Home / Treino / Como aquecer corretamente antes do treino (e porque isto é essencial)

Como aquecer corretamente antes do treino (e porque isto é essencial)

Clique aqui

O aquecimento é um dos aspectos mais subestimados da musculação, ainda assim é uma das coisas mais importantes que você pode fazer antes do treino.

Como aquecer corretamente (e porque)

Você já reparou que as vezes, principalmente no inverno, o primeiro exercício do treino parece estar mais difícil que o comum ?

Suas articulações parecem estar “enferrujadas”, você sente algumas dores em determinados pontos do movimento e fica difícil aumentar a carga.

Você fica pensando que o treino vai ser ruim porque talvez não tenha descansado direito ou se alimentando corretamente.

Clique aqui

Mas logo que inicia o segundo exercício, você se surpreende ao perceber que articulações não estão mais doendo, você consegue usar o máximo de carga possível e tudo parece normal.

Isto acontece porque você não aqueceu corretamente antes do primeiro exercício, mas depois que o corpo aqueceu, “na marra” e sob risco de lesão, as coisas começaram a fluir.

Pois é.

Por conta disso, reservar alguns minutos para aquecer corretamente é essencial para realizar um bom treino (e mesmo que você não sinta os sintomas acima).

O único problema é que a grande maioria das pessoas que treinam confundem o real objetivo do aquecimento, o que leva a várias práticas mirabolantes dentro da academia.

Afinal, se o corpo está literalmente aquecido, seja através de uma corridinha na esteira ou algumas séries sem carga, você já está pronto para treinar, não é ?

Não exatamente.

E por falar nisso, fazer séries sem carga e com várias repetições até “queimar”, pode facilitar o acúmulo de ácido lático dentro dos músculos e interferir na performance do seu treino.

Enfim, o real objetivo do aquecimento não é apenas elevar a temperatura corporal para evitar lesões, mas sim preparar os principais sistemas do seu organismo para o treino pesado que está por vir e permitir que você tenha mais performance no treino ao mesmo tempo que mantém a segurança.

Isto envolve aquecer as articulações, mandar sangue para os músculos que serão usados no treino, dar ignição ao seu sistema nervoso e, obviamente, prevenir possíveis lesões.

Com tudo isso em mente, a melhor maneira para aquecer antes de um treino de musculação é usar séries de aquecimento.

Mas antes que você abandone o texto por pensar que já faz isso, tenha em mente que série de aquecimento não é o mesmo que fazer uma ou duas séries sem (ou com pouca) carga  e várias repetições antes de começar o treino de verdade.

O conceito por trás das séries de aquecimento é aumentar gradativamente  as cargas do primeiro exercício do treino (que geralmente é um composto) até você chegar perto da sua carga de trabalho (carga que você usa nas suas séries normais).

Lembrando que tudo isso é feito sem gerar fadiga muscular, para que o máximo de energia seja gasta no treino de verdade (e não no aquecimento).

Existem inúmeras maneiras de usar séries de aquecimento, mas a mais comum é esta:

  • Usando o primeiro exercício do dia, faça uma série com 10 repetições utilizando somente a barra ou halteres.
  • Descanse 60 segundos e faça mais uma série, mas agora com 6 repetições e usando 50% da carga de trabalho que você usa na primeira série do primeiro exercício. Exemplo: se sua primeira série no supino é com 20kg de cada lado, então use 10kg de cada lado.
  • Descanse mais 60 segundos e faça uma nova série, mas agora com 3 repetições e usando 75% da carga de trabalho que você usa na primeira série do primeiro exercício. Exemplo: se sua primeira série no supino é com 20kg de cada lado, então use 15kg de cada lado.
  • Novamente, descanse 60 segundos e agora comece o seu treino normal, utilizando sua carga de trabalho.

Repare que as séries de aquecimento diminuem o número de repetições enquanto aumentam o peso, mas sempre usando uma carga bem abaixo do que você está acostumado a usar na primeira série.

Desta forma, você consegue aquecer os músculos e articulações que serão usados, prepara seu sistema nervoso para o estresse que está por vir, previne lesões e não gera fadiga muscular que poderia atrapalhar o treino real.

Acredite, fazendo este tipo de aquecimento você vai se sentir muito melhor logo no primeiro exercício e vai poder dar o seu máximo no treino ao mesmo tempo que se protege contra lesões.

E não pense que este método se trata de algo inovador, inventado recentemente ou criado apenas para gerar conteúdo.

Séries de aquecimento sempre foram usadas, provavelmente desde o inicio do treinamento com pesos e principalmente por atletas de força (que podem treinar de maneira muito mais perigosa devido as altas cargas).

