Suplementos com data de validade vencida: tomar ou não tomar

Uma dúvida sobre suplementação é se podemos utilizar, com segurança, suplementos com data de validade vencida.

Quando um suplemento é guardado ao abrigo do sol, umidade e fechado dentro do rótulo, é possível usá-lo além da data de validade na maioria dos casos.

Entenda.

Talvez você tenha encontrado um pote de suplementos pela metade que já está bem próximo de vencer (ou acabou de vencer).

Talvez um amigo esteja jogando fora um suplemento que não quer mais e que está com medo de usar por estar vencido.

Independente de qual seja o caso, muitos suplementos para hipertrofia costumam ser caros e jogar um pote cheio fora nem sempre é uma ideia agradável.

Por isto esta questão da data de validade é tão recorrente.

A data de validade de um suplemento é um período preestabelecido pelo fabricante para informar por quanto tempo o produto é seguro para consumo e se ainda mantém suas propriedades funcionais.

Mas isto não significa que o suplemento vai perder essas propriedades (ou apodrecer) imediatamente após ter vencido.

Imagine que seu whey protein está perfeitamente preservado no dia 19, mas por vencer no dia 20, você precisa jogá-lo fora.

Não há cabimento nisso.

Além disso, dependendo de como o suplemento foi armazenado (longe da luz, calor e umidade), ele pode ultrapassar até um ano a sua data de validade e ainda ser usado com segurança.

Não pode assistir ?

Mas se isso é verdade, porque a validade mais curta

Simples.

  1. As empresas são obrigadas por lei a colocar uma data de validade que segue um conjunto de regras imposto pelo órgão sanitário do país onde foi fabricado e isso vai determinar a validade de acordo com a categoria do produto.
  2. É preciso levar em consideração todo tipo de coisa que pode acontecer com o produto até chegar ao usuário, além disso, como o próprio cliente final vai armazenar.

Basicamente, a data de validade é uma regra obrigatório e feita para oferecer uma margem de segurança suficiente para que você use o produto minimizando ao máximo os riscos.

Então eu posso tomar qualquer suplemento vencido tranquilamente, correto ?

De forma simplista, sim.

Porém você deve levar em consideração alguns fatores básicos para saber se o suplemento ainda pode ser usado.

Primeiramente é necessário checar alguns sinais óbvios para ter certeza que o produto não está estragado.

Produtos em pó como proteínas, hipercalóricos, carboidratos, creatina, glutamina e outros que estejam descolorados, com cheiro ou gosto estranhos, obviamente não deverão ser consumidos.

Para diminuir os riscos, o produto deve estar com a mesma aparência, cor, gosto e consistência que estava antes de vencer.

Creatina e pré-treinos costumam empedrar (mesmo antes da data de validade expirar), mas não necessariamente estão estragados.

Na maioria das vezes, isto acontece porque, em algum momento, entrou umidade dentro do pote e quando secou, o produto ficou duro.

Neste caso, apenas tenha certeza que, apesar de empedrado, o produto continua com as mesmas características.

Já suplementos em cápsulas são mais complicados, pois você não tem contato com pó e sequer sente o gosto do mesmo.

É possível checar o pó abrindo as cápsulas, mas os riscos são maiores já que você não sabe como ele era antes de vencer.

Quanto a suplementos que estão vencidos, mas ainda estão fechados e com lacre, se eles foram bem armazenados é muito provável que eles podem ser consumidos tranquilamente.

Mas sempre procure pelos sinais óbvios.

Vitaminas e minerais

Esta classe de suplementos são um caso a parte e o problema com eles não está apenas em estragar.

Algumas vitaminas e minerais, depois de um determinado tempo, poderão perder sua eficácia e apesar de não fazerem mal se usados, poderão não entregar os benefícios esperados.

Neste caso, é melhor ingerir vitaminas, minerais e outros micronutrientes sempre dentro do prazo de validade.

