O Poder Anabólico dos BCAAs

Clique aqui!

Para uma proteína ser considerada de qualidade é necessário que ela possua os oito aminoácidos essenciais. Proteínas animais, alimentos integrais, ovos e whey protein se encaixam perfeitamente neste perfil. Contudo, pesquisas recentes mostram que os aminoácidos de cadeia ramificada(BCAA) isoleucina, leucina e valina são os principais causadores de ganho de muscular e que a suplementação regular com estes aminoácidos pode colocar o corpo em estado anabólico em níveis que nunca foram imaginados.bcaapo 300x300 O Poder Anabólico dos BCAAs

“Os BCAAs não só são necessários como blocos construtores de proteína para o crescimento e reparo muscular”, diz Carwyn Sharp, PhD e professor de fisiologia do exercício na Faculdade de Charleston(Carolina do Sul). “Eles também contém múltiplas propriedades que aumentam os processos de crescimento muito acima do normal comparado aos aminoácidos normais”

Últimas Descobertas

Na verdade, as pesquisas sugerem que os BCAAs não só estimulam o crescimento muscular como também criam um ambiente hormonal anabólico dentro do corpo, abastece os músculos com energia, ajudam o corpo a queimar gordura e constroem massa magra ao mesmo tempo, além de acelerar a recuperação e diminuir as dores musculares. Este pacote é tão potente que este conjunto de aminoácidos poderiam ser chamados de nutraceuticos, que é um título dado a nutrientes que possuem propriedades farmacêuticas.

Se você ainda duvida que os BCAAs podem ajudar você a atingir seus objetivos, aqui estão cinco razões para você reservar seu pote hoje mesmo.

#1 Controle hormonal anabólico

De todas as maneiras que você pode ficar maior, alterar os níveis de hormônios pode ser uma das maneiras mais complicadas. Afinal, é difícil medir este tipo de coisa por conta própria. Felizmente os pesquisadores da Universidade de Sharp and Ball(Muncie, Indiana) fizeram esse trabalho por você em sua última pesquisa: “Nós descobrimos que quando o consumo de BCAAs foram combinados com treinamento com pesos, os níveis de testosterona foram elevados e os níveis de cortisol minimizados, promovendo um ambiente favorável para o crescimento muscular”.

“Através de estudos anteriores, nós também sabemos que a leucina(Compomente do BCAA) estimula a liberação de insulina, que pode aumentar ainda mais a capacidade para crescimento”

#2 Energia Muscular

Ficar definido envolve andar em uma corda bamba que significa perder gordura enquanto mantém massa muscular. O problema é que para conquistar este objetivo precisamos estar em um regime restrito de calorias. Este “regime” forçado significa que você também estará em um déficit de energia, o que pode levar a uma quantidade alarmante na diminuição do músculo devido as enzimas catabólicas  que terão que quebrar a massa para conseguir chegar até os BCAAs no tecido muscular. Este efeito auto-destrutivo é como se você destruisse uma casa só para pegar alguns tijolos específicos.

Ao suprir o corpo com uma dose saudável de BCAAs enquanto se corta calorias, você terá uma melhor chance de interromper a quebra de massa muscular. De acordo com Sharp, “Se existir uma escassez de energia, a suplementação com BCAAs vai rapidamente preencher essa falta e ajudar na prevenção da perda de massa muscular”

#3 Queime gordura, ganhe músculos

Os benefícios do BCAA na fase de definição não é somente preservar músculo. Os BCAAs também estão associados ao crescimento de massa muscular e a redução de gordura em um fenômeno chamado de particionamento de nutrientes, que pode ser uma das descobertas mais promissoras sobre o BCAA. Neste cenário, os BCAAs funcionam como um Robin Hood dos nutrientes, roubando energia das células de gorduras e alimentando o faminto tecido muscular.

Em uma pesquisa feita com roadores pela Universidade de Illinois, os pesquisadores atribuiram o particionamento de nutrientes à leucina na dieta.

#4 Aliviar a dor

Sem dúvidas você já sentiu dores após o treino e que ficaram ainda piores no dia seguinte. Conhecida como dor muscular tardia, esta dor é o resultado de um tipo de inflamação. Apesar de você conseguir evitá-la completamente, ela pode ser reduzida. “Junto com as mudanças hormonais, nós descobrimos que os BCAAs diminuiram os danos produzidos pelo treino de alta intensidade”, diz Sharp. “Isto pode explicar a queda nas dores musculares observada em alguns estudos, o que é fundamente para manter as pessoas treinando”.

Se estimular o crescimento é a espada, então prevenir a sua perda é o escudo garantido pela suplementação com BCAAs. Apesar das dores não sumirem completamente, diminuir o seu impacto é só mais um motivo para manter o BCAA como suplementação.

#5 Recuperação

Vamos ver o óbvio: quanto mais rápido você se recupera de um treino, mais rápido você pode voltar a treinar. Sharp recomenda para seus atletas a suplementação com BCAA antes e após o treino porque eles, justamente, aumentam o reparo e a construção muscular. “Isto se aplica a todos, independente do seu objetivo ser ganhar massa, força ou resistência”, diz o especialista.
Pense desta maneira: “Com a recuperação maximizada, você consegue treinar com mais volume e intensidade, o que significa maiores adaptações” Sharp adiciona. Resumindo, isto significa mais crescimento muscular.

Dica

Whey Protein contém os maiores níveis de BCAA se comparado com qualquer outro tipo de proteína em pó.

Como usá-los

Felizmente, os BCAAs são uns dos suplementos mais baratos do mercado. Você pode tomar de 5 a 10 gramas no café da manhã, imediatamente antes, durante e imediatamente depois do treino; e antes de dormir.

