Home / Suplementação / Crescer sem suplementos: é possível ?

Crescer sem suplementos: é possível ?

Clique aqui

É possível (e viável) tentar ganhar o máximo de massa muscular sem nunca utilizar suplementos ?

De forma resumida, sim. Mesmo sem usar suplementos é possível extrair o máximo da sua genética.

Mas não podemos ser extremistas.

Quando o assunto é treinar com (ou sem) suplementos temos duas opiniões comuns: de um lado temos os caras que pensam que todos os suplementos são inúteis e não passam de farinha, do outro os que pensam que sem suplementos não vale a pena nem ir pra academia.

Ambos estão redondamente errados.

Clique aqui

Enquanto é possível extrair o máximo da sua genética sem gastar um tostão com suplementos, apenas extraindo todos os nutrientes necessários para a hipertrofia através dos alimentos da dieta, isto não torna o uso de suplementos uma vaidade.

Entenda.

Em um mundo perfeito, todos nós teríamos plena disponibilidade para fazer a dieta como ela deve ser; comer em horários fixos e fornecer todos os nutrientes essenciais para suportar o crescimento muscular através de alimentos sólidos.

Bem, as coisas não funcionam assim no mundo real.

Fisiculturistas e atletas que dependem da alimentação para vencer não tem escolha a não ser tornar a dieta uma prioridade que passa por cima de qualquer coisa, mas isto não funciona para a maioria das pessoas que, além treinar, precisam se destacar em outras áreas como a profissial e acadêmica.

Em suma, se você tem disponibilidade para fazer uma dieta correta e fazer todas as refeições do dia através de alimentos sólidos, ótimo. Você vai conseguir extrair o máximo de ganhos mesmo sem gastar um tostão com suplementos.

Mas se você não tem disponibilidade e realizar refeições sólidas em determinados horários do dia é impossível ou inconveniente, dispensar a utilidade dos suplementos neste caso é um tiro no pé.

A partir do momento que você entende que suplementos são complementos da dieta, tudo faz sentido.

crescer sem suplementos

É muito fácil falar que suplementos são inúteis quando o único compromisso diário é jogar xbox e verificar a linha do tempo no Facebook.

Alguns conseguem seguir uma dieta completa mesmo com trabalho e estudos, mas muitos, infelizmente, não conseguem.

E é muito melhor ingerir uma refeição líquida contendo proteína em pó, carboidratos e outros nutrientes vindo de suplementos do que perder a refeição porque não pode comer algo sólido.

Em outros casos, existem pessoas que simplesmente podem comprar suplementos sem afetar o seu orçamento mensal. Nesta situação, usar suplementos para atingir sua necessidade de proteínas e calorias de maneira mais cômoda é uma opção pessoal e não vai afetar os resultados desde que a suplementação não esteja substituindo o papel da dieta.

Também existem exceções de suplementos que fornecem nutrientes em quantidade que a alimentação sozinha não consegue suprir, mesmo que você tenha todo o tempo do mundo.

Por exemplo:

Para conseguir 5g de creatina através da dieta sozinha é necessário comer 1kg de carne vermelha. Você precisaria comer essa quantia de carne todos os dias, sem falta, para conseguir gerar os efeitos de uma colher de chá do suplemento utilizada na mesma frequência.

Para conseguir 1g de vitamina C você precisaria comer 14 laranjas médias.

Nem todos conseguem ter uma dieta variada suficiente para conseguir todas as vitaminas e minerais que o corpo precisa. Um multivitaminico pode ajudar nisso através de um único comprimido.

Existem diversas situações onde a suplementação pode ser útil, o único erro aqui é adotar pensamentos extremos.

Suplementos estão muito longe de serem inúteis, mas também não serão um impedititivo se você não puder comprá-los e puder fazer uma dieta apenas com alimentos sólidos.

No final, usar ou não usar suplementos é uma questão de disponibilidade, opção pessoal e dinheiro disponível.

Sobre Redação Hipertrofia.org

Os artigos enviados pela redação foram escritos pelos mais diversos profissionais da área e entusiastas, sempre baseados em estudos científicos recentes em conjunto de evidências empíricas. REPUBLICAR OS TEXTOS EM OUTROS SITES NÃO É PERMITIDO E SERÁ CONSIDERADO LEGALMENTE COMO PLÁGIO DE CONTEÚDO PROTEGIDO POR LEIS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL.

