Guia de melhor horário para ingestão de suplementos

O horário de ingestão de suplementos é uma questão que confunde muitas pessoas, tanto iniciantes como avançados, principalmente pelo medo de estar desperdiçando o produto tomando-o incorretamente. Pensando nisto, veja o horário “ideal” para ingerir os suplementos mais famosos do mercado.

Whey Protein (Concentrado ou Isolado)

Ao pensar em Whey Protein, muitas pessoas automaticamente imaginam  o shake pós-treino já que a absorção dele é rápida e poderia ser melhor aproveitado neste horário. Contudo, o whey é uma fonte de proteína como qualquer outra, e você não é obrigado a tomar somente no pós-treino. Inclusive, o próprio shake pós-treino está longe de ser algo obrigatório, sendo apenas mais uma forma de se alimentar neste momento.

tomar suplemento

O saldo total (o que você ingeriu durante o dia todo), vai ser muito mais importante do que apenas o que ingeriu no pós-treino. Portanto o whey pode ser usado em qualquer momento que uma refeição contendo proteína seria bem vinda. Use o suplemento no próprio pós-treino se preferir, mas não limite o seu uso apenas e obrigatoriamente neste horário.

Creatina

A creatina não é um suplemento que gera efeitos imediatos, mas sim acumulativos (quantos dias você já tomou e saturou o corpo). Com isto em mente, não vai fazer diferença o horário da ingestão. Você pode ingerir tanto antes do treino, depois (junto com o shake pós-treino) ou em qualquer outro horário do dia.

BCAAs

De forma direta e sem rodeios, os bcaas, por terem como objetivo o aumento da síntese proteica, diminuição do catabolismo e auxílio na recuperação muscular, são bem vindo antes, durante ou depois do treino.

Glutamina

A glutamina é um aminoácido não essencial gerado pelo próprio corpo que auxilia na recuperação muscular e sistema imunológico. Após um treino pesado ou momentos de estresse físico, os níveis de glutamina tendem a cair afetando a imunidade, por isso o momento mais indicado para se tomar a glutamina é logo após o treino. Ela pode ser tomada sozinha ou misturada ao shake pós-treino.

Pré-treinos/Estimulantes

Pré-treinos, como o próprio nome já diz, foram feitos para serem consumidos antes do treino e assim gerar o aumento de performance. Contudo, o ideal seria tomá-lo pelo menos 1 hora depois da refeição pré-treino para que a absorção do mesmo não seja afetada por outros nutrientes sendo digeridos e no mínimo 30 minutos antes do treino.

Hipercalóricos

Os famosos hipercalóricos foram criados para auxiliar na dieta e preencher a quantia de calorias necessárias que você precisa consumir durante o dia. Portanto, não existe um horário definido para ingeri-los. Tome-o no horário mais conveniente e que de quebra não seria possível realizar uma refeição sólida.

Multivitamínicos

Esta classe de suplementos não traz resultados imediatos, assim como a creatina, o mesmo só trará efeitos positivos após uso continuo. É possível usar o multivitamínico a qualquer horário do dia, principalmente junto com as refeições. Nutrientes como a gordura, podem até auxiliar na absorção de certas vitaminas e minerais.

Conclusão

Muitos poderão achar que o artigo foi vago ao definir quais são os horários mais indicados para ingerir suplementos, contudo não podemos esquecer que suplementos são apenas alimentos em pó e que da mesma forma que a comida, eles não possuem um horário tão crítico para serem ingeridos (não como as pessoas imaginam). Suplementos foram criados para facilitar a sua vida e não complicá-la ainda mais. Em vez de quebrar a cabeça buscando a melhor suplementação, use este tempo na própria dieta que é comumente esquecida em prol da utilização dos suplementos.

Publicidade

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×