Apenas tenha em mente que todas as séries de aquecimento serão séries leves e não deverão gerar fadiga alguma. Estas séries deverão ser feitas apenas antes do primeiro exercício do treino, não é preciso fazer antes dos demais, pois seu corpo já estará aquecido.

Se por ventura você já se sentir fadigado somente por fazer séries de aquecimento, então você provavelmente não está se alimentando corretamente ou está na beira de um overtraining (a primeira opção é sempre a mais comum).

Então não é necessário fazer aeróbicos antes do treino ?

Fazer aeróbicos leves como 10-15 minutos de esteira ou bicicleta antes do treino, pode aprimorar ainda mais o seu aquecimento, mas sozinhos não vão gerar tanta proteção contra lesões ou melhorar sua performance.

Aeróbicos só vão aprimorar a circulação de sangue pelo corpo, porem não farão quase nada para preparar seu sistema nervoso, articulações e músculos para o que está por vir no treino.

Fazer aeróbicos leves (em conjunto das séries de aquecimento) são mais indicados em climas frios ou se você chega na academia com o corpo completamente “frio”.

Por exemplo: você passa o dia inteiro sentado em frente ao computador e ainda vai de carro para academia.

Já se você for andando/pedalando para a academia, isto já pode ser considerado como “aeróbico leve” antes do treino.

Apenas lembre-se que, independente do que você faça antes, nada vai substituir as séries de aquecimento.

E alongamento ?

A maioria das pessoas pensam que alongamento (estático) e aquecimento são como frango e batata doce: duas coisas diferentes que servem o mesmo propósito.

Simplesmente, não.

Uma meta-análise de 104 estudos concluiu que alongamento antes do treino pode diminuir a força, explosão e performance (1).

Como se não fosse suficiente, estudos (2) sugerem que alongamento antes de atividade física não diminui o risco de lesões.

Isto significa que alongamentos estáticos são inúteis ?

Não.

Alongamentos são ótimos, mas quando feitos depois do treino (e nunca antes).

Palavras finais

O aquecimento correto antes do treino não tem como objetivo apenas evitar lesões, mas preparar o seu corpo como um todo para realizar um treino pesado (e fazer você sair vivo dele).

Referências

  1. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22316148
  2. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15233597

Sobre Redação Hipertrofia.org

Os artigos enviados pela redação são baseados em estudos científicos recentes em conjunto de evidências empíricas.
Clique aqui para saber mais

10 comentários

  1. Por que em 90% das academias pelo BR, os instrutores obrigam os alunos a fazer alongamento estatico e até mesmo a hiper extenção?Desde 2008 que acompanho o blog, saio igual testemunha de Geovagem pregando que isso não faz bem. Treino em casa já faz quase 3 anos e nunca alonguei. Só com essa tecnica de warming pré treino. Junioreduardo93

  2. Quanto ao fim do post, eu já li que fazer alongamento depois do treino não é bom, porque você está com os músculos contraídos, e alongar poderia dar problema. Não é verdade??
    (Estou chocado que alongamento não é bom antes dá musculação. Sempre me alonguei antes).

    • Cara isso concluí no meu dia-a-dia de treino, fazia em uma academia por anos exercícios com alongamento antes, sempre estava com a impressão de fadiga quando ia treinar, além de muitas vezes me machucar nos treinos, mudei de academia e não alonguei mais, depois de ler um artigo parecido com esse, e para minha surpresa, nunca mais lesionei e treino pesado agora sem sentir fadiga ou lesão.

    • Alongamento estático, xará, procure alguns alongamentos dinâmicos, são ótimos para acompanhar o aquecimento e para prevenção de lesões.

  3. Gosto muito das matérias apresentadas. As fontes são interessantes. E a forma de apresentação é divertida.
    Sempre me alongo no começo e no fim do treino, malho a 1 ano. Mas faço gradativo, pois minha meta é a saúde.

  4. Renato Franklin

    Ótima matéria e muito elucidativa! Parabéns!! Com isto dito, complemento resumindo que aquecer te prepara para um estresse muscular anunciado e evita lesões sim. Alongamento é para você manter mobilidade funcional e não virar um marombeiro tipo robô, todo preso! Bons treinos a todos!

  5. Excelente texto! Excelente blog! Tenho acompanhado e tem sido muitíssimo úteis todas as dicas que aqui leio. Parabéns!

  6. Gostaria de saber porque excluiram os ícones do facebook que tinha antes embaixo de cada artigo que serviam pra o leitor compartilhar se este estivesse interessado no mesmo…..?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários agressivos, ofensivos, com propagandas ou que não adicionam algo a discussão, não serão aprovados.