Musculação atrapalha o crescimento em adolescentes ?

Muitas pessoas ainda acreditam no mito de que musculação atrapalha o crescimento na adolescência. Veja, de uma vez por todas, porque isto não tem fundamento.

Para começo de história, se a academia realmente fosse um grande perigo para sua altura, como alguns adolescentes e mães mais preocupadas gostam de pensar, já imaginou como seria a estatura dos maiores nomes do fisiculturismo da história ?

A maioria deles, senão todos, começaram a treinar muito cedo, com 15 anos ou menos.

O próprio Arnold começou aos 15 e atingiu 187cm de altura.

Lou Ferrigno, o maior adversário do Arnold nos palcos, começou a treinar ainda mais cedo, aos 13 anos, e conseguiu crescer até “meros” 194cm de altura.

Quer outro exemplo prático ?

Repare nos halterofilistas olímpicos de categoria pesada ou superpesada. Todos eles precisam começar a treinar pesado desde criança se pensam em competir pela medalha algum dia e nem por isso eles tem baixa estatura.

Mas se você ainda tem receio de que a musculação atrapalha o crescimento, não precisa confiar apenas nos exemplos práticos…

Como o crescimento ocorre

Em termos simples, a maneira que o corpo cresce em estatura é através do aumento dos ossos mais longos do corpo.

Localizados nas extremidades desses ossos estão as placas epifisárias, também conhecidas como “placas de crescimento”.

Conforme você vai crescendo, estas placas fazem com que os ossos aumentem a cartilagem nas extremidades que se transformam em próprio osso.

Quando atingimos 21 ou 22 anos, essas placas “fecham” para prevenir que você cresça mais que o necessário.

A partir disso, a sua estatura não mudará, independente do que você faça.

Com tudo isso em mente, para que a musculação atrapalhe algo, ela precisa, de alguma forma, danificar as placas de crescimento.

Afinal, musculação atrapalha o crescimento na adolescência ?

De acordo com praticamente todas as pesquisas sobre o tema, a resposta mais simples é… não.

musculacao-atrapalha-o-crescimento

No geral, quando o treino com pesos (musculação) é realizado corretamente e de maneira responsável, ele é tão seguro para pessoas em crescimento quanto para adultos totalmente crescidos e não parece ter efeito algum no funcionamento das placas de crescimento.

De acordo com a Sociedade Americana de Pediatria:

Programas de musculação não tem qualquer efeito adverso no crescimento em estatura, placas de crescimento ou sistema cardiovascular.

Em um estudo intitulado “Treinamento com pesos em crianças e adolescentes” foram revisadas várias pesquisas feitas entre 1980 até 2008 e a conclusão foi:

Treinamento com pesos, quando executado em um ambiente controlado e supervisionado, pode ajudar crianças e adolescentes a melhorarem a força e saúde em todos os quesitos. Os efeitos benéficos do treinamento com pesos superam qualquer risco possível.

E ainda em outra revisão feita no Jornal Clínico de Medicina do Esporte, observou 22 estudos sobre o tema e concluiu:

Treinamento com pesos e máquinas, com a devida supervisão, são relativamente seguros e não influenciam o crescimento na pré-adolescência e adolescência

No fim do dia, não há um estudo que realmente mostre algo evidente de que musculação, feita da maneira correta, pode atrapalhar o crescimento em estatura.

Repetindo: musculação feita da maneira correta.

Algo que pode realmente danificar as placas de crescimento na academia é causar um trauma, ou seja, causar um impacto súbito e violento.

Em outras palavras, você precisa fazer algo bizarro na academia que cause um impacto grande nos ossos, como usar cargas que não aguenta e derrubar tudo em si mesmo ao ponto de causar lesões/fraturas nos ossos.

Porém, em termos de riscos, a musculação é muito mais segura do que outros esportes, é mais supervisionada e possui mais dispositivos de segurança que protegem o praticante.

Mesmo envolvendo uso de cargas, é relativamente raro presenciar acidentes. Claro, eles existem como em qualquer atividade, mas é mais fácil, por exemplo, se machucar jogando futebol do que na musculação.

