Home >> Dicas de treino >> Como diminuir os níveis de estrogênio em homens

Como diminuir os níveis de estrogênio em homens

Estrogênio é conhecido como “hormônio feminino”, mas que nós homens também temos e apesar dele ter o seu papel em nosso corpo, precisamos sempre deixá-lo sob controle, algo que infelizmente não tem dado muito certo nos dias de hoje. A cada dia, mais e mais homens sofrem com altos níveis de estrogênio (e muitos deles sequer sabem que estão com o problema).

estrogenio man

Para quem não sabe, altos níveis de estrogênio em homens significa ter proporcionalmente menos testosterona, mais gordura, mais ginecomastia, menos apetite sexual, mais riscos de doenças cardíacas e de próstata. Como se não fosse suficiente, direta e indiretamente, níveis incorretos de estrogênio também podem destruir as suas tentativas de ganhar massa e força muscular. (Agora você deve estar entendendo porque escolhemos a imagem acima para a chamada do post)

Com isto em mente, veja alguns passos fundamentais para diminuir os níveis de estrogênio, gerando mais ganhos e aumentando a qualidade de vida.

1 – Diminua os níveis de gordura corporal

Quanto mais gordura corporal você tiver, mais estrogênio você terá, já que o tecido adiposo aumenta os níveis da enzima aromatase que tem o poder de transformar testosterona em estrogênio. É exatamente isto o que você leu: quanto mais gordura, mais estrogênio e menos testosterona.

AROMATASE

2 – Diminua ou corte definitivamente o álcool

O álcool, assim como a gordura corporal, pode diminuir os níveis de testosterona e aumentar os de estrogênio. Evite álcool ao máximo, e se for beber dê preferência para o vinho que contém antioxidantes com propriedades anti-estrogênicas. Mas isto não quer dizer que você pode beber sem controle, o excesso de álcool através do vinho terão os mesmos malefícios. A base é beber com moderação (por mais clichê que isto pareça).

3 – Evite alimentos processados

As substâncias “injetadas” nos alimentos processados também podem estimular uma maior produção de estrogênio, e provavelmente é esta a principal causa da feminização masculina que estamos vendo nos últimos tempos. Procure se alimentar da maneira mais “pura” possível, no sentido de consumir produtos que passaram por menos processos que envolvem o homem. Quanto mais próximo da natureza, melhor.

4 – Evite soja

Existem dezenas estudos que comprovam a ligação da soja com o aumento de estrogênio e existem outras dezenas dizendo que esta afirmação é uma mentira. Na dúvida, evite. Porque ficar com a pulga atrás da orelha se você pode usar outros alimentos com ainda mais benefícios e menos polêmica que a soja ?

Este texto ajudou você de alguma forma ? Avalie!
[Total de votos: 24 Média: 2.8]

Sobre Redação Hipertrofia.org

Avatar
O maior site sobre musculação em língua portuguesa da internet. Desde 2007 trazendo o melhor conteúdo sobre musculação, sempre baseado nos últimos estudos científicos, autores renomados e experiência prática.

29 comentários

  1. Avatar

    Bom post… Fiquei com uma dúvida em relação a soja… Gosto de tomar suco com soja (ex: Ades)!!! Isso também vale p/ o suco???!!!

    • Avatar

      Cara eu tomo ADES há muito tempo…..e na boa…..acho ridículo deixar de tomar por achar que aumenta o estrogênio…..pode tomar numa boa que garanto que não afetará seus resultados.

      • Avatar
        UBIRAJARA CASTRO

        Senhores a soja contém fitoestrogenios. Portanto aumenta assim a aromatização, que é a conversao da sua testosterona em estrogenio. Vc percebe isso de forma lenta, menos libido, menos força, menos energia, menos bom humor.
        Cada um com a sua decisao, eu fico longe de soja e outros alimentos.

      • Avatar

        Eu acredito severamente nisso desde criança possuo gordura no peito e na cintura e minha alimentação era pobre em gorduras boas e proteinas. Bom hoje quando eu retiro o glutem e soja é mais ainda sinto que a gordura do peito e cintura diminuem. se vou comer na casa de alguem ou estou em algum lugar onde tem fritura com óleo de soja ou bolos, carnes, saladas, arroz com o mesmo sinto o peito a gordura fica mais flacida e fico com a sensação de coceira. Bom quero dizer que ja fiz dieta e hoje tenho uma educação alimentar fiz academia durante 5 anos interruptos e a gordura não saiu que chega a assar embaixo dos braços. Eu faço o que é conveniente pra mim, na minha casa não usamos oleo de soja ou alias usamos para fazer fogo no carvão para o churrasco somente, minha filha tem 1 ano e meio e tambem não come nenhum derivado e briga para não darem nada industrializado pois trabalho em uma ind. de alimentos para crianças e sei que de natural não tem nada.

