Clique aqui

A grande verdade é que o álcool é um dos principais catalisadores sociais que existem e independente dos malefícios que ele possa oferecer, muitas pessoas – inclusive os marombeiros – não irão abrir mão da “birita” do fim de semana e os seus efeitos atordoantes. Se este for o seu caso, veja 5 maneiras para suavizar os malefícios do álcool na musculação e ainda amenizar a ressaca do dia seguinte.

bebidas

1 – Quanto mais barata a bebida, pior a ressaca

Bebidas baratas (de baixa qualidade), são feitas com os processos mais baratos de fabricação e filtragem para justificar o seu preço baixo e ainda gerar lucro para o produtor. Isto faz com que o produto chegue até o consumidor com várias impurezas. Impurezas que o seu fígado possuí a tarefa extra de metabolizar (como se o próprio álcool não fosse suficiente). O resultado ? Passar mal e ainda ter uma ressaca bem pior do que iria ter.

Se você já passou muito mal e fez vexame após tomar aquela vodka ou whiskey de R$10, não foi coincidência…

Se for beber, que sejam bebidas de qualidade elevada (geralmente mais caras), pois estas passam por um processo de destilação e filtragem, muito mais eficientes. Consequentemente trazendo menos malefícios para o corpo.

2 – Hidrate-se antes, durante e depois de beber

A partir do momento que o álcool começa a entrar na corrente sanguínea, o cérebro para de produzir um químico chamado vasopressina, que tem como objetivo impedir que o corpo se desidrate. Isto faz com que os rins mandem a maior parte da água direto para a bexiga, em vez de reabsorver para o corpo.

No dia seguinte a bebedeira, quando o álcool estiver sendo eliminado, o corpo mandará uma mensagem desesperada para repor todo o líquido perdido, os órgãos que perderam líquidos roubarão água de onde puderem, inclusive do cérebro. O que causa aquela “agradável” dor de cabeça no dia seguinte.

Para suavizar estes efeitos não adianta beber água só no dia seguinte, quando o corpo já está em desespero. É necessário se manter hidratado durante todo o processo de “bebedeira”, antes de começar a beber, durante e após. E mesmo assim você poderá sentir os efeitos da desidratação, mas com certeza serão mais suaves do que apenas consumir bebidas alcoólicas a noite inteira.

3 – Se alimente corretamente antes e depois de beber

Se alimentar logo antes de beber, pode retardar a absorção do álcool pelo corpo, ou seja, você vai ficar retardado de maneira mais controlada e esta também é uma ótima maneira de diminuir o catabolismo, já que muitas pessoas ficam horas bebendo a fio, sem comer mais nada.

No dia seguinte também é necessário se alimentar corretamente e principalmente evitar porcarias (comidas gordurosas, frituras, etc…), pois bebendo você conseguiu irritar boa parte do seu sistema digestivo, fora isso, o coitado do fígado ainda está ocupado tentando metabolizar o álcool. Ingerir um excesso de gorduras só vai jogar a merd* no ventilador. Portanto, se você quer diminuir a ressaca, se alimente corretamente e de forma leve no dia seguinte.

4 – Não siga o ritmo dos outros

Conforme a frequência que as pessoas bebem, elas podem gerar uma maior resistência aos efeitos do álcool. Portanto, beba no seu ritmo e analise quando é a sua hora de parar. Seguir o ritmo dos outros pode fazer que você passe do próprio limite facilmente, o que não é necessário se você está bebendo socialmente ou apenas buscando os efeitos “desejados” do álcool.

5 – Álcool é álcool

Você pode suavizar os efeitos do álcool e diminuir a ressaca, mas no final da história não se engane: o álcool possuí diversos malefícios. As dicas acima não servem para anular  os efeitos (em nenhum momento foi dito isto) e muito menos servem como desculpa para poder beber sem peso na consciência.

É valido salientar que o que vai determinar o estrago, será a quantidade de álcool ingerida. Se você beber até cair, não vai ter truque que te salve da ressaca mortífera do dia seguinte.

