6 razões para você não estar vendo resultados dos treinos

É verdade que trabalho duro sempre tem a sua recompensa, mas trabalhar duro sem usar o cérebro resultará em esforços desperdiçados e ficar preso em um belo platô(estagnar). Esta é a razão para a maioria das pessoas perguntarem “porque…”,”porque meu supino está no mesmo nível que do ano passado ?”, “porque eu não estou queimando gordura, mesmo treinando 5 vezes por semana?”, porque, porque, porque… Bem, hoje eu tenho 6 razões que podem explicar o porquê de você não estar vendo progresso e o que fazer a respeito disso.

1. Você não sai da zona de conforto

Você simplesmente não está forçando o seu corpo até o limite. Você faz a mesma coisa todo dia e o pior de tudo, você faz exatamente o mesmo treino dia após dia. Só porque uma rotina funcionou há alguns meses, não quer dizer que ela vai continuar funcionando para sempre. Tudo funciona bem, pelo menos uma vez. Você também precisa pressionar os seus limites, você precisa sentir o “medo” e treinar mesmo assim. Assim que você estiver se sentindo confortável com a sua rotina nova, BUM! Mude pra outra.

Mantenha o seu corpo confuso. Mantenha a sua mente sendo desafiada e enterre o medo embaixo de uma pilha de vitória. Um marombeiro comum gastará pelo menos 144 horas por ano dentro da academia, se ele for consistente. Então, se você não estiver se esforçando ao máximo toda vez que pisa no solo sagrado do ferro, você estará jogando seu tempo no lixo. Simples assim.

2. Você está exagerando

Enquanto 144 horas por ano parece ser um número grande, ele só significa que você iria 3 vezes por semana pra academia com o treino durando apenas 1 hora. Mas se você é obcecado e treina mais de uma vez por dia ou treina 7 dias por semana, e você NÃO é um fisiculturista profissional, então caia na real… arrume o que fazer. Este é um problema gigante para quem quer ganhar massa muscular e força; pois várias pessoas acabam destruindo o corpo de maneira muito frequente, sem dar um tempo amplo para a recuperação.

Não é apenas uma questão de músculos – o seu sistema nervoso precisa de pelo menos 24 horas para se recuperar também. E ele é que controla seus músculos. Então, se o que controla os seus músculos está sendo destruído diariamente, você pode apostar que o seu progresso diminuirá. Você ficará derrapando em apenas um lugar, sem avançar. Uma regra geral é dar PELO MENOS 24 horas de intervalo entre uma sessão de treino e outra(não estamos falando de treinar o mesmo músculo, mas sim de treinar qualquer coisa), enquanto mantém a ingestão de nutrientes de maneira sólida e consistente. Alguns podem precisar de até mais tempo do que isto. Lembre-se: menos é mais.

3. Seus hábitos alimentares são péssimos

Quando alguém está treinando corretamente e com problemas no progresso, 90% das vezes o problema pode ser resolvido só olhando a dieta. Ou seja, uma pessoa está treinando pesado e dando todas as suas forças na academia e mesmo assim o seu progresso está sendo terrível, só por causa da nutrição.

Então pare e pense sobre o seu objetivo… você quer um abdômen definido(ou qualquer outra coisa) ? Sim ? Então é melhor comer de acordo. Você está comendo alimentos que você lhe convém ou alimentos que você precisa ? Não estou dizendo que você precisa viver dia após dia apenas de brócolis crú e peito de frango, mas é melhor você não estar comendo BigMac com coca-cola em toda e qualquer oportunidade.

Para você ter ideia, se você conseguir dominar apenas os três itens acima, você já conseguirá fazer uma diferença dramática nos seus resultados.

4. Você não sabe o que está fazendo.

Você realmente pensa que está conseguindo algo perdendo tempo se matando com aparelhos ? Se você pensa, então você está ficando maluco. Por um momento, imagine como seu corpo trabalha – ele funciona como uma unidade. Quando você levanta uma caixa gigante em casa, você não está usando apenas o bíceps, você está usando as pernas, a lombar, o bíceps, os antebraços e todos os músculos estabilizadores que você possa imaginar. Não tenho uma máquina de EMG para medir quais músculos estão sendo usados, mas posso chutar que você estaria usando uns 90% da parte superior do seu corpo.BAD-lifting

Então, porque no universo você focaria o treino em exercícios como a rosca direta usando uma máquina com cabos(exemplo) ?! Não faz sentido. O seu corpo foi criado para funcionar como uma unidade, ou seja, você deve treiná-lo como uma unidade. E só então, quando estiver forte o suficiente, você poderia treinar as suas fraquezas fazendo uma rosca alternada com halteres.

Outro problema é a técnica. Eu não perco tempo analisando exageradamente a técnica de execução. Porque ? A razão é simples – existe uma relação inversa entre a boa forma e a quantidade de carga que você usa. Entretanto, isto não significa que você precise usar pesos levíssimos para aperfeiçoar ao máximo a sua técnica e vice-versa.

Publicidade

Pegue o supino por exemplo. Muitas pessoas ficam tagarelando sobre como a posição do seu pulso deve ser na barra, a distância que a barra tem que chegar no peito, a posição que os seus pés precisam ficar, o ângulo que as costas podem arquear durante a execução, se você deveria ou não arquear as costas e por aí vai. Tão desnecessário…

Acredite, quando você estiver levantando uma barra com o dobro do peso do seu corpo em direção a sua cara… a última coisa que você pensará, serão estes detalhes e por isto sua técnica deve
ser PERFEITA com pouca carga, para quando levantar pesado, a forma seja apenas boa o suficiente.

5. Você não consegue se focar

Quando você está na academia, não é hora para ficar batendo papo com os amigquinhos ou ficar atualizando seu status no Facebook. Tenha certeza de ir treinar com um plano, de marcar o progresso e ter a certeza de estar treinando mais pesado que a última vez. E a única maneira de se esforçar cada vez mais é tendo foco. Uma visão em túnel que está direcionada para o seu objetivo.

6. Você é terrivelmente inconsistente

A lua brilha com mais frequência do que você vai para a academia e eu tenho mais chances de ver o cometa Halley do que ver você anotando o seu progresso ?! Em outras palavras, você não é consistente o suficiente. Pensar que treinar firme por duas semanas seguidas e ainda achar que vai ter resultados é uma maluquice tão grande que eu nem sei por onde começar.

Você precisa se manter firme sempre, não só de vez em quando. Você não faz um castelo de areia juntando areia uma semana sim e outra não, você começa com ele pequeno e só para quando ele estiver pronto. Pode levar o dia inteiro para ele ficar grande, mas o esforço valerá a pena.

Qualquer coisa espetacular que foi feita durante a existência da raça humana foi feita durante um longo período de tempo. Eu não sei porque nós temos essa atitude tão imediatista em relação a tudo. Coisas como as pirâmides egípcias e a muralha da china levaram décadas, senão séculos para serem feitas. Mas mesmo assim começaram com um único tijolo. E então outro tijolo e outro, até que surgiu algo que as pessoas iriam admirar por milhares de anos.

Eu não estou dizendo que vai levar séculos para você conquistar seus objetivos, mas você entendeu a mensagem. Existe pessoas que conseguem o sucesso por sorte, acaso ou atalhos de alto risco, mas isso dificilmente acontecem. A única maneira conhecida para alcançar 100% o sucesso é através da consistência. Ponto.

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×