Dicas sobre Bulking e Cutting

Clique aqui!

O bulking e o cutting são fases produtivas do fisiculturismo, o bulking é a adição e o cutting a subtração. No cutting você remove a gordura preservando o máximo de massa muscular – de forma irônica, o bulking é a fase onde tentamos ganhar massa muscular  evitando o máximo o ganho de gordura corporal.

cutting1 173x300 Dicas sobre Bulking e Cutting

“Bulking Leve” ou Cutting para Crescer

Se você freqüenta fóruns sobre musculação ou lê bastante sobre o assunto você já deve ter visto muito estes termos. Aparentemente o bulking leve ou cutting para crescer são formas para se ganhar massa muscular sem ganhar gordura ou fazer o milagre de perder peso e ganhar massa ao mesmo tempo. Com certeza são muito atrativos, mas nem de longe são os mais efetivos.

Se você quer poupar uma grande dor de cabeça e a chance de se decepcionar, eu sugiro que você escolha fazer um cutting ou um bulking correto. Não faça a besteira de tentar definir e ganhar massa muscular ao mesmo tempo. O máximo que você vai conseguir é ganhar um pouco de massa ou perder um pouco de gordura, ou muito pouco dos dois. Focar nos dois ao mesmo tempo é extremamente difícil e desgastante.

Coloque algo na sua cabeça: fisiculturismo é um estilo de vida e requer determinação, trabalho duro e especialmente tempo. Faça uma coisa de cada vez e não coloque a carroça na frente dos bois.

Fisiculturistas Famosos em Off-Season
ronnie coleman offseason 150x150 Dicas sobre Bulking e Cuttingarnold schwarzenegger offseason 150x150 Dicas sobre Bulking e Cuttingdexter jackson offseason 150x150 Dicas sobre Bulking e Cuttingdorian yates offseason 150x150 Dicas sobre Bulking e Cutting
Até mesmo a elite abre mão da definição para colocar mais massa muscular na carcaça!

Se você está acima do peso, faça um cutting até perder o acúmulo de gordura e então faça um bulking para ganhar massa com o mínimo de gordura, lá para frente você conseguirá perder o resto das gorduras e mesmo assim manter a maior parte da massa muscular que ganhou.

Se você está “abaixo” do peso, comece a formular o seu bulking e boa sorte nos ganhos. Caso acumule gordura no caminho, não estrague seu treinamento tentando perder essa gordura. Ganhe o máximo possível e lá na frente pense em queimar esse excesso.

Bulking Sujo

Na maioria das vezes este termo é usado como uma desculpa esfarrapada para se entupir de porcaria. Também é o famoso caso daquele cara que é gordinho e diz que está em off-season. Só se for off-season eterno.

Bulking é uma forma sistemática para ganhar peso e força, ou seja, você estará ciente de tudo o que está ingerindo: calorias, proteínas, gorduras e carbos. Controlando todos os nutrientes para gerar hipertrofia e ganho de massa com o mínimo de gordura.

Bulking Sujo é a forma de ganhar peso comendo todo tipo de porcaria possível para alcançar uma quantidade de calorias estratosférica no fim do dia. Alguns fisiculturistas(Lee Priest) fazem uso desta técnica, mas a sua genética e uso de certas substâncias ajudam com total eficácia na hora do cutting. Muitas pessoas que entram no perigoso bulking sujo não conseguem sair mais e acabam com grandes quantidades de gordura acumulada.

lee priest offseason Dicas sobre Bulking e Cutting
Lee Priest em Off-Season

Palavras Finais

Toda essa confusão que gira em torno do bulking e cutting geralmente é gerada pela pressa pelos resultados. Porém, escolher métodos mirabolantes como crescer e definir ao mesmo ou usar um bulking sujo vai fazer com que a sua jornada seja mais demorada ainda. Se você quer resultados “rápidos”, porque não fazer as coisas da maneira correta ?

No fisiculturismo geralmente o caminho mais difícil é o mais rápido e eficiente, por mais demorado que pareça ser.

Boa sorte!

Redação Hipertrofia.org

Os artigos enviados pela redação foram escritos pelos mais diversos profissionais da área e entusiastas, sempre baseados em estudos científicos recentes em conjunto de evidências empíricas.

Outros artigos interessantes...

Clique aqui!

