Suplemento vs. Comida de verdade: qual é melhor ?

De um lado você tem um prato com 10 claras de ovo cozidas e do outro um shake com uma dose de whey protein – qual seria a escolha mais eficiente para gerar hipertrofia muscular ?

A resposta não poderia ser mais óbvia – comida de verdade. Um alimento proteico, além de conter proteínas de qualidade igual ou superior ao suplemento, ainda conta com vitaminas, minerais, fibras e outros nutrientes que poderão auxiliar ainda mais o crescimento muscular.

Com isto dito, um scoop de whey protein sempre será dizimado numa batalha contra ovos, frango, carne vermelha, peixes e outros alimentos proteicos. Claro, se você tiver o luxo de poder escolher entre um e outro.

suplementos-vs-comida

O problema é que quando este tema é abordado, só existem pessoas usando argumentos dicotômicos e extremistas como: “Suplementos não passam de farinha, arruma vergonha na cara e vai comer comida de verdade”; “Só cresce quem faz dieta, suplementos são para pessoas sem dedicação” e coisas do tipo.

Porém, é muito fácil falar isso quando você mora na casa dos seus pais, não trabalha e tem como única preocupação treinar e realizar todas as refeições através de alimentos sólidos.

Existem pessoas que passam 16 horas fora de casa e frequentam ambientes onde é simplesmente inviável realizar todas as refeições, sem exceção, através de alimentos sólidos. Neste caso, o que essas pessoas vão fazer ? Levar uma seringa com caldo de frango e batata doce, e injetar de tempo em tempo ?

Não importa o quanto você tente glorificar os alimentos sólidos, de nada adianta se você não vai poder usá-los e deixar sua dieta com buracos nutricionais. Nestas situações, os suplementos viram a mesa e se tornam mais do que bem vindos.

Outra ocasião onde as pessoas não param para pensar antes de dizer que suplementos são todos (sem exceção) farinha, é na ingestão de substâncias como a creatina – para conseguir ingerir o equivalente a uma singela colher de chá de creatina através de alimentos sólidos, você teria que consumir mais de um quilo de carne vermelha por dia.

Claro, você não é obrigado a gastar com creatina em primeiro lugar (e nem comer um quilo de carne diariamente), mas esta substância pode auxiliar no ganho de força e hipertrofia, e tem estudos para comprovar isto, ou seja, está bem longe de ser “farinha”.

E falando em farinha, algumas pessoas adoram falar que suplementos pré-treino são perda de dinheiro e placebo. E realmente, o custo-benefício destes suplementos são péssimos, mas os estimulantes presentes neles, como a cafeína, também possuem eficácia comprovada pela ciência e podem aumentar os níveis de energia, foco e força quando utilizados antes dos exercícios. Se você tomou um pré-treino com estimulantes e não sentiu efeitos, é provavelmente porque adquiriu resistência aos componentes da fórmula de outras formas; através do consumo excessivo de café, refrigerantes e/ou energéticos, mas nada disso é um decreto de que eles são “farinha”. E se você aceita um conselho, em vez de gastar R$200 por pote de pré-treino, mande manipular cápsulas de 200 a 300mg de cafeína, sai muito mais barato e você provavelmente terá o mesmo efeito.

Publicidade

No mais, não estamos tentando fazer apologia ao uso de suplementos, mas sim mostrar que eles também estão longe de ser a escória da musculação como as pessoas adoram comentar nas redes sociais. Esta questão está longe de ser preto e branca – enquanto os alimentos sólidos sempre deverão ser a prioridade da sua dieta, os suplementos estão ai para desempenhar nada mais que o papel que eles sempre tiveram: suprir as necessidades que a dieta sozinha não consegue. Será que é tal difícil de entender que suplementos apenas suplementam ?

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×