15 comentários

  1. verdade!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  2. e a questão do pós treino?
    Não é mais eficaz tomar um shake de whey que vai ser usado necessáriamente para os músculos ..
    doq uma refeição que alem da digestão longa, tem diversos tipos de substancias e nutrientes os quais podem prejudicar o direcionamento da proteina para a reconstrução múscular?
    Obg desde já espero respostas!

    • Não seja tão radical. Por um lado eu acho que sim, certos suplementos são quase indispensáveis, mas no caso da proteína as pessoas são muito extremas (sem motivos). Para a maioria das pessoas que conheço tomar proteína imediatamente após o treino é uma lei universal inquebrável. Não pense dessa forma. O processo de reconstrução muscular é muito lento, e constante. Dizer que alguém precisa de 50g de proteína imediatamente após o treino sob pena de perder os ganhos do treino é bobagem. O corpo não é capaz de usar tanta proteína em tão pouco tempo.

      Em relação a “substâncias que podem prejudicar o direcionamento da proteina para a reconstrução muscular”, isso é bobagem também. Se você se alimenta de bons alimentos, e não estou sendo extremista falando apenas de batata doce e peito de frango, mas de alimentos naturais e frescos como verduras, legumes e grãos, não precisa se preocupar com eles, coma à vontade. Comer alimento de qualidade é sempre bom.

      A hipertrofia depende principalmente de se alimentar bem, treinar bem e dormir bem. Qualquer coisa fora disso, como preocupar se o treino durou mais do que 10 minutos, ou se você fez 6 ou 8 repetições, ou se você demorou 30 segundo para tomar a proteína após o treino é bobagem.

      • Excelente resposta! Não devemos ficar muito tempo sem comer após os exercícios, mas a informação acima é relevante para quem é muito perfeccionista. Não precisa desleixar, mas também não precisa radicalizar!

  3. Muitas pessoas se iludem com suplementos,achando que so fazendo uso deles e que irao ter bons resultados.

  4. os únicos suplementos que utilizo são albumina e dextrose.Comecei acad com 77 kilos, agora estou com 92, um ano e meio de mt dieta

  5. impossível viver sem suplementar, para marombas e para pessoas comuns

  6. Suplemento, como o próprio nome diz; é um complemento à sua dieta, não adianta se entupir de suplementos se sua dieta é horrível. Hoje, utilizo polivitamínico, whey e bcaa, e obtive ótimos resultados, posteriormente pretendo usar creatina pois os únicos suplementos que faz a diferença é whey e creatina(se tiver dinheiro sobrando; bcaa) o resto é desperdício de dinheiro.

  7. Suplementar 1g vitamina C? 14 laranjas?
    Qual o propósito de se ingerir 1g de vitamina C?

    A dose de ingestão diária de vitamina C varia de 30 a 65mg, sendo 45mg uma quantidade ótima para pessoas normais.
    No caso de um cara que treina, 100 a 150mg ja seria mais do que suficiente.

  8. Já fui desses que achava que o suplemento que estava tendo o papel preponderante no ganho de massa, e não um conjunto de fatores como treino correto, alimentação correta e descanso apropriado diário e entre treinos. Só que faz dois anos que deixei de comprar whey, estou usando apenas vitamina c e complexo vitamínico e claro com uma alimentação melhor e realmente treinando direito, o que só aprendi depois de dois anos, o meu corpo começou a evoluir. Invista no aprimoramento do seu treino, na dieta, e se sobrar dinheiro e for necessário, em suplementação.

  9. izaqueu mateus

    eu acho ainda, que o animal pak é o melhor…

  10. Em uma sociedade voltada para a estética, muitos não procuram tem um acompanhamento nutricional para saber de sua deficiência ou reservas, e pelo simples fato de querer ter aquele corpo deixam de lado diversos fatores biológicos individuais que os impedem de chegar ao propósito final. O que é bom pra fulano será que será bom pra mim também? Temos que ter consciência de todo o conjunto necessário para chegar ao objetivo respeitando todas as etapas, tempo, duração e intensidade seja no treino na alimentação, obedecendo as dosagens para cada uma dessas fases, e não procurar sempre o caminho mais curto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *