Mito ou Verdade: A creatina atrapalha a perda de gordura?

Ninguém sabe de onde este mito surgiu, mas muitas pessoas pensam que quando a fase de definição muscular se inicia, o ciclo ou o consumo de creatina deve ser interrompido para maximizar os resultados do cutting.

creatinauniver Mito ou Verdade: A creatina atrapalha a perda de gordura?

Talvez seja a noção de que um suplemento para ganhar massa pode atrapalhar a perda de gordura, já que hipertrofia e queima de gordura são objetivos opostos. Também pode ser devido aos relatos de que a creatina causa retenção de líquidos sob a pele, dando um aspecto de inchaço que pode ser confundido com um percentual de gordura mais elevado.

Apesar de existirem pesquisas mostrando que a creatina pode reter água sob a pele, não existem estudos que indiquem que a creatina atrapalha a perda de gordura. Na verdade, existem estudos que sugerem que a creatina além de ajudar a ganhar massa muscular, também ajuda a perder gordura.

creatina Mito ou Verdade: A creatina atrapalha a perda de gordura?

Um estudo realizado na Virginia Tech em Blacksburg/Virginina, descobriu que o uso de creatina não só permitiu que os participantes perdessem gordura durante a fase de definição, mas também ajudou na hipertrofia; o grupo que usou o placebo, apenas perdeu massa magra durante o estudo. Estudos em animais mostram que a suplementação com creatina na verdade acelera a perda de gordura.

Pesquisadores da Univerdade de Skidmore(Nova York), descobriram que os participantes de um estudo que tomaram creatina por 28 dias sem treinar, aumentaram a taxa de metabolismo basal em 3%, mas os participantes que tomaram creatina e treinaram com pesos, aumentaram sua taxa de metabolismo basal em 6%. Para quem não sabe, um aumento na taxa do metabolismo gera uma maior perda de gordura no decorrer do tempo.

Alternativa

Uma alternativa para pessoas que ficam “inchadas” durante o ciclo com creatina normal (monohidrato), seria usar um tipo diferente de creatina como creatina ethyl ester entre outras.

Veredito Final

A creatina atrapalha a perda de gordura ?

MITO!

Autor: Jim Stoppani
Traduzido e adaptado por Hipertrofia.org

Fontes utilizadas pelo autor:
COPYRIGHT 2004 Weider Publications
COPYRIGHT 2008 Gale, Cengage Learning
Flex Magazine
www.findarticles.com
www.flexonline.com

Artigo traduzido do site: http://www.simplyshredded.com/

Redação Hipertrofia.org

Os artigos enviados pela redação foram escritos pelos mais diversos profissionais da área e entusiastas, sempre baseados em estudos científicos recentes em conjunto de evidências empíricas.

Outros artigos interessantes...

Clique aqui!

60 Respostas

  1. Castilho disse:

    Que eu saiba, a creatina tende a acumular água sim, só que dentro dos músculos. Então vc n vai parecer “gordo”.

    • Castilho disse:

      Mas isso eu digo na minha opinião de merda.

      • Castilho disse:

        Não sei direito sobre creatina mas eu sou gordo e uso e estou emagrecendo e definindo e ficando muito mais forte, coloco 50kg no supino tranquilo e faço 4×15 toda segunda!

    • quero ajuda e tenho duvidas ja estou na academia a 3 anos so conciderada gostosinha quero ser gostosona comprei 2 pode de creatina de 240 coprimidos da Arnold Nutrition e um pote de hmb tambem de 200 comprmidos e ai como tomar estava pensando em 1 de cada por dia tomu os 2 antw de malhar ou hmb antes e creatina depois ajuda ai galera

      • carl disse:

        Eu prefiro as creatinas em pó ao invés dos comprimidos. Tenta procurar creatinas das marcas Labrada, Universal.
        Quandtidade toma 5g por dia do pó depois do treino. Pode usar junto com seu shake pos-treino (caso tenha).
        E cuida muito bem da alimentação.

      • Fernando disse:

        Bom dia,queridado jeito que vc esta fazendo já esta bom d+ agora se vc quer crecer pernas bubum ombros e braços ficar bem definida digamos gostosana e facil tomar
        Pós do treino i colher de chã de creatina misturada com 200 mlde agua ou suco.
        Pré treino 2 medidas de Whey junto com 1 medida de dextrose misturar com 400 ml de agua agitar bem e tomar vc verar resultados em 30 dias depoi vc me fala e com certeza quem vai quer te conhecer primeiro sou eu rss,rss,rss,adoro melheres gostosonas com ropinhas de academia bjs… abraços Obs: treine com modeção e boa sorte!

