, não há problema algum em treinar pernas (e vice-versa).

Apenas respeite o primeiro dia após fazer tatuagem, por conta dos riscos já mencionados.

Além disso, use roupas que não causem irritação/fricção na área tatuada.

Se isto for inevitável, use papel celofane.

Palavras finais

Na maioria dos casos, é recomendável não fazer musculação após fazer tatuagem, ao menos na primeira semana.

Após este período será possível avaliar com clareza quão bem sua nova tatuagem está cicatrizando e quão confortável a área está para realizar movimentos.

Sempre tenha em mente que é melhor prevenir do que remediar.

Em outras palavras, é melhor ficar sem treinar por alguns dias do que destruir uma tatuagem que ficará no seu corpo para sempre e custará mais caro para consertar.

Este texto ajudou você ?

Avatar
Autor

Textos escritos pela redação do Hipertrofia.org são escritos e revisados por profissionais de várias áreas que circundam o universo da musculação para que você tenha acesso às melhores informações, com respaldo científico e empírico. Dúvidas ? Entre em contato conosco pelo email [email protected]