45 Respostas

  1. Ramon disse:

    cara, bem legal a matéria…mas não se pode exagerar ao dizer que é impossivel ganhar e definir ao mesmo tempo…nao sou culturista, mas treino 6x por semana com suplementação e dieta e vo te dizer…é possivel sim ganhar e definir ao mesmo tempo, hoje em dia existem PH’s que alem do ganho, promovem a excreção de água e leve perda de gordura…claro que um ciclo pra ganho te dá mto mais massa…porém nao é massa definida…”ganhar e perder” é possivel sim, demora muuuuito, mas nao é impossivel…antes de treinar tinha 1,65m e 80kg(obeso) hoje tenho 77kg e 1,75m, e apenas 5kg de gordura coporal…se quiserem envio os exames da avaliação fisica por email…

    • Rebombando disse:

      Ae amigo, acho que o artigo não quis dizer que era impossível, mas sim que não é o método mais efetivo…

      E com certeza, se vc for ganhar massa muscular, sem dúvidas é muito mais efetivo tentar só ganhar massa muscular do que tentar ganahr massa e perder gordura ao mesmo tempo.

      Abrass

    • Leozinhow disse:

      cara você pode até conseguir, mas foi o que ele falou alguns tem a genética previlegiada , vc pode ser desses ae ;]

    • Igor Rocha disse:

      ¬¬ …

    • MLK disse:

      Você aumentou sua estatura em 10 cm? Como é possivel?

      • juliano90 disse:

        boa pergunta eashuehsuaheasuehsuaesa mas deixa quieto o cara treina 6x por semana e a desculpa eh porque suplementa (imagine com oque) mas eh maluco e nem sabe oque ta fazendo eh o Sr Supertreino pqp nem o Arnold treinava 6x por semana

    • Adolar disse:

      Boa tarde Ramon.
      Meu nome é Adolar, tenho 50 anos e estou pensando sériamente em fazer atividades físicas novamente, perdi minha massa peitoral, a musculatura das coxas e braços já estão se perdendo, mas tenho certeza que com muita dedicação talvez consiga recuperar um pouco, principalmente a peitoral que está me constrangendo a cada dia que passa.
      Por gentileza, me explique pois não estou entendendo, você perder peso ok, mas cresceu 10 centímetros??? como isso foi possível???

      Um grande abraço.
      Adolar

      • Douglas disse:

        o cara começou a treinar novo ainda, com o intuito maior de perder gordura pelo que parece, e claro, qualquer um consegue definir um pouco e ganhar uma boa massa de inicio,, principalmente quem esta bem acima do peso. Foda mesmo é depois, ja é dificil ter ganhos bons fazendo tudo certo com um objetivo, imagina querer fazer os dois . É só isso de que trata o texto , o meio mais RAPIDO de ter resultados.

    • GEZIEL GOMES disse:

      muito bom os comentários.
      infelizmente tem amigos ai que tem que ler com mais atenção.

    • Amigo é possivel sim mas quando você tem muita gordura acumulada provalvemente quando você esta começando a treinar ao passar do tempo que você vai reduzindo ai é quase impossivel

  2. azeitonas verdes fatiadas disse:

    acho que meu bf é igual ao do lee priest em off

  3. Túlio disse:

    O que eu vejo é muito padronizado o “acima do peso” tem que mandar um cutting e o “abaixo do peso” um cutting. Mas nunca falam das pessoas com biótipo como o meu: magro com pança.

    O que fazer nesse caso???

    Eu acho que se eu for secar, vou ficar com corpo de maratonista. Bulkando, eu vejo que não dá pra analisar os ganhos, porque tenho uma leve ginecomastia e barriga, então nem dá pra ver o crescimento com qualidade.

    Eaí???

    • Guiodai disse:

      Cara, acho que eu estava na mesma situação que você. Eu era muuito magro, então comecei a comer que nem louco (bulking sujo). Ganhei uns 8kg. Nessa vi que ganhei bastante “cintura”, ou seja, eu até era magro ainda, mas meu bf tava alto. Então comecei na musculação e a comer certo. No começo perdi uns 3kg, e pouco tempo depois já estava com o todo o peso novamente, mas com bf baixo.
      Resumindo, eu fiz um bulking sujo depois fiz um “bulking limpo”, ou cutting pra crescer, como o artigo diz.

  4. Raniel disse:

    Estou, começando a fase de Bulk.
    Tentando manter as coisas equilibradas-
    Rumo aos 90 XD

  5. Robson disse:

    Essa era a minha grande dúvida…Estava 20 quilos acima do peso e já perdi 10. Muitos dizem que estou perdendo massa e bla bla. Agora vou continuar a perder o resto do peso para depois fazer o bulking corretamente. Muito boa essa matéria!