    • veronica disse:

      eu fiz a cagada de tomar creatina , tomei por 1 mês aumentei mas após que parei de tomar perdi tudo q ganhei ou seja, era só retenção de liquidos não era massa muscular, e tambem antes de começar a tomar creatina eu pesava 64kg quando parei de tomar fui para60kg perdi 4 kg….. pra mim creatina foi uma bosta agora só whey + albumina+ maltodextrina í só….

  2. Vinicius Costa disse:

    Bom post !

  3. Matheus Lopes disse:

    show eu faço isso ! !

  4. Thales disse:

    e os thermogenicos? cortam o efeito da creatina?

    • Lucas Prado disse:

      bom velho, isso em parte é verdade sim, principalmente se o termogêneo for dos mais baratos”” termogêneos geralmente “sempre” contem cafeína e guarana” substâncias estimulam o metabolismo…..
      quanto mais barato o termogêneo for mas cafeína terá, por ser a substancia mas barata..
      e como muito já sabem a cafeina e o guarana diminuem o efeito da creatina…
      espero que entendeu..
      abraços e bom treino.

  5. Bernardo (nutrólogo) disse:

    Realmente é um mito. A creatina é um composto que auxilia no rendimento energético muscular. Quanto maior os níveis de creatina nas células musculares esqueléticas, maior a probabilidade de mobilização dos ácidos graxos para geração de energia, o que com o tempo, resulta na perda de gordura.

    Contudo, outros tipos de suplementos podem contribuir para ganho de gordura, principalmente aqueles cuja base sejam os carboidratos. Em excesso, a malto-dextrina, por exemplo, pode ser convertida em gordura. Então cuidado com os suplementos a base de nutrientes energéticos.

  6. Bernardo (nutrólogo) disse:

    Thales, os termogênicos não atrapalham a creatinina. Pelo contrário, em associação com ela, os termogênicos aumentam o metabolismo basal, o que contribui para a perda de gordura do panículo adiposo, evidenciando a musculatura, isto é, firmando a definição muscular. Contudo, é importante tomar cuidado com o uso de termogênicos, pois essa classe de compostos pode gerar arritmia (taquicardia) e hipertensão durante os treinos, o que não é indicado. Logo, peça auxilio de um médico para saber se você pode estar fazendo uso dos termogênicos.

    • Milton Junior disse:

      Bernado, posso tomar a creatina com aminoacidos, ou só a cratina, vc me indicaria a melhor no mercado?

    • Jr Silva disse:

      Bernardo, boa noite.Uma dúvida, voltei a malhar a poucos dias, comprei a Creatina em cap hardcore, 4 caps antes do treino. e tbm adquirir o Therma Pro Integral Medica 480 ml bod Size. queria saber se posso tomar os 2 juntos? um vai atrapalha o efeito do outro devido a cafeina de 21mg no termo.No momento estou usando só a creatina e c/ 1 semana, ja percebo os ganhos de músculo, tenho umas gordurinhas no abdomem, quero perder gordura e ganhar massa muscular magra, força e energia para os treinos. Desde já te agradeço pela atenção.

  7. Vinicius G. Lopes disse:

    tenho uma dúvida fora do contexto,venho tomando creatina da universal a 1 mês e pouco, ja acabou, começou a dar estria no meu braço, so almenta, eu ja li artigos, é por causa do efeito sanfona, minha duvida é a seguinte, sera que a creatina contribuio para as estrias no meu biceps, porque quando eu estava tomando no começo, meu braço almentou de 1 a 2 cm, e agora que parei de tomar voltou ao normal, sera que a creatina contribuio para as estrias? obrigado

    • Luis disse:

      Não é certeza, mas ela pode contribuir, porque com o rápido crescimento do músculo, a pele tende a romper as fibras elásticas, mas por outro lado, como a recomendação para prevenção das estrias se dá no consumo de muita água, a creatina retem um pouco de água, então pode ser a conclusão também que a creatina não contribui para o surgimento das estrias.

  8. Maycon disse:

    realmente é mito q creatina atrapalha a perda de gordura! Pelo contrario, ela ajuda a “segurar” a massa magra… E já ouvi dizer que a cafeína atrapalha a absorção de creatina pelo organismo, mas ela ajuda a queimar gordura.

  9. Rafael Lancellote disse:

    Tomando creatina juntamente com Whey e Malto tive em 2 meses um ganho de 3,3 Kg de massa magra e perdi 2,6 Kg de gordura. Treino musculação 5x na semana e jiu jitsu 3x na semana

  10. Rafael Lancellote disse:

    Tomando creatina juntamente com Whey e Malto tive em 2 meses um ganho de 3,3 Kg de massa magra e perdi 2,6 Kg de gordura. Treino musculação 5x na semana e jiu jitsu 3x na semana

  11. Rod disse:

    veja bem, isso não é mito, no artigo esquecem de dizer que o fator crucial para o transporte de creatina é o carbohidrato, e geralmente em fase de cutting tende-se a ingerir menos carbo.

    eu nao vejo vantagem nenhuma em manter creatina com carbo baixo, ja que perdemos endurance da mesma forma e ha uma queda de força natural quando diminui-se nossa reserva de energia.

  12. Mitico disse:

    quem nao sabe disso?

  13. Cleider Lucas disse:

    nunca tive melhores rendimentos com creatina, talvez o meu ciclo esteja errado, e não tomo mais.

  14. Fernando disse:

    Quando eu uso termogênicos aumento a dose de creatina para 5g, já que a cafeína diminiu a eficiência da absorção. Será que é correto fazer isso??

  15. Rodrigo Carlos dos Santos disse:

    Ai,ai,quem foi o retardado,o idiota,o debilmental que criou esse mito estúpido?

  16. Falllllll disse:

    sempre ficava na duvida , gostei bastante do topico.

    postem mais topicos Hipertofria !! :D

  17. otavio soares disse:

    è verdade que a creatina ajuda a queda de cabelo em quem tem problemas de calvicie?

  18. Ronaldo Milani disse:

    Olá! Tenho uma dúvida: Fazendo musculação estando acima do peso(gordura), eu ganho massa muscular mesmo se eu não aumentar o consumo de calorias? tipo, meu organismo vai usar a gordura armazenada para aumentar os músculos? Porque meu objetivo e ganhar resistência e diminuir a gordura…

    • Rod disse:

      substitua tudo por integral ( carbos complexos de digestão demorada ), treine bem TODOS OS DIAS, seu metabolismo vai dar uma acelerada, automaticamente vai acontecer mais lipólise.

      agora se ficar numa dieta porca, com calorias vagabundas de fontes porcas, como farinaceos, pão branco, salgadinhos, arroz com muito oleo, carne com gordura, não vai ter queima de gordura nenhuma.

  19. w7 disse:

    quanto a creatina atrapalhar a perda de gurdura é mito. quanto aos termogenicos e creatina, a cafeína pode diminuir o efeito de inchaço da creatina, mas o ganho de energia que a creatina oferece será mantido sim. outra coisa, a absorção da creatina é facilitada com a presença de carbo, mas isso não quer dizer que o seu organismo não vai absorver creatina se tomar não acompanhada de carbo.

  20. kk disse:

    ja tomei a creatina em po a um tempo attras,resultado muito bom, voltei a malhar e comprei a creatina em capsula. a minha duvida…ela temo mesmo efeito? ja vi blogs dizendo q a creatina em capsula nao presta. to super em duvida…alguem pode me ajudar?

  21. igor disse:

    ao invés de vc´s estarem falando isso ,porque não procuram se informarem dos beneficios e maleficios da creatina…

  22. luiz disse:

    CARA A CREATINA COMO JA FOI DITO É PARA A RETENÇAO DE LÍQUIDOS NOS MUSCULOS E COMO OS MESMOS SAO COMPOSTOS POR 72% DE AGUA O INCHAÇO É UMA DAS PRPRIEDADES PROVINIENTES DA CREATINA. E SIM; A CREATINA AXULIA NA PERDA ( NAO MUITO) DE GORDURA .

  23. Márcio Roque disse:

    Boa Noite,
    Voltei a malhar após 3 meses parado (o que me rendeu alguns Kg’s a mais). É aconselhavel usar a CREATINA de imediato ou devo esperar mais um pouco??
    Bons treinos ferreiros!!

  24. Marcelo Castrp disse:

    Muito bom o post. Voltei a tomar creatina e tava com dúvida em questão desse percentual de gordura, se aumentava ou nao.

  25. Roberio disse:

    Minha duvida e a seguinte eu atualmente to tomando o BCAA 2400 probiotic para reconstituição muscular, na academia onde estou malhando tem 3 personais , sendo que um deles me indico tomar creatina para aumento de massa muscular, já o o outro falo que não posso tomar por meio que eu não possuo um porte físico digamos que magro e que com consumo da creatina minha barriga tende a aumenta devido ao inchaço gerado pela retenção do liquido queria muito saber sé isso realmente e verdade.

  26. Nicolli disse:

    Oi, gostaria de saber se tem problema eu tomar creatinha junto com termogenico???

  27. Renato disse:

    A maoria dos leigos acha que a cretina serve apenas pra dar essa inchada ¬¬

  28. CREATINA disse:

    to querendo tomar creatina mais me disseram que como tem a retenção de liquido no musculo os bicepes ficam com aparencia de ser gordo e mole verdade??

