Clique aqui

Perder a motivação e sentir-se desanimado para treinar é mais comum do que você imagina, mas não é o suficiente para você desistir dos seus objetivos ou ficar naquele bate-e-volta a academia (o famoso “treinar 2 semanas e parar por 3”).

Veja 5 coisas que farão você raciocinar e perceber que a melhor ideia da sua vida é continuar treinando – sem nunca desistir.

1 – Nenhum sacrifício é em vão

Em algum momento durante sua jornada na musculação, pode parecer que os sacrifícios não valem a pena, mas não se engane, cada treino pesado realizado sob preguiça e cada refeição feita contra a sua vontade, te coloca a frente de todas as pessoas que desistem nos primeiros obstáculos e levam uma vida comum.

O que estamos querendo dizer é que mesmo que os sacrifícios não aparentem surtir resultados imediatos em sua vida, eles não estão sendo feitos à toa.

Na pior das hipóteses, se algo acontecer e seu esforço não trouxer uma recompensa, considere que não estamos construindo apenas um corpo mais forte, mas uma mente também, e cada sacrifício é um pequeno degrau que você avança a frente da maioria.

2 – Você não está sozinho

Independente de qual problema, dificuldade ou obstáculo que você esteja passando no momento, tenha certeza que você não está sozinho.

Pode parecer que a dieta é cara demais, que você não tem suporte de ninguém, que não esteja valendo a pena o sacrifício e coisas muito piores.nunca desistir

Saiba que é normal pensar assim às vezes e sempre tenha em mente o seguinte:

Outras pessoas comuns, com vidas comuns, dificuldades comuns e com objetivos semelhantes aos seus, estão passando pelas mesmas provações neste momento, e muitas delas estão conseguindo sucesso mesmo assim, não há motivo para você não conseguir também. Você não está sozinho nessa!

3 – É justamente o que as pessoas querem

Em nossa sociedade, qualquer iniciativa que fuja do pensamento comum será taxada como algo “negativo”.

Primeiro que fazer sacrifícios para poder treinar e se alimentar corretamente em uma sociedade que cultua o churrasco regado à cerveja, é algo de outro mundo. As pessoas sempre vão tentar sabotar seus objetivos para que você seja igual a elas – isto é algo inerente ao ser humano.

Segundo que quando temos iniciativa para melhorar algo em nossa vida, isto inevitavelmente “cutuca” todas as pessoas à sua volta que estão presas na zona de conforto e geralmente essas pessoas odeiam isso.

Não demora muito para que elas tentem sabotar direta ou indiretamente o seu objetivo, tentando fazer você acreditar que você está obcecado, que isto não faz bem e coisas do tipo.

Com isto em mente, se você está sentindo que não tem apoio suficiente ou tem a impressão de que todos tentam sabotar seus objetivos, infelizmente, saiba que isto é a ordem natural das coisas e todos que levam o treino a sério passam pelo mesmo. Apenas não dê o braço a torcer e siga o plano.

Vale lembrar que você não precisa viver uma vida de sacrifícios para ter um corpo acima do comum. Você pode aproveitar tudo moderadamente e ainda conseguir progresso. Desde que o 90% do treino e dieta estejam corretos, não será os 10% que estragarão tudo.

4 – O tempo vai passar da mesma maneira

Treinando ou não treinando, o tempo vai passar. A vida é só uma, porque não passar esse tempo sendo alguém maior, mais forte e fora da zona de conforto que a maioria das pessoas estão presas ?

5 – Sucesso nos treinos significa sucesso na vida

Para conquistar um corpo fora do comum são necessários diversos atributos de personalidade que são úteis em todas as áreas, mas que ironicamente são construídos dentro da academia.

Pense por um minuto, não existe alguém que tenha construído um físico de respeito sem ser disciplinado, determinado, motivado, paciente e focado. Se isto não são qualidades que você gostaria de cultivar durante a vida toda, talvez você esteja no esporte errado.

E você, conhece alguma outra razão que gostaria de adicionar à lista ? Comente!

Este texto ajudou você ?

106 Comentários

  1. A 4 vale para mente tambem, pois sendo ela uma boa base por mais que voce esteja sozinho ela sempre te tornara forte!

  2. Quando estou desmotivado eu procuro olhar pra alguém que não treina. Aí fico analisando aqueles caras de carcaças vergonhosas, e digo pra mim: Pqp, eu não quero ser assim, não quero ser só mais um no meio da multidão, mais um de bracinho fino e barriga grande, andando sem moral pela rua…

    • E voce acha que vai adquirir moral pelo fato de ser ”grande” ?
      Amigo, a única moral do homem vem através da sua língua, antes de abrir sua boca, todos são os mesmos.

