Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Você Toma Seu Whey Com Leite Ou Com água?!

luttz

Posts Recomendados

Postado

Pois é, esses estudos que dao vantagem para o shake que tenha mais do que apenas o whey, geralmente estao analisando um periodo de jejum pós-shakes sim; pelo menos todos os que eu conheco. Por isso a vantagem do whey + leite nao é a presenca da caseina em si, mas sim das calorias/macros extras.

O Stubborn Fat eu tambem tenho em PDF; tenho todos do Lyle (os que sao citados no site, pelo menos) exceto o Protein Book mesmo. Quer scannear nao irmao? :D te mando fotos de cueca por MP! :wub:

• Supermoderador
Postado

Hahahaha

[img]http://s3.amazonaws.com/kym-assets/entries/icons/square/000/006/482/template.jpg?1313854469[/img]

Nem sei se dá pra escanear, se bem me recordo ele é maior do que um livro comum.

Mas pelo menos eu achei um dos estudos (na verdade uma revisão de estudos): [url="http://www.bodyrecomposition.com/research-review/milk-the-new-sports-drink-a-review-research-review.html"]http://www.bodyrecomposition.com/research-review/milk-the-new-sports-drink-a-review-research-review.html[/url]

Em um dos estudos citados neste review, a utilização de leite (que é uma combinação de proteínas de rápida e de lenta absorção) foi superior, em termos de ganho de massa magra, a leite de soja (proteína de rápida absorção), após 12 semanas de treino com pesos. O estudo é o seguinte:

Hartman JW, Tang JE, Wilkinson SB, Tarnopolsky MA, Lawrence RL, Fullerton AV, Phillips SM: [b]Consumption of fat-free fluid milk after resistance exercise promotes greater lean mass accretion than does consumption of soy or carbohydrate in young, novice, male weightlifters.[/b]

O estudo conclui:
"[i]We conclude that chronic postexercise consumption of milk promotes greater hypertrophy during the early stages of resistance training in novice weightlifters when compared with isoenergetic soy or carbohydrate consumption[/i]"

É uma pena que o estudo tenha sido feito com jovens inexperientes em treino com pesos, e, principalmente, sem controlar a ingestão calórica diária - apenas anotaram a dieta de 3 dias, no início, no meio e no final do estudo. A ingestão de proteína ficou em torno de 1.6 - 1.8 g/kg, para os dois grupos (embora um pouco mais, ~0.1 g/kg, para o grupo do leite); se fosse mais elevada, haveria alguma diferença entre os dois grupos? Não dá pra dizer.

Ainda assim, eu entendo que dá, sim, para concluir que o leite desnatado (e o integral) no pós-treino não atrapalha. Talvez tenha benefícios em termos de hipertrofia, e com certeza tem benefícios nos seus micronutrientes.

Abraços

Postado

[quote name='mpcosta82' timestamp='1324427387' post='860975']
Hahahaha

[img]http://s3.amazonaws.com/kym-assets/entries/icons/square/000/006/482/template.jpg?1313854469[/img]

Nem sei se dá pra escanear, se bem me recordo ele é maior do que um livro comum.

Mas pelo menos eu achei um dos estudos (na verdade uma revisão de estudos): [url="http://www.bodyrecomposition.com/research-review/milk-the-new-sports-drink-a-review-research-review.html"]http://www.bodyrecom...rch-review.html[/url]

Em um dos estudos citados neste review, a utilização de leite (que é uma combinação de proteínas de rápida e de lenta absorção) foi superior, em termos de ganho de massa magra, a leite de soja (proteína de rápida absorção), após 12 semanas de treino com pesos. O estudo é o seguinte:

Hartman JW, Tang JE, Wilkinson SB, Tarnopolsky MA, Lawrence RL, Fullerton AV, Phillips SM: [b]Consumption of fat-free fluid milk after resistance exercise promotes greater lean mass accretion than does consumption of soy or carbohydrate in young, novice, male weightlifters.[/b]

O estudo conclui:
"[i]We conclude that chronic postexercise consumption of milk promotes greater hypertrophy during the early stages of resistance training in novice weightlifters when compared with isoenergetic soy or carbohydrate consumption[/i]"

É uma pena que o estudo tenha sido feito com jovens inexperientes em treino com pesos, e, principalmente, sem controlar a ingestão calórica diária - apenas anotaram a dieta de 3 dias, no início, no meio e no final do estudo. A ingestão de proteína ficou em torno de 1.6 - 1.8 g/kg, para os dois grupos (embora um pouco mais, ~0.1 g/kg, para o grupo do leite); se fosse mais elevada, haveria alguma diferença entre os dois grupos? Não dá pra dizer.