Mesmo assim…

Como fazer musculação de forma segura na adolescência e proteger as suas placas de crescimento

  • Sempre execute uma rotina de treino feita por um professor qualificado, que supervisione a execução de todos os movimentos. Ao menos no inicio da sua jornada na musculação.
  • Em hipótese alguma use mais cargas ao custo da perfeita execução do exercício.
  • Nos primeiros meses de treino, não tenha ansiedade em aumentar as cargas. Treine com cargas leves até que a execução de todos os exercícios esteja dominada.
  • Dê preferência para faixas de repetição entre 8 a 12 repetições com cargas moderadas.
  • Na dúvida, sempre peça ajuda em exercícios que podem causar acidentes com supino reto, agachamento livre e desenvolvimento.

Palavras finais

Musculação atrapalha o crescimento na adolescencia ? Mito ou Verdade ?

Desde que a musculação esteja sendo feita da maneira correta, não existe uma razão para evitá-la na fase de crescimento.

No final da história, altura é algo que vai ser determinado principalmente pela sua genética. Se sua família tende a ter pessoas de estatura alta ou baixa, você provavelmente vai seguir o mesmo caminho.

E assumindo que você se alimenta corretamente e faz esportes, não tem muito o que fazer para controlar o crescimento.

Se você sente que existe algo muito errado em sua estatura em relação aos seus parentes, consulte um endocrinologista e converse sobre isso.

Este texto ajudou você ?

65 comentários em “Musculação atrapalha o crescimento em adolescentes ?”

  1. Bem, o meu atrapalhou sim

    Comecei a treinar sem pesos aos 14 anos, somente barras e paralelas. Treinei até os 18 dessa maneira e mesmo assim atrapalhou. Tenho 1,70m, aos 33 anos

    Se serve um exemplo clássico, eu cito os ginastas, todos são baixos

    Se isso valeu a pena?? Sem duvidas, foi uma revolução na minha vida(ja que nunca fui nenhum príncipe de rosto), além disso, continua rendendo seus frutos: possuo aparência de 20 poucos anos, continuo chamando atenção das mulheres, coisa que eu duvido muito se continuasse a ser o magrelo que era e, provavelmente bem mais envelhecido. Sem contar com a confiança que vc desenvolve na adolescência, os assobios das menininhas e a inveja dos marmanjos que te zoavam(hahahahah). Poucas pessoas experimentarão isso na vida, o impacto que é. Definitivamente, começar cedo faz a toda a diferença mas para quem teve o corpo feito pra isso, não para qualquer pessoa

    Deve-se levar em conta a sua genética. Um moleque que começa com 15 anos de idade e não vê resultado expressivo nos dois primeiros meses deve pensar seriamente se vale a pena correr o risco. Os benefícios para saúde são para todos mas os resultados não. Na minha humilde opinião, o ideal para quem não teve o corpo feito para isso ou para quem simplesmente não quer arriscar o desenvolvimento de sua estatura é esperar até os 21 anos, existem vários outros esportes a serem praticados

    Enfim, o risco existe, isso é algo factual. Cabe a cada um decidir se ele vale a pena ou não. No meu caso valeu, e como valeu

    Responder
    • Man, v. Ficou com 1,70 pq vc nasceu pra ser baixinho, a acad nao atrapalhou em nada isso
      Eu comecei aos 15 com1,70 e hj tenho 1,83

      Os ginastas sao outro caso
      O problema eh que o esporte deles gera muito impacto, diferente da musculacao

      Responder
    • O meu lado já é contrário do seu! Eu entrei na academia aos 15 anos, com 1,66cm , hj aos 17, tenho 1,83cm ! Será que atrapalhou ? Como o Cayo falou, seu caso é genético, não tem como mudar ou interver !!

      Responder
    • Oq sempre coloco em questão é, para ser ginasta o ideal é que seja baixinho, centro de gravidade baixo coisa e tal, então aqui que questiono, não seria uma seleção natural desta modalidade? Só temos ginastas baixinhos pq aqui eles são bem vindos e tem futuro, ou é pq o esporte os atrofiou. Assim como basquete e vôlei, temos apenas gigantes pq aqui eles são bem vindos ou é pq a modalidade faz crescer?

