Crossfit ou musculação: qual é melhor para hipertrofia?

O crossfit está ganhando cada vez mais espaço no mundo fitness, mas muitas pessoas ficam em dúvida se devem fazer crossfit ou musculação quando objetivo é hipertrofia (ganhar massa muscular).

Para hipertrofia, a musculação é mais eficaz do que o Crossfit por ser uma atividade mais específica. Embora o Crossfit também possa ter hipertrofia como um benefício, a atividade trabalha outras habilidades que não necessariamente são úteis para este objetivo.

Neste texto, entenderemos porque Crossfit não é a melhor atividade caso você queira hipertrofia muscular acima de tudo.

O que é crossfit?

Crossfit, de forma resumida, é um sistema de treino de alta intensidade que mistura exercícios com peso e aeróbicos.

Isto envolve fazer barras, flexões, remadas, movimentos olímpicos, aeróbicos e várias outras modalidades de exercícios através do que os adeptos do crossfit chamam de WOD (workout of the day) ou “treino do dia”.

Um exemplo de WOD chamado “Murph”:

  • Correr uma milha (1,6km) na esteira;
  • Fazer 100 repetições de barra-fixa;
  • Fazer 200 flexões;
  • Fazer 300 repetições de agachamento com peso do corpo;
  • Correr mais uma milha na esteira.

A quantidade total de repetições pode ser dividida da forma que achar necessário.

Depois do treino, o tempo e performance podem ser registrados e ranqueados para gerar uma espécie de competição amistosa entre os praticantes. Cada dia é realizado um WOD diferente que vai variar as aptidões exigidas.

Em suma, crossfit tem como objetivo melhorar a capacidade física através de vários ângulos como melhora de resistência física e muscular, flexibilidade, explosão, agilidade e saúde em geral.

Crossfit é bom para ganhar massa muscular?

Crossfit pode ajudar no ganhar massa muscular? Com certeza.

Publicidade

Crossfit é a melhor maneira para ganhar massa muscular? Definitivamente, não.

O principal problema (que não é um problema) é a falta de especificidade do Crossfit. Veja, quando uma pessoa entre em uma academia de musculação, ela pode escolher se focar em um ou mais objetivos, como:

  • Ganhar massa muscular
  • Perder gordura
  • Ganhar condicionamento
  • Ficar mais forte
  • Ganhar funcionalidade

Repare, por exemplo, que ganhar massa muscular e ficar mais forte são coisas diferentes. Claro, você pode ficar mais forte como um subproduto do ganho de massa muscular, mas se o principal objetivo for ganhar massa muscular, na musculação você consegue uma estratégica específica para trabalhar apenas isso.

É por conta disso que um treino de um fisiculturista será extremamente diferente do treino de um atleta de força. Na musculação você pode focar com grande “precisão” no objetivo que você quer.

Por outro lado, no Crossfit, você trabalha uma combinação de habilidades e mesmo que você divida o foco entre estas habilidades por dias de treino e tipos de WODs, ainda não há foco exclusivo no ganho de massa muscular como você pode fazer com treinos de musculação.

Não me entenda errado, os melhores treinos de Crossfit provavelmente vão te fazer ficar mais forte, perder gordura corporal e ganhar alguma massa muscular.

Mas existe uma razão para nenhum fisiculturista usar o Crossfit como uma “arma secreta” para ter uma vantagem competitiva – porque a musculação é simplesmente melhor se o objetivo for exclusivamente hipertrofia muscular.

Resumindo, o Crossfit é uma atividade física mais completa e pode gerar benefícios em várias áreas, mas se o principal objetivo for hipertrofia muscular, a musculação poderá ser mais efetiva por ser mais específical.

“Mas os atletas de Crossfit tem corpos melhores que a maioria dos praticantes de musculação”

Se você assistir um campeonato de fisiculturismo, onde estarão reunidos os maiores nomes do esporte, muito provavelmente os atletas serão maiores que os praticantes de Crossfit e maiores que os atletas profissionais.

Como você pode ver, há uma série de problemas com esse tipo de comparação (apesar dela ser relativamente comum).

Publicidade

Atletas que estão no topo de qualquer atividade, nunca serão pontos de referência para definir se algo é bom ou ruim.

Além disso, quando falamos exclusivamente dos atletas profissionais de Crossfit, pouca pessoas sabem que muitos deles não fazem apenas WODs de 30 minutos por dia para se manterem competitivos.

Além de inúmeras alterações na frequência e volume de treino para corrigir falhas, muitas vezes os atletas de Crossfit precisam focar-se em treinos de musculação com periodização que envolvem força e hipertrofia, ou seja, eles fazem crossfit COM musculação.

Crossfit e risco de lesões

Uma questão muito importante quando se fala em Crossfit é a respeito do risco inerente a lesões que acompanha esta modalidade.

Por que inerente ?

Parte da filosofia do Crossfit é levar a palavra “no pain, no gain” a um nível inédito. Treinar até a exaustão é algo levado realmente a sério no Crossfit, principalmente porque geralmente existe um ambiente competitivo entre os praticantes do mesmo box.

Isto é muito bacana até o momento que iniciantes começam a fazer exercícios como levantamento terra, agachamento, arranque e outros, por várias repetições sob extrema fadiga.

Fazer exercícios compostos estando cansado e já fatigado é uma receita para o desastre. Nestes exercícios, conforme a fadiga entra, a execução piora. Se a execução piora, os riscos de lesões aumentam exponencialmente – independente de quão cuidado seja o treinador.

As histórias de lesões no Crossfit são bem comuns e são até motivo de piada na internet.

Isto quer dizer que todos que fazem crossfit eventualmente vão se machucar ?

Publicidade

Não.

Muitas pessoas fazem crossfit há anos e nunca se machucaram, a questão é que realmente existe um fator de risco maior nesta modalidade e é algo que definitivamente deve ser colocado na balança.

Fazer crossfit ou musculação para ganhar massa muscular ?

Para ganhar massa muscular, a musculação é geralmente considerada mais eficaz do que o Crossfit. Isso se deve ao fato de que a musculação permite um foco maior em exercícios específicos que visam grupos musculares individuais, possibilitando o controle preciso do treino.

Muitas pessoas buscam o Crossfit como se fosse uma alternativa para a musculação que finalmente “vai funcionar” para elas. Bem, crossfit realmente “funciona” e pode trazer inúmeros benefícios para a saúde e composição corporal.

Mas as mesmas regras da musculação se aplicam ao crossfit: se você realmente quiser mudar o corpo, vai precisar treinar no seu máximo por anos, fazer dieta e a sua genética vai influenciar muita coisa.

Em suma, crossfit não é uma saída fácil para quem não quer fazer fazer musculação. Na verdade, os treinos serão ainda mais árduos.

Contudo, em termos de ganho de massa muscular (e segurança), querendo ou não, a musculação ainda vai sair na frente devido a sua especificidade.

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×