O que é HMB

O HMB (?-hidroxi-?-metilbutirato) é um metabólico bioativo gerado pelo fracionamento do aminoácido essencial de cadeia ramificada leucina (um dos três aminoácidos de cadeia ramificada que compõem o BCAA).

O HMB é produzido a partir do cetoiscaproato (KIC), um metabólico do aminoácido leucina, pela ação da enzima KIC-desidrogenase, produzida naturalmente pelo corpo humano. Os seres humanos sintetizam entre 0,3 e 1,0 grama de HMB diariamente, com cerca de 5% sendo provenientes do catabolismo da leucina dietética.

hmbarnold Tudo sobre HMB

Qual a função do HMB

Estudos em animais indicam que, em condições normais, 5% da leucina são desviados para a síntese de HMB no nosso organismo. Porém, o mecanismo de ação do HMB é desconhecido, mas há especulações e algumas propostas ergogênicas dos seus benefícios. Tem recebido o mérito de ser um importante anti-catabólico, aumentando a força e a massa muscular através da sua suplementação, mas as vias para tais benefícios ainda não estão claramente desvendada pelos estudos realizados até os dias atuais.

Pode se reduzir a perda de proteína durante o estresse por inibir o catabolismo protéico. Os dados sugerem também um aumento induzido pelo HMB na oxidação celular dos ácidos graxos in vitro nas células musculares dos mamíferos expostas ao HMB.

Seus possíveis efeitos consistem em reter nitrogênio, prevenir ou tornar mais lento o dano muscular e reduzir o fracionamento muscular (proteólise ? quebra da proteína muscular) associado ao esforço físico intenso, no exercício de resistência. Especulá-se que este seja o motivo que gera um aumento na força muscular e aprimoramento da composição corporal.

Que pesquisas foram feitas sobre HMB ?
Com exceção da creatina monoidratada, HMB é um dos suplementos hoje ? venda mais altamente estudado. Estudos têm sido feitos sobre HMB envolvendo animais e seres humanos. Diversos e importantes ensaios duplos cegos (paciente e médico não sabem o que estão tomando), estudos universitários com placebo controlado mostraram que HMB ajudou jovens praticantes de musculação a ganharem mais força e dimensão muscular. Outro estudo examinou o efeito que HMB fez sobre idosos (acima de 65 anos) que treinaram com peso. Este estudo mostrou que tomando HMB eles obtiveram melhores resultados do que os que não tomaram a suplementação. Ainda outro estudo mostrou que mulheres que se exercitaram regularmente com pesos e receberam suplemento de HMB ganharam mais medida e força e perderam mais gordura. Finalmente um estudo envolvendo ciclistas mostrou que quando recebiam suplemento de HMB suas resistências eram significantemente aumentadas. Como você pode ver, a lista segue continuamente.

Benefícios do HMB

Muitos benefícios são relacionados ao HMB na literatura, como o aumento da força; aumento da massa corporal magra; diminuição do catabolismo protéico e/ou a lesão/ fracionamento muscular (proteólise), pela diminuição dos níveis de 3-metilistidina urinária e/ou CK e/ou lactato desidrogenase (LDH);o HMB também tem ação imuno-moduladora em modelo animal; e reduz a gordura corporal.

Os estudos indicam que existem benefícios da suplementação potencialmente transitórios na composição corporal que tendem a ser revertidos para o estado sem suplementação ? medida que o treinamento progride.

HMB tem efeitos colaterais ?

Até agora nenhum efeito colateral reconhecido foi relatado ou documentado por causa do uso de HMB. Como declarado antes, HMB é uma substância natural produzida pelo corpo humano e tomando-o nas dosagens semelhantes ?s recomendadas é seguro e é apoiado por pesquisas científicas. Estudos têm igualmente sugerido que HMB pode ajudar a saúde das artérias e também reduzir os níveis de colesterol.

Fontes de HMB

As fontes alimentares relativamente ricas em HMB incluem lampreia (peixe-gato), grapefruit () e leite materno.

O que acontece com o nosso organismo na falta de HMB

Não há especificações na literatura sobre a carência de HMB, uma vez que o nosso corpo produz pelo menos uma quantidade mínima desta substância.

Contra-indicações do uso de HMB

Alguns estudos sugeriram que o seu uso poderia estar associado a problemas renais. Porém outros estudos, que utilizaram a suplementação com HMB, durante 8 semanas, com posologias de até 6 gramas por dia de treinamento com resistência constataram parece não exercer efeitos adversos sobre a função das enzimas hepáticas, o perfil dos lipídios sang?íneos, a função renal ou a função imune.

Outros estudos deverão ser realizados para avaliar os efeitos a longo prazo dos suplementos de HMB sobre a composição corporal, a resposta ao treinamento e a saúde e segurança globais.

É necessário ciclar ou alternar o uso do HMB

Alguns estudos recomendam que a dosagem de HMB é de 1,5-3g por dia durante 4-8 semanas. Enquanto outros sugerem que a dosagem pode ser de até 6 gramas por dia. Sendo o período máximo de sua utilização em testes de 8 semanas, não havendo mais informações sobre dosagens e os resultados do uso de HMB após este período.

O HMB está proibido pela ANVISA?


Não, esta afirmação é incorreta. Existe no Brasil o único HMB com registro definitivo publicado em DOU. É da marca Arnold Nutrition e pode ser consumido como suplemento alimentar.

Referencias Bibliográficas

BACURAU, Reury F. Nutrição e Suplementação Esportiva. São Paulo: Phorte, 2001.

BIESEK, Simone et al. Estratégias de Nutrição e Suplementação no Esporte. São Paulo: Manole, 2005.

MCARDLE, William D. et al. Fisiologia do Exercício ? Energia, Nutrição e Desempenho Humano. 5.ed. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan, 2001.

Suplementos com efeitos semelhantes ao HMB:






















Seja avisado por e-mail quando um novo artigo for lançado.
Clique aqui!