Shake de proteína caseiro para tomar no pré-treino [sem suplementos]

Receita para fazer um shake de proteína caseiro para usar antes do treino. Contendo todos os nutrientes necessários para promover o ganho de massa muscular, e sem usar suplementos (sem whey protein ou outra proteína em pó).

Nosso corpo precisa de uma quantidade específica de proteínas, carboidratos, gorduras que juntos formam calorias que serão utilizados por nosso corpo para sustentar o crescimento muscular.

Falhe em fornecer a quantidade correta destes nutrientes para o corpo e você não vai conseguir progredir na academia, independente de quão pesado seja seu treino.

Isto é ainda mais importante no pré-treino, quando o corpo precisa de nutrientes, não só para abastecer as reservas de energia para o treino que está por vir, mas para evitar catabolismo.

Uma maneira eficiente para cumprir este objetivo é utilizar um shake de proteína contendo todos os nutrientes que o corpo precisa neste horário.

 

E o melhor ?

Você não precisa depender de whey protein, albumina ou outra proteína em pó para poder fazer um shake proteico.

Com um pouco de criatividade é possível fazer uma mistura com todos os nutrientes que você precisa, sem gastar um tostão com whey protein ou outra proteína em pó cara.

Vale lembrar que isto não quer dizer que proteína em pó é inútil.

Na verdade, ela vai facilitar ainda mais o seu shake já que fornece muita proteína em uma dose, sem adição de carboidratos ou gorduras.

Publicidade

A questão é que nem todos gostam de usar suplementos ou possuem dinheiro para comprá-los em primeiro lugar.

Com isto em mente, resolvemos mostrar uma opção de shake de proteína caseiro sem suplementos que vai caber como uma luva se usado no pré-treino.

Receita de shake de proteína pré-treino caseiro

receita de shake rico em proteína para usar no pré-trieno

Ingredientes

  • Duas colheres de sopa de pasta de amendoim integral;
  • Quatro colheres de sopa de aveia integral em flocos (não farinha);
  • Duas bananas médias;
  • 400ml de leite desnatado;
  • Uma colher de chá de canela;
  • Duas colheres de chá de café solúvel.

Informações nutricionais (aproximadas)

Proteínas: 30g
Carboidratos: 94g
Gorduras: 19g
Calorias: 551kcal

Como já dito, este shake pode ser usado até uma hora antes do treino para suprir as demandas do corpo neste horário e ainda amplificar sua performance.

Contudo ele também serve perfeitamente para substituir uma refeição sólida que não pode ser feita durante o dia.

Digamos que você não está conseguindo ingerir todos os nutrientes com a dieta sozinha.

Porque não tem tempo de cozinhar/preparar/comer comida de verdade, ou simplesmente está ficando enjoado de comer tanto.

Nestas situações, este shake de proteína será tão útil quanto no pré-treino.

Tudo vai depender das suas necessidades calóricas e proteicas.

Posso incrementar o shake com ovos/claras crus ?

Se a ideia era colocar ovos inteiros ou claras crus para incrementar a quantidade de proteína no shake, seria melhor comprar uma proteína em pó ou simplesmente não desperdiçar os ovos dessa forma.

Publicidade

Por quê ?

Ovos crus possuem uma biodisponibilidade muito inferior quando comparados às suas respectivas formas cozidas. Basicamente, quando ingerimos o ovo cru, perdemos quase metade da proteína, porque o corpo simplesmente não consegue digerir.

Se você jogar a gema fora, você vai perder ainda mais nutrientes.

No final, se for para usar ovos crus, é melhor gastar com um suplemento ou simplesmente não desperdiçar os ovos, isso sem mencionar o risco de infecção por Salmonela.

Considerações

Antes de qualquer coisa, se você não gostou de algum ingrediente ou não concordou com algo, isto é normal.

É impossível fazer uma receita que agrade a todos os paladares e gostos pessoais ao mesmo tempo, mas isto não significa que há algo errado.

Além disso, a receita não está escrita em pedra.

Você tem total liberdade para manipular os ingredientes da forma que desejar, retirar um e compensar com mais de outro e por ai vai.

Isto é útil principalmente se você for intolerante a lactose e não puder usar leite, por exemplo, ou quer usar ingredientes que sejam mais baratos.

A ideia do texto é apenas sugerir como fazer um shake de proteína pré-treino que contém todos os nutrientes úteis para amplificar os níveis de energia e manter o anabolismo durante o treino.

Publicidade

A respeito da ficha nutricional do shake, alguns podem se assustar com a quantidade de calorias ou algum macronutriente em específico, e pensar que a mistura favorecer o ganho de gordura.

Primeiro, não é uma única refeição que vai gerar acúmulo de gordura, mas sim o seu consumo de calorias diário como um todo e como ele é na maior parte da semana.

Segundo, os nutrientes deste shake manterão você abastecido antes do treino, durante o treino e até depois. Não é como se você estivesse ingerindo calorias para ficar deitado vendo netflix em casa.

Em outras palavras, você está ingerindo essa quantidade de calorias e nutrientes em um horário estratégico e que seu corpo realmente vai precisar.

Palavras finais

 

Utilizar um shake de proteína antes do treino é uma forma extremamente eficiente de “contrabandear” nutrientes para dentro do corpo.

E o período que antecede o treinamento é um dos horários mais críticos do dia.

Ingerir uma quantidade considerável de calorias, principalmente advindas de carboidratos, é essencial para gerar energia para treinar no seu máximo.

Melhor ainda é poder fazer sem poder usar suplementos.

E novamente, não estamos querendo dizer que suplementos são ruins. Inclusive, whey protein seria uma ótima adição ao shake.

Acontece que nem todos tem acesso a um whey protein ou alguma proteína em pó. Neste caso, este shake de proteína vai quebrar o galho (e com louvor).

Gostou do shake (ou odiou) ? Tem alguma sugestão de ingrediente que pode melhorá-lo ? Compartilhe nos comentários.

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×