Como preservar corretamente seus suplementos

A maioria dos suplementos carregam suas próprias instruções de armazenamento, mas o processo para a grande maioria dos produtos será o mesmo:

  • Mantenha em um local seco: longe da umidade, do vapor ou de algum lugar que caia água.
  • Mantenha em um local fresco: guardado dentro do armário e longe de lugares que recebem calor. Exemplo: perto do fogão, microondas, etc…
  • Mantenha em um local escuro: longe de onde bate o sol, simples assim.

Seguindo estas dicas estúpidas simples, já é possível aumentar a vida útil da maioria dos suplementos além da sua data de validade. Não há segredo.

Palavras finais

A data de validade dos suplementos são apenas uma medida de segurança para que você tenha certeza de estar usando um produto seguro e com eficácia máxima (no caso das vitaminas e minerais), contudo sua vida útil não necessariamente termina na data de validade.

Verificando os sinais óbvios, é possível continuar usando a maioria dos suplementos depois de vencidos, apenas tenha em mente que estas dicas são recomendações gerais, se você tem a opção da escolha, sempre consuma os suplementos dentro da data de validade, não há porque se arriscar desnecessariamente.

A questão aqui é que eventualmente você vai se deparar com um suplemento vencido e neste caso (que será raro), você vai ter uma ideia melhor do que fazer com menos risco de jogar fora um suplemento que ainda estava bom.

Este texto ajudou você ?

111 comentários em “Suplementos com data de validade vencida: tomar ou não tomar”

  1. Se eu comprar 2kg de whey, e so usar 1kg e guardar 1kg para o proximo mês, qual “pote” seria bom para esse armazenamento?

    Responder
    • cara, arrume outro pote de whey vazio. Algum caarada da academia deve ter.
      Aqueles sacos com lacre tbm é legal, eu tenho um de vidro (igual aqueles que os caras colocam salsichas em conserva nos butecos)

      Responder
    • Alguém pode me ajudar eu tomo o suplimento massa titanium ele está com a data de validade pro mês 05/2016 falta mais ou menos 1 mes pra vencer e ele está na metade do pacote, não vou poder mais toma??

      Responder
      • cara eu sempre pego promoção de produto faltando uma semana pra vencer pago mais barato, o produto eh normal , a data de validade ta la pq a fabrica tem um tempo certo pra por mas isso nao quer dizer que estragou cara, eu sou prova viva tomo até vencido, só uma obs: produtos liquidos tipo l-carnitina liquida tem até uns 6 meses pra usar depois de vencido depoiis disso eh meio arriscado então se ver alguma loja vendendo produtos assim aproveita pq ai se paga mais em conta tendeu

        Responder
  2. O controle de qualidade é muito rigito com produtos industrializados, se o produto for testado e teve um limite de 3 anos, eles colocam 2 anos… essa margem de segurança nunca é apertada com eles. Evitam passiveis processos.

    Ja com empresas pequenas eles para reduzir a quebra, é comum comprar um produto com data de fabricação mascarada, como assim? no rotulo voce encontra data da embalagem (hoje) com vencimento 5 dias, só que passa 3 dias e eles RE-EMBALAM o produto, logo voce acredita que foi feito no dia da embalagem o que não é verdade. (EXTRA, CARREFOUR) fazem isso tambem.

    Responder
    • tente descobrir o modelo de gestão da empresa. Empresas que trabalham com o modelo Just In Time não estocam e a possibilidade de encontrar produtos vencidos é muito menor.

      Responder
    • Alguém pode me ajudar eu tomo o suplimento massa titanium ele está com a data de validade pro mês 05/2016 falta mais ou menos 1 mes pra vencer e ele está na metade do pacote, não vou poder mais toma??

      Responder
  3. Tem muitos produtos que após vencimento pode ser consumido, mas pra acontecer comigo só se me enviarem algo vencido porque depois que aberto o consumo é rápido, esse negocio de usar 1kg em um mês e guardar pro outro é coisa de gente que não tem planejamento.

    Responder
  4. e em relação ao aviso de consumir em até 30 dias depois de aberto? tenho uns hiper-calóricos pela metade, já faz tempo que estão guardados, mas ainda não passaram da data de validade. E agora?

    Responder
  5. Tenho duvida no seguinte, por exemplo, o suplemento vence daqui a 1 ano, porem na embalagem ta escrito : " consumir em até 30 dias apos aberto". Se eu abrir ele, tomar 1 semana e armazenar bem ele ainda mantem a qualidade mesmo uns 6 meses depois ?

    Responder
  6. Entao o ideal é mesmo se eu deixar ele fechado, mas tendo aberto uma vez, é tomar ele antes do prazo de 30 dias ?

    Responder
  7. Estou com 1 kg de albumina da Growth Supplements com 6 meses vencidos, sempre foi bem armazenado, mas nao em freezer, vocês acham que posso toma-lo?

    Responder
    • Cara, albumina já te dá um certo desconforto por causa dos peidos, imagina se tu tomar ele vencido, é o mesmo que comer um ovo podre ahahhahah exagero meu, mas eu não recomendo!

      Responder
  8. No caso dos Whey Protein (Iso ou 3in1) com dosagem de aprox 30 g, o pote dura em média até 90 dias. Como fazer se quase 100% deles indicam consumir em 30 dias após aberto? Ele perde o valor biológico após esse prazo? Acredito que seja a dúvida de muita gente, se for o caso qual o modo de armazenagem? (geladeira? lacre?)

    Responder
  9. estou com um óleo de cártamo aqui e o vencimento dele é: ABRIL/2013 já estou tomando ele.. faltam cerca de uns 20 dias para terminar. alguma objeção para o consumo?

    Responder
  10. Eu tenho uma monster nitro pack guardada, que continha uns 44 packs….devo ter utilizado uns 5 ou 6, ai não usei mais, apesar da embalagem estar aberta os packs são todos lacrados, tem algum problema continuar com o uso?

    Responder
  11. Tenho um whey aqui que comprei ano passado. Mas só abri no início deste ano. Tomei e parei, conservei em ambiente apropriado etc… Sendo que, a validade vai até 30/06/12. Estou na dúvida de prosseguir com o uso. Acredito que não é o melhor a se fazer.

    Responder
  12. mano, eu tenho um victory pck usado poucas vzs.. porem ja tem uns 6 meses que esta guardado,,, mas em local bom longe de sujeiras e luz sola, calor .. há algum risco?????

    Responder
  13. comprei whey e abri , no entanto usei apenas duas semanas, e fechei o pote. ja se passaram 8 meses. A pergunta é a seguinte: Posso consumi-lo ainda? obs. a validade dele é até 08/14

    Responder
  14. Olá, tenho um whey que está aberto a uns 6 meses, ainda esta na validade, mas será que posso toma-lo, já que o fabricante diz que deve ser consumido em 30 dias após aberto.

    Responder
  15. Tenho um pote quase cheio de Max Cla que venceu a dois anos. Estou tomando normalmente, pois não aparenta nenhuma alteração no cheiro e consistência.
    Existe algum risco a minha saúde?

    Responder
  16. Eu tenho uma Alpha-1 que a validade dele era de 2012. Tô usando ele,mais com medo de ter algum efeito colateral pelo motivo da validade. Alguém sabe me dizer qual tipo de risco eu estou correndo ??

    Responder
  17. estou a tomar muscletech com a data já bem vencida estou a usar mas com medo de ter algum efeito colateral pelo motivo da data já vencida. sera que terei graveis problemas?

    Responder
  18. Tenho Uma crêatina da integral médica. Que nem abri e venceu jan/2015 será que posso toma-lá? Comecei a academia essa semana

    Responder
  19. Tenho um megapack vencido a 3 anos , durante esse periodo ele esteve lacrado e bem conservado , ainda posso toma-lo ou corro riscos ?

