Clique aqui

De um lado você tem um prato com 10 claras de ovo cozidas e do outro um shake com uma dose de whey protein – qual seria a escolha mais eficiente para gerar hipertrofia muscular ?

A resposta não poderia ser mais óbvia – comida de verdade. Um alimento proteico, além de conter proteínas de qualidade igual ou superior ao suplemento, ainda conta com vitaminas, minerais, fibras e outros nutrientes que poderão auxiliar ainda mais o crescimento muscular.

Com isto dito, um scoop de whey protein sempre será dizimado numa batalha contra ovos, frango, carne vermelha, peixes e outros alimentos proteicos. Claro, se você tiver o luxo de poder escolher entre um e outro.

suplementos-vs-comida

O problema é que quando este tema é abordado, só existem pessoas usando argumentos dicotômicos e extremistas como: “Suplementos não passam de farinha, arruma vergonha na cara e vai comer comida de verdade”; “Só cresce quem faz dieta, suplementos são para pessoas sem dedicação” e coisas do tipo.

Porém, é muito fácil falar isso quando você mora na casa dos seus pais, não trabalha e tem como única preocupação treinar e realizar todas as refeições através de alimentos sólidos.

Existem pessoas que passam 16 horas fora de casa e frequentam ambientes onde é simplesmente inviável realizar todas as refeições, sem exceção, através de alimentos sólidos. Neste caso, o que essas pessoas vão fazer ? Levar uma seringa com caldo de frango e batata doce, e injetar de tempo em tempo ?

Não importa o quanto você tente glorificar os alimentos sólidos, de nada adianta se você não vai poder usá-los e deixar sua dieta com buracos nutricionais. Nestas situações, os suplementos viram a mesa e se tornam mais do que bem vindos.

Outra ocasião onde as pessoas não param para pensar antes de dizer que suplementos são todos (sem exceção) farinha, é na ingestão de substâncias como a creatina – para conseguir ingerir o equivalente a uma singela colher de chá de creatina através de alimentos sólidos, você teria que consumir mais de um quilo de carne vermelha por dia.

Claro, você não é obrigado a gastar com creatina em primeiro lugar (e nem comer um quilo de carne diariamente), mas esta substância pode auxiliar no ganho de força e hipertrofia, e tem estudos para comprovar isto, ou seja, está bem longe de ser “farinha”.

E falando em farinha, algumas pessoas adoram falar que suplementos pré-treino são perda de dinheiro e placebo. E realmente, o custo-benefício destes suplementos são péssimos, mas os estimulantes presentes neles, como a cafeína, também possuem eficácia comprovada pela ciência e podem aumentar os níveis de energia, foco e força quando utilizados antes dos exercícios. Se você tomou um pré-treino com estimulantes e não sentiu efeitos, é provavelmente porque adquiriu resistência aos componentes da fórmula de outras formas; através do consumo excessivo de café, refrigerantes e/ou energéticos, mas nada disso é um decreto de que eles são “farinha”. E se você aceita um conselho, em vez de gastar R$200 por pote de pré-treino, mande manipular cápsulas de 200 a 300mg de cafeína, sai muito mais barato e você provavelmente terá o mesmo efeito.

No mais, não estamos tentando fazer apologia ao uso de suplementos, mas sim mostrar que eles também estão longe de ser a escória da musculação como as pessoas adoram comentar nas redes sociais. Esta questão está longe de ser preto e branca – enquanto os alimentos sólidos sempre deverão ser a prioridade da sua dieta, os suplementos estão ai para desempenhar nada mais que o papel que eles sempre tiveram: suprir as necessidades que a dieta sozinha não consegue. Será que é tal difícil de entender que suplementos apenas suplementam ?

Este texto ajudou você ?

74 Comentários

  1. Falou tudo!

    Se vc pode escolher, escolha comida.

    Mas se não tem tempo de cozinhar, apele para suplementos. (é o meu caso)

    Caso queiram trocar uma ideia sobre treino, dieta e suplementação, to no skype

    cassio.vinicius21 se juntar uma galera boa formo um grupo lá.

