Nutrição Pós-Treino: A Janela da Oportunidade

Em 25 anos que eu estou no fisiculturismo, existe uma teoria a respeito da hipertrofia muscular que desperta medo no coração de todos que praticam musculação e qualquer outra pessoa que investe pesado para ganhar um pouco de massa muscular. Esta teoria antiga sugere que no exato momento que o treino acaba uma “janela de oportunidade” de 45 minutos começa. Isto deixa apenas 45 minutos para você fazer uma refeição com muita proteína para que o treino produza resultados.postreino 200x300 Nutrição Pós Treino: A Janela da Oportunidade

Desde a primeira vez que ouvi esta teoria eu fiquei meio desconfiado. Apenas o fato de que no momento que você faz a sua última repetição, o corpo inicia uma contagem regressiva de 45 minutos(ou qualquer outro tempo que seja) e você precisa consumir grandes quantidades de proteína antes que esta “janela anabólica” acabe, é algo como a história da Cinderella que precisava chegar em casa no tempo exato, pois do contrário a sua carroça se transformaria em uma abóbora. Como você pode ver, ambos são contos de fada.

Alguns caras sairiam correndo da academia, dirigindo freneticamente e até passando por sinais vermelhos, só para chegar em casa e comer algo para evitar o catabolismo. Eu por exemplo, nunca prestei muita atenção a essa teoria porque simplesmente ela nunca fez muito sentido para mim. Algumas vezes eu conseguia comer logo depois de chegar em casa, mas outras vezes eu não conseguia comer, pois tinha algum compromisso depois do treino. Algumas vezes eu só conseguia comer 2 horas depois do treino. Independente do tempo, eu nunca senti uma diferença significativa na força ou ganho de massa muscular.

Depois disso eu acabei lendo uma publicação sobre a “janela de oportunidade” de uma fonte muito respeitável e que fez bastante sentido para mim. O autor era ninguém menos que Jeff Everson. Para quem não conhece, ele é um ex campeão de levantamento olímpico, ganhador de 5 títulos de fisiculturismo nacional e ainda treinou a famosa Cory Everson que ganhou 6 títulos de Ms. Olympia. Em outras palavras, o cara conhece alguma coisa ou outra sobre como ganhar massa muscular.

Em resumo, Jeff Everson explicou que a refeição que você consome antes do treino é muito mais importante da refeição que você consome após o treino. Ele argumentou que a chamada “janela de oportunidade” foi tirada de contexto, já que as proteínas que você consome não são instantaneamente usadas, muito pelo contrário. Os nutrientes que você consome antes do treino são os que realmente vão cair nessa “janela de oportunidade”, durante e após o treino.  É necessário uma quantia de tempo considerável para proteínas e carboidratos complexos passarem por todo o processo digestivo necessário para reabastecer o corpo com aminoácidos e glicogênio para os músculos.

Mas não quer dizer que consumir BCAAs e creatina antes e após o treino seja uma idéia ruim. Estes aminoácidos passam por um processo muito mais simples de absorção e podem ser usados rapidamente pelo corpo se comparado ao tempo que demoraria para digerir uma refeição completa.

Conclusão

Recuperação e crescimento muscular são processos que ocorrem 24 horas por dia e 7 dias por semana. O corpo irá lentamente quebrar as proteínas que você consome por um longo período de tempo. Não existe recuperação ou anabolismo instantâneo, independente de quantos nutrientes você ingere antes ou após o treino. Existem alguns suplementos como creatina e bcaas que podem acelerar o processo, mas no final a construção muscular leva tempo.

Agora você pode evitar muito estresse. Você não vai perder toda a sua massa muscular se não conseguir comer logo após o treino. Até mesmo perder uma refeição de vez em quando não vai anular todos os seus esforços no treino.

O corpo possuí muitos recursos. Se você perder uma refeição, o corpo simplesmente vai absorver e utilizar mais nutrientes na próxima refeição. Como eu mencionei anteriormente, recuperação e construção muscular não acontecem de uma hora para a outra, e sim 24 horas por dia e 7 dias na semana.

Autor: Shad Chaw
Texto traduzido e adaptado por Hipertrofia.org
Fonte: http://www.muscleandstrength.com

Redação Hipertrofia.org

Os artigos enviados pela redação foram escritos pelos mais diversos profissionais da área e entusiastas, sempre baseados em estudos científicos recentes em conjunto de evidências empíricas.

Outros artigos interessantes...

Clique aqui!

137 Respostas

  1. Vanalli disse:

    muito bom!

    • lucas disse:

      Correto, mas vale lembrar que a janela anabolica, nada mais é que a hora que o corpo absorve mais nutrientes e com mais facilidade.
      Exemplo : Atarde, você faz uma refeição rica em carboidrato, proteina, vitaminas, minerais ! o corpo não vai absorver completamente esses elementos, uma bela porção dele vai ser descartada. jã pós-treino a provabilidade de você conseguir digerir mais nutrientes e ser menos descartado é maior, pois o corpo acaba de sair de um Ultra DESGASTE, destruindo muitas fibras que não acontece Naturalmente!