    Responder
  20. comprei o suplemento rage da universal nutrition em dezembro e nao olhei a data de vencimento vencia dia 08 12 14 posso usar sem problemas ou nao vo pode usar

    Responder
  21. Um produto vence em maio de 2015, fala o mes e o ano,, mas nao fala o dia,, entao vence assim ki entra o mes ou quando termina?

    Responder
  22. Alguem pode me ajudar tem um suplemento aqui esta escrito depois de aberto consumir em 30 dias mas a data de validade diz q ainda ta bom eu fiquei em duvida

    Responder
  23. Tenho um bcaa que comecei a usar parei mas ainda esta na validade..porem vem inscrito que tem q ser ingerido em 90dias apos aberto e já passou esse tempo.. Eu posso voltar a ultiliza-lo

    Responder
  24. Eu compre o. Mega a Peck faz trez mezes mas o vencimento deleem 2016,será que eu devo tomar mas eu já tinha consumido 30 depois eis eu não tomei mas eu devo continuar tomando

    Responder
  25. Tenho um wey gold standard. Ele. Venceu no mes 7 e ja estamos no mes 9 posso continuar tomando ele??? Apos 2meses de vencido

    Responder
  26. Estou tomando o meu de Morango da Optium GOLD stramwberry vencido jaz fazem 4 meses, pois me submeti a uma cirurgia e já faz um mês o gosto é o mesmo, a consistência é a mesma e a explosão de ver a massa crescendo é a mesma!!!! OSSSSS…. Estou falando por mim rapaziada, com todo respeito!!!

    Cada organismo reage de um jeito!!!

    Essa foi a dúvida que não encontrava, obrigado ai!!!

    Responder
    • Pode não, Mili… melhor me entregar que dou a destinação mais adequada. Whey vencido é como pilha e bateria, não pode ser descartado sem critério. A natureza, e eu, agradecemos…

      Responder
  27. Cara, esse artigo é bem temerário! Primeiro que é baseado em puro achismo! Segundo, vai ter gente que vai tomar produto vencido…percebem o quanto isso pode ser perigoso?? Sério, bem irresponsável esse post! Meus caros, o prazo de validade de um produto industrializado tem um motivo bem claro!!! Se está fora da validade, simplesmente não tomem, pois podem estar colocando sua saúde em risco!

    Responder
    • Sim, atravessar a rua fora da faixa é perigoso tbm, mas a gente atravessa mesmo assim pra facilitar a vida…

      como o proprio texto diz, não é recomendável tomar suplemento vencido, mas no dia seguinte ele não vai apodrecer só porque venceu tbm. São casos e casos…

      Deixa de ser bundão ;)

      Responder
  28. Tenho um pote de monster nitro pack no2 vencido em 2011, ou seja, tem 5 anos desde o vencimento. o pote esta lacrado, nunca utilizado.. posso tomar ? haha

    Responder
  29. No meu caso o meu irmão esta dispensando um pote de whey gold standard natural 100%, cara estou com muita dó de jogar fora por quê é um dos melhores a data ta 09/15 e ele me resolveu dar esse mês 17/06/16, da pra usar ainda? tem uma creatina tambem

    Responder
  30. Acabei de comprar um BCAA da ON de 400 capsulas de 1000mg por 100,00, custava 250,00!
    Sua validade é 07/2016, valeu muito a pena!

    Responder
  31. ola, eu comprei um hiper calorico massa nitro n02 em uma farmacia, e ao consumilo por 2 ou 3 semanas comecou apresentar um cheiro ruim oque devo fazer? a validade Dezembro 2016,

    Responder
  32. Galera, tenho um pote de ZMA aqui q usei poucas capsulas, mas, passou da validade à 6 meses. Aparentemente está tudo bem, tem o mesmo cheiro de qnd eu comprei, porém, no post ai diz, que as capsulas são complicadas. Então, será q é seguro tomar assim mesmo?
    Obs.: só responda quem puder ajudar, quem tiver afim de brincadeira, comente em outro post.
    Gratidão! Oss!

    Responder
  33. Eu comprei um pote de zma a nove meses atrás. . Eu comecei tomar ele e na metade do pote parei. Ae agr qro tomae o resto das cápsulas que estão no pote para não jogar dinheiro no lixo.. será que isso faz algum problema para a saúde pq eu abri ele faz nove meses ja? ?

    Responder
  34. Ganhei uma vitamina centrum’ no pote está 01 /16 ,completamente fechado ,novo mesmo! O praso de validade e esse ? Posso tomar mesmo assim ? Ele está novo !!

    Responder
  35. Tenho um BCAA da neonutri que venceu em 30/09/2010, mas estava bem armazenado, será que posso consumir, a aparência está bos

    Responder
  36. Oii pessoal meu nome e Samuel no meu caso to com vários suplementos vencidos algum com menos de um ano e outros com mas de um ano e isso ai e vamos treina obrigado rapaziada boraaaa

    Responder
  37. Estou com uma MASSA NITRO NO2 Kg1,4 . Abri ela já faz um bom tempo. Ela vence em setembro de 2017. Vou voltar a tomar ela hoje . Volto para dar notícias (claro, se eu não morrer). Qualquer coisa, me chamem no Instagram. thiagoalex.br. Falou galera.

    Responder
  38. Amigos maromba, bom dia (noite). Hoje acabei de comprar um Jack 3d que venceu 10/11/2017, será que com um a dois meses esse suplemento pode apresentar algum colateral? OBS:(O suplemento encontra-se LACRADO)

    Responder
  39. Boa tarde a minhas dúvidas e eu comprei um Tribulus terestris em Nova Iguaçu em uma loja e o produto estava vencido tenhe algum problema em usá-lo? A data estavam de 2016 a 2017 sendo que so ate em abril deste ano

    Responder
  40. Muito bem, Hj achei no armário uma albumina que venceu a um mês… pelo que vi no site a minha está em perfeitas condições, bom, vou consumir o produto caso de merda eu publíco algo.

    Responder
  41. Hola amigos, he encontrado guardado en un armario un bote, que està por la mitad de tribulus terrestris, aparentemente està bien conservado, el consumopresident preferente era de julio del 2015. Està vencido 3 años. Alguien me puede responder si sete puede tomar o por eldinero contrario debo tirarlo. Vuelvo a entrenar y necesito consumirlo puès siempre me ha funcionado bien. Gracias y un saludo

    Responder
  42. Estou tomando um Whey Optimun de 4,5KG de saco, só abro para tirar e colocar em outro recipiente menor. Esta vencido desde maio/2017. Um amigo trabalha em farmácia de manipulados e fez uns teste com ele, até porque eu arrumei outro saco pra ele. Falou que os teste deu tudo OK.

    Responder
  43. Tenho um vidro fechado de L-Carnitina e não tem nenhuma etiqueta indicando data de fabricação ou validade. E também nunca tinha a abertocpara cheirar ou experimentar. Como vou saber se está bom?

    Responder
  44. bom, eu encomendei um kit de Bcaa em capsulas , só que o preço normal do kit era 230, teve um desconto que ele ficou por 36, o kit com os 3 Bcaa com 120 capsulas , eu queria saber , se tem risco de eles estarem perto do prazo de validade

    Responder
    • Vitaminas tendem a perder potência depois de um tempo. Apesar de não fazerem necessariamente mal (se não estiverem podres com bolor, etc…) poderão não trazer os resultados esperados.

      Responder

Deixe um comentário

Hipertrofia.org Newsletter

Receba o melhor conteúdo do site direto em seu email (no máximo 2 por semana).