      • Suplemento é a maior enganação que existe! Não vale a pena o custo benefício, nada, repito, nada substitui uma alimentação equilibrada, alimentação equilibrada, não suplementação equilibrada.

        • Suplemento é a maior enganação???
          Vc leu o texto?
          E quem não tem como fazer as refeições sólidas em todos os horários?
          Não faz nada?
          Fica pequeno e fraco?

        • quando não se tem nada pra falar, é melhor ficar calado amigo, do que simplesmente defecar assim pelo teclado.

        • Não substitui uma alimentação equilibrada, mas… dizer que é a maior enganação que existe é acúmulo de má informação! Leia o texto pow

        • Ogro de Academia Responda

          Frango, Ta fazendo o que aqui lendo esse artigo? Se você não sabe nem interpretar um texto direito. O texto deixou bem claro que alimentação é sim o principal, mais os SUPLEMENTOS ajudam sim e muito, não só pelo motivo de ter gente que não pode comer no trabalho, mais sim que, não vai ter um loco que vai comer 1 kg de carne por dia pra conseguir bater a quantidade de creatina necessária pra gerar força e ajudar na hipertrofia, tomar uns 500 ml de café pra ter um pre treino digno. Você faz isso? se você faz, parabéns.

          Antes de falar dos suplementos, se coloque no lugar de quem sai as 7 da manha de casa e chega as 00:00.

        • Falou o mestre dos magos. Deve fazer rosca com 5kg de cada lado e peidar fazendo careta. Alimentação equilibrada na cabeça do meu phau.

  2. sem duvida a comida. nao uso NENHUM suplemento e sempre tive bons ganhos e os mantive. hoje de manha mandei uma lata inteira de sardinha ao molho de tomate, com meia batata doce e uma banana picada antes de treinar, pique do caralho, buchão cheio e pesado pra dar força, enquanto o mongolão geração pau de selfie ta com a sua “shakera” cheia de “wheyzinho da optimum” que ele escolheu apos ler em muitos foruns. lixo pqp

    • po, legal, parabéns pra vc então. Tb não gosto da fauna da academia, mas respeito é importante nessas horas, não é pq um cara toma seu shakinho que vai ser um babaca, vc não sabe a vida dele, nem sabe oq passa na mente dele, e vice-versa. Parece q há uma disputa na academia pra vem quem é o mais fodão, puta babakice, se concentra no teu treino e deixe os outros com o treino dele.

      • Concordo contigo Daniel, o que falta hoje é respeito, independente de quem seja, cada um tem uma história\rotina. Se alguém toma shake bem, se você se alimenta adequadamente, bem.

    • Já vi que você não leu o texto… Deixe-me destacar uma parte dele para você, então: “é muito fácil falar isso quando você mora na casa dos seus pais, não trabalha e tem como única preocupação treinar e realizar todas as refeições através de alimentos sólidos.”

    • Sergio… concordo plenamente com vc, eu treino também e sempre fui mais um prato de comida bem balanceado, do que estes suplementos caros e artificiais. ;)

    • Ogro de Academia Responda

      Vacilão, tenho certeza que você deve ser aqueles cara roliço que se acha o fortão da academia. Treina tudo errado e ainda por cima critica o treino dos outros, quer uma dica? faz seu treino, faça sua alimentação de gordo e viva feliz ! Não é porque o cara ta tomando whey que ele é um lixo ! Que ele ta errado, o texto foi bem claro quando disse que a escolha é de cada um, se quer suplementação ou alimentação. muitos optam pela suplementação devido ao horário de trabalho, estudos e assim vai… !

      Entenda os dois lados antes de criticar, Seu frango!!