  29. maria felix verissimo disse:

    tomei creatina e gostei,posso toma outra vez…

  30. Erik disse:

    Na real não.
    Creatina em maior quantidade no corpo, auxilia no estoque de fosfatos, que quando requisitados, virarão ATP (Energia).
    Ou seja, quanto mais creatina, mais energia.

  31. MARCUS disse:

    SIMPLES, CREATINA DA RETENÇÃO DE LIQUIDO.

  32. marcelo disse:

    procure o selo creapure no rotulo ,os melhores são da universal e probiótica(esse ultimo agora esta vindo com selo).

  33. Duh disse:

    Olá,recentemente realizei varias pesquisas referente ao assunto e estou com certas dúvidas.

    A maioria da literatura diz que a cafeina enibe a creatina (mito como falado acima), encontrei sites especialisados na area da musculação que diz que respeitando o tempo necessario de absorção da cafeina não terá problemas.

    Minha dúvida é a seguinte:

    Posso tomar creatina + termogenico(alta cafeina) sem problemas, ou devo aumentar a quantidade de creatina?

  34. zezinho de juli disse:

    ola estou pezando 97kls posso tomar creatina.valeu abraço

    • HUGO disse:

      pode sim kara … creatina nao auemta a gordura ela ajuda a ganhar massa muscular mandando agua para os musculos …..
      to pesando 95kg tbm tava preucupado si ia “ENGORDAR” mais tomando creatina mas ja pesquisei aki e é de boa essa história de que creatina atrapalha a perda de gordura é MITO! como ja diz no proprio post …

  35. kennedy disse:

    eu treinei e depois de 10 minutos fui pra bicicleta e 3 minutos depois tomei a creatina com o maltodextrina.cerca de 25 minutos depois tomei um xicara de café pq eu treino de 7;30 da manhã ai eu como antes e depois.eu queria sabe se os efeitos sao os msm pq dizem q o cafe corta o efeito mais foi pouco que eu tomei de cafe e foi pq eu esqueci @(
    muita cafeina corta o efeito da creatina ,mais pouca corta tbm ?

  36. HUGO disse:

    Obg … tirou todas minhas duvidas sobre a creatina td q queria sabe ja to sabeno agr vlw bom site bom post !

  37. Jaqueline Persant disse:

    me matriculei na academia e quero perder gordura localizada na barriga e costas além de definir bumbum e pernas. 1 – Pergunta: TEM ALGUMA COISA QUE EU POSSA TOMAR PRA ACELERAR ESSA PERDA DE GORDURA LOCALIZADA ALÉM DA MUSCULAÇÃO QUE EU VOU INICIAR???
    2 – Pergunta : O QUE EU POSSO TOMAR PARA GANHARR MASSA MAGRA? POSSO TOMAR AMBOS PARA PERDER E GANHAR SE FOR O CASO? E ALIMENTAÇÃO ALGUÉ TEM DICAS PRA ME DAR???? PRECISO DE AJUDA NA OSOU GORDA SÓ ESTOU COM GORDURAS LOCALIZADAS… QUEM PUDER AJUDAR DESDE JÁ AGRADEÇO MUITO ;)

  38. sheila disse:

    posso tomar creatina e l-carnitina ao mesmo tempo? Obrigada

  39. juuuuuuuuu disse:

    se eu tomar um whey isolado, creatina, malto e um lipo6 black…….. vai fazer mó bagunça, ou não vai fazer nenhuma bagunça? oidhfosdf não sei explicar. Mas acho que deu pra entender

  40. patricia disse:

    ja tenho corpao..pernao.. bundaooo.. e barriguinha zeroo.. so preciso definir posso tomar a creatina c o whey proten? e como devo tomar..

    • junior disse:

      vc pod tomar sim,a melhor forma d vc definir sem perder massa eh atraves da sua dieta,ingerindo poucas calorias,ao contrario q muitos pensam!!

  41. Jadilson disse:

    Olá pessoal,
    É o seguinte, sou um desportista, pratico arte marcial e preciso de explosão muscular nos treinos e mais “GÁS” pra suportar os treinamentos pesados nas aulas. Pergunto: É uma boa tomar CREATINA pra isso? E ainda assim pra melhorar a performance muscular? Pois pretendo praticar musculação entre o treino de karatê! Obrigado!

  42. Aristides Melo disse:

    hum , Muito Bom Ler Né Gente !!!!

  43. Elias Batista da Rocha disse:

    Boa noite a todos, tenho uma duvida, por favor me ajudem? Iniciei a musculação ha 10 dias, tenho um porte fisico magro e tenho dificuldade para ganho de peso por mais que eu coma de tudo, desejo ganhar massa magra e alcançar uma boa definição corporal, seria bom para mim a creatina? se sim, como devo tomar, antes ou depois do treino e qual a mais recomendada? Muito obrigado e esperarei a resposta, abraços !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>