Home / Dicas Rápidas / 10 dicas infalíveis para dormir melhor e amplificar o anabolismo

10 dicas infalíveis para dormir melhor e amplificar o anabolismo

Clique aqui

Uma boa noite de sono é essencial para estimular a produção de hormônios anabólicos que promovem a recuperação e reconstrução muscular, sem contar com uma infinidade de benefícios como: mais imunidade, menos estresse, menos inflamação, mais foco, mais atenção, menos gordura, melhora na performance em exercícios, etc…

Enfim, dormir bem é essencial para a sua saúde e os seus resultados na academia, o problema é que muitas pessoas não conseguem ter um sono de qualidade ou simplesmente negligenciam o período de descanso, abrindo mão de uma série de benefícios que poderiam estar auxiliando o progresso no treino.

dormir bem

Independente de qual seja o seu motivo, neste texto veremos todas as maneiras para que você volte a dormir igual um bebê podendo amplificar a sua qualidade de vida e resultados na academia.

1 – Crie uma rotina de sono – e mantenha-se nela. Durma e acorde sempre no mesmo horário, isto fará com que o seu relógio biológico funcione melhor (você vai sentir sono na hora certa). Isto também é útil para que você tenha disciplina para ir dormir no horário certo, em vez de perder o precioso tempo de descanso fazendo outras coisas.

Clique aqui

2 – Nunca aperte o botão da soneca. Ao acordar, não caia na armadilha de tirar mais uma soneca antes de levantar. Isso pode enganar o seu corpo e começar um novo ciclo de sono, então, quando for para levantar, você se sente grogue e com mais sono ainda. Experimente colocar o celular ou despertador em um lugar que você precise levantar para desligar.

3 – Exponha-se a claridade ao acordar. Logo ao acordar, deixe a luz entrar. A claridade vai fazer com que o corpo interrompa a produção de melatonina e comece a produzir cortisol (neste caso, é necessário) para que o corpo saiba que é hora de acordar. Isto vai mandar embora rapidinho a sensação de sono e ainda fará você dormir melhor na noite seguinte.

Se claridade não é uma opção fácil no lugar onde mora, até mesmo a luz da TV ou celular ajudam.

4 – Evite cafeína depois das 18h. Os efeitos estimulantes da cafeína podem atrapalhar e muito o seu ciclo de sono. Evite café, pré-treinos, refrigerantes, chás e energéticos depois das seis da tarde.

5 – Evite a luz de eletrônicos perto do horário de dormir. Isto é difícil para muitos, mas se você realmente estiver com dificuldades para dormir ou quer maximizar o descanso, evite a luz da tela do celular/computador/TV antes de dormir, em vez disso leia um livro. Ao diminuir a exposição à luz, seu corpo vai se preparar para adormecer e liberar mais melatonina.

6 – Tome um suplemento de melatonina e/ou ZMA antes de deitar. Tomar melatonina antes de dormir vai lhe ajudar a pegar no sono mais cedo. O zma também pode auxiliar no sono fazendo você dormir mais profundamente.

7 – Durma em um ambiente completamente escuro. Mesmo com os olhos fechados, a luz que bate nas pálpebras ainda consegue chegar na retina, atrapalhando o sono. Invista em cortinas blackout (ou coloque um cobertor na janela) para que o seu quarto fique totalmente escuro durante o sono.

8 – Experimente dormir com a presença de um ruído branco. Ruído branco, como o barulho de um ventilador de fundo, auxilia no sono ao abafar barulhos que chamam sua atenção, como latidos de cães, barulho da TV no quarto ao lado ou pessoas conversando.

9 – Durma longe de relógios. Dormir com um relógio próximo pode fazer você acordar várias vezes para dar uma olhadinha em quanto tempo ainda tem para dormir, isto vai destruir a qualidade do descanso evitando que você atinja os níveis mais profundos do sono.

10 – Medicação somente em último caso. Medicamentos para dormir podem fazer você dormir rápido, mas não garantem um sono de qualidade, ainda farão você acordar como um zumbi e alguns deles possuem efeitos colaterais sérios. Medicamentos simplesmente não valem a pena, a não ser que nada funcione e eles sejam seu último recurso.

