Você é um iniciante, intermediário ou avançado na academia?

Como descobrir se você é um iniciante, intermediário ou avançado na academia e porque isto tem importância? Neste texto, exploraremos como descobrir seu nível de experiência na musculação e até que ponto isso importa (ou não).

Porque estimar sua experiência de treino é importante

Pode parecer algo elitista ou até discriminatório separar pessoas em iniciantes, intermediários ou avançados na musculação. No entanto, ao menos estimar sua categoria pode ser importante para gerar bons resultados e você entenderá o porquê.

Para os iniciantes, o corpo responde bem até aos estímulos mais básicos de treinamento, o que significa que progressões simples e um volume de treino relativamente baixo podem resultar em ganhos rápidos de força e massa muscular, sem usar métodos complexos que podem ser perigosos para pessoas sem o devido conhecimento.

Por outro lado, praticantes intermediários e avançados requerem programas mais sofisticados e (às vezes) com mais complexidade para continuar progredindo, uma vez que seus corpos já se adaptaram aos estímulos básicos e, portanto, precisam de desafios maiores para induzir adaptações.

Além disso, a intensidade, volume e frequência do treino adequados variam conforme o nível de experiência. Iniciantes podem fazer progressos significativos treinando cada grupo muscular 2-3 vezes por semana com intensidade moderada, enquanto intermediários e avançados podem precisar de uma frequência e intensidade maiores.

Resumindo, ser auto crítico ao identificar seu nível de experiência ajuda a otimizar seu programa de treinamento, reduzir o risco de lesões e garantir uma progressão sustentável ao longo do tempo.

Como descobrir se você é iniciante, intermediário ou avançado na academia?

Descobrir seu nível de experiência é altamente subjetivo e as regras podem mudar em casos específicos. No entanto, há algumas características que se repetem entre praticantes de musculação e que podemos usar para estabelecer estimativas aproximadas.

A seguir, veremos as características de cada nível de experiência.

Você é um iniciante quando:

  • Tem menos de 6-12 meses de treino regular.
  • Pode ter uma alimentação saudável, mas não controla a alimentação em termos de ingestão de calorias e macronutrientes.
  • Nunca realizou uma fase de bulking ou cutting até o fim.
  • Fora da academia dificilmente seria identificado como alguém que faz musculação, pois ainda possuí pouco desenvolvimento muscular, pouca definição ou o peso corporal pende para algum extremo (muito magro ou com muita gordura corporal).
  • Não consegue levantar o próprio peso do corpo em carga na maioria dos exercícios básicos como supino e agachamento livre, nem mesmo por poucas repetições.
  • Não consegue autoadministrar treino e dieta. Precisa de ajuda externa constante e tem muitas dúvidas sobre o tema.
  • Não consegue sentir todos os músculos trabalhando durante os exercícios. Até consegue sentir os braços e o peitoral trabalhando, mas músculos como ombro e costas, raramente.

Você é um intermediário quando:

  • Tem mais de 6-12 meses até 5 anos de treino regular.
  • O físico apresenta bom desenvolvimento. Geralmente são descritos como “atléticos” por outras pessoas. Algumas partes do corpo apresentam boa definição, tamanho e densidade, contudo os físicos podem variar e muitos terão fraquezas específicas.
  • Tem ciência da importância de controlar variáveis como ingestão de calorias e macronutrientes, e faz um esforço constante para manter a alimentação de acordo com o objetivo.
  • Consegue manipular variáveis de treino (volume, intensidade, frequência) sem tanta ajuda externa.
  • Já realizou um bulking ou cutting até o fim, com ou sem sucesso.
  • Consegue executar de forma satisfatória a maioria exercícios compostos e agora precisa apenas aprimorar sua técnica.
  • Consegue sentir a maioria dos músculos trabalhando, inclusive os mais difíceis como costas, trapézio e deltoides.
  • Possuí força significativa. Consegue fazer algumas repetições usando o próprio peso no supino e faz o agachamento com o próprio peso com boa forma, mesmo que por poucas repetições.

Você é um avançado quando:

  • Tem 5 a 10 anos de treino (ou mais).
  • Possuí todas as partes do físico desenvolvidas (até as mais difíceis). O tamanho muscular é irrelevante e subjetivo, mas todas as partes do corpo tem algum grau de desenvolvimento para formar um corpo minimamente harmônico.
  • É facilmente identificado como alguém que treina e que dedica boa parte do seu tempo cuidando do físico. Basicamente, seu corpo fala por si só.
  • Uso efetivo de bulkings e cuttings para atingir objetivos específicos.
  • Experiência em ajustar treinos baseando-se em feedbacks do corpo; sabe manipular variáveis de treino baseado em fadiga e níveis de energia.
  • Capacidade de autogerenciar treinos, dieta e outros fatores com pouca ou nenhuma necessidade de supervisão externa.
  • Domina a execução da maioria dos exercícios compostos, tem compreensão da execução dos exercícios e como fazer modificações próprias para atingir partes específicas dos músculos.

Conclusão

É possível definir o nível de experiência de um praticante de musculação usando diferentes fatores. No entanto, estes fatores são mutáveis e deverão ser considerados apenas para gerar estimativas que servem unicamente para tomar decisões melhores relacionadas ao treino e dieta.

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×