      • Mateus é mais um que gosta de um churrasco regrado à cerveja que não conseguiu seus objetivos dentro da academia.

          • Eu atingi sempre os meus objectivos no ginásio e não me sinto com mais moral que os outros, cada um sabe de si. Há pessoas que tem bracos finos e barrigas grandes e têm mais moral que muita gente que treina a sério. Uma das características de ter moral é ter precisamente essa consciência. Há quem escolha treinar no duro há quem se dedique a outras coisas com a mesma dedicação. Não é por ter muscúlos que sou mais que os outros, e quem acha que isso é moral é muito pobre de espirito e tem uma visão muito estreita da vida.

          • Falou tudo, André. Treino primeiramente para ter saúde e como conseguencia um corpo bonito e capaz de realizar as atividades que gosto ou preciso fazer. Não é ter um corpo musculoso que te dá “moral”.

      • Não é uma questão de moral mas de auto estima e resiliência que se adquirem sempre que vencemos os obstáculos difíceis que impomos a nós mesmos. É difícil ter um corpo “grande”. Um corpo saudável e forte reflete sabedoria, determinação, força mental e muita auto disciplina, que ajudam a vencer todos os obstáculos do dia a dia. Mente sã em corpo são.

      • cara,vc ta totalmente louco.
        Não é apenas por questão de ficar forte, sarado, e sim te ter uma vida mais saúde, ter um terceira idade sem, estar constantemente machucado, quem se ama se cuida,vc pelo tipo gosta é de churrasco e cerveja,nada contra,mais acho que vc deve ,procurar um outro site para fazer comentario, talvez do tipo site de comida e cerveja….

      • Hailton Avekar Responda

        Cara você tá no lugar errado para ter se sentido ofendido… o rapaz não tá ofendendo ninguém…. está simplesmente dizendo o que ele não quer ser e tem esse direito….vc tá na caixola errada….

    • Eu sei exatamente o que este artigo quer dizer. Não consigo treinar tds dias porém cada vez menos. Mantenho uma dieta adequada mas, a minha falta de tempo vem das viagens que faço a trabalho, porém sabedoria nunca é demais. Em virtude da disciplina e determinação aplicado em meus treinos é que eu venho me sucedendo em minha carreira. Agora o que eu mais vejo onde moro sâo dois perfis, os bancados pelas mães sem vergonhas, que bancam o luxo de seus filhões sem exigir pelo menos um curso superior, e de outro lado os marrentos, metidos a fisiculturistas de merda que só fazem é vender suplementos e dar calotes em “vendedores de bomba”. Estão nesta vida a mais de uma década e vivem uma vida anti social,fazendo bicos de segurança e passando por esteriótipos de lutador. Não sou gigante, mas também nunca vou parar de treinar, só que eu escolhi não fazer parte desta cambada. Na vida quando mais se estuda, menos você trabalha e mais você ganha. Quem tem preguiça de pensar vira burro de carga. Agora não é assistindo filmes do rocky e enchendo o rabo de bomba que você vai conseguir “não ser mais um na multidão”, você pode ser um “tipo fisiculturista” e ainda continuar sendo mais um segurança de boate, mais um anti social pobre e ignorante, mais um bombado ou até mesmo mais um idiota!!

      • Jhon trásvolta Responda

        Cara, não sou de fazer comentários aqui, nem te conheço, mas só com esse comentário, vc ganhou meu respeito!

      • Verdade, eu treino serio a alguns anos e tambem estudei e hoje tenho um bom emprego, mas as pessoas olham e eu percebo que elas pensam ” ele é forte mas ele trabalha de social num lugar grande escalão esse corpo não é perfil para isso e sim para peão. O preconceito é impressionante sabe parece que se você não for cervejeiro, gordo e careca você esta fora do perfil.

      • Acredito que da para conciliar atividade física com bons resultados ao trabalho ou atividades acadêmicas, malho a 13 anos e durante esse tempo concluir minha faculdade, é não foi faculdade particular não, foi em uma publica, onde você tem que estudar mesmo para passar, não sou gigante, mais sou proporcional ao meu biotipo-físico, mesmo porque tenho que ter noção de até que ponto devo ir, devo evoluir, Toda atividade física tem que se ter conhecimento técnico cientifico para que se obtenha bons resultados, não é apenas praticar o esporte por praticar, e esse tipo de conhecimento só se adquire estudando, pesquisando.

        • Blunielen Xavier Responda

          Também acho que além de ser bem sucedido ,você também pode ser ”maromba.
          Não é pq tem um corpo bombado que é um fracassado na vida!!