    • Avatar

      Vale, mas sl, se você consumir apenas o suco de soja em quantidades normais, talvez nem tenha tanto problema.

      • Avatar

        Gente, que isso… acho bobeira ficar com medo de soja(coisa de gente pequena)… faz muito mais bem do que mal.

        Medos… medo de gordura, medo de soja, medo de cerveja ficar te prendendo… Estrogênio deve estar é no medo.

        Tomo minha cerveja, faço meus aeróbicos em jejum, mas como a gordura que for, e tomo suquinho de soja no recreio.

        No fim vou lá e faço meu supino suicida amarradão ;)

    • Avatar

      Acho que evitar soja serve para proteína texturizada e leite de soja, o único problema dos sucos de caixinha em geral é o absurdo de açúcar que eles tem

      • Avatar

        Exato, para ter alguma alteração significativa mesmo um ser humano teria que consumir 10x mais soja que um ser humano aguentaria, logo o que faz mal nesse suco não é a soja e sim todo o resto

    • Avatar

      evita parceiro,.. pois a soja aumenta o nivel de estrogenio… omega 3 é bom…

    • Avatar

      Recomendo assistir vídeos do Dr. Lair Ribeiro no You Tube sobre a soja!

  2. Avatar

    Mais qual a funçao do estrogenio no corpo do homem?

    • Avatar

      MUITAS, tanto pro bem, quanto pro mal. O corpo tem que ter estrogênio de qualquer jeito para funcionar e para manter a massa muscular, mas se ele ficar alto, talvez atrapalhe bastante. (níveis muito altos tendem a ginecomastia)

    • Avatar

      Passou de 30 no exame de sangue já é um mal sinal! Vc pode considerar a Aromatase.

  3. Avatar

    Olha… eu ACHO que a soja não é problema. o post pode estar desatualizado.

    Lembro de um vídeo do Twin falando algo de soja… mas faz tanto tempo, e me pareceu plausível… meh :/

  4. Avatar

    E
    rro encontrado:
    Estrogênio é conhecido como “hormônio feminino”, mas que nós homens também temos e apesar
    Não seria :Estrogênio é conhecido como “hormônio feminino”, mas que os homens também tem e apesar…(ou de outra forma )

  5. Avatar

    No vídeo do Twin ele diz que o que aumenta a produção de estrogênio são as isoflavonas da soja, porém estas perdem o efeito quando ingeridas com os carboidratos do próprio grão.
    Quem tiver interesse, dá uma procurada no video que ele explica legal

  6. Avatar

    Que substâncias injetadas em que alimentos processados aumentam o nível de estrogenio? Que feminizacão masculina é essa que o autor diz que “estamos vendo”? São homens que lavam louça em casa ou que choram vendo filme? Que evidências existem de que alimentos processados causam essa suposta feminização? Se “quanto mais próximo da natureza melhor” significa que devemos comer macaxeira crua (venenosa) e leite não pasteurizado?

    Um post muito abaixo da média do blog…

    • Avatar

      Homem com cara de viado, de molenga. Tipo Justin alguma coisa ou algum ator da globo. Agrotóxicos = estrogênio. Alimentos orgânicos = coisa de homem. Soja não fermentada = estrogênio.

  7. Avatar

    O marido da minha mãe era engenheiro ambiental e ela disse que ele afirmou que soja é só para animais.
    Se tem dúvida ai tem um link existem muito mais estudos sobre a soja.

    http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/story/2004/02/040224_sojacl.shtml

  8. Avatar

    uma duvida,tamoxifeno abaixa os niveis de estrogenio?

  9. Avatar

    Muito bom o post, mas eu nunca tomei nenhum tipo de esteroide e tenho ginecomastia
    tenho 16 anos e treino a 3 meses, alguém poderia me dizer como tratar e como eu consegui ”obtê-la”?

  10. Avatar
    Osvaldo Corrêa

    O consumo de extrato de soja ou leite de soja é um crime à fertilidade masculina. Sou uma prova vida e a mais de 8 amos venho lutando contra a redução da testosterona. Tenho bons resultado. O HOMEM É AQUILO QUE COME!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *