Home / Dieta e Nutrição / 4 razões para você NUNCA fazer um bulking sujo

4 razões para você NUNCA fazer um bulking sujo

Clique aqui

Quem nunca ouviu alguém falar que para crescer é necessário comer tudo o que vier pela frente, sem frescura, do contrário esqueça resultados ?Isto se chama bulking sujo.

Mas ao mesmo tempo que realmente é necessário comer mais do que o necessário para promover o ganho de massa muscular, não é necessário virar uma bola de banha para isso.

Para quem não sabe, bulking (limpo) é a fase onde focamos a nossa dieta exclusivamente para o ganho de massa muscular, evitando ao máximo o ganho de gordura.

Já um bulking sujo é quando o foco da dieta é para ganho de massa muscular, mas sem se importar com a qualidade dos alimentos ou quanta gordura será ganha durante este processo.

Muitas pessoas preferem seguir o segundo protocolo com o intuito de acelerar as coisas e ganhar massa muscular em menos tempo, mas na maioria das vezes não é isto o que acontece.

Clique aqui

Entenda porque, na esmagadora maioria da vezes, bulking sujo é uma péssima ideia.

Razão 1 – A gordura começará a fazer parte de você (é sério)

Células de gordura são como saquinhos e quanto mais gordura você coloca neles, maiores eles ficam.

Porém, os saquinhos tem uma capacidade limitada de armazenamento, a partir do momento que eles começam a ficar lotados, e como o corpo é uma maravilhosa máquina de acumular energia, esses saquinhos começam a se multiplicar em número.

Trocando em miúdos, quando você começa a comer demais e começar a acumular gordura, vai chegar um ponto que as células de gordura vão começar a se multiplicar através de um processo chamado hiperplasia adipocitária e é aqui que mora o problema.

Veja bem.

Quanto mais células de gordura você tem, mais fácil é o armazenamento de gordura. Este é o principal motivo para pessoas obesas continuarem cada vez mais obesas e com cada vez mais facilidade.

Isto significa que fazer um simples bulking sujo vai lhe transformar no homem mais obeso do Brasil ?

Não.

Isto significa apenas que se você ganhar gordura sem controle e por um tempo considerável, esta gordura ficará cada vez mais difícil de ser perdida no futuro e poderá atrapalhar muito a sua jornada.

Razão 2 – Vai sacanear seus hábitos alimentares

A maioria das pessoas que adotam o bulking sujo não filtram a qualidade dos alimentos que são ingeridos e acabam consumindo bastante porcaria neste processo, isso quando o objetivo não é somente comer lixo com a desculpa de que está em “bulking”.

Acontece que quando ingerimos essas porcarias gostosas, liberamos um neurotransmissor chamado dopamina que está ligado ao sistema de recompensa.

Nosso cérebro ama dopamina e vai fazer de tudo para ter mais – independente de ser algo saudável ou não.

Por isso drogas que liberam dopamina (ex: cocaína) viciam quando usadas com frequência e, acredite ou não, quando comemos porcarias com frequência, ocorre mesma coisa.

Mas ao mesmo tempo que você não vai começar a cometer crimes e vender os eletrodomésticos de casa para poder bancar o seu vício por bigmacs, ficar comendo porcarias toda hora e em grande quantidade vai definitivamente facilitar o surgimento de um hábito ruim.

Hábito que poderá ser bem difícil de mudar no futuro dependendo de como for a química no cérebro da pessoa.

Pessoas mais suscetíveis a vícios, poderão criar o hábito de comer porcarias e vão passar por momentos difíceis quando precisarem fazer dieta rígida. Por isso tantas pessoas tem recaídas quando tentam fazer dieta e na primeira oportunidade voltam aos hábitos antigos (ruins).

Razão 3 – MENOS ganhos

Engana-se quem pensa que um bulking sujo vai gerar ganhos mais rápidos ou maiores do que uma estratégia bem calculada.

Acontece que quando comemos tudo o que vemos pela frente, isto significa comer também alimentos que potencialmente geram maior liberação de insulina; coisas como açúcares, massas, refrigerantes, bolos, doces, etc…

Conforme a situação se estende podemos ficar cada vez mais resistente a insulina.

Em termos simples, quanto mais resistência a insulina nós temos, mais nutrientes serão guardados como gordura em vez de serem usados para construir massa muscular.

Razão 4 – Você vai se sentir mal

Não é segredo de estado que açúcar, gorduras trans e alimentos processados em geral vão atrapalhar o sistema endócrino e mexer em coisas que vão fazer você se sentir mal.

bulking-sujo

E são justamente esses nutrientes que vão estar presentes na maioria dos bulks sujos.

Comendo mal (e ainda ganhando peso), você vai se sentir mal, letárgico, cansado, vai dormir pior e ainda vai ter ereções piores.

Talvez seja em um nível sutil que você não perceba imediatamente, ou pior, você já está acostumado e pensa que isso é normal.

Em todos os casos, comendo lixo, inevitavelmente, você vai se sentir um lixo.

Palavras finais

A não ser que você seja um fisiculturista que está consumindo grandes quantidades de esteroides anabolizantes e GH diariamente, bulking sujo definitivamente não é para você – nem mesmo se você for um ectomorfos.

Ectomorfos podem precisar comer mais do que outras pessoas para ganhar peso, mas isto também não significa comer apenas lixo e ficar gordo posteriormente.

Independente de qual seja sua genética, o melhor bulking é aquele que você consegue crescer com o mínimo de acúmulo de gordura.

Isto significa  comer apenas o suficiente para gerar hipertrofia, mas não para ficar obeso.

Dentro dessa regra, você também não precisa comer apenas frango e batata doce. Apenas tenha certeza que a maioria das suas calorias vem de bons alimentos, mas também tenha um espaço para os “lixos” para aumentar a flexibilidade e longevidade da dieta. E quando não for possível comer corretamente, em último caso é melhor comer (qualquer coisa) do que não comer.

Sobre Redação Hipertrofia.org

Os artigos enviados pela redação foram escritos pelos mais diversos profissionais da área e entusiastas, sempre baseados em estudos científicos recentes em conjunto de evidências empíricas. REPUBLICAR OS TEXTOS EM OUTROS SITES NÃO É PERMITIDO E SERÁ CONSIDERADO LEGALMENTE COMO PLÁGIO DE CONTEÚDO PROTEGIDO POR LEIS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL.
Clique aqui para saber mais

53 comentários

  1. CARAMBA O RONIE É GRANDE …MAS É ZUADO…OLHA O TAMANHO DA PANÇA….NADA COMO O VELHO MESTRE ARNOLD! CINTURA FINA E BRAÇOS DE MUTANTE AI SIM

  2. o foda é que já fiz bulking sujo, mas, como sou ectomorfo, não consegui nem passar a barreira da minha altura ¬¬, em tese, estou com o melhor corpo que já tive, ( 75 kilos e 80 de cintura, sim é o que melhor consegui até hoje… para 1,82 – sim é vergonha).

  3. quando se toma ergogenicos, testo sintetica etc, stano, ai nada disso é preciso, foda é isso, conheço caras extremamente relaxados com a dieta com 6 gomos no abdomen, seco o ano todo e grande, agora pra quem treina natural,desaconselho mesmo o bulking, no mais um dia do lixo bem calórico.

  4. eu quero fazer um bulking normal, tenho 75 kg e 1,79 m,á quantos kg eu poderia chegar em 3 meses.

  5. Estou com 77Kg e 1,80M de altura, 107Cm de peito,cintura de 70Cm e 85 Cm de perna. Eu gostaria de chegar à 95Kg até o final do ano, será que fazendo um bulking limpo ou sujo eu chego lá?

  6. gustavo bessa

    chega.

  7. gustavo bessa

    À 90.

  8. kkkkkkkkk….kkkkkkkkkkkkkk…….kkkkkkkkkkkkkk

    85cm de perna com 77 kg de peso só pode ter 15 cm de braço….

    kkkkkkkkk…

  9. Renatinho zyzz

    bom dia marombas .
    eu tenho 170 de altura e tenho 64kg.
    antes de começar fazer bulking sujo
    eu tinha 57kg estou muito bem agora pois o meu metabolismo é rapido entao nao tenho muita chance de ficar gorto .
    e muito dificil tambem para fazer o bulkng sujo pois nao pego corpo facil mais estou ai .
    irei fazer 4 meses de bulking sujo e de pois, irei começar o cutting .
    espero que consegir aguentar a presao vlw galera .
    se eu estiver errado me de umas dicas .

  10. verdade o principal e a dieta o bulking ten que ser limpo ai sim vai ter resultados satisfatorios.

  11. Ronnie vai sair na ala das baianas.

  12. Fagner Loureiro

    Muito Bruno Rocha Loureiro o Bulking Sujo

  13. eu fazia isso e nao sabia

  14. fiz um buk sujo ja vinha de um periodo sem treino ja tava com bf alto agora ta absurdament alto vomos ver se é valido ou não na pratica teotizar é mt bonoto mas só vivendo ná pratica pra ver como é

  15. Gustavo Eduardo

    faça 6meses de bulk sujo , depois uns 3/4 meses de bulk limpo, depois depois “rasgue” a carcaça, só assim se fica com 50 de braço,cintura fina aparecendo os gominho, e 7 % de bf…to parecendo uma árvore,kkkk tá ligado,kkkkk

  16. Primeiro: seu corpo não é inteligente para saber do bulking sujo, e depois vc precisa de gordura não importa se é boa ou ruim gordura aumenta massa magra então é de menos só evita refrigerante e etc… Pq depois vc manda o cutting seca na mesma no cutting seu corpo é forçado a secar então oque tiver de gordura você irá perder.

