Como Corrigir Problemas De Simetria e Balanço no Corpo

Clique aqui!

Você acha que alguma parte do seu corpo é mais desenvolvida de um lado ? Por exemplo, um braço ou perna é maior que o outro ? Este é um problema extremamente comum. Todos nós temos algum tipo de assimetria entre o lado direito e esquerdo do corpo.

assimetria1 Como Corrigir Problemas De Simetria e Balanço no CorpoGeralmente isto é causado pelo lado dominante do nosso corpo (Exemplo: se você é destro, geralmente faz a maioria das coisas com o braço direito). E isto obviamente também afeta o seu treino, onde o lado dominante acaba fazendo mais força comparado ao lado mais fraco, gerando assimetria e falta de balanço.

Para tentar corrigir este problema é necessário incluir no treino exercícios que trabalham os lados do corpo de forma individual, desta forma forçando ambos os lados com a mesma intensidade. Com o tempo a assimetria tende a ficar cada vez mais imperceptível.

A maneira mais fácil para fazer os dois lados trabalharem de forma individual é usar os halteres. Usando dois halteres com o mesmo peso é impossível que um lado faça mais força que o outro, e é óbvio que devemos fazer o mesmo número de repetições para ambos os lados. (Ao fazer rosca concentrada por exemplo)

Aqui vai uma lista de exercícios que você pode fazer para tentar melhorar o balanço do corpo e corrigir a assimetria:

Peitoral

Supino com halteres(inclinado, declinado e reto)
Crucifixo
Crossover

Costas

Serrote
Remada curvada com halteres

Ombros e trapézio

Desenvolvimento com halteres
Elevação lateral
Encolhimento com halteres

Bíceps

Rosca Direta com halteres
Rosca Scott com halteres(um braço de cada vez)
Rosca Martelo com halteres

Tríceps

Rosca Francesa com halteres(um braço de cada vez)
Rosca Testa com halteres
Coice com halteres

Redação Hipertrofia.org

Os artigos enviados pela redação foram escritos pelos mais diversos profissionais da área e entusiastas, sempre baseados em estudos científicos recentes em conjunto de evidências empíricas.

Outros artigos interessantes...

Clique aqui!

69 Respostas

  1. vitor sc disse:

    eu só treino ha meses mais quero continuar pro resto da vida,valeu ae pelas dicas de assimetria!!

  2. Césão disse:

    quero saber qual exercicio para “concertar” meu abdomen…
    ele só tem um par de reto abidominais e eles tem pontas para cima

    • Lucas disse:

      Abdomen de ninguem é certinho 3/3.. e pelo oque eu sei não tem como concertar.. se você reparar bem vai ver que o de todo mundo e diferente..o meu tem 3 dos dois lados e o primeiro é tipo um diamante..

    • pedrao disse:

      Cara, consertar com s tem o sentido de ajeitar. Concertar com c é um concerto musical. Vai estudar cara, ao invés só de malhar.

      • Juliano disse:

        aham, tamo aki pra estudar a gramatica neh otario kkkkkkkkkkkkkkkk o.0

      • soraya disse:

        Pedao, a virgula vem antes do vocativo. Corrigo e digo o mesmo para voce: vai estudar, cara.
        Entando no contexto do tema, tenho uma assimeria na perda, e estou treinando separadamente.

        • Fred disse:

          Quer pagar de esperta, então aprenda: corrigo>errado, corrijo>certo.
          Cuidado garota k

        • Marco disse:

          Parva… antes de cuidar em tirar o cisco no olho do outro, tira a trave que está no seu… k

        • Laura disse:

          Querida, pra começar a vírgula está certa, sim. Não banque a desinformada.
          E quando à necessidade de saber escrever certo neste contexto, vale a todos, quem é contra exprime preguiça somente. Aliás, DISCUSSÃO não é com Ç.