      • Estudo nutrição em uma universidade Federal, pela manhã e à tarde. Treino em horários variados, dependendo da minha grade. Trabalho em uma lancheria pela noite e fins de semana. Consigo fazer uma dieta boa. Durmo pouco, já me chamaram de anti social, idiota. Só pelo motivo de não conversar e n ser fútil como os playboys de lá. Amigo, quando se tem uma rotina fudida, a cabeça cheia de preocupações, se o dinheiro do teu rango vai dar. Não é difícil perceber que o anti social, na verdade é o cara que não segue o senso comum. A galera vai em várias festas, ganham carros e etc, sem preocupação além do mundinho de mora gostaria deles. Então só porque o cara quer saber das pessoas e de suas conversinhas fúteis, é ser idiota. Vai se f……

      • Vale lembrar que todas essas possibilidades não tem ligação direta nenhuma com a escolha do camarada de treinar. Isso é um jogo de xadrez, o buraco está muito mais embaixo… Você pode não treinar e mesmo assim ser mais um anti social pobre, ignorante e idiota, além de fraco fisicamente e mentalmente, pois isso não está relacionado com o tipo de esporte, seja ele qual for, que vc pratique. E sim com a mentalidade que vc tem antes de qualquer coisa… Vale lembrar também que um cara que treina tem mil vezes menos chance de acabar assim do que um cara que não treina, pois ele desenvolve qualidades de: Determinação, disciplina e foco além de seu cérebro estar produzindo os neurotransmissores de uma forma otimizada o que lhe gera uma maior agilidade mental e disposição para qualquer que seja a tarefa. É disto que o artigo está falando… não culpe seu fracasso e o fracasso de outros com base em estereótipos. O cara pode sim estar trabalhando de segurança, de gari, de servente, qualquer porra, se a mentalidade do cara ta lá na frente, ele vai estar lá na frente. Pode estar estudando, se virando sozinho, trabalhando e ainda treinando. O que já o coloca na frente dos que acham ser melhor que ele apenas pela sua profissão ou cargo que ocupa. Isso é evoluir como homem realmente, e isso a faculdade não ensina.

    • Pqp!!! Pq tem cara que começa a treinar e fica idiota? Aumenta o tamanho do biceps e diminui o cérebro! O que tem haver ser fortão com ter moral???
      Cara você é de dar desânimo da vida!!! Conheço muito magrinho com elevada moral.. Já vc pelo visto é um maromba que se acha.. mas no fim as mulheres te acham um completo idiota!

    • Jonathan amorim Responda

      Desculpa marco mais assim voce e melhor que isso olhe para voce mesmo nao queira olhar para os outros e tentar ser melhor que eles voce tem que ser melhor e que voce mesmo , achei meio que vc rebaixou uma pessoa para se sentir melhor. Pense um pouco antes de falar pq vc nao sabe a vida daquela pessoa ou os problemas dela. Mais faça desafio a vc mesmo .. na academia eu nao olho para outras pessoas para me sentir melhor eu tento ajudar o maior numero de pessoas porque todos que queremos mudar precisamos de um empurrãozinho da vida uma mão amiga vamos pensar um pouco .. tmj

    • Moral está ligado ao dever-ser do indivíduo na sociedade, ela é construída através de um consenso entre sujeitos do que é certo e errado, bem e mal (leia kant). Bem, uma das coisas que eu tive foi educação, e uma das coisas que sempre me ensinaram foi respeitar as diferenças, afinal, a pesar de eu ter um corpo acima da média, não pr ciso despresar o magro ou o gordo, sobre “beleza” e “conceito estético de corpo” é um advento do discurso hegemônico do homem branco dono dos meios de produção que reiteram, nos meios paraestatais de comunicação, um conceito de beleza padrão que, muitas vezes, é inatingível. Se me oferececem; você pode escolher entre ter inteligência ou um corpo nos pdrões midiáticos. – eu escolheria inteligência, afinal sem inteligência o homem nem saberia qual exercício físico fazer pra crescer determinado músculo. No mais, dando como simples exemplo, meu pai é gordinho, nunca praticou atividade física, mas, mesmo assim tenho orgulho de quem ele é, sempre fez de tudo pra eu ter a melhor educação e o acesso aos meios de cultura, lazer e esporte. Mesmo praticando musculação, natação, etc., tenho minha determinação e meus objetivos, não preciso desmerecer ninguém por conta de eu ter um corpo padrão midiático. Mas pessoas ignorantes e com patologias cognitivas me dão nojo.

  3. o simples fato de escolher a opção de treino pesado, dieta e descanso já o torna alguém diferente dos demais.

    Mas coloque uma coisa na cabeça: Você quer ser um medíocre ou quer ser um vencedor?

    Se quiser ser um vencedor vc tem que ser diferente e fazer coisas que para a maioria é um absurdo. É isto que te tornará diferente e vencedor.

    • Fato!
      Diferente das mulheres, massa muscular não vem e vai fácil Mr. White kkkkkkkk

    • Esse foi meu erro, parei de treinar pra dar mais atenção a EX esposa, resultado, só perdi massa magra e ganhei gordura kkk agora como é ex, de volta aos treinos!!

  4. Cara pra mim treinar é como uma terapia.
    Eu treino logo depois do trabalho, então antes do treino eu to estressado e cheio de coisas pra pensar, mas quando chego em casa depois do treino eu estou renovado, cansado, mas satisfeito.
    Eu fico mais relaxado além de melhorar minha alto estima.

    • Idem, aqui! Ainda mais que eu trabalho com informática (sou programador), 9 horas num escritório sentado na frente de um computador resolvendo problemas… A cabeça chega a rodar. Mas descontar depois nos pesos é a melhor sensação que tem rsrs

  5. Razão 6 – Pense em tudo o que você já passou, aonde você chegou, que talvez mesmo não sendo ainda o seu objetivo, certamente é muito mais do que quando você começou. Não vale a pena largar tudo de mão, pense em quantos treinos foram bem feitos, na sua dieta, em todo o suor escorrido, e você simplesmente abriu mão de tudo.

    • Boa tarde.
      Grande texto mesmo.
      Estava mesmo a precisar de algo que me motiva se. Estava sem treinar como deve ser à quase 2 meses, perdi cuase 2.5kg.
      Estava com 79.5kg com 8% de gordura, tenho 1.73m de altura.
      Por umas palavras que o meu treinador me disse uma bela noite.
      Mas agora vou mostrar para a fibra de que sou feito e que vou conseguir chegar ao meu objectivo de 90kg de peso geral.
      Muito obrigado pelo texto motivador.

    • Pois é, eu penso assim! Quando bate aquela vontade de largar tudo e tacar o foda-se eu paro e penso em como eu era, todo o tempo e dinheiro que eu gastei e toda a dedicação que eu tive pra chegar até onde cheguei e sei que se eu desistisse agora seria burrice e é nesse pique q eu renovo minha vontade de sempre querer mais e mais, um shape cara vez melhor construído ao longo do tempo e q está muito longe de se finalizado.

  6. show de bola o texto…tava precisando ler algo assim para dar uma motivada. Caiu como uma luva!

  7. Putz cara!!! Show de bola!!! Gostei de tudo! Principalmente das Razões 3 e 5. Pura verdade. Excelente artigo! Valeuu… absss

  8. musculação é algo que depois que vc começa de verdade com treino pesado, dieta e descanso vc não quer mais abandonar.

    Além de um vício, vc seria louco de jogar no lixo tudo o que vc conquistou?

    pense nas baladas que vc deixou de fazer, na comida que vc deixou de ingerir e nas horas de treino que vc suou sangue para ter o corpo que vc tem agora.

    Depois que vc pensar nisto tudo duvido que vc coloque no lixo e pare de treinar.

    • É bem por ai mesmo, só de pensar em parar e desperdiçar todo o tempo que já foi investido em dieta, treino e descanso torna isso impraticável.

  9. deveria ter colocado fotos de antes de depois de gente que era pequena e agora ta grande, pra mostrar que leva tempo, mais que vale a pena

  10. Leandro Oliveira Responda

    A Razão 4 é a mais complicada. Mas quem tem objetivo e foco passa por cima de toda a negatividade vinda das outras pessoas. Passei por isso quando estava estudando alucinadamente para concursos públicos, só ouvia: “Cuidado pra não ficar doido”, “Tem que relaxar de vez em quando”, “Tem que lembrar dos amigos”…. resultado: hoje sou servidor público do judiciário da União (e em breve volto pra luta). E na musculação passo pela mesma provação: “Pô cara, não precisa disso tudo”, “Aí já é loucura, tem que treinar pra viver e não viver pra treinar”, “Vamos tomar uma, você está exagerando na dieta”, “A vida é curta e vc aí caretão, tem que aproveitar”, etc, etc, etc… Portanto, NÃO DÊ OUVIDOS a esse tipo de comentários. As pessoas que me falam essas frases estão estagnadas na vida. Não conseguem sucesso profissional e estão todos indo mal de saúde.

  11. não ligue pra que as pessoas falam, muitas não sabem o que estão dizendo querem viver na rotina e depois ficam se lamentando por não ter feito nada de útil na vida. siga seus objetivos independente do esporte ou profissão,basta a você dizer que é capaz.

  12. Pra mim, musculação é um estilo de vida que optei a alguns anos atrás, depois de passar por alguns esportes, foi o que mais gostei e tomei por opção. Passei por diversos problemas de opinião, mas nunca desistir. Mesmo quando estudava, nunca parei. Depois veio casamento, família, filho e continuo nessa luta diária, passando por obstáculos que a vida trás, mas desistir, jamais.

  13. Muitos me criticaram quando fui lutar. Daqui alguns meses estarei indo pra Tailândia e voltarei formado. Tem que ser campeão na vida e principalmente dentro de nós mesmos antes de tudo. Vocês vão conseguir pessoal. Fiquem com Deus.

  14. Rodrigo Grandi Responda

    Excelente Tópico . Hipertrofia.org como sempre ajudando não só com séries de exercícios e dietas , mas também na parte psíquica .

  15. Alessandro Dzindzik Responda

    Nossa perfeito, a 4 sempre foi o meu pensamento, o tempo vai passar de qualquer jeito, vai treinar, melhor passar fazendo algo do que não fazendo nada!

  16. Não tenho condições de comprar meus suplementos sempre, não tenho um nutricionista esportivo que possa me orientar, mas não pego isso como motivos para a minha desistência. Minha alimentação é super saudável, sigo ao máximo na linha certa com a minha alimentação, e sou SEMPRE fiel aos meus treinos. E mesmo com todas as dificuldades, eu tenho a minha evolução! Tenho amor pelos meus treinos, por essa vida que me diferencia dos demais…simplesmente me faz feliz, minha terapia! Só não evolui, quem não quer! ;)

  17. Muito bom artigo , eu pensei em desistir várias vezes , pois estou com o mesmo peso faz tempo. Só não desisti porque gosto de ir pra academia.Tenho 1,74 e 78kg mas nem de longe pareço que tenho esse peso rss. É verdade que vivo tirando calorias e gorduras da minha refeição , tem gente que me critica por isso , dizendo que nunca vou “engordar” mas não tenho culpa , mesmo com uma alimentação “saudavelsinha” o que mais cresce em mim é a barriga…

  18. Comecei o ano motivada, disciplinada e tive bons resultados, por fatores diversos desanimei… parei 3 dias, depois uma semana, e agora já passou um mês, mas tanto esforço pra desistir? É difícil recomeçar…Porém, treinar é algo que me tornar melhor, me faz bem, depende só de mim, preciso voltar e conquistar o corpo que desejo!

    • Natly, volte e não desista.
      Eu iniciei no ano passado, acordei um belo dia e disse vou treinar, mudar minha alimentação. Comecei bem no inicio do ano em questão de 6/7 meses meu corpo mudou demais, sempre fui magro, não que tenha ficado fortão, mas estava ficando legal. Eu nem tinha notado muito a mudança, até que num reencontro com amigos ouvi comentários sobre meu corpo e fiquei mais motivado. Porém em agosto fiquei desempregado, ai foi dando merda, minha alimentação que era ótima foi ficando meio merda, suplemento então, nem pensar, depois parei de treinar e depois de 9 meses sem trabalhar e alguns meses sem treinar e me alimentar direito, votei a rotina, boa alimentação, treino e suplementação. O desespero para recuperar o tempo perdido é foda. mas já venho notado uma recuperação.

  19. taliço vytcca Responda

    Olha sei que não tem ada haver mais acho que minha historia vai servir para alguma coisa tenho 16 anos morro sozinho minha mãe não tem condição de me bancar ! Trabalho o dia todo no sol quente tem vezes que passo mal pois não e fácil ficar o dia todo no sol quente ganho 800$ pago energia agua alimentação e meu sonho e um dia subir no palco e participar do Mr. Que todo munda sabe !d depois do trabalhos. Intenso vou estudar fico ate as 10 da noite dsp disso vou malhar fico ate a 11e meia agora eu te digo vc se limita cm uma pequena dieta ?ou ou um trino intenso ? Olha para mim sou um fudido mais não reclamo por ser um fudido sem sorte Deus esta cmg !!! Sei que um dia vou olhar para trás e rir disso !

    • Caracas….não diria que você é um fudido, e sim um lutador do caraio…16 anos, morando sozinho, trabalhando, ganhando 800 rial, pagando suas contas, estudando e ainda treinando. Queria eu aos 16 anos ter essa cabeça.

    • Você é um guerreiro irmão!
      Deus está com você tenha FÉ. Dias melhores viram pode esperar.

  20. acho q numero 3 é a maior dificuldade q enfrento, algumas pessoas com quem convivo simplesmente me ridicularizam por escolher alimentos saudaveis, e descartar refrigerantes,alcool,salgadinhos e outras coisas, pra quem quer comer saudavel isso é foda =/

  21. quando penso em desistir,eu olho pra tras e vejo onde cheguei, uma pequena grande escalada que comecei lá em 2011 com “notáveis” 60kg,no começo consegui um bom desenvolvimento mais depois estaguinei e por um momento abaixei a cabeça e pensei em desistir achei que não conseguiria, não chegaria onde imaginei, foi então que cheguei até o forum hipertrofia org e li este artigo motivacional, e notei que este esporte é 15% fisico e 75% mente, e quando se tem este pensamento você esta mais próximo de ser um bodybulder, de ser um campeão não do Mr Olímpia más de si mesmo, hj com 80kg eu sou campeao, eu venci a mim mesmo, porem engana se quem acha que a guerra acabou…nao..nunca acaba, apenas batalhas são vencidas…

  22. Estou falhando em algumas paradas dessas…

    Bateu um cansaço um cansaço geral a uns 4 meses. Me cansei das pessoas da academia, me cansei dessa quantidade de informações…me cansei das atitudes que eu presenciava dentro da academia…

    Mudei de academia duas vezes para ver se adiantava alguma coisa e apenas se mostrou mais um passo inútil. Numa não tinham alteres suficientes…na outra era uma falta de espaço absurda, tudo prensado.

    Acredito que esse será mais um recomeço que terei que fazer. As vezes penso que o que faltou foi um determinação mais forte…Não sei dizer.

    Vou retornar a primeira academia em que entrei e vou começar tudo novamente. Agora da estaca zero.

    Boa sorte a todos que passaram pelo mesmo que eu passei.

  23. Eu tenho pouco mais de 7 meses de prática de musculação, e no começo por varias vezes pensei em desistir.
    Hoje vejo fotos de como eu era antes dos treinos, percebo tudo que conquistei e estou cada treino mais perto do meu objetivo.
    As pessoas passam por mim e falam que eu crescer muito e ate perguntam se eu tomei bomba.
    Só digo “Esse corpo é fruto de muita dedicação e foco nos meus objetivos”, elas só falam isso porque tem uma vida sedentária e bebem muito.
    Estou longe do meu objetivo, mas um dia se Deus quiser eu chego lá.

    • Eu acredito que o ser humano funciona na base da inércia. Até dar o primeiro passo pra mudar qualquer atitude e entrar numa outra rotina, é um grande desgaste psicológico e físico. Mas depois, quando a rotina passa a ser parte da vida, a inércia fica do nosso lado: seguir treinos e dieta vira um costume, o diferente é sair dessa rotina. Por isso, o melhor jeito de não desistir é arrumar espaço na vida pra nova rotina (com metas e tempo realistas) até isso se tornar uma atividade como outra qualquer.

      Ah, e chegar no fim do dia com a sensação da missão cumprida. Se algo não der certo em alguns dias, pelo motivo que for, o importante é não desistir NUNCA, nem um dia, mesmo que ele tenha sido uma M. O próximo dia vai estar lá para dar certo.

  24. No quarto destacaria o verbo usado adequadamente no texto, mas que pode fazer toda diferença: “passar (o tempo)”. Isso significa que uma hora o desânimo vem, sim. E pode saber que uma hora ele passa. São fases, cada um tem ambas latentes e afloram por motivos interno ou externo. Mas passa, não importa qual seja. O que importa é: espere a fase ruim passar praticando seu esporte. Quando a empolgação retornar, teu corpo não estará desacostumado e sedentário, então poderá dar todo gás porque ele estava só esperando a fase boa retornar. Bem melhor que esperar sentado e comendo bobagem, não é? Pensa, se fizer essa besteira, na trabalheira que terá até chegar no nível que já estaria se não tivesse parado, pra só então começar o segundo estágio!
    Viu como é melhor “devagar e sempre” até voltar o embalo?
    Não pare. Mesmo que treine em banho-maria. Mas não pare.

  25. Amo esse esporte… Em alguns momentos, ele salvou minha vida. Por diversas vezes é a minha reposta aos”nãos” que ouço por aí. Tenho 25 anos de estrada e aprendi muito com o barulho dos ferros e os calos nas mãos. Até as lesões dão a sua lição. Pra quem estiver começando agora, um lembrete: não há perfeição, apenas o imensurável sentimento de ter feito o melhor e de ter optado pelo caminho mais difícil, sem nunca temê-lo. Numa certa altura, o homem se separá do menino e essa é uma das poucas verdades que há nesse esporte. Ame-o ou deixe-o.

  26. é galera fiz questão de ler muitos comentários ai e muitos se enquadram comigo tbm, eu pratico academia ao total de 2 anos, há 1 ano com mais noção de treino e dieta, e me dedico bastante, , a academia como estilo de vida, sem esteróides, está me dando conhecimento sobre eu mesmo, de raça, deixando a mente forte, está me dando outra qualidades que antes não tinham, não sou desses caras que ficam postando fotos sobre seus treinos e suas dietas em redes sociais, com frases e uma foto dele malhando ou fazendo pose, eu faço academia por mim, não pelos outros.
    Valeu Galera

  27. muito bom o artigo, diz tudo que realmente passamos na vida, e se você deixar levar pelo que as pessoas falam você termina desistindo, as pessoas ver as pessoas que praticam esse esporte como pessoas viciadas em academia e sem estudo ou coisa do tipo, não sabem elas que musculação e muito mais que só levanta peso ou comer muito. e algo muito além de quem faz esse esporte, que pessoas normal e sedentárias jamais saberão !!! um abraço a todos…

  28. O que mais me desmotiva e a alimentação, nem sempre tenho acesso a alimento necessário para dieta já alimentos que só me atraza tem em abundância.

  29. Para a equipe de hipertrofia: parabens pelo site, serio, real e que explica nossas dificuldades.
    Solicito, se possivel, a indicacao de 1 ou mais academias, que tenham programa de musculacao para idosos, com controle de pressao e batimentos cardiacos.
    Muito obrigado pela ajuda, pois eu tambem quero ficar mais saudavel.

  30. Hipertrofia sempre mitando no posts.
    Dei uma lida nos comentários e acho legal essa troca de ideias, me identifico muito com vcs, vejo que estamos no mesmo barco passando pela msm tempestade.
    Eu nunca vou parar de treinar, comecei pq estava sedentário e bebendo muita cerveja, na epoca era bem magro 55kg hj estou com 80kg.
    A academia funciona como uma terapia, uma escola que vai te educando, te ensinando a viver em sociedade.
    Eu hoje me sinto bem fisicamente e mentalmente e eu amo a sensação de bem estar qnd termino meu treino e sei que dei meu máximo.

    Valeu hipertrofia e galera dos comentários. Tamu junto.

  31. não é à toa que a palavra academia seja usada para um lugar do saber e ao mesmo tempo do culto ao corpo, iniciou-se na Grécia Antiga onde os alunos aprendiam matemática, filosofia e exercitavam seus corpos

  32. Apesar de muitos terem objetivos em comum, o objetivo em si é pessoal, o nível de dedicação que colocamos nele será o mesmo nível de resultados obtidos com o tempo. Eu já fui um desses que queria ficar maior apenas para me mostrar e o resultado (óbvio) foi uso de esteróides e tempos depois abandono da musculação. Se eu alimentasse essa ideia na mente provavelmente teria continuado com os esteróides e com o treino. Hoje eu estou treinando novamente há 8 meses, com os resultados semelhantes de quando fiz o uso dessas drogas, mas apenas treinando certo e me alimentando certo, o fato é que hoje penso no treino como qualidade de vida e bem-estar e não mais como uma maneira de inflar meu ego e desfazer de quem não tem um corpo bonito e nunca gostei tanto de treinar na vida, quando algo tenta me desmotivar minha própria mente bloqueia as “desculpas para não ir” e me motiva pois estou treinando com o objetivo certo. Saúde e um corpo bonito não são mais causas e sim consequências.

  33. Me identifico com a 2, minhas “amigas” tentam de todas as maneiras possíveis me sabotar, dizem que estou obcecada, que comer doces, massas, cerveja e chocolate é muito mais prazeroso. Finjo que concordo e continuo no meu foco. Sei que no fundo elas tem é inveja da minha dedicação e disciplina. Tenho 44 anos e estou melhor que muitas na casa dos 20 anos. 1,68m 65kg 17% gordura, evoluindo mais a cada dia.

  34. Mário Henrique Responda

    Eu uso da academia para me desestressar do dia a dia. Tenho 50 anos de idade.
    Mais que isso, me sinto bem e é sagrado para mim.
    Não me importo sobre os que os outros pensam. Treino pesado e duro quando vou.
    Eu me concentro realmente. Ninguém diz que tenho 50.
    Treinar é como uma filosofia de vida para mim. Aprendi isso com o Tao Te Ching e o Zen.
    Tudo pode ser sagrado se assim você o considerar.
    E mais, uso os treinos como modo de superar alguns obstáculos na vida, ou seja, se eu me supero na academia, eu sei que posso superar meus desafios também na minha vida profissional e familiar.
    Se estou desanimado, simplesmente pego meus pertences de academia e vou, e lá tudo começa a mudar. A falta de vontade vai embora.
    Esse é um dos desafios da vida. Se posso lá dentro, posso aqui fora.
    Entendem?
    Espero ter contribuído.
    Abraço a todos.

  35. Ótimo texto estou plenamente de acordo, porém o fato de se ter músculos maiores que a maioria não nos faz melhores ou mais especiais. Apenas que sirva para cada um como satisfação pessoal como vários comentaram corretamente, mas mantendo sempre a humildade. Parabéns ao site sempre excelente!!

  36. P mim e exatamente o contrario. Para dar um dia de off é qse impossivel..
    Registrei ja uns 3,4 meses de domingo a domingo na academia. Faz parte de mim, meu corpo pede a descarga hormonal…
    Trabalho com cargas altas, nao vejo ninguem trabalhando assim.. Pouco intervalo.. Muito foco e determinacao. E toda periodizacao em suplementacao, nesse esquema é necessario tudo q tiver ao alcanse. Sinto q chamo atencao.. Percebo os olhares … Inveja é oq nao falta. Professores sem comprometimento nenhum com o trabalho em sala ardem em inveja, e tanta q transborda nao ha como nao perceber. Nao e as x pelo quanto vc alcansou, mas sim como. Ja acustumei.. Hj em dia dou risada.. Treino um mes em cada academia.. É bom em todos os aspectos. Pessoas futeis vazias descomprometidas n fazem ideia do q é a musculacao; a vida musculacao..
    Des desse storo do ” fitnesse” , a moda das academias de 50 reais , a crescente espancao dessa tendencia de todo mundo ir pra academia.. Segurando sua garrafinha c malto.. Com suas roupas coloridas e estravagantes… Distorceram a realidade do que é treinar.. Oq e fazer musculacao.
    Passa numa smart as 19h , q porra e essa? Tem mais cor q escola de samba.. Meias coloridas esticadas ate o joelho…uma verdadeira fantasia de palhaco,,,, que p#%rra é essa… E na mesma proporcao de pessoas executando exercicios da forma mais errada possivel…
    Enfim, me isolo em minha sala mental e so penso em progredir, mantendo a essencia, a essencia os valores da real vida prazeirosa da musculacao. 12 anos de treino, e sempre aprendo coisas novas, que mais estimulo eu preciso!!?
    llll===llll

    • Amigo concordo com você em tudo, a modinha das roupas me faz rir, eu treino sério há cerca de 10 anos, tenho um corpo top, as mulheres pag pau, e os caras morrem de você inveja. Tenho 39 anos, e só pego gatinha de 18 até 25, a maioria das pessoas acham que nem tenho 30, acho que a musculação e alimentação me ajudou muito nesse ponto. Abraço a irmandade do ferro, e lembrando sempre que um corpo bonito não faz ninguém melhor que outro

  37. É só lembrar que tudo que fazemos la na academia ou em casa treinando/malhando é para o nosso bem duradouro! alem de poder inspirar outras pessoas e ajuda-las a iniciar ou reiniciar suas atividades.

  38. Mas churrasco e cerveja é bom demais. Dá pra treinar e também comer churrasco e tomar umas brejas.

  39. Bela matéria e importantíssimo conteúdo, visto que a galera comentou geral, vendo alguns argumentos bem positivos outros bem atrofiados quanto ao tema mas…… é isso ai o importante é ter a interpretação da informação e usar em beneficio da vida profissional familiar do dia a dia na academia ou qual área que seja.
    Treinar é uma ciência tanto terapêutica quanto esportiva vai de como a pessoa objetiva apenas gosto de usar sempre pelo lado do custo beneficio!

  40. Alessandro Pedro da Silva Responda

    Comentário 4, caiu como uma luva,comecei curso nutrição e quando veio a dúvida é desânimo, um amigo me animou dizendo essa frase, independente de qualquer decisão o tempo passará, então aproveite e faça valer.

  41. Sérgio Saud Sahade Responda

    Sempre excelente texto, orientações e estudos. Parabéns Hipertrofia e administradores!
    Artigo que vai além de treinamento físico, é conselho para a vida.

  42. Texto sensacional!

    Várias vezes, mesmo que por pequenos momentos, dá vontade de jogar a toalha… É ai que a perseverança tem que falar mais alto e nos colocar nos trilhos. De todos os pontos abordados acima, o que achei mais interessante é o quinto. Se você é disciplinado no treino, vai obter sucesso. E para chegar lá, é necessário disciplina, determinação, motivação, paciência e foco. Quem tem tudo isso tem sucesso NA VIDA (concordo plenamente).

    Eu costumo a dizer para meus conhecidos que treino para ter uma vida saudável, mas se ficar sarado obviamente nem vou achar ruim…. hahahaha

  43. Henrique Rodrigues Responda

    Era tudo o que eu queria, problema são as lesões nos meus dois braços não permitirem!!

  44. sou peregrino na terra. Responda

    ”tentando fazer você acreditar que você está obcecado.” quando eu comecei a ter um vida saudavel, um pessoa tento isso comigo.

    • Redação Hipertrofia.org Responda

      Eu é que agradeço pelo seu tempo em comentário (e ainda elogiar). Grande abraço

Escreva um comentário