Quanta massa muscular podemos ganhar sem o uso de anabolizantes

Você está treinando muito e se alimentando corretamente, mas há uma dúvida martelando sua mente: até onde podemos chegar naturalmente, ou seja, quanta massa muscular podemos ganhar, sem o uso de anabolizantes, apenas mantendo uma rotina adequada de treino e dieta?

Porém ao procurar uma resposta, você irá ouvir todo tipo de coisa principalmente as excessivamente otimistas ou pessimistas.

Portanto formar uma ideia mais concreta sobre isso é importante para sua saúde mental e seus ganhos no longo prazo.

Em primeiro lugar, isso irá garantir que você não seja enganado pelo número infinito de suplementos falsos, treinos mirabolantes e outras coisas que prometem ganhos enormes em um curto período de tempo.

E, em segundo lugar, vai ajudá-lo a definir objetivos práticos e alcançáveis ​​que o mantêm no caminho certo e o impedem de “pular de programa” de um plano de construção muscular para o outro, porque você estava convencido de que deveria estar obtendo ganhos em um ritmo mais rápido.

Então, quanto músculo você pode ganhar sem usar anabolizantes?

Primeiramente, anabolizantes são substâncias que elevam seu potencial hormonal acima do que um humano teria naturalmente.

Portanto, quando falamos em quanta massa muscular é possível ganhar sem anabolizantes, não estamos falando de suplementos naturais, mas sim de hormônios, peptídeos, sarms, pro-hormonais, etc…

Com isso dito, é muito importante entender que não há uma única resposta em preto e branco para essa pergunta.

Calma, não é uma postagem que vai te deixar sem uma resposta no fim, mas você precisa dar uma “ajudinha” aqui.

Veja, isso pode variar bastante de pessoa para pessoa e dependerá de muitos fatores como genética, idade, estrutura corporal, bem como da eficácia e consistência do seu programa.

Publicidade

Por esse motivo, qualquer resposta que você obtenha à pergunta “quanto músculo posso ganhar” será sempre um palpite educado.

E o que seria um “palpite educado”?

É completamente possível ganhar 10 a 20 quilos de massa muscular sem nunca tocar em anabolizantes.

Sim, é uma variação bastante ampla, mas dados todos os fatores envolvidos, isso é tão preciso quanto possível.

Basicamente, se você tem uma genética razoável (comum), você estaria em algum lugar no meio dessa faixa podendo ganhar cerca de 15kg.

Mulheres podem pegar esses números e reduzi-los pela metade, já que o potencial natural é menor devido ao aporte hormonal.

Dito isso, também haverá uma pequena porcentagem de pessoas que estarão “fora da curva” que cairão nas extremidades dessa estimativa.

Isso inclui aqueles com genética de construção muscular particularmente ruim que mesmo com muito empenho conseguirão ganhar apenas 10kg (ou menos).

Bem como aqueles com genética de construção muscular excepcionalmente boa que podem ser capazes de ganhar 20kg ou mais de massa muscular, mesmo não tendo o melhor treino ou a melhor dieta.

No entanto, vale reforçar que uma genética fora do comum é rara e isso vale tanto para genética ruim como boa.

Publicidade

Lembre-se também de que esse número se refere especificamente à massa muscular magra, não ao peso corporal total.

À medida que você ganha mais e mais músculos, você também vai ganhar um pouco de gordura corporal e peso de água junto com isso, então seu peso corporal real pode aumentar mais do que o que está descrito aqui, dependendo de seus objetivos.

Por exemplo: uma pessoa fazendo um bulking sujo pode ganhar 20kg facilmente, mesmo com uma genética ruim, mas destes 20kg boa parte não será de massa muscular e sim de gordura corporal, algo que não estamos colocando na nossa estimativa.

Quanto tempo vai demorar para chegar nesse limite?

Você vai odiar ler isso. Peço desculpas antecipadas.

Assim como não é possível dar um número fixo de quanta massa muscular você pode ganhar, também não é possível dizer em quanto tempo.

Podemos trabalhar apenas com estimativas saudáveis.

Mas diferente do limite natural para hipertrofia, essa questão, creio, seja mais animadora para alguns.

Para a maioria dos praticantes de musculação, atingir cerca de 50% do seu potencial máximo de construção muscular no primeiro ano de treino real seria uma expectativa realista, com a taxa de crescimento caindo pela metade a cada ano de treino ininterrupto.

Lembre-se de que o crescimento muscular não é um processo linear (se você está ganhando 1kg por semana agora, isso não é pra sempre).

Será cada vez mais difícil progredir à medida que você ganha mais e mais tamanho muscular.

Publicidade

Seu corpo tem limites genéticos para evitar que você ganhe muita massa magra adicional, uma vez que o músculo é um tecido metabolicamente “caro” que requer muitos recursos para ser construído e mantido.

Quanto maior você fica e quanto mais se afasta de seu ponto de ajuste natural, mais forte seu corpo pressiona os freios para desacelerar o processo.

Resumindo, depois de 4-5 anos de treinamento sem desistir a cada 2 semanas, você estará perto de seu limite natural.

Palavras finais

Como mencionei no início, qualquer resposta que você obtenha à pergunta “quanto músculo posso ganhar sem usar anabolizantes” sempre será um palpite.

Existem simplesmente muitos fatores diferentes em jogo, e os números variam bastante de pessoa para pessoa.

Não só isso, mas diferentes quantidades de músculos aparecerão de forma diferente em cada indivíduo com base na estrutura corporal.

Dito isso, 10-20kg de massa muscular magra (que não é gordura ou retenção) construídas ao longo de cerca de 4-5 anos é uma taxa de crescimento muscular realista para aqueles que variam de genética ligeiramente abaixo a ligeiramente acima da média.

Quando tudo se resume a isso, porém, isso não é algo em que eu gastaria muito tempo me prendendo.

Embora isso lhe dê uma ideia realista do que é possível, você ainda não tem como saber desde o início qual será o seu potencial de construção muscular exato, nem como esse músculo realmente aparecerá em seu corpo depois de construído.

Sua melhor aposta é simplesmente obter o melhor plano de treinamento e nutrição possível, executá-lo de forma consistente, ver o que sua genética individual tem reservado para você e ajustar conforme você avança.

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×