O Enigma da Leucina

Em todo grupo existe um que seja mais forte que os outros. Pesquisas apontam cada vez mais para a leucina, como ela sendo a chave para o efeito anabólico dos BCAAs. Mas não fique tentado a descartar a isoleucina e valina; não é tão simple assim. Apesar deles não serem tão potentes, a isoleucina e a valina tem um papel vital nos blocos construtores. Na verdade, a hipertrofia induzida pela leucina cai para zero assim que os seus dois irmãos somem de cena.

Em outras palavras, não importa quanta leucina você “injeta” nos músculos, crescimento não acontece se os dois outros BCAAs não estiverem presentes.

Autor:  David Barr – Expert em Nutrição

Referências:
http://www.muscleandfitness.com/
http://www.flexonline.com/
COPYRIGHT 2011 Weider Publications
COPYRIGHT 2011 Gale Group

Via: http://www.simplyshredded.com/branch-out-the-latest-research-shows-that-bcaas-are-vital-to-your-supplement-regimen.html

Redação Hipertrofia.org

Os artigos enviados pela redação foram escritos pelos mais diversos profissionais da área e entusiastas, sempre baseados em estudos científicos recentes em conjunto de evidências empíricas.

Outros artigos interessantes...

Clique aqui!

145 Respostas

  1. André disse:

    Eu ñ suplemento com BCAA pq acho meio caro. Prefiro comprar um bom whey protein. Acho que se vc ñ consegue comprar um suplemento de manutenção quase mensal como esse, é melhor ñ ficar comprando uma vez ou outra.

    • Murilo disse:

      Se vc acha caro pagar 60 reais em potes de bcca de qualidade e que dure quase 2 meses, vc deve ser daqueles q compra whey proteins de 10 kilos por 30 reais, vamo tirar o escorpiao do bolso velho larga de pao duragem –‘ num compra nem dextrose ne pq acha caro.

      • Rod disse:

        que pote de 60,00 dura 2s meses? ou vc acha que tomar 4 gramas por dia de bcaa vai mudar muita coisa, parceiro, BCAA em pó dos bons, Universal, Dymatize, etc etc nao custa menos de 150,00 por aqui, e mesmo os nacionais em capsula com mais de 300 capsulas no pote nao saem por menos de 90,00, eu tomo praticamente 10gramas por dia, BCAA plus da probiotica lixo estou tomando agora, 6 capsulas antes e 6 depois do treino pro meu peso 84kg… não existe no mercado nacional Whey com niveis importantes de bcaas e glutamina, ha nao ser os isolados, os gringos com blends completos custam quase 200,00 900grs…

      • Gabriel disse:

        60 reais durar 2 meses? kkkkkkkkkkkkk, da onde velho? a dosagem de bcaa é cerca de 20g por dia, se você comprar um desses nacionais, cada capsula vai ter uns 1000mg (1g) agora calcula ae… 20capsulas por dia, teu bcaa vai acabar rapidinho. Barato ele pode até ser, mas ele vai durar uma semana, hahaha. (e mesmo se você comprar um de qualidade, o da Optimum tem 5g de bcaa a cada dosagem de 5.5g, ele custa em torno de 30dolares(300g)(manipulado)ou seja, 60 reais + frete, se você fizer as contas iria durar 15 dias (melhorou um pouco né?) .

        • Chipak disse:

          Cara, 60 reais o bcaa 500g dá optimun no bodybuilding.com. So gente babaca compra suplemento aqui. 10g por dia dura quase 2 meses. E n venha com essa de ficar barrado pela anvisa. Eles n seguram nada por esse preço!

          • Gabriel disse:

            eu to comprando todos pela internet também, só tem um erro ai, o bcaa da optimum é 345g, e não 500g, e tá nessa faixa de preço mesmo, 60 reais. Se tomar 10g por dia, vai durar uns 35 dias. (pote de 345g)

          • Rafael disse:

            Ae irmão , você que compra nesse site , Lbs = libras ?

          • Renata disse:

            Não entendi o tamanho das porções no site pq está no sistema deles.O valor está em dolar, mas o de 2Lbs de Whey, por exemplo, corresponde a o que?

        • Ramos disse:

          manos deixa de bobeira!!
          use o mais completo… vai te suplir em tudo e puro, bcaa turbeforce. Manos é outro nível!

      • Rod disse:

        falando em compra na gringa, pedi agora pouco no Bodybuilding, estao com uma promoção la no 1MR compra 1 e ganha outreo de 80gr:

        PI027 BPI Sports
        Lemon Lime , 224 Grams
        1.M.R Powder $31.95 1 $31.95

        1.M.R Powder – 80 Grams – Pina Colada – Exclusive Flavor
        Ultra Concentrated Pre-Workout Powder!

        1
        UNIV296 Universal
        Unflavored , 300 Grams
        Creatine $8.65 1 $8.65

        Subtotal $40.60
        Shipping Cost $13.22
        Total $53.82
        Credit Card: $53.82

      • Willian disse:

        60 reais que duram dois meses aonde meu velho? Já viu a quantidade ridicula de Bcaa que vem em cada capsula? Pra se tomar as 10 gr dia SIM sai caro pra caralho!

      • André disse:

        Cara, juro p/ vc, de vdd, eu tomo whey e glutamina da Optimum, carbo da Probiotica, compro até cromo e multivitaminico da universal. Sem falar em Lipo6 e Jack3d, que ñ é um negócio que vc usa direto. Qdo eu uso hipercalórico e creatina é dessas marcas ou melhores que essas. Agora me diga que pote de bcaa que custa 60 dura 2 meses? Citando os da Probiótica, que ñ é lá essas coisas, eu teria que tomar quase 7-8 cápsulas por dia de treino p/ atingir o que se recomenda p/ meu peso. Eu compro oq dá comprar com meu dinheiro, e sei que vou conseguir fazer a manutenção dos suplementos qdo acabarem.

    • adriano disse:

      ue?!? como vc consegue não suplementar BCAA tomando whey?

    • nao disse:

      se eu tomar e nao treinar?

  2. Guto disse:

    Barato não é não.

  3. Style Hiker disse:

    BCAA, ZMA, TT .. Vale muito a pena!

  4. Lucas disse:

    Não sei de onde tiraram que BCAA é barato.

    • fdfd disse:

      Bah meu mas vcs são mão de vaca heim, deixa de ficar tomando cervejinha e querer se aparecer no final de semana, e compra um suplemento descente, gastar R$200,00 em um final de semana em festas não é cara né? ah vah…

      • Lucas disse:

        Cara, vc não me conhece então não deduza como eu levo minha vida, não bebo nem fumo, levo uma vida + saudavel possivel.
        agora… pagar 60 reais num pote de BCAA q não dura 10 dias é foda.
        se vc acha barato apenas compre e não venha aqui imaginar como as pessoas são e oque elas fazem da vida.

      • Rennan disse:

        Mano onde vc tiro que bcaa é barato?? como o cara ali disse paga 60 reais para durar 10dias (o que ainda é muito) é foda. se vc for rico e limpa o cu com nota de 100 entao compre logo 100potes =)

  5. Ricardo Ribeiro disse:

    Claro que suplementar com BCAA é caro. Amigo se seu pote de BCAAs de 60 reais dura 60 dias, então ou vc tem a melhor fonte do mundo, ou esta seguindo a dica do rótulo e usando apenas 4 CAPs ao dia, que é uma dosagem tão baixa que não da para notar resultados.

  6. Junio disse:

    O melhor seria comprar Uei Potein q tem uma boa quantidade de BCAA alem da proteina,

    otimo artigo, vcs do hipertrofia.org estao de parabens.

    • guilherme disse:

      whey mano! whey

    • roberto disse:

      kkkkkkk rachei de rir aqui uei(whey) rsrs

    • Cleider Lucas disse:

      hehe todo post ele dá uma mancada. Mas é bom menino.

    • Kazu disse:

      Porque vc ainda vem comentar aqui? Pare de dar dicas sobre o que tu não sabe, A PROTEÍNA É FORMADA POR AMINOÁCIDOS, ENTÃO COMO VAI SER BCAA + PROTEÍNA? E o que tem no teu whey não é o suficiente pra alcançar os resultados propostos aqui. Para de falar merda, por favor, é capaz de alguém acreditar.

      • Bangu disse:

        Tem certeza? ¬¬

        • Kazu disse:

          Tenho certeza absoluta.

          • Bangu disse:

            Pois mto bem. Eu discordo, apesar de não ter “certeza absoluta” mesmo pq eu não sou nutricionista mto menos cientista no assunto.
            Entendo q BCAA são formados por 3 aminoácidos essenciais q não são produzidos no corpo,L-Valina, L-Leucina e L-Isoleucina. Beleza, até ai acho q não discordamos. Esses 3 aminoácidos são encontrados nas pilulas de BCAA (ex. BCAA Plus – Probiótica) e em ALGUNS whey protein (ex 3 whey protein da Probiótica). Tá escrito na embalagem. E além de ter os 3 aminoácidos essenciais, possui mais uns 10 outros aminoácidos que os comprimidos de BCAA não possuem. (Só comparar os informações nutricionais de um produto com o outro). Agora eu respeitosamente pergunto, qual a diferença entre os 3 aminoácidos essenciais da pílula de BCAA e os aminoácidos essenciais do whey protein?
            E quanto a quantidade de BCAAs dos produtos, é só comparar a ficha nutricional de um com o outro e veja o q acha. Levando em consideração que devemos ingerir entre 8 á 16 gramas de BCAA (dividido entre pré e pós treino) por dia, Existe TANTA diferença assim entre tomar pílulas de BCAA e o whey protein?

          • Kazu disse:

            Toda proteína completa (origem animal), contém BCAA, porque como vc mesmo disse, a proteína e formada por aminoácidos, ou seja, qualquer whey contém, assim como qualquer carne, qualquer ovo, qualquer copo de leite. Talvez a minha ultima resposta tenha ficado meio incompleta podendo haver outras interpretações auhaush, e não, não tem diferença entre o BCAA do whey e do separado, mas tomando separado vc tem outros benefícios, principalmente da Leucina, que e muito interessante, um exemplo e usar o BCAA tipo uns 20 minutos antes do whey, o que vai parar o catabolismo e melhorar a absorção do whey. Só não vai tomar aqueles lance under dosed lá, 2 pilulas depois do treino, uasuhas isso e jogar dinheiro fora, como já disseram, uma suplementação efetiva com os BCAA sai bem cara, infelizmente.

            E igual a vc também não sou profissional nenhum, mas eu posso dizer que SOU TUDO QUE FALO aushaush isso eu coloco em prática, e funciona.

          • Bangu disse:

            Agora sim rsrsrrsr. Sem erro brother. Mas ainda sim acho “dispensaveis” as pílulas. Assim como vc, estudo antes de tentar algo e tento aquilo o q estudo. Mas pessoalmente procuro usar fontes “naturais” de nutrientes (naturais quero dizer a alimentação comum). Os únicos suplementos q uso são o whey e um multivitaminico, (pq num tem jeito). O resto é na brabeza (comer de 3 em 3 horas ou um bife, ou ovo ou atum ou qdo estou mto apertado de tempo, mando whey pra dentro). o Resto é treino (e variações no treino) e descanso. Digo q tenho bons resultados. Poderiam ser melhores se eu usasse uma combinação q na minha opinião é a q tem o melhor custo\benefício, Whey-dextrose-creatina. Simples, “barata” e eficiente. BCAA ajuda pacas, mas com uma boa dieta, pra mim, acho dispensavel.

