Como corrigir assimetria muscular (desigualdade entre os lados)

Ter um lado do corpo maior do que o outro é um problema recorrente entre praticantes de musculação, isto se chama assimetria muscular.

Assimetrias podem ocorrer em basicamente qualquer grupo muscular, mas costumam ocorrer mais nas extremidades do corpo ou próximo destes lugares, como braços, pernas e ombros.

Todos nós temos assimetrias e dificilmente você conseguirá fazer com que os dois lados lados do corpo tenham exatamente as mesmas proporções e medidas.

O problema começa quando uma assimetria atrapalha, de forma significativa, como o seu corpo se parece e funciona.

Além disso, se a assimetria for grande o suficiente e você continua treinando, ela tende a ficar cada vez maior e mais difícil de resolver.

A boa notícia é que, na maioria das vezes, você consegue reverter o problema usando o próprio treino e é isto que veremos neste texto.

O que causa assimetria muscular?

Para todos ficarmos no mesmo plano de entendimento, assimetria muscular significa ter um músculo de um lado do corpo maior do que o mesmo músculo do outro lado do corpo.

E saber como corrigir assimetria muscular terá pouca eficiência se você não souber o que causa ela em primeiro lugar (fazendo o problema voltar no futuro).

As principais causas de assimetria muscular são:

  • Deixar seu lado dominante fazer mais trabalho (sem perceber).
  • Não corrigir técnica incorreta de exercício desde o início.
  • Treino elaborado de forma incorreta.
  • Rotina diária (incluindo trabalho físico onde usa um lado do corpo mais do que o outro).
  • Manter uma postura específica por muito tempo e com muita frequência.
  • Desenvolvimento natural da altura, comprimento dos membros e músculo.

Veja também: Um braço maior do que o outro, como corrigir?

Publicidade

Quanto tempo demora para corrigir assimetria muscular?

A maioria das assimetrias musculares pequenas, aquelas que somente você (o dono delas) consegue notar, podem ser corrigidas em 3 a 4 semanas apenas realizando as devidas alterações no treino e outros hábitos mais simples.

Por outro lado, assimetrias grandes, aquelas que podem ser facilmente vistas (até mesmo com roupa e por outras pessoas), podem levar muito mais tempo (meses) e geralmente precisam de intervenção profissional para serem devidamente solucionadas.

Como corrigir assimetria muscular com musculação

1 – Use halteres ou exercícios unilaterais

O lado maior/mais forte sempre vai dominar o exercício que ambos os lados são recrutados juntos.

Por exemplo, se você está fazendo rosca direta, o lado mais fraco vai acabar sendo fatigado antes e o lado dominante vai compensar pra poder finalizar o exercício.

Você provavelmente nem percebe que isto acontece… mas acontece.

Com o tempo, o lado mais fraco vai ficar cada vez mais pra trás do mais forte, aumentando a assimetria.

Uma maneira simples para resolver este problema é substituir exercícios bilaterais por unilaterais – geralmente com halteres – onde cada lado é obrigado a empregar a mesma quantia de esforço, sem que um domine o outro.

Quase todos os exercícios possuem uma versão unilateral que possa ser feito com halteres ou com um lado de cada vez.

2 – Sempre comece pelo lado mais fraco

Existe uma razão para que você tenha uma assimetria muscular em primeiro lugar. Você percebendo ou não, o lado dominante sempre é o seu favorito.

Geralmente é o lado que você mais usa durante o dia; para carregar, segurar, levantar, abrir ou fechar alguma coisa.

Publicidade

Durante o treino, provavelmente também é o lado que você sempre começa um exercício unilateral também.

O problema aqui é que quando treinamos o primeiro lado do corpo em um movimento unilateral, você está com mais energia e revigorado. O segundo lado geralmente não recebe a mesma atenção, mesmo que isto aconteça com um grau bem discreto.

Por esta razão, além de optar por exercícios unilaterais, tenha certeza de que você começa o exercício sempre pelo lado mais fraco.

3 – O lado mais fraco sempre deve ditar quanto esforço o mais forte faz

Mesmo usando movimentos unilaterais ou dando mais atenção pro lado mais fraco, o lado forte vai continuar sendo o dominante.

Em qualquer exercício, o lado mais forte ainda vai conseguir realizar mais esforço que o lado mais fraco. Para evitar que a assimetria aumente é essencial que você não permita que isto aconteça.

Por exemplo: ao fazer rosca alternada com halteres de 16kg, com certeza o lado mais forte vai conseguir fazer mais repetições que o mais fraco.

É imprescindível que você esteja devidamente contando as repetições e não deixando que o lado forte faça mais trabalho. Do contrário, o lado mais forte vai continuar sempre sendo maior.

Exemplo: se você só consegue fazer 8 repetições com o lado mais fraco em um exercício unilateral, o lado forte, mesmo tendo energia de sobra, deve fazer 8 repetições também. Sempre.

Isto é fácil (e óbvio) de perceber quando o exercício obriga que as repetições sejam alternadas entre os lados, mas o mesmo pode não acontecer quando você trabalha um lado e depois o outro, principalmente se faz o exercício sem contar repetições – no feeling.

Comece a reparar nisso a partir de agora e tenha certeza que o lado mais fraco sempre está ditando quanto trabalho o mais forte pode fazer.

Publicidade

Isto não só vai impedir que o lado forte se desenvolva mais, mas vai permitir que o fraco se iguale.

Palavras finais

Corrigir assimetrias musculares não é um bicho de sete cabeças. Na verdade, a maioria das dicas são bastante lógicas e óbvias, mas todas elas vão minimizar com bastante sucesso o problema.

Ironicamente, quem sofre com um lado do corpo sendo mais forte que o outro, costuma passar bem longe destes conceitos ou não os usam por tempo suficiente para ver resultados, o que pode estar piorando o problema.

Se você realmente tem uma assimetria muscular, é altamente indicado que você tente minimizar o problema no começo e estas dicas podem fazer justamente isto e mesmo alterando o treino para incorporar os conceitos do texto, os seus resultados não serão prejudicados.

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×