    • Regiano Costa disse:

      Cara, parabéns pelo conteudo. Houvi isso de um personl que trabalha no meu prédio.

    • Guilherme disse:

      Quando você termina o treino não é o momento que o sangue mais circula no corpo? e nao é o momento que é mandado mais sangue para o músculo treinado?? Portanto, um whey protein ou uma malto, que são rapidamente quebrados e são de rápida absorção, vão direto para o músculo no pós treino, se tu esperar 2 horas o teu músculo ja está meio recuperado e não será tão rápida a absorção. Não quer dizer que seja mais importante a pós treino, o que eu sempre ouvi falar é que a absorção pós treino é muito mais rápida do que as outras, devido a circulação. E é uma questão de lógica também…

      • L. Samson disse:

        Au contrair, como a circulação está “maior” na musculatura, a circulação intestinal está “menor”. Logo, no pós-treino imediato há uma menor absorção intestinal dos aminoácidos. E se não for absorvido não entra na circulação sanguínea e não vai pro músculo.
        Mas o mais importante do artigo é acabar com os exageros; uma alimentação boa durante o dia inteiro é o mais importante de tudo; mas muita gente dá mais importância à suplementos do que à dieta, e esse é o maior erro de todos…
        Abs!

  2. Carlos Eduardo disse:

    Parabens, esclareceu duvidas, porem abriu espaço para mais duvidas… mas o topico foi muito bem elaborado, vale a pena ler!

  3. João Fachini disse:

    Muito bom! Eu sempre disse aos meus colegas que a refeição pré-treino é muito mais importante que o pós, mas nunca me levaram em consideração… :/

  4. Aleck Yann disse:

    Eu ja tinha algo como isso em mente…
    por isso sempre tomo o meu whey iso + dextrose alguns minutos antes do fim do treino, já que ele demora mais alguns minutos até entrar na corrente sanguínea…

  5. L disse:

    HaHa nunca me preocupei com essa janela da oportunidade, já sabia que era bobagem, mas se puder comer até 45 mim depois do treino beleza… espera mais 3 horas e come de novo :)

  6. Thalles disse:

    Muito bom. Pra mim também faz sentido essa info sobre comer antes do treino ser mais importante. Muito bom o artigo, como sempre.

  7. Gabriel disse:

    Acho que quem deturpou alguma coisa aqui, foi o cara que escreveu o texto. A janela de oportunidade não é um cronômetro que se liga na ultima repetição do treino e se fecha após 45 minutos, a verdade é que é mais que sabido por todos que tem um mínimo de conhecimento sobre treino e nutrição que o treino é uma atividade extremamente catabólica e ao final do treino os niveis de hormonios catabolicos estão altíssimos, portanto, o quanto antes você puder fazer uma refeição para baixar os níveis desses hormônios e aumentar os níveis dos hormônios anabólicos, melhor. Isso é a janela de oportunidades, não essa distorção que fizeram no texto. O fato de você atrasar uma refeição não vai destruir o seu corpo, mas é obvio que o seu corpo vai utilizar massa muscular como fonte energética nesse tempo e isso é ruim para qualquer um que almeja hipertrofia, por menor que seja a massa utilizada. Já foi dito aqui em outros artigos que ninguém consegue se manter em estado anabólico o dia todo, o dia é uma variação de estados anabólicos e catabólicos, o que vale no final é o somatório dos dois, se você conseguiu ser mais anabólico que catabólico, você irá crescer. Fisiculturismo é um esporte de ajustes finos, se você conseguir minimizar ao máximo o tempo que passa em estado catabólico, pode ter certeza que as pequenas perdas evitadas lá na frente vão te dar um resultado bem maior.

    • Gabriel disse:

      E só lembrando, o trecho sobre a refeição pré-treino está corretíssimo, a refeição pré-treino é importantíssima e deve receber tanta atenção quanto a pós-treino, agora o errado foi menosprezar a segunda.

      • Tomaz Soares disse:

        Gostei da matéria. Não vi menosprezo pela refeição pós treino ou qq outra refeição no dia. O que ele propôs foi desmitificar esse papo de refeição mais importante de todas.

        Ele tb não está dizendo que vc deve comer muito pré treino ir malhar vomitando como o camarada aí em cima afirma.

        Mas está simplesmente dizendo que vc deve dar importância a sua dieta como um todo. Eu me alimento depois do treino sempre! Pois acho fundamental no processo de hipertrofia. Tomo minha whey, de lei, pós treino e faço minha refeição sólida pouco depois de chegar em casa e bater a ducha. Mas sei perfeitamente que se falhar com qq outra parte de minha dieta não haverá meios de consumir toda a proteína necessária pra ganhos máximos. Particularmente não gosto de comer na última hora q antecede o treino, geralmente como duas horas antes, mas sempre uma refeição generosa, que não me dará fome e propiciará energia pra meu treino.

        Olhe oq ele diz no fim do artigo: “…recuperação e construção muscular não acontecem de uma hora para a outra, e sim 24 horas por dia e 7 dias na semana.” Ele nao diz q não é importante comer pós treino, mas sim da importância da dieta como um todo.