Ainda assim, eu entendo que dá, sim, para concluir que o leite desnatado (e o integral) no pós-treino não atrapalha. Talvez tenha benefícios em termos de hipertrofia, e com certeza tem benefícios nos seus micronutrientes.

Abraços
[/quote]
O problema desse estudo, como você citou, é que ele não condiz com a nossa realidade. Quem daqui ingere 1,6g/kg de proteína? Normalmente agente manda pelo menos 2,2g/kg (dai pra mais). Além de não sermos iniciantes...

Agora meio em off. Craw e mpcosta, vocês que leram os livros do Lyle, me digam uma coisa: vale a pena? Eu estou prestes a comprar o Protein Book e o Ultimate Diet.

Abraço!

• Supermoderador
Postado

Justamente, Rafael. Infelizmente são pouquíssimos os estudos (se houver algum) nestas condições, ingestão alta de proteína e indivíduos treinados.

Quanto aos livros do Lyle, na minha opinião, vale muito a pena, sim. A UD2.0 você encontra na internet com certa facilidade.

Abraços

Postado (editado)

[quote name='mpcosta82' timestamp='1324454299' post='861221']
Justamente, Rafael. Infelizmente são pouquíssimos os estudos (se houver algum) nestas condições, ingestão alta de proteína e indivíduos treinados.

Quanto aos livros do Lyle, na minha opinião, vale muito a pena, sim. A UD2.0 você encontra na internet com certa facilidade.

Abraços
[/quote]
É uma pena mesmo.

Em relação ao UD2, achei o pdf dele e comecei a ler, mas vou comprar o livro mesmo assim. Valeu pela dica. Vai ser ele + Protein Book.

Acontece que eu realmente não gosto de ler ebook. Pegar o livro nas mãos da pra me concentrar mais, analisar bem, fazer anotação (em outro papel, porque não risco livro de jeito nenhum ehhuiheu). Enfim, prefiro ele impresso....

Abraço!

Editado por 2drafael
Postado

[quote name='mpcosta82' timestamp='1324454299' post='861221']
[/quote]

Eu acho que o pior daquele estudo nem era a ingestao proteica, mas sim o fato de nao ter sido controlado a ingestao calorica diaria. Se tivesse sido, a conclusao do estudo seria muito interessante de qualquer forma.

Tambem nao vejo problema nenhum na adicao do leite no shake pós com whey, levando em consideracao duas coisas: 1) o aumento de calorias, que pode ser algo nao vantajoso para quem está em cutting; 2) a saciedade causada pelo leite em alguns, o que pode atrapalhar a refeicao sólida pós-treino. Se a pessoa quer adicionar calorias na dieta (por estar em bulking, por ex) e se ela acha que nao vai comer menos na refeicao sólida pela adicao do leite, tambem nao vejo porque nao adicionar.

Os livros do Lyle sao muito bons sim, nao li o Protein Book e nem o Bromocriptine por enquanto, mas todos outros sao excelentes. A unica coisa é que 95% dos livros sao explicacoes teoricas sobre o assunto, pra quem gosta de ler algo e sair aplicando na pratica, dá pra resumir cada um deles em questao de 1-2 paginas :P eu particularmente amo ler toda a teoria por trás das coisas, mas quem prefere um estilo "ler e aplicar sem entender 100% o que ta fazendo", os livros dele vao ser muita enrolacao.

