Papo reto a respeito de proteína e problemas nos rins

A ideia de que o alto consumo de proteína causa problema nos rins é algo que as pessoas debatem há anos.

tomando shake de proteína

A ideia vem desde o início dos anos 80 quando um cara chamado Barry Brenner sugeriu(1) que existia uma ligação entre dietas com proteína e doenças nos rins. Em resumo, a teoria era de que comer grandes quantidades de proteína diariamente compromete a função do órgão, que consequentemente aumenta o risco de doenças nos rins.

É verdade que dietas com baixa proteína previnem a deterioração da função renal em pacientes com falha dos rins(2). Isto acontece porque um dos principais trabalhos dos rins é remover os subprodutos da proteína do nosso corpo. Eles funcionam como uma peneira, filtrando todas as substâncias ruins do sangue e mandando-as para a bexiga para serem eliminadas através da urina.
rins

O problema, é que a maioria das evidências científicas citadas por Brenner foram baseadas em testes com animais ou pacientes com doenças nos rins pré-existentes. Enquanto a restrição de proteína pode ser boa para alguém que já tenha doenças renais, não existe evidências que mostram que dietas com alta proteína podem prejudicar pessoas com rins saudáveis.

Inclusive, um estudo realizado por pesquisadores da Bélgica, examinou a dieta de atletas jovens para ver se o seu alto consumo de proteína gerou algum impacto negativo na função renal. Um grupo consistia apenas de fisiculturistas, eles consumiam cerca de 1.9 até 2.8 gramas de proteína por kg de peso corporal.(3)

Apesar do alto consumo de proteína, as amostras de sangue e urina dos fisiculturistas mostraram que a função renal estava dentro do normal.

Pesquisadores da Universidade de Connecticut chegaram a uma conclusão similar(4). Após revirarem dezenas de estudos sobre proteína e função renal, eles não conseguiram achar evidências que comprovavam uma ligação clara entre ingestão de proteína e danos aos rins em pessoas saudáveis.

Como se não fosse suficiente, existem estimativas(5) de que nossos ancestrais da pré-história consumiam cerca de 230 gramas de proteína por dia. Para alguém pesando 80kg, isto seria 2.9 gramas por kg de peso corporal, o número chega ser maior que a recomendação “básica” para qualquer pessoa que queira ganhar massa muscular, que é de 2g/kg.

caçada prehistoricaA proteína faz parte da dieta humana há milhares de anos e ainda não existe uma boa razão para acreditar que o seu consumo pode ser danoso a saúde (de pessoas saudáveis).

Referências:

Publicidade

  1.  http://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJM198209093071104
  2.  http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10796832
  3.  http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10722779
  4.  http://www.nutritionandmetabolism.com/content/2/1/25
  5.  http://ajcn.nutrition.org/content/76/6/1308.full

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×