  6. Joaõ Netto disse:

    Espelho e bom senso na hora de definir os métodos.
    Comecei na academia com 80kg, massa muscular razoável, bf razoável (não era baixo), fiz dieta e fui até os 70kg.
    Fiquei magro demais e pouco definido, mas tudo bem.

    Fui até os 78kg, (dessa vez, usando as mesmas calças que usava quando pesava 70) e, hoje, depois de quase 3 meses de cutting, tô com 66kg, mas com MUITA mais definição do que nunca.

    Acredito que mais 2 processos de bulking>cutting devem bastar pra que eu possa fazer um processo de manutenção.

    • Lucas Maduro disse:

      Manutenção? O negocio é ficar gigante, se quer so ficar bunitinho compra roupa bacana em vez de suplemento :p (to zuando), enquanto eu n chegar em 45 de braço eu não paro vai ser bulking e cutting um atras do outro e quando chegar la tenho certeza que vou querer mais ahuahuahauhau,agora estou em cutting querendo chegar em 95kg corporal com 10%BF, tem que perder 7kg de gordura ainda (faltam 2 meses acho que vai dar)

  7. lucas disse:

    meu caso ja é diferente, eu to num buking nervoso comendo igual um cavalo de 3 em 3 horas e não passo dos 80 kilos, queria chegar até uns 85 ou 90 até o fim do ano mais ta dificil, acho que ja cheguei no limite da minha genetica, não ganho mais peso não ganho gordura tambem, ja to ficando doido kkkkk
    parece que vou ter que apela pro anabolizantes :p

    • Marcola disse:

      Faz progressão de carga em seus treinos e consome mais de 4.500 a 7.000 kacl por dia????!!!!! Se ñ é melhor rever sua dieta e treino! caso sim, enton ai fica foda mesmo!!!!

    • vasyl disse:

      Usa o gainer da OptionNutrition!!!!
      Ganhei 7kg em 20 dias.
      Muito bom e mais vale a pena a saca de 5kilos.
      Bons treinos!!!

  8. lucas disse:

    o arnold tanto é off quanto em on tem o corpo perfeito que filho da puta kkkkk

  9. tancrass disse:

    Parabens pelo site e pela materia.
    tenho 35 anos, 175cm ,78 kg e sempre fui magro…mas engordei depois dos 30, entrei numa academia a uns 4 meses e gostaria de ficar com uns 80 a 85 kg de musculoo, oque eu deveria fazer?
    gosto de cerveja no FDS e estou tomando whey e creatina….vou a academia umas 4 vezes por semanda e treino entre 6 a 12 reps, tenho uma barriga de chopp kkkk.
    e ai galera tem jeito?

    • torn disse:

      Faz musculação normal como seu instrutor recomendar, mas corta um pouco de carbo pra perder a barriguinha, depois que ela estiver legal você volta a comer carbo normal e dando sempre muito atenção na proteína pra ganhar massa magra e não barriga novamente, e pesquise nos fórums mais sobre o assunto, não desista.

  10. carlos silver disse:

    lucas arnold ñ fazia off apenas um cleanbulk sempre ganhar massa com qualidade pode ver que ele dos 16 anos aos 20 anos ñ aparece em nem uma das duas fazes e ainda e definido porem qd ele faz o cleanbulk ja era a gordura que resta e bastante interresante uma coisa na fazer de definição e corta o sal ou a deixalo no minimo e comer coisas com mt proteinas e poucos carbo e ja era vlw

  11. tenho 17 anos , peso 87 altura 1,67 faço musculaçao 1 anos e 6 meses nunca tomei suplemento , naum sow gordo tenho muinta massa i tenho definiçoes serio mesmo … janeiro agora 2013 vou começar toma suplemento wey proten , i to qerendo tomar um animal pack .. maais quando eu tiver meus 23 anos vou tomar um gh ow uma deca hehe povo acha qii tomo bomba so pq tenho muinto massa ii definido mais na verdade nunca tomei , neeim suplemento nunca tomei so alimentaçao naum como frituras , doces , nem refreigerante nenhum tipo di porcaria . como muinto e churrasco direto mais acho naum bebo bebidas alcoolicas , mais se pá vou fazer um cuting definir todo ai fikar cabuloso

  12. Chris Lacerda disse:

    Gostei demais da matéria, mais não manjo mto disso e pelo q entendi, eu estava fazendo o bulking sujo rsrs…
    Oq séria um bulkin limpo?
    Oq é o ideal para comer pra crescer bem sem gorduras?

