Clique aqui

Se fosse possível escolher apenas um, qual seria o melhor exercício para emagrecer e perder barriga ? Para chegar a uma resposta, primeiro é necessário analisar certas características que o movimento deve atender perfeitamente para poder gerar estes resultados:

1º – Ele precisa trabalhar o corpo inteiro

Até mesmo se o principal objetivo é apenas perder barriga, os melhores exercícios para emagrecer sempre serão aqueles que trabalham a maior quantidade de sistemas musculares ao mesmo tempo. Aqui, vários exercícios são úteis para emagrecer e perder barriga, principalmente o agachamento livre e levantamento terra, contudo, se a meta principal é a perda de tecido adiposo, o praticante não pode depender unicamente deles.

2º – Ele precisa liberar hormônios anabólicos

Um dos principais fatores que envolvem a queima de gordura e principalmente quanta gordura você acumula na região da barriga, são os hormônios anabólicos que o corpo libera naturalmente. A dieta sempre será o fator mais importante quando o assunto é queima de gordura. Contudo, os exercícios serão os responsáveis por criar um ambiente metabólico favorável para que você chegue lá mais rápido.

Neste item, os melhores exercícios para emagrecer e perder barriga serão aqueles que farão o corpo liberar mais testosterona e hormônio do crescimento – hormônios que além de promover o ganho de massa muscular, aceleram a perda de gordura. Isto é importante até mesmo para mulheres.

3º – Ele precisa melhorar a sensibilidade à insulina

Quanto mais insensível uma pessoa é à insulina, mais insulina o corpo precisa liberar para que a glicose provinda dos carboidratos entrem em nossas células. O problema ? A gordura dificilmente será queimada quando existem altos níveis de insulina circulando no corpo, e pior: você pode acumular mais gordura. Com isto dito, outra característica obrigatória para um bom exercício queimador de gordura é que ele deve aprimorar a sensibilidade do corpo à insulina.

4º Ele precisa gerar o efeito EPOC

O efeito EPOC (excess post-exercise oxygen consumption/consumo de oxigênio excessivo pós-exercício), é o resultado do déficit de oxigênio criado durante o exercício. Quanto maior a intensidade do exercício, maior é o efeito EPOC.

O corpo sofre enquanto está sob este efeito e para “normalizar” as coisas, é necessário consumir oxigênio e combustível extra, ou seja, você continua perdendo gordura mesmo depois de treinar. O melhor exercício para emagrecer, portanto, precisa ser de alta intensidade e gerar um grande déficit de oxigênio.

5º Ele precisa queimar o máximo de calorias (obviamente)

Que para emagrecer você precisa estar em déficit calórico não é um segredo. Você não consegue compensar uma dieta ruim com exercícios, mas você com certeza pode aumentar o déficit calórico gerado pela dieta através de exercícios que queimam muitas calorias. E alguns exercícios queimam mais calorias do que outro, mas o melhor exercício vai colocar o corpo para queimar o máximo de calorias em qualquer situação.

6º – Ele precisa preservar/aumentar a massa muscular

Muitas pessoas não sabem, mas ganhar massa muscular ou manter o que você tem, auxilia na queima de gordura. Cada quilo de massa muscular que você tem no corpo, queima cerca de 10 calorias a mais por dia. Portanto, o melhor exercício também precisa auxiliar na manutenção da massa muscular.

E então, qual exercício se encaixa em todos os requerimentos ?

Pode ser uma surpresa para você, mas o melhor exercício para emagrecer e perder barriga (e que gera todos os benefícios citados acima), é sem dúvidas a corrida de alta intensidade e curta duração.

corrida curta distância

Vários exercícios compostos presentes na musculação também serão úteis, mas nenhum deles atendem todos esses requisitos quando o objetivo principal é queimar gordura. Corrida de alta intensidade e curta duração trabalha o corpo inteiro, força o corpo a liberar mais hormônios anabólicos, faz você queimar mais energia mesmo após o exercício (por causa do efeito EPOC), melhora a sensibilidade à insulina e ainda mantém massa muscular por ser um exercício anaeróbico.

A melhor maneira para empregar corrida de alta intensidade e curta duração é através da modalidade HIIT. Isto em conjunto à uma dieta hipocalórica, serão o caminho mais rápido para ficar mais magro e perder a famosa pochete. Apenas tenha certeza de estar com a saúde cardiovascular em dia antes de começar a fazer treinos  como este, e obviamente, aumente gradativamente a duração e intensidade do exercício.

Este texto ajudou você ?

44 Comentários

  1. Melhor exercício para emagrecer e perder barriga.?
    Qualquer exercício aliado a uma dieta.
    Em suma Dieta e fim de papo!

    • Porra mano, o texto mostra razões plausíveis pra usar a corrida de curta distância e ainda explica que a dieta é importante, e você vem aqui falar isso ? Analfabetismo funcional ta cada vez pior por aqui

      • Hérick Stanley Responda

        Odeio essa frase “perder barriga”.
        Não existe isso, existe perder gordura e consequentemente reduzir a gordura na região abdominal.
        “Perder Barriga” parece propaganda enganosa de produto da Polishop, e outra que a “barriga” nunca vai sair do seu corpo, então é impossível perder barriga, se perde gordura, a barriga não!

        • Acho q o termo usado seria mais a palavra chave, no caso para o post ter mais acessos.

        • Gostei da sua colocação, vale lembrar que o corpo nós perdemos gordura num todo, não existe direcionamento quanto a isso. Por isso o dia que algum cientista conseguir direcionar a perda de gordura em nosso organismo provavelmente ele será o homem mais rico do planeta. Então foque na alimentação, no treino e no descanso. E os resultados virão conforme sua individualidade biológica.

    • esse paulo moraes falou sem conhecimento de causa! ijsijijs doente analfabeto, estou com o jorge faço dele minhas palavras

    • Vai estudar mais e entender do assunto que vc ganha mais ao invés de ficar falando em lendas urbanas como o que vc falou, principalmente da dieta, analfabetismo funcional, vai estudar ok?

  2. Acho que os assuntos a serem abordados aqui no blog estão acabando ..
    Pq td tipo de assunto de musculação que se imagine, já tem uma matéria relacionada aqui.

    • rsrsrsrsrsrs… as vezes tenho essa sensação. Na verdade é o que acontece quando vc quer publicar assunto todo santo dia… falta de assunto!
      Mas é isso mesmo. Vale a pena sim, reescrever textos antigos com novo enfoque.

  3. Rodrigo Cavalcante Responda

    Qual a fonte desse artigo? Achei ele um pouco parcial. Claro que a galera “hipertrofia.org fans” vai xinga ate a morte, mas mostrou apenas a opinião do autor, se tivesse uma referencia da informação ajudaria, pra poder analisar a metodologia que o fez chegar nessa conclusão.

    • Não tem como nada ser imparcial. Em cada lugar, você vai encontrar opiniões diferentes, justamente por serem “opiniões”. Basta seguir o que for melhor para você. Se não está sendo bom, não é que está errado, é que contigo não deu certo. E não é defendendo o hipertrofia, é o direito de exposição das idéias de cada um.

    • Quatro a seis séries de sprints de 100 a 400 metros, com cerca de 2 a 4 minutos de descanso entre eles. Há vários protocolos, levemente diferentes, mas a essência é a mesma.

    • Pelo que é dito em vários sites, incluindo este, essa corrida se constitui em você correr o mais rápido que conseguir por uns 30 segundos, depois, descansar por 1 minuto (fazendo uma caminhada leve ou ficando parado, mesmo), pra depois correr bem rápido mais 30 segundos e assim por diante, até completar umas 7 séries.
      De preferência, comece caminhando normal por 5 minutos e termine também caminhando uns 5 minutos para aquecer e, depois, esfriar.
      Se você não conseguir correr por 30 segundos, pode mudar pra 20 segundos, mas é importante não descansar por mais de 1 minuto.

  4. O REMO é a atividade mais completa em todos os requisitos listados e com menor risco de lesão em relação a corrida intervalada. Basta ver nos EUA que o remo indoor é super comuns nas casas e academias.

    • Eu concordo que eu o Remo é uma ótima atividade e, por ter menos impacto, tem um menor risco de lesão… Mas só dizer que é melhor pq é comum nos EUA é sacanagem, né?!?!
      Os EUA tem a maior taxa de obesidade, então tb é bom ser obeso?
      Sério: daria um ótimo artigo científico a comparação entre remo e corrida sprint.

    • Remo pode ser o melhor exercício do mundo, mas quem no Brasil vai se dar o trabalho de comprar a máquina de remar ou ir remar no rio, sendo que corrida é só ir pra rua.. e correr. kkkkkkkkkkkkk

    • Eu já acho q natação se enquadra melhor nisso, além de ter um efeito EPOC muito maior e aumentar a capacidade respiratória, tiros de 50 ou 100 metros livres são muito menos lesivos do q qualquer outro esporte e muito efetivos no quesito emagrecimento, vc sai literalmente todo moído da cabeça ao dedão dos pés. Agora o problema é q nem todo mundo sabe nadar e tem uma piscina olímpica ou semi olímpica a disposição para isso.

  5. A melhor resposta é “Faça Acontecer”, tente, quem sabe seu corpo nao vai responder! Eu acredito nesse artigo, vejam um exemplo bem conhecido, “Usain Bolt”! estou fazendo o treinamento HIIT e estou percebendo bons resultados, mas vale ressaltar que para obter bons resultados depende especialmente de uma Boa Alimentação.

  6. Então galera,

    Mas se eu tenho pré-disposição genética a ter um joelho fodido? Vale o risco de fazer o HIT com corrida e foder de vez o joelho? Não existe nenhum outro exercicio? Sei lá, HIT com bicicleta ou natação?

    Abraços!

  7. Marcelo Brunelli Responda

    Texto perfeito e primoroso, não precisa de nenhuma fonte para comprovar isso, as explicações fazem todo sentido. Eu usso HIIT e tem dado muito resultado.

  8. Anderson Trombini Responda

    APENAS UMA CORREÇÃO: 1 KG DE MASSA MUSCULAR A MAIS, NECESSITA DE 100 KCAL PARA SER PRESERVADA.

  9. Daí chega uma pessoa sedentária e obesa, lê o artigo e pensa: “É exatamente isso que eu preciso”. Vai pra loja, compra tênis, shorts, camiseta e vai… Quem aposta que este cidadão voltará com uma bela lesão?
    O post e ótimo e o HIIT indiscutivelmente é excelente para construir MM e queimar gordura, só é fundamental destacar a importância do profissional de educação física para orientar sobre o melhor exercício para a PESSOA.

  10. Olha acho q se tds forem reclamar de termos ou se dizer donos da verdade melhor não entrarem no site! Os caras fazem um trabalho sério e dedicado p vim mané dizer q n existe perder barriga ou q depende da balança calorica… Enfim td isso é óbvio mas vamos ser diretos se for assim Pq entram no site? Se sabem q p perder gordura tem q ter balança favoravel p crescer tem q Malhar se alimentar bem e ter descanso!!! Pronto se sabem tudo caiam fora mas n critiquem o trabalho dos caras!!

  11. Olás! Preciso queimar bastante gordura (8kg pra ser honesta). Já treinava, mas parei 1 ano e desandei. O meu treinador propôs aero de 20 (dia inferior) e 30 (superior) seguindo o programa da esteira. Nele, eu seto a inclinação máxima (estou em 12) e a intensidade para caminhada moderada (5,7). Resumindo, o programa oscila a inclinação e mantém a velocidade. Vcs acham efetivo pra queima de gordura? 4x na semana.

    • certeza… aa chave para perca de gordura é a DIETA um exemplo sou eu odeio aerobios… diminui percentual de gordura de 12% para 8 ¨% sem fazer nenhum aerobio apenas dieta e treino. os aerobios vao pontencializar seus “ganhos” na perca de gordura mas a dieta e primordial.

  12. Como posso fazer um treino de queima gordura eficaz sem correr ou sem fazer exercicio de alta intensidade, devido a aceleramento cardíaco? Pode ser a médio prazo, sem pressas!
    Eu tomo um suplemento com crómio para normalizar a insulina e CLA para “ajudar” a queimar gordura, mas sei que é preciso treinar e andar em marcha rápida. Quanto tempo por treino? 3x por semana.
    Acs

  13. boa noite, quando eu estava muito acima do peso, eu fazia na esteira mesmo, a esteria com inclinaçao de uma rua na subida, eu fazia 10 tiros de 150 metros e descansava 1 minuto, isso foi o que me deu resultado no assunto perda de GORDURA cada um tem um limite oque pode ser acelerado pra mim nao é para outrem, cada organismo vai reagir de uma forma, se cada individuo souber oque é intensidade em si o resultado vem !

    boa noite

  14. Acabei de entender porque não emagreço. Estou com a Insulina alta e a Testosterona muiiito baixa no corpo. Minha médica entre outras coisas me passou Glifage XR para Insulina e DHEA para a Testostetona. Tb tenho Hipotireoidismo há anos, mas compensado. Tenho 102 kgs em 1,75 cm. Minha alimentação é saudável. Minha Glicose está 89 apesar da insulina alta. Fiquei 1 semana sem comer 1 carboidrato e não perdi 1 grama !!!!! Tô muito triste com essa situação.

    • naõ fica desmotivada nao , agora q vc sabe a causa…faça um acompanhamento médico adriana, um treino de acordo com suas necessidades e ja que vc nao tem problemas com dietas com o acompanhamento medico ja q vc sabe o porque da sua obsidade graças a essa matéria corra atras, q vc consegue….tenho certeza disso , nao se deixe vencer conheço casos q eram mas complexo q esse eh hj a historia e de vitorias, te indico treino apropoiado, endocrinologista ,dieta e bastante aeróbico e pense na possibilidade se vc poder de tomar um termogenico pra acelerar seu metabolismo…talvez um personal pra vc seja uma boa idea tbm pra t auxiliar e te motivar na hora do seu treino, boa sorte vc chega lá…bj!

    • Evandro Aparecido do Carmo Lopes Responda

      Não são os carboidratos que determinam ganho ou a perda de peso. São as calorias. Se vc corta de um lado e compensa de outro, não vai adiantar mesmo. De uma revisada em sua dieta e tene diminuir as calorias como um todo que vc vai conseguir obter seus resultados.

  15. HIIT e dieta hipocalórica? Exatamente o que eu fazia, pesava 51 kgs com 1,69m tinha 10% de bf 18,17 de IMC e uma pochete ao redor do umbigo que não conseguia disfarçar pela camisa – 73cm de barriga

  16. Misterleandron Responda

    burpees são uma boa alternativa para quem não tem espaço para correr ou simplesmente não gosta mesmo.

Escreva um comentário