
Até mesmo pessoas que nunca tiveram contato com o treinamento com pesos já ouviram algo a respeito da creatina. Muitas vezes são histórias de terror sobre os temidos efeitos colaterais relacionados ao uso deste suplemento e sem dúvida o mais comentado é o efeito que a creatina pode ter nos rins. Afinal, o uso de creatina pode acarretar problemas nos rins ou não ?
Um estudo realizado pela universidade de Truman State nos Estados Unidos utilizou 23 jogadores do time de futebol americano da região que tinham em média 2 anos de experiência com o treinamento de sobrecarga. Os jogadores foram divididos em dois grupos, um grupo utilizou 5-20 gramas de creatina por dia durante um período de até 5 anos e o outro grupo não utilizou nenhum suplemento. Após análise de sangue dos dois grupos, foi constatado que não houve diferenças significantes nas funções renais e hepáticas de nenhum dos grupos, ou seja, a creatina não causou nenhum problema de rim ou fígado nos jogadores e se mostrou segura até mesmo em doses mais altas como 20g ao dia. O estudo foi realizado em 2002.
Vale lembrar que todas as pessoas envolvidas no estudo eram atletas saudáveis, estudos em pessoas com problemas de rim e fígado pré-existentes simplesmente não existem. Antes de começar a usar creatina ou qualquer outro suplemento, procure um médico e faça um check-up.
Acredita-se que toda essa avalanche de relatos denegrindo a imagem da creatina podem ter surgido devido ao uso indevido da substância ou de pessoas que desconheciam seu estado atual de saúde.
Fontes:
- Mayhew, D.L., Mayhew, J.L., & Ware, J.S. Effects of long-term creatine supplementation on liver and kidney functions in American college football players. International Journal of Sport Nutrition and Exercise Metabolism (2002), 12, 453-460. Print.
- Poortmans, JR, and M Francaux. “Long-term oral creatine supplementation does not impair renal function in healthy athletes..” Medicine and Science of Sports and Exercise. 31. (1999): 1108-1110. Print.











10 Comentários
ouvi dizer que a creatina só faz reter água nos músculos, e depois de umas duas semanas seca. e quando seca, fica com menos massa muscular do que antes… verdade ou mito ?
Mito! É obvio que tem um pump que não é que diminui vc que se acostuma, e muitos querem crescer sem parar e sem treinar ai é impossivel mas se continuar treinando serio os ganhos são notáveis!
malho as seis da manhã, comprei creatina em capsulas, whey protein e bcaa, como faço para tomar corretamente?
Creatina você toma em “qualquer horario”, deve-se tomar geralmente no almoço, porque é a maior refeição do dia, o whey você toma junto do bcaa, mais uma fonte de carboidrato de alto indice glicemico ( dextrose )
queria ler as respostas do Bernardo e Marquinhos aqui…
estou curiosa
gostaria de saber se ao ta tomando algum tipo de suplemento eu posso tomar bebidas alcoolicas.
poder, pode, mas vai ta botando dinheiro fora
to em duvidas se tomo ou nao a creatina? ela da massa mesmo? ou e so aumento de energia?
é verdade q so pode tomar creatina um mes e depois fikar dois sem tomar ?
eu tomo creatina a muito tempo . e ganhei
muita massa muscular principalmente energia
mais tomei , e depois dei uma paradinha