Suplementos causam acne ?

Muitas pessoas que sofrem com acne acabam ficando com o pé atrás na hora de usar suplementos, com medo que alguns produtos possam piorar o seu quadro. Afinal, suplementos são genuinamente causadores de acne ?

Hand-vitamins

Não. Suplementos não são causadores diretos de acne. Assim como esteroides anabolizantes não causam acne em todos (apesar de ser um efeito colateral comum), quem dirá alimentos em pó (suplementos). O problema é que a acne é uma “ciência” que está longe de ser exata.

Pessoas com certas pré-disposições genéticas podem ter acne tomando Toddynho, enquanto outras fazem ciclos pesados de esteroides anabolizante sem ter uma espinha sequer para contar história. Com os suplementos é a mesma história, porém falar que um suplemento em específico é o causador, pode ser um tiro no escuro.

Se formos evitar a acne através da eliminação de alimentos e suplementos que “supostamente” causam acne, então poderíamos dizer adeus ao leite, hipercalóricos, whey protein, carne vermelha, creatina, estimulantes, vitamina B12 e muitos outros que são “ligados” ao aumento da acne, mas que a maioria das pessoas extraem os seus benefícios sem problema algum. Isto seria abrir mão de várias “ferramentas” para maximizar o ganho de massa muscular baseando-se apenas em superstição e relatos, já que é difícil encontrar estudos que deixem claro que um suplemento em específico possa causar acne.

Mas o que eu posso fazer a respeito da acne ?

  • Seja higiênico: ser higiênico não é apenas tomar banho periodicamente. Troque a roupa de cama com frequência, use sempre toalhas limpas e roupas limpas, desta forma evitando contato excessivo com bactérias e outros micro organismos que podem causar ou piorar a acne.
  • Procure um dermatologista: consulte um bom profissional e peça o tratamento adequado para o seu caso. Muitas vezes é indicado o uso do medicamento Roacutan que possuí uma taxa de sucesso de tratamento muito alta, com a possibilidade de você nunca mais ter problemas, muito menos abrir mão de alimentos que facilitariam o seu objetivo por medo de espinhas.
  • Não cutuque: a partir do momento que uma espinha apareceu, não tem mais volta. Portanto, deixe-a em paz. A pior coisa que você pode fazer é cutucá-la, pois além de gerar uma cicatriz que pode ser permanente você pode espalhar bactérias para o restante do rosto, causando ainda mais acne.

Conclusão

Não limite a sua dieta cortando vários alimentos e suplementos por medo da acne, pois este assunto está longe de ser algo concreto. Em vez disso, procure ajuda médica para o seu problema em específico e tente considerar que outras fontes (como a higiene) podem ter muito mais influência na acne do que o que você ingere no dia-a-dia.

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×