          • Kazu disse:

            Eu não suplemento com BCAA também, ajuda, mas isso a dieta da conta sim, como vc disse, o único essencial mesmo é o whey, não que seja obrigatório, até porque meus primeiros TRÊS ANOS de treino foi sem nem chegar perto de suplementos.

          • Bangu disse:

            rsrsrsr, e meus primeiro ano de treino foi lendo! (e ainda continuo…)

          • Roberta disse:

            OLHA KAZU..GOSTEI MUITO DAS SUAS RESPOSTAS..DE ACORDO COM TODAS.
            O QUE TAMBÉM É IMPORTANTE DIZER É QUE O WHEY MAIS CONCENTRADO DE PROTEÍNAS TAMBÉM É O MAIS CONCNETRADO DE BCAA. LOGO O ISOLADO É O MAIS CONCENTRADO. MUITAS VEZES O WHEY É TAMBÉM SUPLEMENTADO DE BCAAS CHEGAM A 11G DE TOTAIS E OUTROS A 7G DE L-LEUCINA QUE É O QUE NORTEIA A SINTESE POR PRODUZIR HMB!!!(TB BASTANTE CARO SE COMPRADO SEPARADO OU MANIPULADO) . A PRESENÇA DESTES 3 AMINOÁCIDOS (JUNTO COM ISOLEUCINA E VALINA) COM AUXÍLIO DA VITAMINA B6. ESTIMULAM NÃO SÓ A LIBERAÇÃO DE INSULINA( ANABÓLICO) COMO TAMBÉM A PROPRIA ABSROÇÃO DA LEUCINA,POR ISSO NÃO INDICO TOMAR ELE SEPARADO. OU SEJA, DEPENDENDO DE QUANTAS DOSES DE WHEY VC TOMA POR DIA E DE QUAL WHEY, NÃO VALE SUPLEMENTAR O BCAA. LEMBRANDO QUE QUANTO MAIOR A MASSA MAGRA, MAIOR A NECESSIDADE. OU SEJA PRA INICIANTES O WHEY SUPORTA.
            ROBERTA LINS
            NUTRICIONISTA

    • Mr_ Frango_Master-Grill disse:

      Boa Champz

      • Jones Pelicia disse:

        Ae galera…Vamos fazer uma campanha para o Junio ser o próximo entrevistado do Fórum.Alô Leandro Twin… seria hilário kkkkkkkkkkkk

      • Kinteiro disse:

        Já que vc é nutricionista Dr.Roberta Lins então me tire uma duvida desse debate aqui. Se é necessario de 8~10gr de BCAA/dia para vc ter algum resultado e o Whey protein já tem BCAA, não presisariamos de tanta coisa assim como tds estão pensando.

        Ex: Se eu tomo um bom Whey q tenha ae 4gr de BCAA, vou precisar mais ou menos de uns 6gr de BCAA para chegarmos ae nas 10gr que tds estão falando certo, se comprar um BCAA mesmo não vai precisar mais que 4capsulas por dia para chegar mais ou menos nas 10gr, fora a albumina que tambem tem BCAA. Então ao meu modo de ver não é tão complicado chegar a dosagem diaria de BCAA não. Estou certo ou errado.

    • Rafaela disse:

      Fake, só pode… sem condições

    • Ana Paula disse:

      ahahahaha

    • bruno rio disse:

      mineiro quando vai comprar suplemento fala assim “me ve ai um uei potein sso uai”

  7. Daniel disse:

    Bom, não deixa de ser uma suplementação necessária. Assim como há várias marcas de Whey e diversos preços, com os BCAA’s não é diferente. É preciso ver o que mais se adequada ao bolso. E para se chegar a um objetivo é necessário investir.

  8. Baltazar disse:

    Ninguém se ligou que esse artigo foi traduzido ? E que lá nos Estados Unidos BCAA tem preço de banana ?

    A tradução do artigo foi fiel, só isso.

    Ótimo artigo. Parabéns Hipertrofia.

  9. DiegoLopes disse:

    Sempre utilizei bcaa na minha “dieta” pois sempre soube que ele é excelente . Quem busca crescimento/definição acho importante incluir na suplemtaçao e nao e tao caro assim em media eu pago de 50 a 80 em pote com 120capsulas dependendo da marca o mais caro q ja paguei foi de 120 com 240capsula em uma loja em Sao Paulo todos da probiotica .. ja faz 5 anos que eu treino e quando comecei tinha 17 anos era magro e teria dificuldade de crescimento devido ao meu metabolismo pouco acelerado e a minha altura (1,85 55kl hj 1,90 92kl). nunca tomei massa. sempre bcaa+way+abulmina hj inclui creatina 5g por dia e muita clara de ovo..

  10. Eduardo Silvan disse:

    Ainda acho q uma boa refeição de pre treino tem o mesmo efeito anabolico de um BCAA mas se tiver disponibilidade é bom comprar sim.

  11. yuri disse:

    esse artigo parece mais um comercial!!
    a unica parte interessante foi da leucina e seus dois irmãos!
    ushauhsuash

  12. Daniel Soares disse:

    Eu tomei BCAA e tô satisfeito com o resultado. Agora, minha dúvida é: Eu preciso dar um tempo entre um pote e outro ou posso tomar sempre, sem intervalos?

  13. kiD disse:

    é.. agora tenho uma idéia melhor de como tomar BCAA..
    tomarei antes do treino, e um pouco junto com albumina antes de dormir
    já que eu tomo suplemento intra-treino, whey pós, whey ao acordar.. mas ta dahora a matéria
    só não está muito acessível à todos..