      Na minha opinião isso diz mais com seleção natural da modalidade que qualquer outra coisa. Por exemplo, se a Daiane dos Santos fosse pro basquete ela teria 1,80m? Ou se o Lebron James optasse pela ginástica ele teria 1,50m? Isso tudo é bobeira, pode até haver uma interferência mas acredito q seja mínima!

      Responder
      • No meu caso “atrapalhou” por que eu quis na verdade, queria parar de crescer. Comecei com 15 anos e tinha 1,92. Hoje tenho 22 anos e tenho 1,93. Antes de começar a malhar fiz um exame ósseo que descobria +/- a idade óssea e eu tinha 17 anos, o próprio médico afirmou que eu cresceria até os 20.

        Responder
    • Falar que ginasta é baixinho por causa do exercício é a mesma coisa que falar que basquete/volley faz crescer. O esporte é que seleciona o tamanho das pessoas, como disseram, é uma seleção natural.

      Já vi um monte de gente que começou com 14-15 anos e tem 1,80 hoje. Não da para usar exemplos pontuais como argumento, provavelmente você já seria baixinho de qualquer jeito.

      Responder
    • Cara, não ligue para as coisas que esses caras estão falando sobre você ser baixo e tals, porque 170 nem é tão pouco, além de ser um tamanho perfeitamente anatômico para todas (isso mesmo, TODAS) as funções do organismo. Também não sei com qual argumento eles culpam a sua genética, além de se expressarem com uma arrogância que é infelizmente é normal na sociedade em que fomos criados, onde alto é sempre melhor do que baixo, magro é sempre melhor que gordinho, liso é bom e crespo é ruim e por aí vai… um batalhão de balelas.

      As últimas gerações podem ser usada como argumento a favor do estilo de vida como o fator tão quanto ou mais importante que a genética para a altura. Repare como nós parecemos maiores que as gerações anteriores, assim como nosso primos mais novos parecem cada vez maiores. Claro que o mulequinho atoa que têm tempo para esportes, não precisa se preocupar com trabalhar antes dos 18 (muitos se formam na faculdade sem saber o que é trabalho) , tem toda assistência de alimentação e saúde e passa 30 horas por semana economizando energia na frente da TV ou do PC. Esse vai crescer dentro do potencial que tinha.

      Responder
    • O senhor precisa observar a altura dos seus pais. O cálculo base é feito da seguinte forma, como o senhor é homem : (altura do pai + altura da mãe + 13) / 2

      Então se o seu pai tem 1,70 e sua mãe 1,57 , vc teria EM MÉDIA 1,70.
      Não adianta querer crescer se não há genética

      Responder
  2. E como você chegou a conclusão que a musculação atrapalhou o seu crescimento ? Liste os exames que você fez que comprovam isso. Outra coisa, o texto do site está tratando de musculação e levantamento de peso olímpico, e não de ginastas. Ginastas treinam de uma maneira totalmente diferente, principalmente expondo articulações de maneira diferentes.

    Responder
    • O que eu falei é baseado na experiencia, a maioria que começa cedo não cresce muito, simples assim. Citei os ginastas pq esses, de fato, começam cedo, além disso, não é muito comum ver moleque de 15 anos na academia. Existem nadadores de 2m de altura que começam a nadar com 5 anos de idade. Não sou nenhum especialista pra dizer que tipo de treinamento prejudica ou não o crescimento, foi uma simples opinião, baseada, principalmente, na minha experiencia.

      Falo do meu caso pq eu era bastante alto em relação aos colegas da minha idade, chegaria a mais de 1,80 fácil. Eles continuaram a crescer e eu não

      Responder
      • Marco a pergunta básica é, em relação ao seus parentes, especificamente seu pai, qual a altura dele? É nele que vc tem que se basear, sua genética vem dele, não da dos parentes dos seus amigos.

        Responder
        • Concordo. A galera ta pensando que a ginástica que deixa a galera baixinho, mas na verdade ser baixinho é um requerimento da ginástica. Da mesma forma, jogar basqueta ou voley não vai deixar ninguém gigante, mas ser grande é um requerimento.

