Clique aqui

A ideia de que o alto consumo de proteína causa problema nos rins é algo que as pessoas debatem há anos.

tomando shake de proteína

A ideia vem desde o início dos anos 80 quando um cara chamado Barry Brenner sugeriu(1) que existia uma ligação entre dietas com proteína e doenças nos rins. Em resumo, a teoria era de que comer grandes quantidades de proteína diariamente compromete a função do órgão, que consequentemente aumenta o risco de doenças nos rins.

É verdade que dietas com baixa proteína previnem a deterioração da função renal em pacientes com falha dos rins(2). Isto acontece porque um dos principais trabalhos dos rins é remover os subprodutos da proteína do nosso corpo. Eles funcionam como uma peneira, filtrando todas as substâncias ruins do sangue e mandando-as para a bexiga para serem eliminadas através da urina.
rins

O problema, é que a maioria das evidências científicas citadas por Brenner foram baseadas em testes com animais ou pacientes com doenças nos rins pré-existentes. Enquanto a restrição de proteína pode ser boa para alguém que já tenha doenças renais, não existe evidências que mostram que dietas com alta proteína podem prejudicar pessoas com rins saudáveis.

Inclusive, um estudo realizado por pesquisadores da Bélgica, examinou a dieta de atletas jovens para ver se o seu alto consumo de proteína gerou algum impacto negativo na função renal. Um grupo consistia apenas de fisiculturistas, eles consumiam cerca de 1.9 até 2.8 gramas de proteína por kg de peso corporal.(3)

Apesar do alto consumo de proteína, as amostras de sangue e urina dos fisiculturistas mostraram que a função renal estava dentro do normal.

Pesquisadores da Universidade de Connecticut chegaram a uma conclusão similar(4). Após revirarem dezenas de estudos sobre proteína e função renal, eles não conseguiram achar evidências que comprovavam uma ligação clara entre ingestão de proteína e danos aos rins em pessoas saudáveis.

Como se não fosse suficiente, existem estimativas(5) de que nossos ancestrais da pré-história consumiam cerca de 230 gramas de proteína por dia. Para alguém pesando 80kg, isto seria 2.9 gramas por kg de peso corporal, o número chega ser maior que a recomendação “básica” para qualquer pessoa que queira ganhar massa muscular, que é de 2g/kg.

caçada prehistoricaA proteína faz parte da dieta humana há milhares de anos e ainda não existe uma boa razão para acreditar que o seu consumo pode ser danoso a saúde (de pessoas saudáveis).

Referências:

  1.  http://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJM198209093071104
  2.  http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10796832
  3.  http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10722779
  4.  http://www.nutritionandmetabolism.com/content/2/1/25
  5.  http://ajcn.nutrition.org/content/76/6/1308.full

Este texto ajudou você ?

29 Comentários

  1. Exatamente o que eu precisava ler, comecei há poucos dias uma dieta nervosa com muita proteina e estava com receio de prejudicar minha saúde, espero que dê resultados… Valeu pelo artigo!

  2. Por isso que o consumo de agua deve ser suficiente para evitar prejuizos à saúde.
    as pessoas esquecem de tomar agua.
    ai complica…

  3. é…o alto consumo de proteína fez com que aumentasse o ácido úrico oq acabou causando calculo renal. Mas já devia ter uma taxa bem alta de acido urico por algum outro fator.

  4. ola amigo vo resumir aqui no brasil muitos vão pra academia e não se informão de nada sai comendo e bebendo qualquer coisa proteina demais faz mal sim sei pq miha mãe faz hemodialize e foi proibida de comer muita coisa mas tem um poko de proteina na dieta dela,
    aqui no brasil e assim um monte de burro tomando muita porcaria e achando q vai fikar forte, e so puxar peso e comer sua anta.

  5. Não dá pra acreditar em qualquer artigo q se lê não, quem escreveu foi algum médico, só cita uma pesquisa da bélgica. Tem q tomar cuidado sim, e é comprovado, pode procurar no google vários textos de medicina q falam da ligação entre o aumento da uréia no sangue e o alto consumo de proteína. Um aumento da ureia prolongado pode ser sim sinal de sobrecarga nos rins, então cuidado, e já aconteceu comigo apesar de beber muita água, eu trabalho em laboratório então medi minha ureia e estava alta, e eu estava mesmo sentindo q minha urina estava com cheiro forte e mto amarelada, depois disso cortei a albumina q tomava na parte da tarde pq eu estava tomando 80g só de suplementação, whey, albumina e caseina, uma dose de cada e ainda comia bastante frango e dois ovos. Depois q tirei a albumina da dieta, a ureia coltou ao normal e não perdi nada em ganho de massa, acho q o pior é a proteína em forma de suplemento. Equilibrei com mais carbo de qualidade e proteínas vegetais.

    • Se sua urina estava amarelada e com cheiro forte você não estava bebendo muita água não, você achou que estava. Minha urina é amarelo-claro e às vezes transparente.

  6. Nao podemos esquecer tbm que o alto consumo de proteina(quer dizer, a ingestao acima do que o nosso corpo precisa) pode ser prejudicial, ja que nosso corpo armezena o excesso em gordura, e tbm a ingestao de agua eh essencial, se nao os niveis de ureia resultantes da digestao da proteina se tornam altos!

  7. há uma mês que comecei malhar, com a intensão de ganhar massa muscular, pois sou muito magro, tenho 1,83 de altura e peso 65kg. gostaria de saber se estou usando os complementos corretamente: tenho tomado duas vezes ao dia massa, e após o treino tomo o deca protein, junto com o bcaa, sendo que o bcaa tomo um antes do treino.
    desde já agradeço. fico no aguardo.

    • Cara,vc ta mto no começo. Foque 1 uma dieta, que é o mais dificil. Faça uma distribuiçao legal das refeições, focando bem nos macros, sem esquecer principalmente da gordura que na maioria das vezes é deixado de lado. Use o suplemento como uma ferramenta e não como base da sua construção muscular!

  8. pra mim não dá nada, treino a mais de 1 ano e faço o consumo todos os dias com 12 ovos cru e cozido, o problema não é a proteína e sim os alimentos industrializados!

  9. Ana Carolina Rodrigues Alves Responda

    Olá, estou me formando em nutrição e gostaria de fazer algumas colocações. Primeiro, realmento não há estudos que comprovem que o consumo exagerado de proteína seja danoso organismo de uma pessoa saudável, porém, se esse consumo não for associada a uma alta ingestão hídrica pode sim, levar a problemas renais. Se você faz esse consumo associado, beleza. Outro fator que tem que ser lembrado, há problemas renais em ingestão se você tiver problemas renais ou antecessores na família com algum problema relacionado que o levam a uma grande pre disposição e se você apresenta problemas de pressão ou cardio vasculares em geral, também podem acarretar em danos renais. o grande problema dos frequentadores de academia e/ou praticantes de exercícios físicos de forma geral, é que estes não se preocupam em fazer uma investigação da saúde de forma correda antes de ingerir de forma indiscriminada gramas e mais gramas de proteína.

  10. Clemilson Viana de Albuquerque Responda

    Eu não entendi o porque da preocupação com o consumo de proteína. Tem gente que enche o caneco de cachaça, quase nunca bebe água, toma suplemento e vem dizer que o suplemento faz mal para os rins, como já aconteceu com a Creatina. O que faz mal é a ignorância.

  11. O excesso de proteína não afeta apenas os rins. além disso, a suplementação alimentar só é recomendada para atletas que treinam intensamente por 8h ou mais (por dia). Caso contrário, estudos recentes apontam que , além de cálculos renais , elas levam a falência hepática, a qual não tem cura.

  12. Sofri um acidente de moto e tive que retirar o rim direito. Qnt de proteína posso comer por dia?
    Sou um homem de 21 anos e 68 quilos.

    • É melhor você ir num médico e num nutricionista bom. Eu não confiaria numa opinião leiga sobre isso, é um caso bem sério o seu.

  13. OH, QUE LEGAL!

    VOcÊs acham mesmo que esses caras que vendem suplementos vão dizer que eles fazem mal para saúde?!

  14. Eu consimo bastante proteína e muita água. Minha urnia sempre foi transparente e sem cheiro forte, praticamente inodora. Quem tem predisposição a ter problema nos rins, fígado, coração, o terá mais cedo ou mais tarde. Beba água sempre.

  15. o que me deixa fulo é que nutricionistas vem em rede nacional em alguns programas e falam besteira de que whey “farinha protein” faz mal para os rins não não o que deixa mais fulo ainda é quem dá espaço pra esse tipo de profissional…testo faz mal, albumina faz mal,whey faz mal, tudo faz mal menos comida integral ou seja “comida para animais” continua assim que vc nunca vai chegar num BF de um digito…agora experimenta fazer como nossos ancestrais faziam..coma carne meu brother, peixe franco, boi manda pra dentro e curta os resultados…

  16. As unicas pessoas que eu vi passarem mal com alta ingestão de proteina são aquelas que quase não consomem agua. Como leigo, não sei explicar porque mas é sempre a mesma coisa, inclusive com uso de creatina.

  17. Teoricamente, elevada ingestão protéica promove aumento da reabsorção aminoácidos e dipeptídeos no túbulo contorcido proximal. Como parte dessa reabsorção renal ocorre por transporte ativo, ou seja, há gasto energético, a produção de radicais livres é maior (pela maior degradação de oxigênio e consequente formação de espécies reativas derivadas de O2). Os radicais livres são responsáveis por envelhecimento celular e câncer. A hipótese faz sentido. Mas, até agora, realmente os experimentos não estão comprovando essa hipótese…

Escreva um comentário