  14. Marco Stronga disse:

    Eu li um topico no forum do hipertrofia que dizia que BCAA eh placebo e nao sei oq mais.. q em q tomar um monte pra dah resultado e nao tem um bom custoxbeneficio

  15. jailson disse:

    nem curto essas parada de suplemento acho perca de tempo e dinheiro

    e eu tambem to de boa porque eu ja sou malhado
    nem preciso deles

  16. Cleider Lucas disse:

    e qual a diferença entre um BCAA de 20,00 (que eu tomo cerca de 10g/dia) por um que custa 60,00? Além do preço.
    E ele tem os 3 aminoacidos necessários.

  17. Roberto Borba disse:

    Sempre tomei antes e depois do treino.

  18. Jonilson disse:

    Cleider Lucas
    os mais caros sao de qualidade melhor

  19. joel disse:

    na moral os produtos bons são caros mesmo!!po divide essa porra no cartão de 3x e pronto!!rsrrs

  20. Giuliano Lucilla Gobbi disse:

    Dica para a galera que acha caro. Vitacost BCAAs otima qualidade, 300g – 15 dolares oq da uns 27 reais, porem paga 7 dolares de frete, dai compensa comprar 2 que da um total de 38 dolares +- contando os centavos, oq sai por mais ou menos 65 reais e usando 10g todo dia dura 2 meses…

  21. Edu disse:

    Está aí a importância de se comprar um Whey de qualidade , pois existem wheys no mercado com grande quantidade de BCAA´s enquanto tem outros que são fabricados com a mesma matéria prima , mas são carentes desses aminoácidos . Esse artigo fortaleceu a minha idéia de que os Wheys importados e bastante enriquecidos com BCAA´s e outros aminos importantes fazer toda a diferença em relação a um Whey que é fabricado com a mesma matéria prima , mas que engana o consumidor colocando corantes e outras coisas que não importam para quem busca qualidade.

  22. Jota Nunes disse:

    Este artigo até que é bonzinho, mas está numa linguagem de release de fabricante, é muito mais uma propaganda do que um artigo científico.

    Eu particularmente acho que a forma mais eficiente e barata de suplementar com BCAAs é tomar um pouco a mais de whey. Um scoop de whey tem muito mais BCAAS do que um monte de cápsulas de bcaas isolados, sai muito mais barato e ainda é nutricionalmente muito superior. Essa é a minha opinião, eu prefiro tomar dois potes de whey do que um de whey e outro de BCAAs.

  23. Joselito disse:

    Galera, eu acho q a discussão é válida, mas como o próprio nome diz é um suplemento eu acho q primeiro deveriam procurar avaliar se estão treinando pesado e correto e só depois avaliar a necessidade de algum tipo de suplemento. Não adianta ficar se entupindo de tudo q é oferecido na internet e esquerar q a naturaza faça tudo sozinha. Quer crescer? puxa ferro veio.

  24. Thiago disse:

    Galera alguém conhece esse BCAA da Atlhetica Evolution? O preço está bom (68,00 com 240 caps) mais alguém já usou pra dizer se presta? Valeu

  25. Elias disse:

    Eu acho que pra quem tem boa dieta nao precisa disso não

    • Ludacris disse:

      Na verdade amigo os BCAA’só trarão resultados se a dieta estiver boa. São alguns octanos a mais que o atleta pode adicionar ao seu combustivel. Compreendeu?

  26. Bruno disse:

    eu treino a 1 ano e 7 meses tipo nunca tomei bcaa,tenho 70 kilos e num engordo de jeito nenhum como igual um porco e nada,nunca tomei bcaa,tomo apenas hipercalóricos baratos tipo de 3 kg que duram mais,só que marcas baratas,e são um lixo,tenho 17 e frequento academia todos os dias meu crescimento ñ é tão lento mas se tem uma coisa que aprendi é que o que faz vc crescer mesmo é no momento do treino,ñ é suplementos que vai fazer milagre,é claro ajudam e muito,mas é a sua determinação e raça que vaum fazer vc crescer,se vc tem objetivos de ter um corpo diferenciado,e naum tem grana para investir em si mesmo assim como eu,a melhor alternativa é conhecer as técnicas para cada exercicio buscar informação para modo de execução,e dar tudo de si isso sim vai fazer vc crescer naum adianta tomar um monte de venenim e naum focor no treino,abraço a todos que lutam a cada dia na busca da evolução do seu corpo!!

  27. Cássio disse:

    “Felizmente, os BCAAs são uns dos suplementos mais baratos do mercado”(!!!). Talvez nos EUA onde o artigo foi escrito isso seja verdade, mas aqui tah longe de ser barato.

  28. Davi disse:

    Bom Post, mas eu acho hipocrisia, vocês não autorizarem a copia total ou parcial dos textos do blog, sendo que tem textos aqui identicos aos da fonte. Nem precisava colocar referencias, porque nem foram vocês que pesquisaram, e simo site da fonte, que ta escrito “VIA”. Esse texto é exatamente igual o do site, so foi traduzido. Poré, é um otimo texto, e ajudaram muito com essa tradução.

  29. Gabriel V disse:

    Da onde BCAA é barato?!

    Acredito que a grande maioria da galera aqui não toma justamente pelo contrário, pq é caro pra caramba!

    • Renan Tavares disse:

      Você encontra BCAA fora do Brasil em sites de compra com um preço muito bom mesmo, da ON por ex.
      Sempre tomo assim que acordo, junto com ovos e uma vitamina.

      Para um BCAA ser de boa qualidade, não é só a marca o principal fator, pois uma marca renomeada é meio caminho andado pelo fato de ter popularidade entre os usuários. Um bom BCAA depende da quantidade em cada cápsula, não adianta nada comprar um BCAA barato e você precisar tomar 15 cápsulas para dar a quantidade recomendada.

      Sempre veja no rótulo de qualquer produto a quantidade em G ou MG pois é isso que determina se o produto é viável ou não.

      Muitas empresas Brasileiras importam a matéria prima de fora, até mesmo a matéria prima de grandes marcas, obviamente que o valor em quantidade é bem menor, então a empresa lucra muito mesmo, fora os impostos que existe no produto Brasileiro.

      Existem 86 impostos hoje no Brasil, e a cada dia surge + um imposto.

      Quando você compra um Whey protein onde está escrito “Matéria prima importda” pode ter certeza absoluta, que você está pagando os seguintes impostos de importação.

      IPI – Imposto sobre produtos industrializados, a % aqui varia de produto.

      ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, aqui pode chegar até 18%

      AFRMM – Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante, varia de 25% sobre o valor do frete internacional, vai depender da empresa.

      E a lista é gigante, tem até INSS, SENAI isso mesmo SENAI… totalizando até 60% do valor do produto

      Vamos supor, BCAA da marca OPTIMUM de 400 cápsulas sai por apenas U$23,99 convertido pra real sai no máximo R$45,00.

      Ai vc vai encontrar na loja +- nesse valor.

      Optimum R$45,00 + 60% de taxa de importação = R$72,00 + taxa de entrega + 500% que o lojista aqui coloca no produto sai na bagatela de R$360,00

      Cara, + nem pagando 100% de imposto daria isso… depois a negada reclama.

      Pesquisa, é a alma do negócio rsrs

  30. Bangu disse:

    Bem, a maioria aqui toma whey certo? Alguns (não todos, ALGUNS) possuem uma quantidade de BCAA. Variam na quantidade e tal, mas tem. Só dar uma olhadinha na próxima vez q for comprar seu suplemento.

  31. Lucas Pessoa disse:

    sempre gostei de bcaa , mas so compensa tomando em grandes quantidades.

  32. Fernando disse:

    Belo topico, realmente a galera falou a verdade bcaa nao dura muito tempo e para durar vc acaba por tomar pouco, depois desse topico vou começar a tomar mais. valeu hipertrofia.

  33. Marcel disse:

    Certo! Estou treinando e uso o bcaa, no caso a indicação é de 2 comprimdos antes e 2 depois do treino! Na matéria fala que eu posso usar três vezes ao dia,é isso? No caso dois antes do café da manhã, 2 antes, durante e após o treino e 2 antes de dormir. Então posso usar essa tática? Sendo que também tomo Whey, mas não isolado, e que pretendo perder gordura e ganhar massa muscular? Abraço!

  34. Fernando disse:

    Esse mês vou comprar BCAA da marca Arnold Nutricion BCAA Ethyl Ester 2500, muito boa essa marca e a dosagem é muito alta do BCAA.
    Leucina 980mg
    L-Isoleucina 700mg
    L-Valina 700mg

  35. Chris disse:

    Eu uso bcaa da growth.
    Alguem aí tbm usa ?

  36. Vinicius disse:

    Mais trazer um produto importado como o BCAA, creatina, 1MR e jack3d não precisa de receita nao ?

  37. Éverton disse:

    BCAA é um excelente suplemento, porém possui um custo muito elevado, o que torna seu uso inviável para a maioria das pessoas.

    Pra q “vala apena” tonar BCAA na minha opinião deve-se administrar uma dose media de 30 por dia. (isso vaia entre dia de treino e de escanço)

    Sendo assim vai 1kg por mês, o q dependendo da marca passa de R$500,00. (basicamente um salário)

  38. andre luis disse:

    Bcaa nunca pode faltar em uma boa suplementaçao,mais suplementos no brasil sao muito caros,se for tomar um bcaa e uma proteina boa o cara ja gasta uns 180 reais no minimo aki no brasil isso comprando produto nacional,compro suplementos direto dos estados unidos paguei 40 reais em 300g de bcaa em po da dymatize e uns 50 reais em uma proteina isolada,aki no brasil teria pago no minimo uns 250 reais,se alguem interesssar em saber onde comprar suplementos na gringa de forma segura acesse meu blog, compresuplementosimportados.blogspot.com

  39. Guilherme disse:

    O negócio é treinar natural.

    Abraso a todos

  40. Rafaela disse:

    Tomo BCAA da marca nacional, DNA, tomo duas cápsulas 30 min antes do treino…pq como tomo whey pós-treino, e contém BCAA, nao vou jogar meu dinheiro fora…

    ganhei 3kg nesse 1º mês de academia… estou tomando whey 3W DNA, creatina da neonutri,dextrose, e o BCAA…

    vou parar dia 20 agora com a creatina… para voltar com ela dia 20 do mês que vem…

    acho que estou indo pelo caminho certo né? Me achava mt magra…
    pesava 43,7 e em exatos 30 dias estava pesando 46,7.

    com muito treino e dedicação quero ganhar mais massa =)

    estou indo pelo caminho certo? Alguma dica??
    Obrigada =)

  41. Luiz disse:

    Ae galera será que vocês podem me tirar uma duvida? Eu.comecei a fazer aerobico em jejum e comprei um bcaa da milly de 1100 mg de bcaa pó tablet eu ia comprar da universal mas o cara falo q esse era melhor e tals mas msm eu sabendo q o da universal era bem melhor pelo fato dele ser importado e de uma marca de qualidade eu peguei o da milly por 2 razoes a grande quantidade de bcaa por capsula e pelo preço to meio quebrado esse
    Mês , mas só fui reparar qdo ja tinha chego em casa e tomado uma dose dele. Eu vi q ele tem d_ribose. Isso afeta em alguma coisa o fato dele ter d-ribose isso faz coma eleestoqueglicogrnio abcesso aerobico ou coisa do tipo

  42. Luiz disse:

    Ae galera será que vocês podem me tirar uma duvida? Eu.comecei a fazer aerobico em jejum e comprei um bcaa da milly de 1100 mg de bcaa pó tablet eu ia comprar da universal mas o cara falo q esse era melhor e tals mas msm eu sabendo q o da universal era bem melhor pelo fato dele ser importado e de uma marca de qualidade eu peguei o da milly por 2 razoes a grande quantidade de bcaa por capsula e pelo preço to meio quebrado esse
    Mês , mas só fui reparar qdo ja tinha chego em casa e tomado uma dose dele. Eu vi q ele tem d_ribose. Isso afeta em alguma coisa o fato dele ter d-ribose isso faz coma ele estoque glicogenio antes do aerobico ou coisa do tipo? Obt pela atenção

  43. EDi.Junior disse:

    Bom depois de tanta discursão se é barato ou caro vamos analizar alguns produtos e preços

    Mas 1º eu peso o seguinte Galera toda suplementação em si se torna cara uma vez que a medida que tal suplemento vai nos dando tais resultados esperados o nosso corpo tambem vai se acostumando com tal suplemento ai é a hora de optar por um suplemento melhor ( na maioria das vezes mais caro ) ou aumentar a dosagem ( oque aumenta o custo ), então tudo na vida tem um preço inclusive sua suplementação rsrsrs basta saber quanto você esta disposto a pagar pra alcançar seus objetivos, Bem eu não tenho condições financeiras de adquirir os melhores suplemnetos do mercado acredito que a maioria daqui tambem não, mas vamos analizar o seguinte a galera fala que o BCAA de tal marcar é melhor que aquele outro não presta etc… Galera independente do valor BCAA é BCAA pra quem não tá tomando nada e começa com um BCAA mais fraquinho com certeza ele vai ter algum resultado pode não ser aquele resultado super mais se aquele substancia já não existia em nosso organismo apartir do momento que vc começa a igerir seu organismo não tem como saber se aquele BCAA Custou R$ 150,00 ou R$ 60,00, Não é tipo Mauricinho e Patricinha que se sente bem vestindo Roupinha de marca famosa, seja um super BCAA ou Apenas um BCAA alguma coisa no teu corpo vai mudar.

    Agora já que esse foi um assunto onde todos gostaram de comentar vamos comentar de acordo com a experiencia de cada um que já osuo, Algumas dessas marcas e Preços afim de ajudar quem ta querendo Tomar um BCAA Bacana dentro da sua condição Finaceira.

    vai ai Alguns valores:

    http://www.corpoperfeito.com.br/produto/BCAA-2400-Probiotica

    http://www.corpoperfeito.com.br/produto/Amino_BCAA_IntegralMedica

    http://www.corpoperfeito.com.br/produto/Aminoacid_BCAA_Nutrilatina_AGE

    http://www.corpoperfeito.com.br/produto/BCAA-Complex-2200-Dymatize-Nutrition

  44. Marcos disse:

    Galera, estou iniciando e gostaria de saber onde vocês compram seus suplementos.Já comprei na loja growth supplements, e os preços são bem atrativos. Agora fico na dúvida um Whey Isolado 90% (1kg) mas fabricado pela própria growth custa apenas 54 reais, o que vocês acham?

    Lembrando que meus recursos ($$) são limitados, teria um bom benefício por esse custo?

    • Breno disse:

      cara eu indicaria o hiper whey da probiotica.. estou tomando ele não e o melhor claro mas tem um custoxbeneficio muito bom.. nao e o whey que vai classificar seus ganhos

    • Emerson disse:

      pode comprar tranquilo, o whey da growth se compara ao da optimum, nenhum nacional é melhor que ele, eles usam materia prima importada.abraços

  45. Neto disse:

    cara eu peso 68 quilos quero chegar os 75 creatina e bom pra ajudar ?

  46. kayo disse:

    os melhores suplimentos sao caro msm,se ker coisa barata toma caldo de fejão,kkk

  47. BCAAs são fundamentais para o ganho de massa muscular. Porém, se você não tem condições de tomar BCAA + Whey. Escolha consumir só Whey!

  48. Chris disse:

    Me disseram que esse é bom:

    Amino BCAA TOP Body Size – IntegralMédica.

    Alta concentração de BCAA (3200mg/porção).

    Agora pesquisem aí!

  49. vilmar disse:

    WHEY ISOLADO JA TEM BCAAS CONFERI NO ROTULO

  50. Michell disse:

    Muito bom esse artigo sobre o bcaa.. Coisas assim contribuem muito nos estudos de quem trabalha com o treinamento e com suplementação

  51. Samuel disse:

    Esse é o BCAA mais concentrado que eu conheço [BCAA Ultraconcentração 1500mg – Nutrilatina AGE] 1500mg de BCAA puro por tablete um pote de 120 tabletes ta entre 60 a 70 reais ainda ta caro :/

  52. Fabio disse:

    Moro nos Eua e nao tem nd melhor q o super pamp max.vejo a galera ai no Brasil falando do jack3D mas nao tem nd no mercado como o super pump,ja tomei jack e varios outros nao se compara,super pump e o melhor alem de forca, da massa e muita energia pra malhar alem do pump .ja malho a 8 anos e nunca vi nd igual,mas mantenho minha dieta em cima,proteina em td refeicao,vitaminas ,proteina em po antes e depois dos treinos e antes de durmir.mas nao adiata nd tomar whey ou qualquer outro tipo de proteina se nao comer direito.super pump max proprietary Blend.myovol electro HYDRATION COMPLEX.L TAURINE CALCIUM GLYCEROPHOSPHATE SODIUM SUSTAMINE==NITRIC OXIENDURANCE COMPLEX=L citrulline (2g) carnipure (carnitine L Tatrate)L ornithine L Aspartate,Beet ext,Beta vulgaris root..Branch chain m Tor stimulation BLEND (L LEUCINE (2G)L ISOLUCINE L VALINE.CREATINE MONOHYDRATE (2.3g)creatine magna power (magnesium creatine chelate)entre outras coisas,nao sei se ai tem pra vender se tem nao sei quanto custa.mas se tiver oportunidade pode comecar a tomar e joga fora o resto das coisas q vcs estao tomando,FUIIIIIIIII

    • daniel disse:

      Fabio, deu uma olha nesse super pump parece ser mto bom mesmo… vi q ele tbm tem algumas gramas de creatina e eu ja tomo creatina, sera q em problemas se eu tomar o super pump? teei que parar com a creatina? vc toma todo mes o super pump? vlw pela ajuda !