A melhor maneira para maximizar os seus ganhos na academia e ter uma saúde melhor, com certeza seria sem o uso do álcool. Mas isto é uma escolha que cabe a cada um de nós fazer…

Este texto ajudou você ?

48 Comentários

  1. Beber e bom demais, mas como to treinando muito e tomando suplementos caros, to procurando beber so um dia no fim de semana, mas encho a cara, normalmente bebo nos sábados passo o domingo de ressaca e segunda to de boa, estas são boas dicas que já sigo a algum tempo, principalmente se tiver bebendo em casa ou num bar barato, agora tem locais que você vai que a agua e cerveja acabam saindo caro, então bebo bastante agua depois da seção e no dia seguinte. boas dicas ajudam muito. parabéns pela matéria. e vamos Rumo ao Sinistro como meu brother Samir fala. ehehhehehehe abraço a todos.

  2. Pelos inúmeros benefícios é fácil, inteligente, maduro e sábio parar de beber, só os fracos e patéticos dependem disso pra se divertir, inclusive eu já fui um desses há alguns vários meses atrás infelizmente, mais quem nunca pisou na merda? E se os amigos te zuar (amigos?) só mandar tomar no @*#$ e fica tudo certo ;)

    • Quem não bebe, não tem amigos! E pelas suas fotos no face, sem nenhuma curtição e/ou comentário, percebe-se que você é bem solitário.

    • Legal seu pré conceito, você ja sabe que a pessoa é fraca, infeliz, sem diversão só porque ela bebe? Se você era um otario (ou é ainda) por causa de bebida, acho que ae ja é problema pessoal seu. Ah e vai tomar no cu, pra ficar tudo certo, flw.

    • Brilhante você ein cara, como assim ? Quem não bebe não faz amigos? Você é loco? Essa ideia de que o álcool é necessário para a felicidade é vergonhosa, o álcool faz tão mal quanto outras drogas, e só quem não respeita a saúde faz uso do mesmo '.'

    • CARA O FATO DE NÃO BEBER NÃO QUER DIZER QUE NÃO SE LEVE A SÉRIO O ESPORTE OU SERÁ QUE PRA VOCÊ LEVAR O ESPORTE O CARA TEM QUE COMPETIR? CONHEÇO CARAS GIGANTES QUE BEBEM, EU MESMO SEMPRE BEBI E TENHO BONS RESULTADOS, PROVAVELMENTE SOU BEM MAIOR QUE VOCÊ, SÓ NÃO BEBO QUANDO QUERO SECAR, E ANTES QUE VOCÊ DIGA QUE NÃO BEBER MAXIMIZA OS RESULTADOS, JÁ VOU LOGO DIZENDO QUE CADA UM É CADA UM, EU MESMO JÁ FIZ O TESTE COM E SEM BEBIDA, HOUVE VEZES QUE TIVE MAIS RESULTADOS ENCHENDO A CARA E ME ALIMENTANDO MAL, DO QUE SEM BEBER E EM DIETA RÍGIDA, SÓ NOTO DIFERENÇA NA ÉPOCA DE SECAR, JÁ QUE INFELIZMENTE O ÁLCOOL É MUITO CALÓRICO. CERTO É QUE CADA CASO É UM CASO, DESDE SE EVITE A RESSACA PARA PODER CONTINUAR SE ALIMENTANDO BEM, TEM COMO NA MAIORIA DOS CASOS CONSUMIR ÁLCOOL DE FORMA NÃO TÃO DESTRUTIVA.

    • O ÁLCOOL PODE NÃO SER O MELHOR, MAS É O MAIOR MEIO DE SOCIALIZAÇÃO EXISTENTE, ENTÃO PRA QUEM GOSTA É SÓ TOMAR CUIDADO, EU SEMPRE BEBI E TENHO RESULTADOS MUITO BONS, SÓ NÃO BEBO QUANDO ESTOU QUERENDO DAR UMA SECADA, UM MONTE DE CARA GIGANTE BEBE E TEM ÓTIMOS RESULTADOS, OS ALEMÃES POR EXEMPLO, OS RUSSOS, CADA CORPO É UM CORPO.