Postado (editado)

[b] Proteínas: com água ou leite?[/b]

[left]Questão enviada por Bruno Araújo:[/left]
[left]“[color=#008000][i]Tenho uma [/i][/color][color=#008000][i]dúvida em relação à suplementação com proteína. Devo tomá-las com água ou leite? É aconselhável tomá-la juntamente com creatina?[/i][/color]”[/left]

[left]As respostas às questões que coloca dependem em primeiro lugar dos objectivos a que se propôs. Se tem como meta a definição muscular então aconselho água, antes do treino, para promover a lipólise com a proteína, e leite, nos primeiros 30 minutos após o treino, para aumentar o estímulo insulínico e os factores de crescimento, para de forma a conseguir uma boa recuperação e evitar o catabolismo.[/left]
[left]Se pretende aumentar a massa muscular (hipertrofia), então deve tomar a proteína antes do treino, para manter o balanço de nitrogénio, juntamente com metade da dose de creatina da fase de manutenção.[/left]
[left]No final do treino, sugiro-lhe que tome a proteína com um batido à base de hidratos para estímulo dos transportadores Glut-4 (os transportadores insulino-dependentes, mais abundantes nas membranas celulares do músculo esquelético, cardíaco e no tecido adiposo) e uma entrada mais rápida desta no músculo. A energia gerada pelos hidratos de carbono do batido vão ser fundamentais no fornecimento de energia e promover o crescimento muscular.[/left]
[left]As proteínas devem ser tomadas antes e após o treino, para impedir o catabolismo muscular e aumentar a síntese proteica após o treino, e promover uma recuperação mais rápida.[/left]

[url="http://logon.prozis.com/pt/proteinas-com-agua-ou-leite/"]http://logon.prozis....-agua-ou-leite/[/url]

Editado por Lovecraft
Postado

[quote name='craw69' timestamp='1324557032' post='862547']
Eu acho que o pior daquele estudo nem era a ingestao proteica, mas sim o fato de nao ter sido controlado a ingestao calorica diaria. Se tivesse sido, a conclusao do estudo seria muito interessante de qualquer forma.

Tambem nao vejo problema nenhum na adicao do leite no shake pós com whey, levando em consideracao duas coisas: 1) o aumento de calorias, que pode ser algo nao vantajoso para quem está em cutting; 2) a saciedade causada pelo leite em alguns, o que pode atrapalhar a refeicao sólida pós-treino. Se a pessoa quer adicionar calorias na dieta (por estar em bulking, por ex) e se ela acha que nao vai comer menos na refeicao sólida pela adicao do leite, tambem nao vejo porque nao adicionar.

Os livros do Lyle sao muito bons sim, nao li o Protein Book e nem o Bromocriptine por enquanto, mas todos outros sao excelentes. A unica coisa é que 95% dos livros sao explicacoes teoricas sobre o assunto, pra quem gosta de ler algo e sair aplicando na pratica, dá pra resumir cada um deles em questao de 1-2 paginas :P eu particularmente amo ler toda a teoria por trás das coisas, mas quem prefere um estilo "ler e aplicar sem entender 100% o que ta fazendo", os livros dele vao ser muita enrolacao.
[/quote]
Valeu pelo esclarecimento. Então cara, eu curto sim ler bastante teoria. Colocar algo em prática sem saber o porquê daquilo não é comigo. Esse fim de semana vou encomendar os livros, e com sorte, no meio/final de janeiro já to lendo :D

Abraço!

Postado

acho que no final das contas não deve fazer tanta diferença assim tomar com agua ou leite, e se tiver diferença será imperceptível

eu divido. metade leite, metade agua

Postado

Bom, já que no artigo tá falando que o leite possui alto índice glicêmico, posso tomar whey + leite desnatado ao invés de whey + malto? Pra mim seria mais negócio, porque encaixaria as calorias do leite desnatado (alimento sempre recomendado) no lugar das da malto (tô em dieta de cutting)! :laughingsmiley:

Postado

[quote name='Sarah Connor' timestamp='1324869446' post='865835']
Bom, já que no artigo tá falando que o leite possui alto índice glicêmico, posso tomar whey + leite desnatado ao invés de whey + malto? Pra mim seria mais negócio, porque encaixaria as calorias do leite desnatado (alimento sempre recomendado) no lugar das da malto (tô em dieta de cutting)! :laughingsmiley:
[/quote]
Geralmente se usa 30g+ de malto/dextrose. Substituir isso por leite implica em usar 600ml+ de leite, o que não é interessante por 2 motivos: 1) muita lactose, 2) shake muito volumoso. Apesar de serem afirmações um tanto contestáveis, eu prefiro manter o malto.