        • Carlao disse:

          Soraya, voce perdeu uma boa opotunidade para ficar calada, caralho voce nem o nome do cara sabe escrever “Pedrao” olha aí o que voce escreveu, vai estudar tambem se não para estudar vai lavar a loiça, isto aqui é site de MACHO.KKKKKKKKKK

          • Elivelton Santos disse:

            Discussão insignificante. O que vale é o conteúdo da postagem e as perguntas formuladas pelos praticantes de musculação. Isso já é fetiche gramatical, todos cometeram equívocos tentando se sobrepor sobre os outros. Se são assim em um blog (chatos pra caralho) imagino como devem ser na Academia.

  3. KAIQUE disse:

    pow,com essas dicas,espero “arrumar” a diferença do meu braço. . .(Y) desde ja,obrigado. . .

  4. Glauce disse:

    Cara, da minha cintura pra cima td do lado direito é maior, e da minha cintura p baixo td do lado esquerdo é maior, vou seguir suas dicas para dar um equilibrio em meu corpo. Obg.vlw

  5. Rodrigo disse:

    Eu sou destro mas meu braço esquerdo que é um pouco mais grosso, era mais, corrigi com um treino que fiz para minizar a assimetria , mas ele ainda continua maior que o direito, vá entender né… abraço a todos do site que esta otimo por sinal.

  6. Ademir disse:

    Meu, tbm tenho esse maldito problema. Depois de mais de nove torções de tornozelo acabei perdendo massa na perna direita e nunca consegui recuperar a musculatura, sinto uma diferença enorme no equilibrio e estabilidade, principalmente na pratica de esportes que exigem uma mudança de direção intensa… Muito bom, custa nada tentar né…

  7. Edu disse:

    Meu peito e braços tem uma grande difereça de tamanho, os braços chegam à 3/5cm de diferença dependendo do exercício, faço academia um pouco mais de 2 anos e sempre fiz exercícios com pesos soltos, mas nada dá certo a diferença de tamanho e definição são grandes, se alguém puder ajudar, obrigado.

    • Fernando disse:

      Quem sabe não é porque você tem que somente malhar os músculos separadamente,pois se vc malhá-los separadamente e no mesmo dia malhá-los juntos o efeito que estaria ocorrendo de trazer a simetria e corrigir (malhando separadamente como ex : braços[ bíceps]) poderia estar sendo anulado por depois ter malhado ambos os lados ao mesmo tempo,devido a um dos lados suportar mais peso.

  8. osiel disse:

    Bom, eu tenho uma pergunta que não vi fazerem por aqui e já muitas pessoas dizendo que sentem que tem o mesmo que eu. Eu sou destro, mas noto que tenho mais força no braço esquerdo, muito mais até, isso não estaria impossibilitando eu ter assimetria? Como seria neste caso ?

  9. Victoria disse:

    Têm alguma dica para panturrilhas desiguais? Eu tenho 36 com de um lado e 37,5 cm do outro… Obrigada pela atenção e pelas ótimas dicas do site!

  10. Ernesto Domingos Ulundo disse:

    gostaria como fazer para ter os bicepis com um tamnho açeitavel uma vez que a uma grande diferença entre opeito, tanto que malho ele naõ desnvolve.

  11. Eduardo disse:

    Tríceps pulley invertido unilateral também não seria uma opção?

  12. 32 Centímetros de braço nó no pão com mussi e rumo aos 33 na nheta disse:

    Tenho uma leve assimetria entre os braços. Será que pode ser da boa e velha nheta?

  13. Luis Carlos disse:

    Alguem ai conseguiu corrigir a simetria das pernas ??

    a minha perna direita é bem maior que a esquerda, visivelmente maior.. pelo menos quando eu olho no espelho, nao sei se os outros reparam..

    estou fazendo 2 series a mais na cadeira flexora e extensora, com a perna esquerda
    .. isso ajuda ?

    • Ana Bering disse:

      Estou na mesma!! Mas no meu caso, a esquerda é maior do que a direita.. Eu incluí duas séries a mais na extensora e no leg 45º só c a direita.. Será q adianta? ;x

  14. JASON disse:

    Meu problema e com a definição, meus braços tem as mesmas medidas, porem não tem a mesma definição. Sempre priorizei o treino com alteres e não consigo corrigir isto, alguém pode me ajudar???

  15. JASON disse:

    Acho que é por que não consigo fazer bem concentrado como faço com o direito, faço com mesma carga mesmas repetições só que uso o anti braço e o ombro,já com o direito consigo focar apenas o bíceps, como posso treinar isso até sem carga no braço não consigo focar o bíceps esquerdo.. Se alguém souber a solução me ajude por favor :D

    • Bengo disse:

      faça o exercício (recomendo rosca alternada ou concentrada) com peso leve e bem devagar, para você “sentir” o biceps fracote, vá aumentando aos poucos até ele entrar no rítmo (fortalecer). o mesmo com o biceps fortão, mas agora vai concentrar no ombro e no ante-braço. Vai sentindo o movimento e adequando. LEMBRE-SE PESO LEVE

  16. Roosevelt disse:

    so faltou um treinamento unilateral para as pernas… =) vou seguir esse treinamento. valeu!!

  17. G.Phoenyx disse:

    Consertando a grafia dos outros ao mesmo tempo que expõe seu português precário hasuhas,tipo eu parei na 4a série,man,mas tem muitos com ensino completo vacilando por aqui,ou pelo Facebook,hasaushaus,pow,não me levem à mal pelo tom irônico,tô corrigindo ninguém,não,hein..Só acho hilário isso,só rs’ , na boa xD
    Sobre o artigo,eu tenho uma assimetria no abdômen,tipo,o oblíquo esquerdo simplesmente não apareceu ainda =/ Isso é um caso comum,também?

  18. Bengo disse:

    Olha só que legal, o meu biceps esquerdo é maior que o direito, (sou destro) para compensar a carência, o fdp do meu ombro e ante-braço direito são maiores (para apoiar o coitadinho do biceps). Teve solução, malhar leve e concentrado para corrigir o problema, se boto muito peso já era, vira uma bagunça muscular.

  19. José Raphann disse:

    tenho todo o lado direito maior q o esquerdo mas e um poko mas da pra peceber o que faço? devo ir nun ortopedista né?

  20. Alessandro disse:

    O trapezio do lado esquerdo é acentuadamente desenvolvido; treino encolhimento com haltere apenas no lado direito para igualar a aproximadamente 1 mês e ainda não obtive resultado. Em muitos post a recomendação é que se deve treinar ambos os lados mesmo que exista diferença muscular. Existe um treino que isola o trapezio do lado direito para igualar com o esquerdo.

    Alessandro

  21. Thiago disse:

    Infelizmente tb estou com uma assimetria leve, do lado esquerdo em relação oa direito. Estou trabalhando especificamente nisso. Uma coisa q eu acho q é bom de lembrar q ninguem disse aki é sobre os alongamentos. As vezes, só com uma melhor postura de ombros e costas da pra minimizar o problema visual da assimetria. Agora é sempre bom ter na rotina treinos com exercicios usando halteres (livres)

  22. thezeu disse:

    oi, muito bom seu blog, mas aqui amigo, e se o cara ja faz ou fez exercícios para um lado a mais ou diferentes do outro? isso pode causar problemas? da para concertar? o que devo fazer? obrigado, confio em você(s).

  23. André disse:

    Boas pessoal, sigam as dicas que está no post mas adicionem outra dica que não foi mencionada. O nosso lado mais forte nm sempre é aquele que nós usamos mais na tarefas do dia a dia, por isso mesmo descubram qual o vosso lado mais forte a carregar peso, após isso quando forem treinar comecem sempre com o lado mais fraco e isso vai prevenir que façam mais repetições com o lado mais forte, se começarem com o lado mais forte podem correr o risco de fazer 10 reps e com o lado mais fraco não chegarem as 9 reps, por exemplo. Nunca façam mais reps dum lado para compensar o outro, sempre reps igual, o corpo com o tempo vai adaptar o lado mais forte com o lado mais fraco e as assimetrias vão ficar mais imperceptiveis.

    Espero ter ajudado.

  24. DIego Wellington disse:

    esse Remada curvada com halteres como que é ?

  25. Jose disse:

    tenho o trapézio esquerdo maior q o direito… Nunca consegui corrigir isso. Percebi que posso acabar agravando esse problema quando faço unilateral p bíceps e acabo dando uma roubada maior q a do direito.
    Como resolver o problema?

  26. David disse:

    Eu tenho simetria nos oblíquos , parece que uma costela minha e mais funda que a outra .. mais é pq um lado a definição ta mais cavada, eu queria saber uma boa maneira de concerta esse erro com um curto prazo de tempo..

    Obg.

  27. Maravilhosas as dicas.Procurei com dúvidas e convincentemente achei aqui certezas.

  28. é verdade que com a maturidade muscular a simetria pode desaparecer?

  29. JOAO disse:

    EU TENHO ESCOLIOSE POR ISSO.. MEU ABD E TORTO E NA JUNCAO DOS PEITOS UM FICA MAIS PRA CIMA Q O OTRO.. BEM POUCO MAS ME INCOMODA!

  30. ALEX disse:

    eu tenho meu peitoral direito maior q o esquerdo… posso fazer minhas series com barra primeiro,pra depois fazer com halteres? ou so devo fazer com halteres???

  31. Monique disse:

    Nossa, que alivio pensei que esse problema estava acontecendo só comigo! Estou com uma diferença 1/5cm nas pernas e esta perceptível, falei p minha instrutora e ela deu risada e disse para mim me concentrar mais na perna que não pega (esquerda), mais não falou para fazer os exercícios aleatoriamente, alem disso virei motivo de risos e fofocas no face… =( Muito obrigada blog hipertrofia ♥

  32. Guilherme disse:

    Já que é pra corrigir,discussão* e não ‘discução’…

  33. Guilherme disse:

    Meu antebraço direito é muito maior e mais vascularizado(É absurdamente diferente)do que o esquerdo!

  34. Rodrigo disse:

    Possuo assimetria por conta da escoliose (operada, fixa em 30º), portanto ela se reflete por toda a região do troco (costas/peito). Um lado se sobressai ao outro. Nesse caso, tratando-se de uma questão “estrutural”, e não apenas muscular, devo treinar uma série diferenciada ou manter o padrão? Não sei se estou falando bobeira.

  35. daneil augosto da silva disse:

    mas as pernas cade??????

  36. Wagner disse:

    E para as pernas???

  37. Rocha disse:

    Ola, gostaria de saber se pode me ajudar com o meu problema. Eu fiz muay thai por 3 meses e meio, adorei o esporte e perdi peso absurdamente rápido. Cheguei no peso que queria, entretanto notei que um glúteo meu ficou maior que o outro… O direito ficou menor e um pouco mais flácido que o esquerdo. Eu usava muito a base direita, o professor praticamente so pedia pra usar a nossa base, ele n revezava nem fazia exercícios treinando as duas bases… Muito raro. Talvez tenha sido esse o problema. Parei de fazer a luta e o meu problema continuou, gostaria de saber se você me dá alguma dica para igualar melhor os glúteos… Abraço

  38. wesley lima disse:

    tenho o lado direito do peito menor que o esquerdo gostaria de saber como corrigir isto ? muito obrigado

  39. Ariel Silva disse:

    cara é normal ter um musculo melhor desenvolvido q o outro pq antes mesmo de eu fazer academia meu triceps do lado esquerdo ja era maior e melhor definido q o direitos, detalhe é que eu sou destro.

  40. edmilson disse:

    E para o treino de pernas ?

  41. karla disse:

    nao tem dicas de assimetria pra mulher nao?

  42. PAOLA disse:

    E para as mulheres quem tem os gluteos diferentes?

    • legolas amarelo disse:

      agachamento unilateral, afundo, stiff unilateral , gluteo com caneleira/polia, elevação pelvica unilateral…

  43. Jucoso Jucário disse:

    Tá, e quanto às pernas? …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>