    • O corpo não é inteligente? O corpo não precisa pensar meu caro… o que vc mandar pra dentro, mesmo que for bosta de vaca, ele vai absorver o que tiver… Se mandar merda, vai absorver merda… Ou seja, melhor cuidar o que vc ingere, pois não se trata so de gordura, mas as concentrações de glicose sanguineo, glicogenio muscular, colesterol e mais um monte de coisa… Nutrição não é brincadeira.

  17. se vc for um endomorfo ai sim é preocupante pq tem muita facilidade de acumular gordura, agora se for um ecto e um meso pode fazer tranquilo pq depois vc vai gastar e vai ganhar hahaha ta ai para preocupação de uns.

  18. De um modo geral sim,isso deveria ser evitado para endomorfos ou pessoas com facilidade de ganhar gordura.Eu sempre fico em determinadas epocas no entre o bulk sujo,o certo e manter o controle,quando bc ver q esta ganjando barriga e aumentando os braços,musculara em geral seu corpo nao esta em homeostase ainda,a partir de qaindo so observar mais ganhos de gordura quer dizer q seu corpo entrou em homeostase,e vc tem q voltar pro limpo,e ate reduzir quase q totalmente os carbos diarios pra regredir a sua resistência a Insulina,desse modo hormonios t3 t4 estarao nas alturas,seu metabolismo,q é80%,depende praticamente da sua genetica o resto e influenciado por tecido muscular, etc.

  19. Fazer o bulking até qual percentual de BF? Já li por aí que seria 15% mas e se vc chega a 15% sem ter ainda 40cm de braço? O que prepondera? Começar o cutting só depois de chegar nos 40 de braço ou assim que atingir 15% de BF voltar ao cutting?

  20. felipe duraes

    o negocio é fazer bulking eterno e ja eras

  21. pico de insulina só na hora que acordo e depois do treino.

  22. Tenho 1,80 e quando chegar aos 100 kilos entro em cutting, mas estou fazendo dieta limpa e crescendo com certeza com gordura porem sem barriga.

  23. Acho que estou fazendo um bulking “meio termo”, passei varios meses “bitolada”, nao usava oleo, praticamente nada de sal, evitava comer mais de 2 frutas por dia, nao comia mais de uma gema por dia, controlava bastante os carbos, evitava carne vermelha, enfim… estava definida mas nao estava conseguindo crescer.

    agora continuo consumindo alimentos saudáveis, mas numa quantidade maior, voltei a usar azeite de oliva e oleo de coco, sal marinho, mais temperos, mais ovos inteiros, mais castanhas e outras oleaginosas, muita fruta e carne vermelha quase todo dia, mais carbo de boa qualidade, tudo MAIS.

    em 2 meses já aumentei consideravelmente o volume onde eu queria, mas estou começando a ter gordurinhas onde nao tinha… sera que do jeito que estou fazendo vale a pena? e por quanto tempo é recomendavel seguir? meu plano era fazer por mais dois meses

  24. Não precisa ficar só comendo porcaria em bulking. Mas também não precisa atingir numero X de calorias comendo frango com batata doce. Dieta flexível!
    De preferência pra comida saudável, mas coma “porcarias” (que você adora comer) ao menos 1 vez ao dia, pra ajudar na manutenção das calorias. Isso não vai atrapalhar em nada! O resto é frescura.

  25. Olha galera, o bulking sujo me tirou do “raquitismo” que eu tinha…

    Eu tenho 1,67 e aos 20 anos pesava 49 kg (treinando)…

    Fui na nutricionista, segui a dieta e fui para 50 kg… rsrsrsrs…

    Até que ela com o passar do tempo eu fiz uma combinação mais agressiva:

    1ª Refeição – Hipercalórico batido com leite + nescau
    2ª refeição – coxinha de frango com catupiry ou fogazza
    3ª – almoço – arroz, feijão e carne (pra caralho) e a carne as vezes era um milanesa (foda-se)
    4ª – feição – milk-shake e uns lanche
    5 – pré-treino – macarrão com ovo frito
    6 – pós treino: dois scoops do hipercalórico da probiótica, 4 bolas de sorvete + um copo de leite
    7ª janta = igual almoço

    Fora que comia umas 2 barras de chocolate por dia…

    Sai de 49 kg. para 73 em um ano… e detalahe, sem fazer aeróbico eu tinha 7% de gordura..

    atualmente estava sem treinar com 60 kg. e ab trincado… voltei a treinar e voltei com o bulking sujo… já estou com 64 em um mês e getting bigger..

    Mano, pra ectomorfos avançados que nem eu só bulking sujo salva (naturalmente falando)…

    Hoje estou com 30 anos… e meu metabolsmo praticamente não mudou nada…

    flw! BIRLLLLLLL!

  26. Só Jesus salva

    Eu to igual.o cara da foto lá kkkk mais to sem dieta quero engorda.. minha meta é 42 cm de braço e só tenho 34 cm tá foda…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários serão analisados pela moderação antes de irem ao ar, isto pode demorar algumas horas. Comentários agressivos, ofensivos, com propagandas ou que não adicionam algo a discussão, não serão aprovados. Críticas são bem vindas, desde que feitas com educação.