      • Lucas disse:

        Gabriel falou tudo , caramba eles quererm nos confundir…AQUI MESMO eu li falando que a refeição pós-treino é a mais importante, que se vc despresar ela seus resultados serão fracos, ai agora eles colocam outra coisa, ai vai confundir todo mundo….

        • L disse:

          “Eu quero dizer. Agora, o oposto do que eu disse antes. Eu prefiro ser. Essa metamorfose ambulante. Do que ter aquela velha opinião. Formada sobre tudo.”.

      • renato disse:

        Mandou muito bem !!!

    • ricky disse:

      cara, nota 10! poderia me dar mais dicas? eu treino já a um tempo e tenho um pensamento bem parecido com o seu

    • Fábio disse:

      Parabéns Gabriel!!Alguém com conteúdo e evidência!

  8. Mateus disse:

    Então fica a questão,o que comer antes do treino?e quanto tempo antes do treino comer?

  9. guilherme disse:

    faça o Basico , Coma 2 hrs antes de ir treinar , e uma refeiçao mais leve uns 30 minutos antes , e no pós treino , se possivel mande um whey protein + uma creatina e malto , ai depende de voce

    • ricky disse:

      seguinte, se comer antes do treino, o carboidrato que é pra ser de absorção rápido, não será rápdio e não fará efeito, a idéita, é comer muita caloria o dia todo, fica um tempo antes do treino sem comer nada, pra durante o treino a dextrose bater o ponteiro, e dar explosão pra vc meu irmão, pois com o estomago vazio a absorsão da dextrosa vai sair impresionante! outra coisa, malto absorção é lenta não da explosão, se quer pegar pesado, mais do que pode manda dextrose, vai ganhar uma barriguinha mais vai ganhar muita massa

    • ricky disse:

      comer antes do treino vai fazer com que o dextrose durante o treina perca o efeito, a idéia, é quanto mais vazio o estomago maior a absroção, a dextrose vai te dar explosão, quanto maior o pico de insulina, maior a explosão, xperiência prórpia, vc vai virando um animal na academia

    • Kazu disse:

      Pra quem estiver lendo, apenas anule as duas respostas aqui, leia só o que o guilherme disse, os outros falaram só merda. Abraço.

  10. César Loreno disse:

    Boas pessoal, Mateus blz? Cara acho que seria legal você tacar uma proteína de baixo índice glicêmico e um carbo de baixo índice também.. e no pós- treino tem alguns vídeos aqui no sait que explicam prefiro não comentar sobre os pós já que existem muitos e muitas opiniões :D . Cada um tem um pós que funciona melhor com seu organismo…

    • Giuseppe13 disse:

      Ah velho, nao que isso tudo esteja errado mas, na minha opiniao, a refeiçao pos-treino tem que ser a mais foda do dia por que eh quando seus musculos estao implorando por ajustes e nada mehor do que proteina e rapidamente.

      • ricky disse:

        dextrose durante, e dextrose com malto e preteina depois pq?
        se vc mandar a malto durante não vai ter explosão, a idéia é virar um bicho no ginásio, a dextrose te sobe o pico insulinco demais, o malto não faz isso, apenas diminui a fadigo durante um tempo mais longo, a idéia da hipertrofia não é essa, a idéia, é explosão, intensamente, curto tempo, pouco catabolismo, muita alimentação descanço depois, esquece aeróbico, junte calorias, ganhe gordura, pois se ganhar gordura enquanto estiver treinando, terá um sinal que o musculo tá crescendo saldo positivo de calorias no final do dia

  11. César Loreno disse:

    e CAFÉ PRETO KK NÃO ESQUECE ABRAÇOS.. BINS TREINOS

  12. tiago disse:

    por vias das duvidas .

    é por isso que me alimento bem pre-treino e pos treino

    aUHAUhauHA

    MAIS TIROU DUVIDAS MUITO BOM !

    • ricky disse:

      não se alimente antes, pois não terá absorção rápida da dextrose! ou se tomar outro suplemnte pré ou durante o treino, a absorção será prejudicada, a mesma coisa vale no pós, não se alimente com comida, apenas suplemento pois a absorção é rápida, é sem leite, somente agua, tmb pra n prejudicar a absorção

  13. Guilherme Santos disse:

    Muito bom o texto. Darei muito mais atenção na minha refeição e suplementação pré-treino. SHOW!

    • ricky disse:

      não! não faça alimentação antes ou depois do treino com comida, somnte suplentos pois a absorção de comida é lenta, a idéia, é que antes durante e depois, vc tenha absorção rápida! isso só com suplemnto, pois o processo digestivo é muito lento! inviável

      • Rodrigo disse:

        Para de falar besteira mano, a digestão total leva cerca de duas horas. É impressindível uma alimentação sólida pré-treino, pois como o nome já diz, suplemento é pra suplementar e n pra alimentar…

  14. victor schmidt disse:

    entao whey+malto no pós é bobagem e deveria ser ingerido no pré?!