Postado

mas porque a lactose seria tao ruim pra hipertrofia? pra evitar as gorduras do leite é tranquilo so tomar com desnatado.. como uma refeiçao intermediaria entre cafe da manha e almoço por exemplo acho valido whey com leite desnatado e mais algum carbo

Postado

[quote name='2drafael' timestamp='1324869920' post='865841']
Geralmente se usa 30g+ de malto/dextrose. Substituir isso por leite implica em usar 600ml+ de leite, o que não é interessante por 2 motivos: 1) muita lactose, 2) shake muito volumoso. Apesar de serem afirmações um tanto contestáveis, eu prefiro manter o malto.
[/quote]

Putz, não tinha me atentado para esse pequeno detalhe: tem que ter 30 g de carbos, que anta! :suicide_anim:
Bom, então é melhor tomar com malto mesmo, porque 600 ml de leite desnatado vai dar quase 400 calorias, daí que a minha dieta vai pro saco de vez, valeu pelo toque, 2drafael! :)

Postado (editado)

Tá uma briga forte entre Desnatado x Integral, mas e o leite em pó? Seria uma alternativa também? :P
Eu que sou ectomorfo e tenho extrema dificuldade de ganhar massa, tomo com leite integral mesmo, mas usaria o em pó pra shakes enquanto eu estiver no colégio, por exemplo.

Editado por Felipe Geek
Postado

[quote name='2drafael' timestamp='1324869920' post='865841']
[/quote]

se o problema for lactose, é só mandar leite sem lactose....

• Supermoderador
Postado

Rafael, de onde saiu este valor de 30g de malto?

Mesmo que fosse necessário um carboidrato de alto ig no pós-treino, com certeza a quantidade seria diferente para cada pessoa, não é um 'número mágico' que sirva para todo mundo.

Esta quantidade também depende muito da sua refeição pré-treino. A não ser que você treine em jejum, ou sua última refeição antes do treino seja bem distante deste, é bem provável que apenas whey no pós já seja suficiente para elevar a insulina a níveis que conseguem inibir o catabolismo do treino; utilizar malto ou dextrose ou outro carboidrato, no meu entendimento, só seria interessante para completar as calorias do dia (para quem tem dificuldade em conseguir isso com refeições sólidas).

E se o problema é carboidrato no leite, simples, é só adicionar uma colher de nescau :D

Abraços

Postado (editado)

[quote name='mpcosta82' timestamp='1324904883' post='865966']
Rafael, de onde saiu este valor de 30g de malto?

Mesmo que fosse necessário um carboidrato de alto ig no pós-treino, com certeza a quantidade seria diferente para cada pessoa, não é um 'número mágico' que sirva para todo mundo.

Esta quantidade também depende muito da sua refeição pré-treino. A não ser que você treine em jejum, ou sua última refeição antes do treino seja bem distante deste, é bem provável que apenas whey no pós já seja suficiente para elevar a insulina a níveis que conseguem inibir o catabolismo do treino; utilizar malto ou dextrose ou outro carboidrato, no meu entendimento, só seria interessante para completar as calorias do dia (para quem tem dificuldade em conseguir isso com refeições sólidas).

E se o problema é carboidrato no leite, simples, é só adicionar uma colher de nescau :D

Abraços
[/quote]
Eu não quis dizer que esse é um número fixo e que se deve ser usado 30g. Como foi dito que ia substituir o malto por leite, entendi que já era utilizado anteriormente whey + malto e ele(a) iria tirar todo o malto e trocar por leite. Citei um exemplo, onde é comum utilizar 30g (ou mais) de malto/dextrose. Nesse caso, não acho interessante substituir tudo por leite.

Talvez eu tenha me expressado mal e fui infeliz na afirmação, mas não quis dizer que ele(a) deveria utilizar 30g obrigatoriamente. Enfim, mpcosta, você tem razão :D

Opinar sem ter conhecimento do resto da dieta da pessoa não foi a decisão mais correta...

Abraço!

Editado por 2drafael
Postado (editado)

Putz agora fiquei em dúvida: no meu caso, estou em dieta restrtiva e tomar a malto não seria interessante, caloricamente falando, iria tomar só porque todo mundo fala que tomar whey puro é desperdício de dinheiro, porque o corpo vai usar como se fosse carbo. Essa informação procede mesmo? Morro de medo de comprar um whey caro (vou optar pelo gold standard da ON) e usar de modo inadequado, por isso estava até disposta a mandar umas calorias da malto para não correr esse risco, embora minha preferência fosse por tomar com leite desnatado, pelo alto valor biologico deste.O que vc acha, Mpcosta? Se tiver que ser com whey + malto, pode ser menos de 30 g, já que sou mulher e quero perder peso (tenho 60 kg)?

Editado por Sarah Connor
  • Supermoderador
Postado

[quote name='2drafael' timestamp='1324909707' post='866040']
Eu não quis dizer que esse é um número fixo e que se deve ser usado 30g. Como foi dito que ia substituir o malto por leite, entendi que já era utilizado anteriormente whey + malto e ele(a) iria tirar todo o malto e trocar por leite. Citei um exemplo, onde é comum utilizar 30g (ou mais) de malto/dextrose. Nesse caso, não acho interessante substituir tudo por leite.

Talvez eu tenha me expressado mal e fui infeliz na afirmação, mas não quis dizer que ele(a) deveria utilizar 30g obrigatoriamente. Enfim, mpcosta, você tem razão :D

Opinar sem ter conhecimento do resto da dieta da pessoa não foi a decisão mais correta...

Abraço!
[/quote]

Ah, sim, imaginei que fosse isso (um valor usualmente utilizado). Não vi exatamente um problema no que você falou, 30g de malto é um valor bastante razoável, tem quem defenda usar 60, 80, até 100g de malto. Imagina alguém em cutting usando 80g de malto no pós-treino :D

Abraços

[quote name='Sarah Connor' timestamp='1324913530' post='866125']
Putz agora fiquei em dúvida: no meu caso, estou em dieta restrtiva e tomar a malto não seria interessante, caloricamente falando, iria tomar só porque todo mundo fala que tomar whey puro é desperdício de dinheiro, porque o corpo vai usar como se fosse carbo. Essa informação procede mesmo? Morro de medo de comprar um whey caro (vou optar pelo gold standard da ON) e usar de modo inadequado, por isso estava até disposta a mandar umas calorias da malto para não correr esse risco, embora minha preferência fosse por tomar com leite desnatado, pelo alto valor biologico deste.O que vc acha, Mpcosta? Se tiver que ser com whey + malto, pode ser menos de 30 g, já que sou mulher e quero perder peso (tenho 60 kg)?
[/quote]

Sarah, usar whey puro não é desperdício. Seu corpo não vai "usar" whey como carboidrato; o que ocorre é que, em dieta hipocalórica (cutting), seu corpo vai usar proteína para produzir glicose; se a sua dieta não tiver uma quantidade adequada de proteínas, seu corpo irá usar sua própria massa magra para transformar em glicose.
Whey é apenas proteína; seu corpo vai usar um pouquinho do whey para produzir carboidrato, sim, mas também vai usar proteína do restante da sua dieta. Isso não tem problema nenhum.

Da mesma forma, o que importa é a sua dieta como um todo; não dá pra analisar uma única refeição, como o pós-treino. Você pode tomar 30g de malto, ou tomar um copo de leite desnatado, ou tomar apenas o whey... depende do restante da dieta.

Sugiro que você poste sua dieta na área de nutrição para que possa ser avaliada.

Quanto ao whey, como eu falei acima, ele é apenas proteína. Em teoria, não tem diferença um whey importado de um whey nacional, desde que sejam de marcas de qualidade e contenham a mesma quantidade de proteína (usualmente wheys concentrados têm 80% de proteína). Aqui existem marcas de baixa qualidade, da mesma forma que lá fora. Não existe isso de "usar de modo inadequado", seria a mesma coisa que dizer algo como "não se deve comer mais de 100g de peito de frango por refeição".

Postado

Boa explicação do mpcosta. Eu faria isso que ele recomendou: poste sua dieta na área de nutrição pra podermos te ajudar de forma melhor.

Mas de forma geral, há inúmeras maneiras de fazer o shake. Tudo vai depender do resto da sua dieta, se você precisa adicionar carbs ou não. Mesma coisa com proteína e gordura.

Postado (editado)

Valeu pelas explicações, pessoal! Mas se é assim, por que a galera insiste naquele lance de dar pico de insulina e na obrigatoriedade de tomar whey com malto? Todo lugar que leio é sempre essa a forma indicada para se tomar, com exceção de quem usa com MCT, nunca vi nenhum lugar falar que tudo bem tomar só o bendito whey puro, daí comecei a ficar com medo de tomar só com água e não adiantar nada.