Sobre Redação Hipertrofia.org

Os artigos enviados pela redação são baseados em estudos científicos recentes em conjunto de evidências empíricas.
Clique aqui para saber mais

24 comentários

  1. O QUE É ZMA? MELATONINA TEM ALGUMA CONTRAINDICAÇÃO? A VENDA É LIBERADA NO BRASIL?

  2. Me expor à luz do dia está virando tortura. Todo dia um princípio de enxaqueca.

  3. Alexandre Santos

    Trabalho no período noturno 2 vezes por semana. Gostaria de saber o quanto isso prejudica na hipertrofia? Tenho reino e dieta em dia.

    • ACHO QUE MUDANÇAS DE HORÁRIO DE SONO E ALIMENTAÇÃO TRAZEM ALGUM PREJUÍZO PARA O ORGANISMO, AFETAM A CONCENTRAÇÃO E O NOSSO BEM ESTAR.

  4. dicas de ouro

  5. Qual tempo antes de dormir para ficar não fica em frente a celulares notbooks e cia pois vejo video aulas faço exercicios de frente

  6. Poderiam passar umas dicas para glúteos, quase não tem matéria para mulher :)

  7. Otimo, estou com dificuldades para dormir pois trabalho 12/36 e trabalho na madrugada o que me faz dormir um noite sim e o outro dia eu durmo durante o dia e essa noite em que posso dormir tenho dificuldades vou aplicar as dicas acima e vamos ver o que terei de resultado ^^

  8. Dicas muito valiosas! O GH é muito mais liberado em sono profundo, sem luz, em ambiente blackout; estabelecer meu horário de dormir e acordar, fazem com que meu corpo me sinalize que tenho que acordar, salva algumas exceções no dia a dia, em que precisamos e acabamos dormindo mais. São dicas muito valiosas para quem treina e não tem nenhum tipo de informação, o progresso não se dá apenas nos treinos, mas também como lidamos depois ou antes dele.

  9. Diga EXCELENTES, eu procuro seguir tais digas cotidianamente, tomo ZMA e isso esta me fazendo efeitos MARAVILHOSOS

  10. Joaquim Silva

    10 dicas infalíveis para dormir melhor e amplificar o anabolismo.

    Concordo com todas as dicas, mas no caso de treinar ser depois das 21h00 como fazemos para tomar o pré-treino?

    4 – Evite cafeína depois das 18h. Os efeitos estimulantes da cafeína podem atrapalhar e muito o seu ciclo de sono. Evite café, pré-treinos, refrigerantes, chás e energéticos depois das seis da tarde.

  11. remédios para dormir não valem a pena, ponto. Você apaga rápido, mas a qualidade do sono é ruim, sem falar na sonolência/letargia durante o dia seguinte. Simplesmente não compensa… melhor investir nas dicas de 1 a 9.

  12. Remédios pra dormir dificilmente serão o caso de quem treina. Exercícios ajudam a combater insônia, é uma das primeiras coisas que um médico pergunta nesses casos.

  13. dormir em média 6:30 7:00 está bom para hipertrofia? É o maximo que consigo devido meu dia corrido!!!

  14. Alguem sabe onde posso comprar melatonina?

  15. Trabalho noturno e já vou direto para o treino seria melhor eu dormir primeiro é ir para o treino a tarde ?

  16. Uma coisa que anda me ajudando muito no meu sono é a meditação antes de dormi, nada a ver com algum tipo de religião ou com algo do tipo, o que eu faço na verdade é respirar profundamente durante 10 min (isso quando não durmo antes hehehe). O exercício é simples tu puxa o ar por 3 seg, segura por 3 seg, solta por 6 seg, segura seu pulmão sem ar por 3 seg e ai puxa o ar de volta por 3 seg. Ajuda muito com o sono e com o estresse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários agressivos, ofensivos, com propagandas ou que não adicionam algo a discussão, não serão aprovados.