          Responder
      • Existe uma diferença de idade muito grande entre 15 e 21 anos. Logo, falar que é melhor começar depois dos 21 anos é exagero. Um dos maiores motivos é que um homem com 15 anos não atingiu a maturidade física, ao contrário de um com 18, 19 ou mesmo 20 anos. Se o carinha de 15 não conseguiu ver resultados expressivos em 2 meses, o de 18 pode ver sim, não é necessário começar 3 ou 4 anos depois.

        Responder
  3. Meu irmão até certa idade também era bem alto, mas aos 15, mais ou menos, parou de crescer e ele não malha. Eu malho desde os 15 e hoje aos 19 tenho 178, mas confesso que pode ser que tenha me atrapalho, pois na familia do meu pai todos são bem altos e eu puxei o lado deles. É tudo uma questão de genética.
    Mas quanto ao texto, achei meio superficial, sem base cientifica. Poderiam ter usado uma pesquisa e explicar para nós leigos.

    Responder
  4. Parei de crescer aos 16 anos (tenho 1,83) sem nunca ter pisado num ginasio antes dos 20. Levantamento de pesos e o melhor esporte que existe e ponto!

    Responder
  5. os ginastas sao grande pq no esporte deles se dão bem os q sao baixos então vc vai ver so os baixos, msm coisa basquete, eles precisam ser altos, vc n vai ver um anao jogando basquete… e tem otra eles são baixos por tomarem anabolizante desde adolescente, isso sim atrapalha o crescimento!!!

    Responder
  6. O que chamam de “placas de crescimento” no artigo, responsáveis pelo crescimento dos ossos longos durante a fase de crescimento, são afetadas pela resistência que o músculo impõe aos ossos, quem faz musculação, possui músculos muito mais resistentes que cedem com muito mais dificuldade. Caso o adolescente não esteja devidamente alongado, sofra de algum caso de tensão muscular ou tenha a tendência natural de ser um pouco mais encurtado, PODE SER que o crescimento seja comprometido.
    Além disso, o crescimento ósseo não se dá de forma simétrica, é normal que um adolescente tenha uma perna maior que a outra, um ombro mais baixo por uma clavícula menor e coisas assim… neste caso, o treino para hipertrofia pode gerar alterações posturais e desequilíbrios musculares.

    Sobre os casos citados e usados como parâmetro, poderíamos nos perguntar: Qual altura o Arnold teria se não tivesse treinado, talvez 2m, ninguém sabe. Cada caso é um caso e pode ser que o seu, do seu amigo ou parente, seja um dos casos onde ocorrerá algum problema.

    Hoje em dia é possível mapear o crescimento ósseo com ajuda de um ortopedista, é possível até fazer uma previsão aproximada sobre a altura final de um indivíduo em fase de crescimento, baseado na taxa de crescimento ósseo em determinado tempo e de acordo com a idade. Aconselho que façam o teste e interrompam com a musculação caso o ortopedista detecte alguma diminuição anormal.

    Por fim, realmente não vou procurar revisão bibliográfica para o que eu acabei de dizer, sou fisioterapeuta, convivo com isso e já vi alguns casos intrigantes… se fosse meu filho eu ficaria MUITO esperto.

    Responder
    • Isso aí que eu tava tentando passar, o pessoal adora transformar tudo em mito.

      Se não existe consenso a respeito desse assunto, o mínimo que vc pode fazer é considerar que é um risco real, não ficar se enganando e depois quebrar a cara. E de fato, o ideal é procurar um especialista

      Responder
  7. Eu queria que atrapalhasse e eu não crescesse mais kkkk mas o que manda é a genética, tenho 17 anos e 1,87 não quero passar disso, mas acho que vou até os 1,90 ainda :/

    Responder
  8. Eu sempre achei que o problema com crescimento nos halterofilistas seria causado pelo desvio do hormônio do crescimento que deixaria de ir para os ossos e iria para os musculos

    Responder
  9. Bom, tenho 14 anos, treino há 8 meses, e esse mês vou ir ao nutricionista pra deixar tudo certo. Nesse pequeno período, não parei de crescer e percebi que ganhei alguns kilos (não evoluí mais, pois estava sem dieta). E sempre treinei no meu limite, nunca pensei “ah, eu não posso usar essa carga, pois sou mto novo”, posso estar errado, mas oq importa não é fazer o movimento corretamente?! Não uso carga pra fazer tudo torto e ‘roubar’. Se caso eu parar de crescer por causa da musculação, não me importo tanto pois tenho 1,77. Resumindo, tudo depende da sua genética.