  3. mas de qualquer forma boa a materia como sempre diga-se de passagem, ate pq citou os unicos suplementos que AINDA tem alguma funcao caso eu fosse obrigado a usar algum: creatina (talvez a unica? mas sinceramente vá lá, nao vai fazer ninguem “crescer”, talvez da uma aparencia legal apos o treino mas passada as horas volta) e um bom pre treino moderno como assault, da um pique e tal, sem problemas apesar do preço. mas nao me vem com whey, gluta, bcaa, entre outros lixos, que isso é total perda de tempo e dinheiro, ja disse e sempre vou repetir, se funcionassem deveriam garantir ganhos em individuos de dieta meia boca (nao sao os fodoes? ou so servem quando a dieta ja é boa? kkkkkk) e espero que o proximo post faça a analogia contraria, a visao da pirralhada q supervaloriza seu “wheyzinho” ridiculo a qualquer custo

    • Falar até papagaio fala. Quero ver é bater os macros só com dieta e ganhar MÚSCULO com qualidade no shape.

      • Eu bato minha quantidade de proteínas de boa sem gastar muito dinheiro sem muito sódio e quase nenhuma gordura ruim com uma dieta balanceada, usando peito de frango, feijão, leite, ovo e brócolis. Porém, tem certos suplementos que é melhorar comprar do que tentar ingerir seus ingredientes necessários pela comida, exemplo disso é a creatina, pois você não vai comer “100kg de carne” para atingir “10g” de creatina né? Lembrando que isso foi uma exemplo, não estou dizendo que com 100kg de carne tem apenas 10g de creatina. Abraços e bons treinos!

        • Você não entendeu. Bater os macros comendo não é o problema, isso é fácil. A questão é controlar o peso/medidas/BF. QUALIDADE no shape.

  4. Eu sempre fui de comer bem, mas pra engordar é um parto. Continuo com alimentação boa e suplementos pra dar mais resultado. Espero ganhar 5 kg em 3 meses. Vamo vê. Alimentação, suplementação, treino forte e descanso!

    • Cara, 5KG em 3 meses??? Ta louco? Se for achando que é facl assim ira se decepcionar no primeiro mes e desistir, ou acumular 5 kg de gordura…. ganhar massa muscular é algo a longo prazo. 5 kg em um ano esta otimo para iniciante.

    • pela biografia de Arnold Schwarzneger o mesmo disse ter ganho 11kg em um ano na sua melhor forma, ou seja, o rei do bodybuilding ganhou 11kg de massa magra em um ano, obviamente lançando mão de anabolizantes.
      nao tenha muita esperanca de ganhar esses seus 5kg de musculo, tenha calma pois o negocio nao é por ai.

    • olha, eu ganhei 15kg nos meus 3 primeiros meses de academia, tem relato no fórum e tudo, da uma pesquisada lá, com suplementos e um ciclo lógico rsrsrs.

        • Do que adianta.
          Impotente
          Pesado
          Grande
          E
          Gordo.

          Deve ter ganho uns 3 kg de musculos
          4 KG de liquido retido
          2 KG de comida na pança pra se pesar
          4KG de gordura.
          2 KG de roupa

  5. Raphael Crespo Responda

    Suplementos alimentares fazem muita diferença para mim. Além da dificuldade em fazer todas as refeições completas fora de casa e nos horários adequados, minha alimentação é vegetariana, portanto consumir Whey, Creatina, Malto, etc…deixa minha dieta mto mais eficiente e controlada. Ao invés de consumir “besteiras” para sanar a fome fora de hora, utilizo suplementos.
    Tenho tido resultados mto positivos desde q passei a levar a sério os suplementos e combiná-los de forma correta, respeitando so horários. Com anos de alimentação vegetariana tive déficit de nutrientes, perda de rendimento muscular e nos treinos de artes marciais. Suplemento para mim foi um verdadeira revolução.
    A maioria das pessoas q condena o uso de suplementos nunca utilizou, ou talvez achavam q comprando um refil do whey mais barato ou um solitário pacote de maltodextrina mensal viraria o Lou Ferrigno.
    Afinal, se o nutriente do suplemento vem dos alimentos e a marca oferece um produto verdadeiro, testado e tudo mais, o mínimo q ele pode fazer é aumentar os níveis dos nutrientes q vc mais precisa ou repor aqueles q vc é defiente. É só saber usar, digo, se alimentar!

