Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Frequência x Volume x Intensidade: o que é melhor pra força e hipertrofia

Posts Recomendados

Postado

Tem outros trabalhos grandes que consideram “altas cargas” como >75%.

Acho que podemos considerar pra efeito de recomendação geral >75-80% como alta carga e essa intensidade como patamar mínimo ideal pra ganho de força e hipertrofia.

A frequência ideal nesse e em outros trabalhos ficou em 2-3x (até potencialmente mais de 3x pra força).

Aqui tem-se também que mais de um set por treino é melhor. Esse trabalho não fala de volume geral, mas existem estudos que apontam para até cerca de 40 sets semanais como máximo pra hipertrofia. Esse mesmo estudo chega em algo entre 5-10 sets pra força. Na prática, as melhores recomendações realistas ficam na faixa de 10-20 sets por semana (pra certas pessoas dá pra falar em até ~30 sets).

Tem também um outro estudo recente que chegou até 11 sets por dia. Então a recomendação de volume por sessão vai ficar em 2-11 sets.

O nível de esforço pra hipertrofia deve ser RPE 7-10 (quanto maior, menor o número de sets necessários) e pra força RPE 5-8.

Resumo by Xordingues:

Volume Diário

Volume Semanal

Frequência

Intensidade

RPE

Hipertrofia

2-10

10-30

2-3

75-85%

7-10

Força

2-5

5-15

2-6

75-92%

5-8

Postado
Em 21/04/2025 em 19:39, CDR disse:

HM2 seria então o melhor de dois mundos.

Em 21/04/2025 em 20:06, natalliacarv disse:

Excelente, