Suplementos com data de validade vencida: tomar ou não tomar

Uma dúvida sobre suplementação é se podemos utilizar, com segurança, suplementos com data de validade vencida.

Quando um suplemento é guardado ao abrigo do sol, umidade e fechado dentro do rótulo, é possível usá-lo além da data de validade na maioria dos casos.

Entenda.

Talvez você tenha encontrado um pote de suplementos pela metade que já está bem próximo de vencer (ou acabou de vencer).

Talvez um amigo esteja jogando fora um suplemento que não quer mais e que está com medo de usar por estar vencido.

Independente de qual seja o caso, muitos suplementos para hipertrofia costumam ser caros e jogar um pote cheio fora nem sempre é uma ideia agradável.

Por isto esta questão da data de validade é tão recorrente.

A data de validade de um suplemento é um período preestabelecido pelo fabricante para informar por quanto tempo o produto é seguro para consumo e se ainda mantém suas propriedades funcionais.

Mas isto não significa que o suplemento vai perder essas propriedades (ou apodrecer) imediatamente após ter vencido.

Imagine que seu whey protein está perfeitamente preservado no dia 19, mas por vencer no dia 20, você precisa jogá-lo fora.

Publicidade

Não há cabimento nisso.

Além disso, dependendo de como o suplemento foi armazenado (longe da luz, calor e umidade), ele pode ultrapassar até um ano a sua data de validade e ainda ser usado com segurança.

Não pode assistir ?

Mas se isso é verdade, porque a validade mais curta

Simples.

  1. As empresas são obrigadas por lei a colocar uma data de validade que segue um conjunto de regras imposto pelo órgão sanitário do país onde foi fabricado e isso vai determinar a validade de acordo com a categoria do produto.
  2. É preciso levar em consideração todo tipo de coisa que pode acontecer com o produto até chegar ao usuário, além disso, como o próprio cliente final vai armazenar.

Basicamente, a data de validade é uma regra obrigatório e feita para oferecer uma margem de segurança suficiente para que você use o produto minimizando ao máximo os riscos.

Então eu posso tomar qualquer suplemento vencido tranquilamente, correto ?

De forma simplista, sim.

Porém você deve levar em consideração alguns fatores básicos para saber se o suplemento ainda pode ser usado.

Primeiramente é necessário checar alguns sinais óbvios para ter certeza que o produto não está estragado.

Produtos em pó como proteínas, hipercalóricos, carboidratos, creatina, glutamina e outros que estejam descolorados, com cheiro ou gosto estranhos, obviamente não deverão ser consumidos.

Para diminuir os riscos, o produto deve estar com a mesma aparência, cor, gosto e consistência que estava antes de vencer.

Publicidade

Creatina e pré-treinos costumam empedrar (mesmo antes da data de validade expirar), mas não necessariamente estão estragados.

Na maioria das vezes, isto acontece porque, em algum momento, entrou umidade dentro do pote e quando secou, o produto ficou duro.

Neste caso, apenas tenha certeza que, apesar de empedrado, o produto continua com as mesmas características.

Já suplementos em cápsulas são mais complicados, pois você não tem contato com pó e sequer sente o gosto do mesmo.

É possível checar o pó abrindo as cápsulas, mas os riscos são maiores já que você não sabe como ele era antes de vencer.

Quanto a suplementos que estão vencidos, mas ainda estão fechados e com lacre, se eles foram bem armazenados é muito provável que eles podem ser consumidos tranquilamente.

Mas sempre procure pelos sinais óbvios.

Vitaminas e minerais

Esta classe de suplementos são um caso a parte e o problema com eles não está apenas em estragar.

Algumas vitaminas e minerais, depois de um determinado tempo, poderão perder sua eficácia e apesar de não fazerem mal se usados, poderão não entregar os benefícios esperados.

Neste caso, é melhor ingerir vitaminas, minerais e outros micronutrientes sempre dentro do prazo de validade.

Publicidade

Como preservar corretamente seus suplementos

A maioria dos suplementos carregam suas próprias instruções de armazenamento, mas o processo para a grande maioria dos produtos será o mesmo:

  • Mantenha em um local seco: longe da umidade, do vapor ou de algum lugar que caia água.
  • Mantenha em um local fresco: guardado dentro do armário e longe de lugares que recebem calor. Exemplo: perto do fogão, microondas, etc…
  • Mantenha em um local escuro: longe de onde bate o sol, simples assim.

Seguindo estas dicas estúpidas simples, já é possível aumentar a vida útil da maioria dos suplementos além da sua data de validade. Não há segredo.

Palavras finais

A data de validade dos suplementos são apenas uma medida de segurança para que você tenha certeza de estar usando um produto seguro e com eficácia máxima (no caso das vitaminas e minerais), contudo sua vida útil não necessariamente termina na data de validade.

Verificando os sinais óbvios, é possível continuar usando a maioria dos suplementos depois de vencidos, apenas tenha em mente que estas dicas são recomendações gerais, se você tem a opção da escolha, sempre consuma os suplementos dentro da data de validade, não há porque se arriscar desnecessariamente.

A questão aqui é que eventualmente você vai se deparar com um suplemento vencido e neste caso (que será raro), você vai ter uma ideia melhor do que fazer com menos risco de jogar fora um suplemento que ainda estava bom.

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×