    Responder
  10. No meu caso, o exemplo é o contrário do marco .Passei toda adolescencia magro, incomodado com isso, e por causa desse mito, falta de informacao, não era moda ne epoca (final dos anos 90) nao tinha esse hype de suplementos, etc. As coisas eram bem mais normais, tinham poucas academias, os pais nao tinham qualquer informaçao. Mesmo se eu quisesse, provavelmente teria sido impedido. Era outra época. E isso foi ruim porque nao havia possibilidades de mudar o corpo (me incomodava bastante) e passei toda essa fase ‘sem chamar atencao’ coisa que só fui conseguir depois lá pra metade dos anos 2000, quando de fato comecei a fazer musculaçao. Mas por outro lado pode ser que tivesse me atrapalhado, pois tenho 1.79. Vai saber se hoje teria essa altura. Não tem como saber. Mas de fato trocaria a duvida por ter tido uma adolescencia de maior auto estima, coisa que não tive.

    Responder
    • não faça isso cara, eu comecei a treinar com 16 anos e NÃO CRESCI desde então, meu irmão 1 ano mais novo ficou mais alto que eu, porque nunca se preocupou com isso. hoje me arrependo completamente, devia ter esperado pelo menos até uns 20, você não sabe o que está dizendo, AGRADEÇA por não ter feito essa burrada e impedir seu crescimento!

      Responder
      • Marco infelizmente vc não é grande! nem musculoso! , tenho quase certeza disso pois vive falando asneira cara… porra que auto estima baixo irmão isso se propõem da genética irmão depende da carga que tu pega por exemplo o certo pra crianças , adolescentes , é cargas maneiras, e a ênfase é a execução do movimento…
        porra esses arrombados deviam se contetar com a altura deles se o pai tem 1.70 tu quria ter quanto arrombado claro logicamente tem a hereditariedade sim pode ficar maior um pouco mais não espere ser um “Lenbron JAMES” e a mesma coisa de tu esperar a tua vida toda pra ganhar na mega sena >>> porra vei estuda mais >>> por favor

        Responder
      • Marcio, eu comecei a treinar com 14 anos e hoje tenho 1,82 m de altura e musculatura desenvolvida, treino natural. Já meu irmão mais velho nunca se interessou por treino com pesos e é mais baixo que eu tem 1,78. Acredito que os treinos de musculação até me ajudaram a crescer mais… estimulando produção hormonal naturalmente. Abraço e bons treinos!

        Responder
    • Ah, mas é a melhor época(dos 15 aos 20), um moleque “trincado” chama muita atenção. E vc estará muito mais preparado depois dos 20, quando chegar a hora de crescer de verdade, se o teu objetivo é hipertrofia. Mesmo para um fitness, vc vai ter muito mais qualidade. Isso, levando em conta tb a genética, claro. A minha altura nunca me atrapalhou em nada, isso aí vai de cada um.

      Lembro que nessa época tinha uma porcaria chamada creatina. O sujeito tomava isso, treinava uns 3 meses e ficava todo inchado e desproporcional, horrível, sem contar os problemas que provocava. Tem que saber treinar da forma certa tb, e isso aí demanda pratica, tempo

      Responder
  11. Na verdade o mito surgiu quando acompanharam as ginastas olimpicas e viram que todas elas eram extremamente baixas, e todas começavam a treinar aos 5 anos mais ou menos, entao os cientistas da época ( isso nas primeiras olimpiadas ) criaram esse mito ai, mas esse mito ja foi desmentido, onde observou-se que as pessoas fazem o esporte porque sao baixas, e nao ficam baixas por causa do esporte…. observou-se que crianças mais altas nao se davam bem no esporte, porque este necessita de um centro de gravidade menor, por isso so vemos pessoas baixas la. Fora a açao hormonal, é o Gh quem determina o fechamento das epifises e qualquer exercicio estimula a produçao dele, o que pode ocorrer ao se treinar muito cedo na musculaçao é no maximo um risco maior de lesoes, mas jamais interrompimento de crescimento.

    Responder
  12. Aii galera tenho 16 anos agr. comecei a treinar com 15 anos Faltando 3 pra completa meus 16 anos, entrei na academia hj eu tenho 1,63 com 16 anos .. Será q a academia vai atrapalhar meu crescimento ?? Se vcs poderem responder eu Agradeço… Vlw..

    Responder
    • e isso a joão tem raiva desse cara de cu que malham a infançia igual frango doa caralho não cresce nem na altura e nem em musculos e fica com arrependimento bando de caralhos se quer algo sem riscos e coisa que deixe vc no pamp da saude joga ping pong valewss kkkkkkk

      Responder
  13. Não é um consenso, os ortopedistas sugerem que não faça atividades pesadas de musculação antes de atingir a maturidade do corpo. Na dúvida, acho que não tem nada demais o cara começar aos 18 anos. Aos 15, o cara tem que estar estudando, jogando futebol com os amigos, fazendo uma natação. Há muitas opções além da musculação, ainda mais tão cedo assim, não vejo o porquê de tamanha urgência.

    Responder
  14. Eu tenho 15 anos e tenho 1,80 e vou começar a malhar pq eu vou fazer peneira de futebol e tenho que ficar mais forte fisicamente mas eu quero crescer até 1,93. Se eu comecar a malhar vai atrapalhar muito meu crescimento pq eu jogo bola?

    Responder
  15. Eu tenho 15 anos e tenho 1,80 e vou começar a malhar pq eu vou fazer peneira de futebol e tenho que ficar mais forte fisicamente mas eu quero crescer até 1,93. Se eu comecar a malhar vai atrapalhar muito meu crescimento pq eu jogo bola??

    Responder
  16. Comecei a malhar semana passada, tenho 16 anos com 1,78 de altura, n queria entrar na academia agora pelos comentários q as pessoas fazem em relação a prática de academia que faz o crescimento da pessoa parar, pq dizem q fortifica os ossos e assim n cresce mais. Estou preocupado em n crescer mais, pois quero chegar no mínino a 1,83…

    Responder
    • Mano também tenho 17 e 1.65 eu queria saber como vc tá agora já que começou a malhar com 15 eu quero começar agora entao tem como vc me dar seu número ou seu face pra mim ver uma foto de como vc está pra mim ter uma ideia básica?

      Responder
  17. Sou muito baixinha kkkkk 14 anos quase 15 e tenho 1,50. Tenho medo de fazer academia e ficar com esse tamanho por muito tempo , mais eu não sei se isso realmente prejudica o crescimento .

    Responder
  18. meu pai tem 1,69 de altura eu tenho 14 anos e ja tenho 1,70 de altura começei a malhar ha algumas semanas e estou com medo pq eu nao quero para de crescer

    Responder
  19. Comparar com ginástica olímpica não é uma boa opção, pois para ser ginasta tem que ser pequeno, não tem como uma pessoa de 1,80 fazer aqueles exercícios. Outro fator a se considerar, é que atletas de alto rendimento, realmente lesionam a placa epofisaria, devido a alta carga de treino, logo interrompem o crescimento, principalmente das pernas, tanto que possuem desproporção no tamanho das pernas comparando com o tronco. Mas isto não é exclusivo dos ginastas, em jogadores de futebol também pode ocorrer, vide os exemplos Romário e Maradona.

    Responder
  20. Adultos que não tiveram a oportunidade de crescer muito, podem fazer a “Biokinesis”. A Biokinesis é um processo em que se utiliza áudios subliminares que enviam mensagens afirmativas para seu subconsciente e mudam seu material genético, alterando alguma característica física ou mental …Claro que isso é só um resumo… Para aqueles que possuem uma mente aberta, e desejam tentar, eu aconselho antes fazer uma pesquisa para aprender um pouco sobre o processo, pois conhecendo sobre assunto fica muito mais fácil adquirir resultados. Indico um canal no YouTube chamado “Reallyze-se”.

    Responder

Deixe um comentário

Hipertrofia.org Newsletter

Receba o melhor conteúdo do site direto em seu email (no máximo 2 por semana).