    • Engraçado é nego ficar todo ofendidinho e vir querer defender o uso de bebidas alcoólicas… kkkkk
      Ainda olha o nível do argumento "olha o seu shape o meu é bem melhor q o seu", cara vê se cresce parece menino querendo fazer inveja no amiguinho.
      O álcool não faz bem pra quem treina e isso é fato provado cientificamente, qualquer dúvida dá uma pesquisada no fórum q vc acha os estudos q eu estou falando, não é só pq vc, fulano ou ciclano tiveram resultado mesmo bebendo q vai mudar isso.
      E outra, por favor, para com isso de querer comparar corpo de quem cicla com o de quem é natural, é o mesmo q querer comparar um buggati com um carro popular.

      • Latrell Spencer Responda

        Álcool só serve pra tirar dinheiro de otários que não conseguem se controlar.
        Uma coisa é você beber casualmente em alguma festa e tals, outra é encher o caneco e achar que está ‘transudo’, achar o fodão e tals, e pior, achar que você precisa de álcool pra ser ‘popular’ e pra estar rodeado de amigos, enquanto você está pagando, mermão, você é o centro das atenções e todos querem ser seus amigos, mas quando você está sem dinheiro precisando, esses amigos somem, não confundir colegas de baladas com amigos.
        É por esse pensamento ridículo que muitos começam fumar e beber ainda crianças, acham que só com o álcool e o tabaco vão conseguir ‘status’ social.

  3. Uma pessoa que bebe, não se importa muito com essas dicas, primeiro porque ele não é uma pessoa dedicado ao esporte, e segundo que treinar por treinar …. o texto e bacana, mas só serve mesmo para aquelas pessoas que bebem apenas em alguma data comemorativa e nada mais que isso…

    • CARA O FATO DE NÃO BEBER NÃO QUER DIZER QUE NÃO SE LEVE A SÉRIO O ESPORTE OU SERÁ QUE PRA VOCÊ LEVAR O ESPORTE O CARA TEM QUE COMPETIR? CONHEÇO CARAS GIGANTES QUE BEBEM, EU MESMO SEMPRE BEBI E TENHO BONS RESULTADOS, PROVAVELMENTE SOU BEM MAIOR QUE VOCÊ, SÓ NÃO BEBO QUANDO QUERO SECAR, E ANTES QUE VOCÊ DIGA QUE NÃO BEBER MAXIMIZA OS RESULTADOS, JÁ VOU LOGO DIZENDO QUE CADA UM É CADA UM, EU MESMO JÁ FIZ O TESTE COM E SEM BEBIDA, HOUVE VEZES QUE TIVE MAIS RESULTADOS ENCHENDO A CARA E ME ALIMENTANDO MAL, DO QUE SEM BEBER E EM DIETA RÍGIDA, SÓ NOTO DIFERENÇA NA ÉPOCA DE SECAR, JÁ QUE INFELIZMENTE O ÁLCOOL É MUITO CALÓRICO. CERTO É QUE CADA CASO É UM CASO, DESDE SE EVITE A RESSACA PARA PODER CONTINUAR SE ALIMENTANDO BEM, TEM COMO NA MAIORIA DOS CASOS CONSUMIR ÁLCOOL DE FORMA NÃO TÃO DESTRUTIVA.

    • VI SUAS FOTOS NO FACE, VOCÊ NÃO BEBE E NÃO É GRANDE, NEM MUITO TÃO TRINCADO, ACHO QUE VOCÊ PRECISA BATER UM PAPO COM OS ATLETAS ALEMÃES E RUSSOS QUE POR SINAL SÃO GIGANTES EM VÁRIAS MODALIDADES ESPORTIVAS MESMO SENDO UM BANDO DE PAU DE GOLE E OLHE QUE ELES TEM UM AGRAVANTE, COSTUMAM FUMAR PRA CARALHO.

