Como diminuir os níveis de estrogênio em homens

Estrogênio é conhecido como “hormônio feminino”, mas que nós homens também temos e apesar dele ter o seu papel em nosso corpo, precisamos sempre deixá-lo sob controle, algo que infelizmente não tem dado muito certo nos dias de hoje. A cada dia, mais e mais homens sofrem com altos níveis de estrogênio (e muitos deles sequer sabem que estão com o problema).

estrogenio man

Para quem não sabe, altos níveis de estrogênio em homens significa ter proporcionalmente menos testosterona, mais gordura, mais ginecomastia, menos apetite sexual, mais riscos de doenças cardíacas e de próstata. Como se não fosse suficiente, direta e indiretamente, níveis incorretos de estrogênio também podem destruir as suas tentativas de ganhar massa e força muscular. (Agora você deve estar entendendo porque escolhemos a imagem acima para a chamada do post)

Com isto em mente, veja alguns passos fundamentais para diminuir os níveis de estrogênio, gerando mais ganhos e aumentando a qualidade de vida.

1 – Diminua os níveis de gordura corporal

Quanto mais gordura corporal você tiver, mais estrogênio você terá, já que o tecido adiposo aumenta os níveis da enzima aromatase que tem o poder de transformar testosterona em estrogênio. É exatamente isto o que você leu: quanto mais gordura, mais estrogênio e menos testosterona.

AROMATASE

2 – Diminua ou corte definitivamente o álcool

O álcool, assim como a gordura corporal, pode diminuir os níveis de testosterona e aumentar os de estrogênio. Evite álcool ao máximo, e se for beber dê preferência para o vinho que contém antioxidantes com propriedades anti-estrogênicas. Mas isto não quer dizer que você pode beber sem controle, o excesso de álcool através do vinho terão os mesmos malefícios. A base é beber com moderação (por mais clichê que isto pareça).

3 – Evite alimentos processados

As substâncias “injetadas” nos alimentos processados também podem estimular uma maior produção de estrogênio, e provavelmente é esta a principal causa da feminização masculina que estamos vendo nos últimos tempos. Procure se alimentar da maneira mais “pura” possível, no sentido de consumir produtos que passaram por menos processos que envolvem o homem. Quanto mais próximo da natureza, melhor.

4 – Evite soja

Existem dezenas estudos que comprovam a ligação da soja com o aumento de estrogênio e existem outras dezenas dizendo que esta afirmação é uma mentira. Na dúvida, evite. Porque ficar com a pulga atrás da orelha se você pode usar outros alimentos com ainda mais benefícios e menos polêmica que a soja ?

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×