Quanto à dieta, já tentei postar, mas quem passou foi meu nutricionista, de modo que eu não tenho os valores da quantidade de carbos, proteínas, gorduras etc, daí a moderação fechou o tópico. :(
Um outro membro deu uma olha nela e disse que tava faltando proteínas e sobrando carbo, que lástima...

Editado por Sarah Connor
  • Supermoderador
Postado

A galera insiste porque assim funciona. Apenas não é a única forma (como aquela discussão de comer de 3 em 3 horas), e não necessariamente é a melhor.

Imagino que você tenha a quantidade em gramas (ou xícaras ou algo do tipo) de cada alimento da sua dieta, não? Você pode montar ela no site www.dietaetreinos.com.br; monte a sua dieta, o site calcula a quantidade de macronutrientes de cada refeição. Depois você abre um tópico novo e cola o link para a sua dieta. Ou então você pode ver, em www.tabeladealimentos.com.br, a quantidade de macronutrientes de cada alimento, somar os totais por refeição e diário e postar diretamente no tópico que você montar.

Proteína é bom você manter em uns 2g/kg pelo menos, dependendo do seu déficit calórico.

Postado

Caramba, Martin e Craw tem o Stb. Fat Solution em PDF??? Eu querooooooooooooooooooooo! A alma mais caridosa mande o link pra mim por favor (ou manda anexado por email mesmo, imagino q o arquivo seja pequeno).

Postado (editado)

Mpcosta, valeu pela dica desse site que calcula os macros, muito esquema! Vou ver lá e depois posto minha dieta lá na área de nutrição! :)

Editado por Sarah Connor
Postado (editado)

[quote name='andreseg' timestamp='1324089445' post='857124']
voltando da academia so penso no shake que me espera hahahaahahaha
[/quote]

Ahaha mano, você falando isso e olhando sua foto do dog, da pra imaginar que você é um cachorro mesmo esperando a hora de comer aquele bife suculento.

Em tempo, tomo o meu com água gelada.

Editado por pzl
  • 1 mês depois...
Postado

Minha nutricionista recomendou o wheypro 2 isolate + leite desnatado antes de dormir. Sempre fiquei meio bolado pq só escuto a galera falar que toma no pós-treino, mas ela me falou que como eu já me alimento de acordo no pós treino o bom seria ingerir o shake antes de dormir para ter boas reservas proteícas durante a noite. O que vcs acham????

• Supermoderador
Postado

[quote name='Estudante88' timestamp='1327980920' post='911201']
Minha nutricionista recomendou o wheypro 2 isolate + leite desnatado antes de dormir. Sempre fiquei meio bolado pq só escuto a galera falar que toma no pós-treino, mas ela me falou que como eu já me alimento de acordo no pós treino o bom seria ingerir o shake antes de dormir para ter boas reservas proteícas durante a noite. O que vcs acham????
[/quote]

Não faz o menor sentido tomar whey isolado com leite.
Pode ser qualquer whey concentrado (com 80% de proteína).

E você vai ter "boas reservas protéicas durante a noite" se você ingerir uma quantidade decente de proteína ao longo do dia. Não necessariamente precisa tomar um shake antes de dormir.

[quote name='RafaelOliveira' timestamp='1327981944' post='911214']
Cara substitua a whey por alguma proteina de lenta absorção como a albumina que o custo beneficio será melhor , pergunte para ela ....
[/quote]

Dependendo de diversos fatores (quantidade de leite junto do whey; e principalmente as refeições anteriores) o whey será lentamente absorvido.

Postado

[quote name='Estudante88' timestamp='1327980920' post='911201']
[b]Minha nutricionista recomendou o wheypro 2 isolate + leite desnatado antes de dormir.[/b] Sempre fiquei meio bolado pq só escuto a galera falar que toma no pós-treino, mas ela me falou que como eu já me alimento de acordo no pós treino o bom seria ingerir o shake antes de dormir para ter boas reservas proteícas durante a noite. O que vcs acham????
[/quote]

"Baita" nutricionista.... <_<

Recomendar whey isolado....em duas horas se foi a proteína e o catabolismo te encontra.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...