  13. priscila pereira disse:

    tenho 21 anos 1, 75 de altura e peso 64 kg , to treinando há dois meses sem parar rsrs, pq antes treinava e saia nao levava a serio, e vejo muitos comentar sobre ganhar e peder ao mesmo tempo eu tenho muita gordura localizada no abdome e faço muita aeorobica para perder mas tbem faço musculaçao para ganhar massa magra pois tenho as pernas muito finas, bom gostaria de saber se seria melhor eu parar com a musculaçao e ficar so na aerobica

  14. Eu achei interessante , pois eu já tinha um poco de conhecimento sobre isso mas não tão técnico assim .

  15. Então devo emagrecer antes de tentar ganhar massa? bá não to entendendo mais nada :S

  16. Então devo emagrecer antes de tentar ganhar massa? bá não to entendendo mais nada :S

  17. Larissa disse:

    Pessoal, me ajudem com a opinião de vocês.
    Eu tenho 1,70 e peso normal (não lembro direito tá na faixa dos 56). Minha alimentação é para ganhar massa muscular e tenho obtido algum resultado com um treino de 1h, mas depois faço 30 a 40 minutos de aeróbico (eu eu amo) para perder a barriguinha. Tipo, não tô perdendo barriga e não sei oq fazer, já que faço aeróbico e como de maneira saudável. O que eu faço gente? Visto que não dá pra diminuir mta coisa no carboidrato, pois meus treinos são intensos e longos…

    Obrigada, bjos!!

  18. Após ler várias matérias estou meio confuso.. Devo Ganhar ao máximo massa magra para depois fazer o cutting ou inverso cutting depois bulking?

  19. 2 meses de cutting hard core com aeróbicos, seca geral…iniciando fase bulking limpo pra ganho…

  20. GEZIEL GOMES disse:

    muito bom os comentários.

  21. romulo disse:

    ai pessoal me da umas dicas ai…. tenhu 1,70 peso 57kg,19 anos malho a 4 meses… fazendo um bulking limpo, mais estou perdendo muito peso, estava com 64 kg antes, estou ganhando pouca massa, perdi muita barriga mais acho que estou ficando com peso preocupante mesmo comendo bastante carboidratos e proteinas… dêem umas dicas pf

    • Pedro Rodovalho disse:

      Cara sua dieta está errado, provavelmente você não está comendo bastante carboidratos, deve está sendo ao contrario(gastando mais do que consome. Eu tenho sua mesma estatura ou ectomorfo, malho a 4 meses quando entrei na academia pesada 53 quilos, hoje estou com 64. Claro ganhei um pouco de barriga, mais com um dieta limpa, cortado doces, refrigerantes e agora diminuindo um pouco do carboidratos da para defini-la. Rever essa “Dieta” ai sua.

  22. Roberta Lamonica disse:

    Oi, bom dia!!! Gostaria de perguntar ao responsavel por este artigo de excelente escrita e esclarecimentos para nós, meros mortais leigos.. Quando.vc se refere em relação ao CUTTING, para quem esta acima do peso e quer perder gordura, minha dúvida é, li muitos artigos e perguntei a varios profissionais de ed.física,medicos fisiologistas, especialistas em nutrologia e nutriçao esportiva, tambêm conhecidos atletas, a maioria, se nao foram todos que me falaram, que era para fazer aerobio em jejum, de 20/40 minutos, num ritmo tranquilo e na hora da musculacao, era para pegar pesadoooo, qto mais pesafp melhor, pq libera GH e testosterona. O que c autor deste artigo, me aconselha a fazer ? Muito obrigada.

  23. Leonardo Merida disse:

    Caras, fiz meu bulking sujo… tenho 1,74m bati os 115kg e atingi os 44 de braço, fiquei satisfeito! e em 2 de janeiro começo o meu primeiro cutting sério com acompanhamento nutricional especializado (pq sozinho e na orelhada é foda) e treinos insanos pretendo baixar para um bf de 15% e depois sem perder muita massa magra depois bulgar para tentar superar a barreira dos 45 de braço… e flertar com 50 para no cuting ficar na mágica proporção de bf menor que 10% e 45 mantendo a proporcionalidade do resto do corpo… meta 18 meses…

    ou vc acham melhor “picar”
    entre vários cuttings e bulkings mais curtos tipo… 2meses de cutting 1 de bulking????

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>