  15. SANTIAGO disse:

    matéria boa pra caralho ! parabéns

  16. Felipe disse:

    caralho,isso serviu como um tapa de luva pra mim ,pois ficava loco quando n levava o shake de proteina pra academia e ficava naque cisma …. agora irei dar bem mais atenção ao pre treino do que eu dava antes, muito obrigado .! blog hipertrofia sem duvidas o melhor , e mais facil de exclarecer as duvidas !

    • ricky disse:

      não cara, a janela existe, e deve ser feita a base de suplementos que é absrção rádipda, não vira comer antes ou depois, pois o processo digestivo é muito lento! somente carbos antes e durante, e cabros e whey depois

  17. Matheus disse:

    Muito bom!

  18. Roberto disse:

    A verdade é que não existe receita de bolo. Algumas coisas funcionam melhor para alguns, outras para outros. Cada organismo é diferente. E tem coisas também que funcionam de qualquer maneira para todos.
    Tudo é muito controverso. Tem artigos dizendo que a tal janela de oportunidades é de 45 minutos. Outros dizendo que é de até 12 horas após o treino.
    Alguns dizem que é indispensável usar carbo de alto IG junto com a proteína no pós treino, outros dizem para usar junto com a whey carbo de IG menor como farinha de aveia. Outros ainda dizem para não usar carbo coma a whey, mas sim MCTs.
    Para alguns a creatina funciona, para outros não.
    O negócio é testar cada método por um tempo e ver qual se adapta melhor ao seu organismo.

  19. Rod disse:

    bom essa é meio velha, mas serve para os tempos de avalanche de pré-treinos, ja ouvi caras dizendo la na academia que o jacked só faz efeito legal com mais de 1h de jejun antes do treino , ai eu pergunto, cade o carbo? aminoacidos e proteina pra empurrar o gás que o estimulante vai te dar? meu p´re treino é um lanche com 3 fatias de pao integral, 2s files de frango no meio e 4 ovos ( 1 inteiro ) onde eu prenso no george foreman e mando 1 banana e + 4 capsulas de bcaa concentrado, 40 minutos depois 10gr de jack3d e + 20 ou 30 minutos ja estou treinando…. mesmo nos melhores treinos não consigo chegar com aquele apetido pro whey e dextrose no pós, pq ainda me sinto um tanto satisfeito, mas claro jogo pra dentro mesmo assim logo que chego… isso é mito mesmo, janela de oportunidade cronometrada nao existe mesmo, ja que pra quem faz a dieta correta vai ter um bom nivel de nutrientes exigidos durante a parte do dia todo até a ultima refeição da noite…. ai sim no desjejun a primeira coisa que faço e dar uma mijada e tomar meu whey.

    • ricky disse:

      seu pré treino esta totalmente errado, não se come antes do treino, isso pq o alimento n te dá explosão pro treino, explosão somente com pico insulínico de dextrose, ou algum suplento insulínico, a comida, vai acabar com a sua absorção, tanto antes durante ou depois do treino de qualquer suplemnto!

      • Kazu disse:

        Ricky, por favor amigo, pare de comentar, todos seus comentários vc só falou merda, vai acabar confundindo os iniciantes.

  20. Fabiano disse:

    ÓÓtimoooo perfeito

  21. Murillo disse:

    Perfeito!

  22. Gustavo disse:

    Parabens ae pessoal..qebrou uma duvida terrivel… vlw mesmo

  23. Sergio disse:

    parabens voce tirou muitas duvida,porem ficou alguns duvidas
    valeu ae pela explicaÇao muito bom mesmo

  24. Leandro P disse:

    Quanta besteira num só post, ninguem falou que quem não come depois do treino perde toda a massa muscular.E sim que o pós treino é uma das milhoes de ferramentas que podem ser utilizada na tentativa de ganho de massa muscular e isso é inegavel. Não existe evidencia de quem come depois do treino e forte e quem não come é frango, é só uma questão de estado fisiologico que seu corpo se encontra depois do treino e o estado que uma refeição te proporciona junto a isso. Quem quiser comer come, quem num quiser num come. e quem disse que a teoria do pós treino de 45min já não conta com o tempo de digestão e absorção da refeição? ou se acha que quem bolo essa teoria foi burro o suficiente de esquecer que o corpo num digere e absorve em apenas 2min? pelo amor.. pior post que eu já li na vida..

    • ricky disse:

      veja, não coma depois suplemente, isso pq absorção de um alimento é muito lenta, não vira, precisa de carbo e whey, se comer, vai prejudicar a absroção, evite leite, mande com água, isso valhe pra antes, durante e edpois do treino, somente suplemnto sem comida, pra n prejudicar a absovração, abrçs

  25. miguel disse:

    nunca me preocupei muito com o pre treino… já com o pos treino tenho muita atenção e cuidado, como muita proteina e muitos hidratos de carbono… tenho ganhado massa desta forma por isso acredito que o pos treino seja mais importante

    • ricky disse:

      correto, porém se preocupe com o durante, que é aonde vc vai ter que mostrar que vc é ogro e gemer no ginásio, ai que entra a dextrose meu irmão, da o maior pico insulíco consequentemente explosão maior nunca vi, e isso, é o suplemnteo mais barato que tem, valhe a pena, n use malto use dextrose, treine igual um animal no máximo 50 minitos, melhor 40 com alto pico insulíco, é a melhor maniera de ganhar massa sem anaboizante, e lógico engordando, mas valhe a pena, pois milagre n existe

      • Kazu disse:

        Picos de insulina são bloqueados durante a execução de exercícios físicos, ja foram feitos estudos e foi provado que a utilização de carboidratos de alto índice glicêmico, tanto no pós quanto no intra, não trazem nenhuma vantagem. Usando no pré, vc só vai ganhar um baixo atras no treino, pois assim como vc tem um pico, a insulina vai lá embaixo assim que o pico passa.
        Enfim uma refeição sólida bem estruturada é recomendada, após 2 horas, comer alguma coisa leve, como 2 fatias de pão integral, dar mais 30 min. e ir treinar.
        Há mais uma série de fatores, que nos mostram que não é nada vantajoso a utilização de carbos de alto I.G no pré treino. E diferente do que vc disse, ricky, a maltodextrina, assim como a dextrose, é também de absorção rápida, acontece que na teoria, a dextrose é pouca coisa mais rápida, mas na prática, nem se nota diferença. Abraço e bons treinos.

  26. Marlonn disse:

    Bom, eu acordo tomo um café reforçado com pão, leite 1 barra de cereal 1 pedaço de bolo(quando tem). Almoço 40 min antes de ir treinar…Geralmente meu almoço é: Arroz&Feijão + Carne + salada + 1 Banana + 500 ml de água. Depois do Treino mando um Whey. 30~40 min dps eu chego em casa, preparo 2 pães com queijo ou Banana + 1 copo de leite com Achocolatado + Algumas bolachas. Na refeição de intervalo uma vitamina de alguma fruta + 1 barra de ceral. Na janta quase a mesma coisa do almoço.

    • Felipe disse:

      + algumas bolachas !

      esses caras q querem crescer a base de todynho e bolacha ! ASHDIUSADhASUID

    • ricky disse:

      sua alimentação é ndiferente, o que valhe é a sua quantidadw calórica, não pode faltar proteína, gordura, e carbo, o resto, é consequencia, tem que comer no mínimo 1000 calorias a mais do que vc gasta no dia, se é barrinha de cereal peito de peru ou mac donalds, meu irmão, seu corpo te garanto que não tem iscriminação, o que ele precisa é de calorias, essa sua teoria, é de professor de educação física

      • Kazu disse:

        500 calorias a mais é suficiente. Ricky, como sempre dando opiniões bestas, pare amigo, não vê o quão inconsequente isso é? Não de dicas sobre o que vc não sabe, por favor.

  27. Bernardo disse:

    OBRIGADO, OBRIGADO MESMO!!!
    BOM DEMAIS…

  28. Marcos Velten disse:

    Gabriel lá em cima disse tudo, e incremento, matéria mt ruim!
    Não tem dinheiro pra whey coma mt antes do treino, e vomite durante todo ele! rs, obs. isso para os que realmente treinam!

  29. Andre disse:

    Queria que alguem tirase minha duvida
    eo seguinte eu treino em uma academia que fica longe da minha casa eu gasto 20 Minutos para ir e + 20 Minutos pra volta a distancia entre a cademia e minha casa vai ATRAPALHA Nos meus Ganhos de MASSA Muscular Sim ou Não ?

  30. Andre disse:

    OPS: EU VOU E VOLTO ANDANDO

  31. Tomaz Soares disse:

    Gostei da matéria. Não vi menosprezo pela refeição pós treino ou qq outra refeição no dia. O que ele propôs foi desmitificar esse papo de refeição mais importante de todas.

    Ele tb não está dizendo que vc deve comer muito pré treino ir malhar vomitando como o camarada aí em cima afirma.

    Mas está simplesmente dizendo que vc deve dar importância a sua dieta como um todo. Eu me alimento depois do treino sempre! Pois acho fundamental no processo de hipertrofia. Tomo minha whey, de lei, pós treino e faço minha refeição sólida pouco depois de chegar em casa e bater a ducha. Mas sei perfeitamente que se falhar com qq outra parte de minha dieta não haverá meios de consumir toda a proteína necessária pra ganhos máximos. Particularmente não gosto de comer na última hora q antecede o treino, geralmente como duas horas antes, mas sempre uma refeição generosa, que não me dará fome e propiciará energia pra meu treino.

    Olhe oq ele diz no fim do artigo: “…recuperação e construção muscular não acontecem de uma hora para a outra, e sim 24 horas por dia e 7 dias na semana.” Ele nao diz q não é importante comer pós treino, mas sim da importância da dieta como um todo.

  32. tharles disse:

    cara prefiro acreditar que tomar um shak logo após do treino de proteina e carboidrato, e depois de 30 minutos comer muito, podera potencializar muito mais seus ganhos…. abraços galera do hipertrofiaaa…

  33. tharles disse:

    cara prefiro acreditar que tomar um shak logo após do treino de proteina e carboidrato, e depois de 30 minutos comer muito, podera potencializar muito mais seus ganhos…. abraços galera do hipertrofia…

  34. tharles disse:

    cara prefiro acreditar que tomar um shak logo após do treino de proteina e carboidrato, e depois de 30 minutos comer muito, podera potencializar muito mais seus ganhos, abraços galera do hipertrofia.

  35. Felipe disse:

    Eu li outro texto ???

    Não entendi porque tem gente nervosinho sobre o artigo. EU ENTENDI O SEGUINTE: A única coisa que o artigo está falando é que não é o fim do mundo perder a refeição pós-treino e não vai ser ela que vai fazer milagre na vida de ninguém e sim a dieta como um todo e que se for para aproveitar a janela da oportunidade que coma bem antes do treino e não depois.

    É tão difícil assim entender ???

    • ricky disse:

      a janela existe e deve ser feita a base de suplementos, nunca alimentos no qual irá prejudicar sua absroção, alimentos comida, demoram demais pra serem digeridos

  36. SS disse:

    Cara eu como uma pratada de batata doce, arroz, omelete e atum uma hora e meia antes do treino. Quando chego de volta, to varado!! Agora que acabou o whey, to mandando dextrose+creatina e um sólido ( arroz+frango ). Só ai já levo quase uns 40 minutos. Pra ser sincero, to sentindo falta do whey!!!

    • ricky disse:

      isso tudo prejudica a absorção, não se come antes durante ou depois do treino, pois comida a absorção é muito lenta, média de 3 horas, um treino demora no máximo 1 hora vc precisa de carbo e proteína rápidos, somente com suplemento isso é possível, dextrose durante com estomago vazio (absorção rápido pico insulíco explosão) e malto com dextrose e whey depois

  37. Gabriel Barbosa disse:

    Muito mas muito bom artigo mesmo!

  38. Allan disse:

    eu nucna tinah entendido esse tempo para o pós treino, o corpo nao sabe o tempo. Muito boa a materia.

  39. jan pierre disse:

    cara vc me esclareceu muita coisa mesmo.muito bom seu artigo.
    eu mesmo saiu que nem doido da academia pra comer logo kkk.
    agora nao faço mais . valeu mesmo.

    • Lucas disse:

      cara, num segue isso ñ, quanto antes comer melhor veio…eu fazia isso tbm, treinava e demorava pra comer, agora treino e ja mando um whey+malto+creatina, ai uns 30 min. depois eu janto…..cara, vc acaba de treinar seu corpo vai estar esgotado vai estar num estado catabólico, então quando terminar quanto antes comer algo vai ser melhor

    • ricky disse:

      não é sair pra comer, leve seu carbo com whwy não coma comida pois a digestão fica lenta, somente suplemtno antes durante e depois do treino, não pode demorar depois do treino pois vc esta usando seu musculo como repositor energético isso é um fato, a matéria não está bem exclarecida

  40. Eduardo Montone disse:

    O que vcs acham de um Pré-treino com 2 bananas + 50g de aveia + 15ml de mel e 200 a 300 ml de leite desnatado ? por acho q está ótimo mais gostaria de mais opniões por favor valeu

    • wil11samir disse:

      Cara, acho que vc tem que jogar um pouco de carboidrato e mais proteína. Pão e um omelete melhoraria bastante.

    • LUCAS disse:

      OLHA EXISTE UM MITO QUE A BANANA TE AJUDA PARA TREINAR,ISSO E MENTIRA EU COLOCARIA SUA ALIMENTAÇAO ASSIM:1 COPO DE LEITE INTEGRAL+70G DE AVEIA+50G DE GRANOLA+UM OVO DE PREFERENCIA COZIDO

  41. Monstrãoo disse:

    Sei que não tem muito haver com o assunto mas acho que essa teoria é sempre bem vista: Café da manhã de REI, Almoço de PRÍNCIPE e Jantar de PLEBEU!

    • ricky disse:

      NÃO, não existe um horário que se engorde mais ou meos, vc vai engordar com a quanitdade calórica que come durante o dia todo, se comer que ne um monstro o dia todo, e a noite não comer nada ,engorda, o mesmo o inverso, ainda te digo, que ficar sem comer a noite, ou comer pouco vai te catabolizar no momento em que vc mais precisa de nutrientes, quanto o corpo constrói músuculo e descnaça a alimentação é totalemnte necessário pra hipertrofia, mesmo gerando um pouco de gordura

  42. Daniel disse:

    Irei dar mais atenção na alimentação no pré-treino. Valeu!

