Ir para conteúdo

Frequência x Volume x Intensidade: o que é melhor pra força e hipertrofia

Lucas

Posts Recomendados

Postado

Tem outros trabalhos grandes que consideram “altas cargas” como >75%.

Acho que podemos considerar pra efeito de recomendação geral >75-80% como alta carga e essa intensidade como patamar mínimo ideal pra ganho de força e hipertrofia.

A frequência ideal nesse e em outros trabalhos ficou em 2-3x (até potencialmente mais de 3x pra força).

Aqui tem-se também que mais de um set por treino é melhor. Esse trabalho não fala de volume geral, mas existem estudos que apontam para até cerca de 40 sets semanais como máximo pra hipertrofia. Esse mesmo estudo chega em algo entre 5-10 sets pra força. Na prática, as melhores recomendações realistas ficam na faixa de 10-20 sets por semana (pra certas pessoas dá pra falar em até ~30 sets).

Tem também um outro estudo recente que chegou até 11 sets por dia. Então a recomendação de volume por sessão vai ficar em 2-11 sets.

O nível de esforço pra hipertrofia deve ser RPE 7-10 (quanto maior, menor o número de sets necessários) e pra força RPE 5-8.

Resumo by Xordingues:

Volume Diário

Volume Semanal

Frequência

Intensidade

RPE

Hipertrofia

2-10

10-30

2-3

75-85%

7-10

Força

2-5

5-15

2-6

75-92%

5-8

Postado
Em 21/04/2025 em 19:39, CDR disse:

HM2 seria então o melhor de dois mundos.

Em 21/04/2025 em 20:06, natalliacarv disse:

Excelente, Lucas!

HM3 teve resultados ligeiramente menores devido talvez ao fator de recuperação "prejudicado" quando comparado a HM2? 

Esses resultados são estatísticos, oq indica que há uma maior chance de ter resultados relevantes com certas estratégias. Outras variáveis sempre vão entrar em jogo e até mesmo uma das estratégias que tiveram resultado ruim na meta análise podem funcionar mto bem pra certos indivíduos.

Dito isso, entendo que houve mto pouca diferença entre HM2 e HM3, tanto pra força quanto pra hipertrofia, de modo que a escolha deve ser refletida pela preferência mesmo.

Há uma tendência a melhores ganhos de força com maior frequência, que vai até 6x por semana. Mas a alta frequência traz tantos desafios e o custo benefício pode acabar não sendo suficiente e acabar atrapalhando a aderência (significa que é mto mais difícil fazer uma rotina de alta frequência e o ganho marginal é mínimo).

Fui mto prolixo na resposta ou ficou claro?

Postado
Em 21/04/2025 em 21:53, Lucas, o Schrödinger disse:

Fui mto prolixo na resposta ou ficou claro?

Pra mim ficou claro. Vlw

• 1 mês depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...