  4. Puritanos RARDICORI que dizem que nunca vão beber na vida que musculação ta no sangue, chegando em 3…2…1… O artigo é ótimo. Honesto e direto! Parabéns

  5. Fazem quatro meses que não bebo, não me faz a menor falta. Já estive em diversas situações com amigos, familiares e colegas de trabalho enchendo a cara e não tive vontade de beber. Acho que é mais uma etapa depois de largar o cigarro em 2010, os maus hábitos alimentares em 2011 e ter aumentado significativamente a intensidade e volume de treinos em 2012. Próxima etapa: Aeróbicos em jejum para secar. Bora!

  6. O ÁLCOOL PODE NÃO SER O MELHOR, MAS É O MAIOR MEIO DE SOCIALIZAÇÃO EXISTENTE, ENTÃO PRA QUEM GOSTA É SÓ TOMAR CUIDADO, EU SEMPRE BEBI E TENHO RESULTADOS MUITO BONS, SÓ NÃO BEBO QUANDO ESTOU QUERENDO DAR UMA SECADA, UM MONTE DE CARA GIGANTE BEBE E TEM ÓTIMOS RESULTADOS, OS ALEMÃES POR EXEMPLO, OS RUSSOS, CADA CORPO É UM CORPO.

    • Concordo com o que tu disse cara, tu é grande, mas não é natural, tanto que curtiu uma página de anabolizantes, não tiro seu mérito, com certeza tu tem uma alimentação foda e treina pesado, e faz anos que treina, mas que tu não é natural isso é fato

      • Concordo cara com o que tu disse cada caso é um caso,tu deve treinar pesado, ter uma boa alimentação,dormir bem, tu é grande é fato, mas natural tu não é, sobre a página de anobolizantes é do facebook, não tem nada a ver com o blog aqui

    • desliga esse caps aí vey
      e é simples amigo, HORMÔNIOS, pronto, tá aí sua resposta pros gigantes que bebem
      sendo ainda que misturar esteróides com narcóticos e álcool nunca dá em coisa boa…
      e comparar gente natural com hormonizados também não rola

  7. Discordo 100% da ideia de alguns que sem álcool sem diversão, eu nunca me arrependi de ter deixado de beber alguma vez, mas muitas já me arrependi por ter bebido demais, você pode até aumentar sua diversão com bebida mas essa questão de álcool = diversão é a mesma coisa de suplemento = milagroso, só uma questão inventada pelas propagandas e que é verdade para muitos.

  8. A única vantagem de ficar sem beber um rock é que você vai rir muito das merdas que as pessoas fazem (coisa que só se vê quando se estiver sóbrio)

  9. Marombeiro sofreee…

    quando vai nas baladas ou festas, normalmente só tem álcool, refrigerante e água… ficar anoite inteira bebendo água tb é foda… o jeito e tomar umas duas latinhas de breja e umas 5 garrafas de água anoite inteira…

    Fora quando vc vai naquele Happy Hour da empresa que só tem alcool e aquelas porções cheias de gordura… ai vc fala que não quer e todo mundo fica falando q vc é chato…

  10. “No tempo que eu fumava, que eu bebia e que eu fodia,
    A vida para mim sorria…
    Hoje não bebo, não fumo e não fodo
    Mas meu dinheiro se acaba todo.
    Eu vou voltar a fumar a beber e a foder,
    Porque quem bebe, fuma e fode, é porque pode…” – Saudades de Tião Medonho

  11. negocio e saber beber. não exagerar muito, como eu não sei to bebendo so uma vez na semana. e não atrapalha muito meus treinos. abraço a todos.

  12. Vinicius Fortuna Responda

    Não sei se tem relação ou é psicológico, mas mandar um copão de leite depois da bebedeira, antes de ir dormir me faz acordar bem. Segundo um amigo meu, o leite impede a absorção do alcool que ainda não foi pra corrente sanguínea, tem sentido.

  13. To vendo é muito hipócrita nesse debate… beber socialmente e moderadamente é uma coisa, ser um cachaceiro com PH é outra… Dizer que quem bebe é fracassado e não leva o esporte a sério é muito facil, mas e o resto? musculação envolve muito mais coisa, o cara pode beber socialmente mas durante a semana ter uma dieta impecavel, não adianta vc apontar o dedo e bater no peito dizendo que não bebe, se vc come no Mc Donald, bebe coca cola, come aquele salgado de china, tem um treino tosco etc… ja vi gente que come uma lata de atum no lanche e se acha monstro! KKKKKKK

    O foda é que todo mundo compara com bodybuilder profissional, eles são outro nivel, aquilo é a PROFISSÃO deles, eles dependem do corpo deles pra conseguir patrocínio, convites pra eventos, competições etc… é muito diferente.

  14. Eu não bebo , tenho 17 anos ( idade hoje onde praticamente TODOS bebem ) e levo a sério SIM essa questão do álcool , me alimento super bem e 90% das coisas que sei hoje é por esse site , acho SUPER válida essa matéria pois tem gente que NÃO CRESCE e culpa o álcool sem antes ver que não dorme 8 horas , não come a ingestão correta de calorias e nutrientes básicos ( proteina, carboidrato ) . Eu não sou nenhum futuro fisiculturista mas procuro me dedicar aos meus objetivos e os MÍNIMOS detalhes são SUPER válidos como essa matéria. Particularmente vejo isso como um AVISO aqueles que querem MINIMIZAR suas FALHAS perante si mesmo em relação a academia e sobre seu medo de não socializar sem o álcool ou ser zuado pelos seus amigos , olhe melhor pra si mesmo e pensa se você tem personalidade suficiente pra se garantir sem o álcool , ta te faltando auto estima irmão ! Resumindo: Álcool PREJUDICA SIM qualquer resultado , não te impede de crescer mas te impede de conseguir seu resultado mais rápido !

  15. Eu não gosto de beber e ponto, essa é minha opinião. Cada um faz o que bem entende, eu prefiro gastar R$ 50,00 no mercado com boa comida do que gastar R$ 10,00 numa dose de wiske. Quem curte balada, cachaçada, etc… se diverte assim, eu prefiro outros meios de diversão.

  16. Bebida eh foda, eu gosto de beber pra caramba td fds, gosto msm, e tb gosto de academia demais, dai entaum eu tiro um periodo sem bebidas 3 meses e um periodo de guerra…. ta loko fikar eternamente sem beber, se divertir num da, assim como beber td fds naum da tb ….num adianta num eh a msm coisa em uma festa beber e naum beber ……soh se usar um trem baum msm kkkkkkkk

  17. Bando de babacas "nenhuma curtição"
    Curtição pra quem treina é o desenvolvimento, é o treino, é o descanso, é a superação de limites.
    Maldita modinha viu… não sei se promove o esporte ou se acaba com ele.
    O hipertrofia já foi melhor, hoje tá cheio de matérias "pró-frango" pra agradar a geral…
    Sabe o que é pior? É o post com mais curtidas nos ultimos tempos…
    Não beber é o BÁSICO de alguém que quer ter algum desenvolvimento concreto e duradouro.

    • Maldita modinha? Você faz um comentário parecendo ser um real praticante do esporte, mas não passa de um gordo querendo ser alguma coisa, critica quem bebe mas não consegue ter um shape de um bêbado…

  18. Eu mesmo nao preciso de bebida pra se diverti pra fica feliz, animado essas coisas ….. quando saiu, nao bebo e me divirto pra caramba, fico sã e vejo mulherada bebendo e os caras ja bebado caindo e falando besteira essas coisas …. ai aproveito, do ideia pego kkkkkkkk . Mulherada bebendo fica facil e ainda voce disputando com outros cara bebado …….çum cara sã consegue desenvolver bem mais interessante, ja o bebado so tem VIBE .
    . Mas ae gente, to um bom tempo na academia ja, levo muito a serio, estudo, tenho dieta …. nao bebo, nao fumo, faço de tudo pra nao catabolizar …. mas as vezes se deixa de fazer um monte de coisa por causa da academia, se te diciplina entre outras . as vezes é bom tirar um tempo pra viver tambem ….no momento to dando tempo pra academia um pouco, faço todo treino certo, so que nao to na dieta , nao to com toda aquela diciplina . Esses dias mesmo peguei domingo pra almoça com a familia, comer aquela feijoada …. fazia tempo q nao fazia isso . É legal, se curti com a familia, ir pra um barzinho com amigos beber . claro q vc pode ir pra um barzinho sem beber, mas nao sera mesma coisa . Eu mesmo to tirando esse momento pra mim, mas eu vou volta com minha diciplina, vo pega um dieta de cutting e depois faço uma de book . Hoje estou com 82kg, chegei pesa 90kg, perdi pra carambaa, perdi definição …. mas é tudo questao de momento, fase ….. eu quero ir longe na academia, faço isso justamente pra isso . Se eu fica nessa de fica muito vidrado, fica muito tempo so em uma coisa, vai chega um dia que vo para . Por isso q estou bebedo e to bebendo vinho tinto, que é um excelente vaso dilatador, tem uns fisicultirista que toma um copo antes do treino . …O vinho ainda por cima é recomendado toma diariamente pelos menos 2 copos por dia, porq faz bem ao coração e um poderoso antioxidante e tem nutrientes que sao importantes para corpo .

  19. Definitivamente o álcool é uma das maldições da humanidade. Vivemos num país que ostenta o status social por meio de bebidas alcoólicas . Se você vai numa churrascada e não bebe, o povo meio que te discrimina. Muitos inventam a desculpa de dizer que o álcool é necessário para se socializar (??????????????????)… Isso pra mim não faz sentido algum. Sou casado, e quando eu era solteiro ia na balada, bebia limonada ou suco de laranja e mesmo assim tinha amigos e ainda pegava mulher pra krl. Precisei beber pra isso? Quem precisa álcool é o meu carro… corpo humano não precisa de álcool. E tem mais, para os machões de plantão, o álcool aumenta a produção de ESTROGÊNIO (sim! hormônio feminino!!) e baixa a TESTOSTERONA!!! Isso significa que não faz sentido algum o camarada segurar uma garrafa de RED LABEL numa mão e estar abraçado com a mulherada na foto da balada… Pois, se esse mesmo cara levar uma dessas mulheres pra cama, existe uma ENORME chance dele brochar e a mulher achar ele uma merda na cama! Quer ter presença na cama com a mulher??? Se alimente bem saudável, ingira gorduras boas que irão te ajudar a sintetizar mais testosterona… faça exercícios de força e hipertrofia.. durma bem e seja o senhor pica dura e apavore a mulherada. E deixe a bebedeira para os pobres mortais que ficarão velhos.. gordos, hipertensos, brochas, depressivos, barrigudos, com braço fino e tudo de ruim que possa existir. Abraços aos vencedores!

  20. Boa postagem. Seria interessante abordar em outras os diferentes comportamentos de bebidas (oleosas e aquosas) Visto que as bebidas oleosas possuem certas características interessantes no tocante ao gasto de energia e consequente catabolismo, sendo, portanto, menos nocivas ao utilizar o próprio óleo como fonte de energia no tão citado gasto de energia para a recuperação.

  21. Por isso parei de beber… agora no fds fumo um do verde e ta tudo certo kkkkkkkkkkkkk

  22. o mundo da maromba é foda por que muita gente não tem bom senso, é um tal de cagar regra na vida do colega que puta merda.
    Quem quer beber que beba, quem quer focar apenas e unicamente no treino e ser um escravo do próprio corpo, que o faça.
    Eu decidi poupar meu fígado e parar de beber enquanto ainda to no nível franga, e fumar o meu baseado que joga a minha testosterona lá embaixo, mesmo sendo mulher e querendo crescer.
    Críticas? Vão servir para eu me empenhar, mas esse debate todo em cima da vida do colega só faz vocês perderem tempo que poderiam estar usando pra estudar algo útil.

  23. Obrigado pelas dicas. Tenho um encontro no trabalho e já prevejo que beberei um copo de cerveja para me “socializar”. Mas só de ler as dicas sinto peso na consciência. Mas eu não costumo beber; ainda mais agora que estou focado na academia.

Escreva um comentário