    • ricky disse:

      não é alimentação, é suplentação não se treina com comida no estomogo, isso pq o suplento não fará efeito absorção lenta, vc precisa de dextrose durante o treino! e ela n te dará pico insulíco se tiver comido

  43. Ricardo disse:

    excelente explicação !!!! Abs

  44. Sérgio disse:

    Eu li o texto todo e pergunto: é viável tomar um Whey Hidrolizado (que tem rápida absorção) no pré-treino?

    abraço

    • ricky disse:

      NÃO, o whey é todos convertido pelo corpo em forma de energia ou seja, dinheiro jogado fora, o único suplento que não vira totalmente energia, é o bcaa, ele vc pode tomar antes, que vai ser usado pro músuculo mesmo antes e durante o treino, não tome preteína, tome dextrose durante o treino de estomago vazio pra subir o pico insulíco consequentemente treinar que nem um monstro, pegar pesado, se sentir a pressão baixar nos treinos, sinal que vc tá virando um monstro, pois tá pegando pesado que da até tontura, adoro quando sinto isso

      • Renan Gramacho disse:

        “….
        se sentir a pressão baixar nos treinos, sinal que vc tá virando um monstro, pois tá pegando pesado que da até tontura, adoro quando sinto isso…”

        Cara, você só pode ser doente! HAUHAUAHUHAUHAUAHUAHUAHAUHAU

  45. Bangu disse:

    Muito obrigado
    E eu q dava mais importancia pra refeição pós treino e negligenciava a pré treino. Agora realmente as coisas fazem mais sentido rsrsrrsrsrsr!

  46. Hebert disse:

    Bom artigo, sempre esclarecendo minhas dúvidas

  47. samuel disse:

    Eu já li que a janela das oportunidades era de 90 minutos apos o termino do treino,também já li que era de 60 minutos apos o termino do treino e também já li que era de 45 minutos após o termino do treino.
    E a verdade é que não é nenhuma, bem que eu desconfiava, não fazia sentido mesmo.

    • ricky disse:

      não existe um tempo, essa janela existe sim! pois o corpo está louco atrás de nutrientes pra te compensar o gasto quanto mais próximo do treino vc comer, mais será a absorção dos alimentos e suplementos

  48. Felipe disse:

    Acho q não… existe sim a janela da oportunidade
    Vários profissionais defendem essa ideia o que não quer dizer que o corpo não absorva nutrientes ao longo do dia ou semana.
    É importante se alimentar antes sim mas para ter energia para realizar os exercícios para não dar “cara branca”
    e não adianta tomar só o whey protein porque ele não ira ser absorvido…

    é bem complexo ;)

    • Bangu disse:

      Até entendo o q disse, mas acho q a alimentação durante e pós treino, os nutrientes devem ser de rápida absorção. Mas tb faz sentido se vc ingerir nutrientes de média ou lenta absorção antes do treino, pq eles ainda estarão sendo absorvidos logo após o treino então vc num tem aquela necessidade de logo após o treino colocar algo pra dentro.
      Sinceramente eu acho q só muda o problema de lugar pq eu teria q saber em quanto tempo os nutrientes são absorvidos, calcular a duração média do treino pra programar a alimentação pré treino. No entanto é uma opção q nos é aberta, principalmente pra quem tem dificuldade de se alimentar depois do treino ou pra quem quer otimizar o treino sem deixar escapar nada rsrsrsr

    • ricky disse:

      sim, só que não é pra se alimantar antes do treino isso pq a digestão demora 3 horas, vc vai sentir só peso o estomago e não vai ter benefício, somente ingerir carbos de absorção rápido como dextrose pra te dar energia

  49. IURI LOPES BARRIGA disse:

    ALÍVIO

  50. Muito bom por isso sempre tem avisos nos rotulos de suplemento consumir entre 15 e 30 min antes do treino agora é forçar no Pré treino

    • ricky disse:

      sim correto, cosumir antes, pra dar tempo da absroção funcionar, pore´m sempre sem alimentos comida pois prejudica absroção, por tanto não comer antes durante ou depois do treino se estiver usando suplentos

  51. Jr Gomes disse:

    Muito esclarecedor, me sinto bem por saber q nao estava fazendo errado…
    O lance é focar no Pré treino sem duvidas…

  52. Carbono_XXV disse:

    Sim, existe uma Janela. Pode ATÉ ser de 45 minutos. Mas não sei como tem gente que esquece que existe uma diferença mostruosa entre comer/ingerir e esses nutrientes serem absorvidos. O processo de digestão demora.
    Comer um frango 10 minutos depois do treino não garante que ele vá ser absorvido em até 45 minutos. De outro lado, comer um frango antes do treino pode garantir que ele seja absorvido nessa “janela”.

    • ricky disse:

      PERFEITO! UMA COISA TÃO SIMPLES NINGUÉ ENTENDE, O PROCESSO DIGESTIVO DEMORA MÉDIA DE 3 HORAS, OU SEJA, COMER ANTES DO TREINO É TOTALEMNTE INVIÁVEL, VC VAI SE SENTIR PESADO, COM MENOS ENERGIA POIS N DARÁ TEMPO DE TER ABSROVIDO, AINDA O POUCO QUE ABSRVE É LENTO, O CORRETO É DE ESTOMAGO VAZIO INGERIR BASTANTE DEXTROSE SUBIR O PICO INSULÍCO E TREINAR QUE NEM UM ANIMAL

  53. Henrique disse:

    Muito bom, claro e objetivo!

  54. Davi disse:

    Cara esse site é genial, tem esclarecido várias dúvidas e eliminado muitos mitos que ouvimos na academia. Muito do que leio aqui serve pra aumentar meu ânimo.