  6. Caraca esse cara aí tem algum complexo pq acho q n tem dinheiro pra comprar whey. 1lata INTEEEIRA de sardinha? Caraca qntos gr de prot tem isso? 20? Se eu for comer em sardinha o tanto de proteina q eu preciso ia passar o dia inteiro abrindo lata de sardinha. Eu passo até 16h diretas fora de casa e até 11h em local controlado sem ter acesso a comida. Faço o q então sr revoltado com o preço da whey?

    • Sem contar que cada lata de sardinha tem 400 mg de sódio!!

      Já disse e concordo com o post… Suplemento vem para facilitar nossa vida corrida!! Aaah e no whey não tem só proteína não, tem vitamkna e mineral tbm!!

  7. Realmente, comida em primeiro lugar. Suplemento só se for realmente necessário, ainda mais aqui no Brasil, onde os preços praticados são absurdos, e de qualidade duvidosa.
    Pra quem quiser ter uma idéia de como são ganhos sem suplementos, joguem no google heyzeus909.

  8. exato, pra cada lata de sardinha que eu mando crua pra dentro (calcio, proteina, omega 3, vitamina D, vitamina B12 etc.) você pode continuar com seu leite ninho ai numa boa (sai quase a mesma coisa mesmo rsra) bons “ganhos” amigo

  9. Comida de verdade e bem melhor, faço uso de ovos e peito de frango, mas não é todo horario que temos disponivel. Estou fazendo barras de proteinas com a receita que peguei aqui no hipertrofia, é muito bom para os horarios em que não se esta perto da cozinha.

  10. Falou tudo e até de mais está escrito foco neste seu argumento – E realmente, o custo-benefício destes suplementos são péssimos, mas os estimulantes presentes neles, como a cafeína, também possuem eficácia comprovada pela ciência e podem aumentar os níveis de energia, foco e força quando utilizados antes dos exercícios. Desde quando FOCO VEM EM EMBALAGENS! Corriga esse erro e ficará razoável!

  11. ultimamente mudei minha visão sobre isso, whey só quando tiver sem tempo para preparar uma refeição sólida.

  12. Suplemento é para quem não tem tempo ou tem um dieta com muitas calorias e tem dificuldade de bater macros. Com exceção de multivitamínicos (importado)/bcaa… os demais é tu consegue se alimentando normalmente.

  13. Concordo plenamente..trabalho em uma escala de 12×36 das 09 ás 21h..nesse dia completo minhas refeiçoes com suplemento e no dia que estou em casa comida sólida,,,,muita comida..dá bons resultados

  14. seria bom citar no post aqueles zé que ficam dizendo coisas do tipo “sem suplemento tu nao vai chegar a lugar algum”

  15. Pessoal ao inves de gastarem 200 reais num pote de pré treino vai uma dica. 50ml de agua e duas colheres cheias de cha de Nescafé meia hora antes do treino. Façam o teste!!

  16. Faço uso de suplementaçao por falta de tempo e para um maior conforto em não ter que ingerir muita carne, frango, etc.

    Tenho colegas que levam uma mochila cheia de comida todos os dias pra poder suprir suas necessidades enquanto eu levo meu shake. No fim, temos os mesmos resultados, a diferença e a praticidade do suplement, somente somente.

    Pra qm n tem problemas em gastar uns 200 – 300 por mês em suplementaçao e uma boa opção.

    • Cara, comprei 2kg de um whey da win nutrition (é uma marca de portugal, materia prima importada, gosto idêntico ao growlth) e 300g de creatina da optimum, por R$ 200,00, achei muito bom.

  17. Melhor coisa é ter uma boa alimentação, se depender de suplementos o custo/benefício não vale a pena.

  18. Eu sempre só leio porque não tenho nada a ensinar. Mas sempre acho engraçados esses posts sobre suplementos. Por exemplo, se uma colher de chá de um suplemento de creatina é o equivalente a 1kg de carne por dia, então é porque aí tem alguma coisa.

    Eu entendo a preocupação do site. É ensinar a galera a ter BOM SENSO. Eu fui ensinado que para tudo existe bom senso. Trabalho (ou estudo) demais faz tanto mal quanto o vagabundo que vive de férias. Comida demais faz tanto mal quanto não comer. E por aí vai. É óbvio que suplemento deve ter o seu lugar, e tem. Basta ter bom senso. Não precisam ficar tentando “acalmar” o pessoal de tempos em tempos.

    Eu não sou nutricionista, mas eu sei uma coisa básica. As necessidades alimentares variam com a atividade da pessoa. É necessário comer bem porque nosso corpo precisa de todos os nutrientes que a comida oferece (e mencionados no artigo). Não dá para viver de suplemento porque eles não têm tudo, só o necessário para hipertrofia. No entanto, os alimentos também podem não dar a quantidade que a gente precisa para um treino animal. E toda essa creatina aí, por exemplo? Comer bem vale para qualquer pessoa, da mesma forma que lixo faz mal para todo o mundo. É simples assim. Come-se bem para suprir seu corpo com tudo o que ele precisa para viver (e acaba ajudando com os exercícios, claro) e toma-se suplemento para, como o nome diz, complementar com aquilo que você precisa para a sua atividade específica.

    • Pois é.
      As pessoas adoram se intoxicar com excessos. Dinheiro literalmente jogado no lixo, uma vez que o corpo não é capaz de metabolizar tudo e joga fora.
      Consumir qualquer nutriente, seja macro ou micro, além da conta é um desperdício.

  19. Gabriel Tavares Responda

    Comida de verdade é o que há!! Além da maior riqueza nutricional, promove maiores efeitos anabólicos, ja que ela passa um longo tempo no trato digestivo o que estimula a excreção de vários hormônios, como, por exemplo, a insulina, que ja começa a ser liberada na mastigação, pois nosso cérebro, através da gustação, ja sabe que vai chegar nutrientes e manda estímulos para a secreção de insulina. Agora, pela praticidade, os suplementes tem sim sua vantagem, economizam tempo e permitem refeições bem completas de uma forma fácil, mas nao devem nunca virar prioridade. Excelente post!

  20. No pré-treino, feijão com pele e farinha de mandioca. Pós-treino Normalmente bata inglesa ou mandioca com carne cozida e 3 ovos cozidos. Durante o dia refeições normais. Força e energia, e musculos, muitos musculos.

  21. Realmente quem tem tempo a melhor opção é a “comida sólida” , mas no meu caso com 3 filhos pequenos, traballho 12h/dia por turno tenho q apelar para a suplementação.

  22. Estava parado a 2 anos devido a uma lombociatalgia. Voltei a dois meses, estou treinando com personal (faz toda diferença) Uso diversos suplementos e estou seguindo uma dieta rigorosa. Estou tendo excelentes resultados no que se refere a perda de gordura x ganho de massa magra. Na minha opinião, basta a pessoa se alimentar com qualidade em devidos intervalos (de 2 em 2 ou de 3 em 3 horas), Frango, peixe, atum, carne vermelha sem gordura ( patinho), clara de ovos, sal rosa do himalaia, saladas, aveia, queijo cottage, pão integral, etc etc etc… e o bacana é que vc pode ser criativo em suas receitas. Se colocar um cottage em uma vasilha e acrescentar milho, peito de frango desfiado, coentro, azeitonas pretas = delicioso pate. pode comer com pao integral. Eu faço dieta e sou disciplinado com ela e também faço uso de whey proten, caseína, lipo 6, stano, bcaa…

  23. Alimentação é tudo! Claro que o suplemento ajuda. Na academia eu usava cobavital, bcaa, hipercalorico e algo que ajudou muito foi a creatina. Deu pra crescer e ganhar peso!

  24. Nada substitui uma alimentação equilibrada, o suplemento até pelo nome serve para suplementar a falta ou reforçar certo tipo de nutriente ou dar uma ajuda ergogénica.

  25. Aí o cara fala mal de proteína e acha que está abafando ao falar que comeu uma lata de sardinha, um peixe que foi pescado três meses atrás, cheio de conservantes…. só falou do alimento, e o resultado dele ? minha opnião é a seguinte, cada caso é um caso, o alimento deve ser a principal fonte de energia e o suplemento fazendo a sua real função “suplementar”, claro que alguns não tem tempo de fazer as refeições como manda o figurino, imagina uma pessoa que trabalha numa linha de produção, ela vai abrir uma marmita cheia de frango com batata doce e comer ? não tem como, cada um deve saber do seu objetivo e tentar adequar a sua alimentação e suplementação mediante as dificuldades do dia dia, por outro lado é possível alcançar o resultado usando todos os dois métodos ressaltando que isso cabe a particularidade de cada um, talvez um gaste mais dinheiro o outro lave mais louça e vida que segue, mais entender isso ainda é uma utopia para alguns, que preferem ficar criticando e falando besteira. como dizia meu velho avô : ” quem fala demais, dá bom dia a cavalo! “

  26. Eu venderia uma fazenda pra ver o shape de cada um que falou mal dos suplementos…. como disse o companheiro, ganhar é mole ! manter é dificil….

  27. eu como 130 g de proteinas de peito de frango 70 no almoco e 70g pos treino mais alguem me responde mesmo assim com boa alimentaçao devo comprar creatina?

  28. Eu sendo um diretor de uma multinalcional, realizo meu cafe da manhã (solido) a refeição das 9 shake, as 12:00 (solida), as 15:00 shake, antes do treino batata doce e amino( marmita) chegando em casa pos treino e as 22:00 7 claraa de ovo con 1 ovo inteiro. Obtive otimis ganhos 1,75 80,8 c/ 7% de bf.

  29. Eu, como não tenho muito tempo de comer nos horários recomendados além das refições, passai a comprar proteína em barras, até por recomendação médica. Como uma no final da tarde e uma depois do treino. Acho que o desempenho melhorou nos treinos, percebi que até tive alguns ganhos.

  30. Concordo entre aspas, com o texto que esta, escrito acima, poderia listar, várias partes do conteúdo, mais vou resumir. Na minha opinião quem toma pre-treino como cafeina e outras substâncias desse género é preguiçoso (falta de vergonha na cara…)

  31. Sensacional!
    Passo de 16 a 18 horas diárias fora de casa, é tipo impossível fazer todas as refeiçoes adequadamente.
    Qnto as capsulas de cafeina, tomo com qual frequência?

  32. Quem leu o texto, ou quem já treina há algum tempo sabe a importância de certos suplementos tem na musculação, nada substitui uma dieta com alimentos sólidos, mais a facilidade que um suplementos nos trás é uma coisa que não dá pra questionar, quem trabalha e não tem como fazer as refeições no horário correto ou se alimentar com alimentos de alto índice nutricional às vezes não é possível, fora quem vive na casa de mamãe e acha tudo pronto, é ainda reclama ou um bodybuilding quem tem tudo calculado e a única vida é academia e dieta, para os meros mortais ficam os mitos das indústrias de suplementos que nos dizem que sem suplementar você não vai ter resultados.
    Mais basta você sabe fazer sua dieta de forma inteligente, sempre se alimentando com alimentos de alto valor nutricional de acordo ao seu objetivo e utilizando os suplementos como um completo a sua dieta.
    Pois se você gasta mais com suplementos que com sua alimentação algo está errado.

  33. Sempre tentei usar como suplemento apenas a comida, mas nao consigo porque trabalho muito e as vezes acabo me esquecendo de comer, por isso optei usar tbm uma suplementaçao legal para ajudar no dia-dia e esta dando bem mais resultado que antes !

  34. marcio antonio bortolotti Responda

    Muito bom o texto, porém o sarcasmo final, referente ao óbvio da palavra e seu significado foi excelente. Extremismo nunca foi a solução, seja aqui ou acolá.

  35. pqp!sardinha em lata com MEIA batata doce e banana. esse figura deve fazer um treino de 40 minutos com anilha de 5 kilos!!( e ainda peidar p kct) suplemento é ESSENCIAl

Escreva um comentário