  53. João Vitor disse:

    “Como usá-los:
    Felizmente, os BCAAs são uns dos suplementos mais baratos do mercado. Você pode tomar de 5 a 10 gramas no café da manhã, imediatamente antes, durante e imediatamente depois do treino; e antes de dormir.”

    Estou vendo muitas pessoas aqui discordando deste ponto.. mas façamos algumas considerações:

    1. Ser caro ou barato é relativo, um produto “X” de 300 reais é caro pra quem ganha 1 salário mínimo, como é barato pra quem ganha 5 mil.

    2. O texto foi traduzido, ou seja, é de origem Norte Americana, por isso, quem escreveu está correto, já que lá os suplementos (inclusive o BCAA) realmente são baratos. Claro que se o texto fosse escrito por alguém aqui do Brasil, e usando o termo “barato” referindo ao mercado no nacional, seria algo sem sentido.

  54. Diego disse:

    Super Interessante , tudo o que eu queria saber a respeito do mesmo, Grato por demais …

  55. Anderson disse:

    Desculpa minha ignorância, mas como vocês compram na gringa? como se compra?

  56. Lucas Florencio disse:

    No comentario sobre A L leucina. Eu a uso isolado antes de refeicoes proteicas. E Consequentemente a fonte da proteina sempre tem Bcaa em menor quantidade é claro…

    Mas aonde quero chegar é quem toma ela isolado de outros Bcaas nao esta jogando dinheiro fora pois carne, ovo, leite etc tem Bcaa…………..

  57. carlin disse:

    uei e bseaa e bom tomar juntos ?

  58. enfiaoespeto disse:

    boa galera que gosta e leva o treino a serio eu vendo suplementos importador com preço de nacional so trabalho com as marcas Optimum,Dymateze,universal, exemplos de preço jack3d 100.00 bcaa dymatize com 400 casp por 120.00 e muito mais telefone 50617352 tratar com Clayton ou katrina abraço

  59. Emanuelly disse:

    Oi comprei BCAA NUTRILATINA 1500mg. na embalagem manda tomar 1 tablete por dia.. o ideal seria isso mesmo ou melhor tomar 2

  60. Rodrigo disse:

    Ola,comprei um BCAA,na embalagem recomenda três tabletes ao dia,eu treino de segunda a sábado,devo tomar aos domingos?

  61. joelson disse:

    alguem saberia me imforma , a quamtidade de bcaa que eu deveria ingerir ja que meu peso é baixo 65kg

  62. Higor disse:

    E ai galera blz. Bom eu tenho 16 anos e ja malho um tempo, eu queria saber se eu posso tomar BCAA algo semelhante?

  63. Chris disse:

    Ola. Eu comecei a tomar creatina creatina da neonutri 100% pura monohidratada e micronizada 3g pre-treino e o bcaa da THWACK um comprimido antes de 1g e um pos-treino. Sera que estou fazendo certo? Alguem sabe me dizer se esses suplementos sao bons? Estou pensando em tomas dois comprimidos pos-treino e diz no rotulo que essa dosagem é para atletas acima de 88kg. Alguem poderia me ajudar nessas informaçoes? Obrigada. Ps:tenho 65kg e malho pesado todos os dias.

  64. Ola pessoal! eu tenho 18 anos, peso 51, altura 1,66 pegunto pra vcs qual a melhor marca de bcca e a concentração exata pra min tomar?

  65. Breno Cunha disse:

    Vi em pesquisar que o ideal para cada indivíduo é tomar 0,22 gr de bcaa por cada kg de peso corporal é só fazer a soma de quanto vc tem que tomar por dia por exemplo quem tem 70kg X 0,22 = 15,4 gramas de bcaa ou seja essa é a medida mínima que devemos consumir diariamente e pra você saber quantas gramas de Bcaa tem por capsula você deve somar quanto tem de Leucina, valina e isoleucina e dividir por quantas porções esta marcada pra vc ingerir no pote, ai vc saberá quantas gramas de Bcaa tem por capsula!

  66. Renan Paz disse:

    Tem tantos bcaa , qual devo escolher? sou magro que sempre sonho em ficar monstro hehe

  67. Fábio disse:

    Segundo o aminograma da Albumina Salto’s contém:

    Dose de 14g (1 colher de sopa, equivalente a 3 claras de ovos)

    Leucina – 6,84g
    Isoleucina – 4,58g
    Valina – 5,16

    Totalizando: 16,58g de BCAA

  68. Manu disse:

    Eu comprei BCAA da Nutrilatina, 1500 mg (1,5g). O pote com 240 cápsulas custou R$130,00, ou seja aproximadamente R$0,54 por cápsula.
    Nos primeiros 3 meses foi a única suplementação que utilizei, estava tomando apenas 3 cápsulas por dia e acompanhado do treino e alimentação regrados perdi 11% de gordura corporal e mantive meu peso, que era meu objetivo.
    Também não sentia grandes dores musculares.
    Acompanhado de um whey protein que contenha pelo menos 5g de bcaa + 6 cápsulas (9g BCAA) você irá gastar aproximadamente (depende de quanto pagar no seu Whey) R$ 7,25 por dia.

  69. tulio disse:

    comprei um bcaa 2600 da g2l, alguem conheçe? é bom??

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>