Mito: Você não pode treinar um músculo que ainda está doendo

Não treinar um músculo que ainda está doendo devido ao treino anterior faz sentido, pelo menos para as pessoas com o mínimo de bom senso e sabem que a mudança corporal só ocorre quando existe tempo para a recuperação muscular. Contudo, estudos indicam que “o buraco é mais embaixo” e você pode sim, treinar tranquilamente um músculo que ainda esteja doendo do ultimo treino e o melhor: sem ficar com a consciência pesada, porém não é tão simples assim.

A dor muscular tardia (DMT ou DOMS, delayed onset muscle soreness), é aquela dor boa e recompensadora que você sente entre 24 a 48 depois do último treino e que indica que as células musculares estão, de fato, “quebradas” devido ao treino e agora precisam ser reconstruídas para gerar a hipertrofia muscular.

Com certeza não é uma boa ideia treinar enquanto os músculos ainda estão se recuperando do último treino, porém estudos científicos descobriram que quando os participantes treinaram um músculo que geraram dor muscular tardia e dois dias depois treinaram novamente o mesmo músculo que ainda apresentava dores do último treino, os níveis de cortisol (hormônio catabólico que pode interferir na hipertrofia) estavam menores e a testosterona estava levemente mais alta do que no último treino. Em outras palavras, os participantes estavam em um estado mais anabólico.

Em outro estudo realizado no Japão, os pesquisadores induziram dor muscular tardia no bíceps dos participantes através de repetições negativas com cargas elevadas na rosca direta e repetiram o mesmo exercício dois e quatro dias depois. Eles descobriram que não houve mudanças significativas na força máxima, na amplitude do movimento, dor muscular e na creatina quínase plasmática (um indicador químico que aponta danos nos músculos), entre os dois treinos com rosca direta. Conclusão: não houve um maior dano aos músculos em ambos os treinos.

Ok, mas eu posso treinar com dor ou não ?

As pesquisas mostraram que os músculos precisam de 48 a 72 para se recuperar completamente e então você pode treiná-los novamente, independente da dor que você esteja sentindo. Por exemplo: não é incomum após um treino pesado  de pernas você sentir dor por até mais de 5 dias, mas se a sua divisão de treino te obriga a treinar pernas duas vezes na semana e você já descansou por pelo menos 2 ou 3 dias, você pode treinar pernas sem peso na consciência, independente da dor que você ainda esteja sentindo.

Lembrando que estamos falando de dor muscular tardia, que é uma dor totalmente diferente das dores geradas por lesões.

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×