  55. Jéssica disse:

    Concordo com o texto de que a refeição deve ser feita antes do treino, mas depois do teino tbm é essencial, acredito eu, que é onde ocorre uma entrada satisfatória do que foi utilizado, assim fazendo com o mesmo seja um ponto de partida, ou melhor, iniciação para novamente a ‘utilização’, assim, ocorrendo um menor espaço de tempo sem a alimentação, não deixando ”colunas” fazendo com que o treino tenha mais rendimento em ganho.

  56. bradock disse:

    por favor Ricky vai estudar mais e se informar mais antes de falar tanta besteira sobre a dextrose, por favor CALE A BOCA!!! kkkk

  57. jaco disse:

    nao to entendendo mais nd, tem q comer antes ou apos o treino? no meu caso antes do treino eu faço um lanche e apos os treinos eu tomo whey + maltom…

  58. Ricardo disse:

    Poxa, este Ricky é muito chato!!! rsrs
    Toda hora fala a mesma coisa: Não coma antes, não adianta, a absorção demora. Tome apenas suprimentos.
    Tanto ler isto, me deu uma fome! Acho que vou ali “bater uma chepa”…rsrsrs

    Abraços, Ricky, é só uma brincadeira.

  59. Diego disse:

    Opa.. quer dizer que nao tenho mais que correr pra casa para tomar meus produtos??? kkkk

  60. luiz disse:

    Gostaria de saber dos mais entendidos sobre o assunto almoço no serviço ás 13:00 hrs, vou p/ academia ás 17:00 faço 1 hora de musculação e depois 50 minutos de natação o que seria ideal de alimentação pois não tenho como levar ou fazer 1 outra refeição pois saio do serviço ás 16:45 ou seja 15 minutos antes de ir para academia.

  61. viegas disse:

    quer saber de uma coisa amigos, não deixe de se alimeytar tanto antes como depois do treino, se alimente bem e vc tera resultado juntamente com descanço e treino esse papao de janela de oportunidade é papao furado se vc tem uma boa alimetação, um bom treino e descanço, tudo aliado, renderá resultados satisfatórios .

  62. wilian gobira disse:

    galera, entao eu nao preciso tormar whey protein logo depois do treino???

  63. diego disse:

    Tenho uma dúvida, quando estava no processo de cutting o nutricionista me receitou 1colher d wey + 2cap.BCAA 30 minutos antes do treino e depois do treino,2colher d wey +2cap d BCAA, agora que quero hipertrofiar continuo tomando wey e bcaa no pretreino ou isso é desnecessario?? pergunto isso aqui, pois não tenho mais dinheiro pra gastar com nutricionista, rsrs

  64. diego disse:

    E sobre o tempo de tomar o wey+malto+bcaa no pos treino, precisa mesmo ser imediatamente?? ou pode tomar depois de uns 15 ou 20 minutos??

    • Lucas Fecchio disse:

      Deixa de ser burro, leia o texto atentamente e vera a resposta pra sua pergunta idiota la. Putz…cada imbecil analfabeto que aparece.

  65. janaína disse:

    finalmente um texto coerente sobre isso.

  66. Gustavo disse:

    o quanto antes você cortar o catabolismo melhor… fim.

  67. Emerson disse:

    vamos comer, treinar e descansar e menos bla, bla, bla….

  68. Roberto disse:

    E aee!!!
    Tenho uma duvida;
    Minha rotina se resume em acordar 05:00hs da manha, para ir trabalhar, chego em casa por volta das 19:30hs, onde treino em casa;
    Inicio logo meu treino, faço um lanche, como uma fruta, apos o treino faço uma alimentação solida, pois estou com muita fome, e cerca de 30 min após , tomo um whey protein com dextro e durmo 2 horas depois;
    Sei que possa estar errado, mas é o que consigo me adaptar;
    Gostaria de sua opiniao e alguma sugestão.

    Abraço!

  69. ANDRE disse:

    alguem ajuda ai.. de manhã como bem. 2 paes. 1 copo de leite… no almoco arroz feijao e bife+ salada.. antes do treino eu mando 2 caps de bcaa… faço 1 hr de treino intenso logo em 5 minutos ja mando 2 caps de bcaa + whey protein c/ 4g de creatina + dextrose..depois de 1 hr como um prato de salada com 1 filé de frango grelhado..isso umas 9 hrs da noite..

  70. JOÃO PAULO disse:

    Não existem regras absolutas na refeição para o ganho de massa muscular. A verdade é que devemos procurar um nutricionista(de preferência desportivo) para fazer uma avaliação e nos dizer o que comer, quando comer e qual a quantidade. Essa refeições devem conter os 3 macro nutrientes: proteína, carboidratos e gorduras. Suplementos alimentares são uma boa pedida pra complementar a alimentação. Em relação ao tópico, acredito que o autor esqueceu de mencionar que existem suplementos de rapidíssima absorção, como os whey hidrolisados. Eu acredito na necessidade de se fazer uma refeição o quanto antes no pós treino. Uma proteína hidrolisada, um malto e BCAA. Dá um intervalo de 30 minutos, aí faz uma refeição completa, com todos os macronutrientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>