Fumar afeta o ganho de massa muscular

De todos os hábitos destrutivos que alguém possa ter, fumar é considerado o pior, especialmente para quem quer ganhar massa muscular.

Isto ocorre porque praticamente todos os órgãos do corpo são afetados pela ação dos compostos tóxicos do cigarro, e isto inevitavelmente vai influenciar seus resultados.

Saiba como fumar afeta o ganho de massa muscular e porque você deveria usar isto como estímulo para parar de fumar.

Como o ato de fumar afeta o ganho de massa muscular ?

Se você tem como objetivo uma mudança notável na composição corporal, especialmente ganhar massa muscular, é melhor ir se acostumando com a ideia de parar de fumar o quanto antes.

Fumar pode ser mais prejudicial do que usar outras drogas como álcool quando o assunto é afetar o ganho de massa muscular.

Saiba o porquê.

1 – Fumar causa danos irreversíveis ao sistema respiratório

Danos no sistema respiratório têm uma ligação direta com a performance dentro da academia, seja nos pesos ou aeróbicos.

Os danos gerados pelo cigarro, fazem com que o corpo não consiga absorver oxigênio para o sangue, afetando a oxigenação muscular, ou seja, você não conseguirá treinar com a mesma intensidade que uma pessoa que não fuma consegue.

O problema piora porque a queda na performance não é notável logo de imediato.

Por exemplo: se você ainda é novo e fuma, é bem provável que você sequer sinta alguma mudança acontecendo, mas está.

Publicidade

2 – O batimento cardíaco de um fumante é 30% mais rápido do que um não fumante.

Isto força o corpo de um fumante a gastar mais energia que o comum.

Esta aceleração no batimento cardíaco se deve ao efeito estimulante da nicotina, o resultado disso é alteração na pressão sanguínea que paradoxalmente diminuí o fluxo de sangue nos vasos sanguíneos, que consequentemente diminui a performance física.

3 – Fumantes produzem o dobro de catarro

A produção alterada de catarro pode atrapalhar discretamente a respiração, o que pode diminuir a sua performance sem você estar notando.

O hábito, com o tempo, pode causar um inchaço crônico nas glândulas de muco que podem piorar o quadro do problema.

4 – Fumar reduz significativamente o oxigênio disponível para os músculos

fumar afeta o ganho de massa muscular

O monóxido de carbono presente no cigarro tem afinidade maior com a hemoglobina (uma molécula que carrega oxigênio no sangue) do que o próprio oxigênio.

O ato de fumar encoraja o corpo a trocar o oxigênio por monóxido de carbono, fazendo com que menos oxigênio esteja disponível para os músculos o que consequentemente também afetará a sua performance nos treinos.

Conclusão

Fumar é um habito claramente destrutivo.

É difícil entender porque alguém começa a fumar, sabendo de todos os seus malefícios (sem trazer nenhum benefício), principalmente para quem treina com pesos e presa pela qualidade do corpo.

Sabemos que não é fácil conseguir parar de fumar, mas tendo como objetivo construir massa muscular e tentar sempre levar o corpo além do próprio limite, é a inspiração perfeita para largar deste hábito destrutivo para sempre.

Pense nisto!

Publicidade

Referências

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×