creatin A Creatina Causa Problemas nos Rins ?

Até mesmo pessoas que nunca tiveram contato com o treinamento com pesos já ouviram algo a respeito da creatina. Muitas vezes são histórias de terror sobre os temidos efeitos colaterais relacionados ao uso deste suplemento e sem dúvida o mais comentado é o efeito que a creatina pode ter nos rins. Afinal, o uso de creatina pode acarretar problemas nos rins ou não ?

creatina A Creatina Causa Problemas nos Rins ?

Um estudo realizado pela universidade de Truman State nos Estados Unidos utilizou 23 jogadores do time de futebol americano da região que tinham em média 2 anos de experiência com o treinamento de sobrecarga. Os jogadores foram divididos em dois grupos, um grupo utilizou 5-20 gramas de creatina por dia durante um período de até 5 anos e o outro grupo não utilizou nenhum suplemento. Após análise de sangue dos dois grupos, foi constatado que não houve diferenças significantes nas funções renais e hepáticas de nenhum dos grupos, ou seja, a creatina não causou nenhum problema de rim ou fígado nos jogadores e se mostrou segura até mesmo em doses mais altas como 20g ao dia. O estudo foi realizado em 2002.

ghmax A Creatina Causa Problemas nos Rins ?

Vale lembrar que todas as pessoas envolvidas no estudo eram atletas saudáveis, estudos em pessoas com problemas de rim e fígado pré-existentes simplesmente não existem. Antes de começar a usar creatina ou qualquer outro suplemento, procure um médico e faça um check-up.

Acredita-se que toda essa avalanche de relatos denegrindo a imagem da creatina podem ter surgido devido ao uso indevido da substância ou de pessoas que desconheciam seu estado atual de saúde.

Fontes:

  • Mayhew, D.L., Mayhew, J.L., & Ware, J.S. Effects of long-term creatine supplementation on liver and kidney functions in American college football players. International Journal of Sport Nutrition and Exercise Metabolism (2002), 12, 453-460. Print.
  • Poortmans, JR, and M Francaux. “Long-term oral creatine supplementation does not impair renal function in healthy athletes..” Medicine and Science of Sports and Exercise. 31. (1999): 1108-1110. Print.


Clique aqui!

Atenção: o site Hipertrofia.org não autoriza a cópia dos artigos em outros sites, mesmo dando os devidos créditos. O infrator, além de ser responsabilizado judicialmente, poderá sofrer a exclusão da página dos resultados do Google, devido a duplicidade de conteúdo.

Protected by Copyscape Originality Check

Tags: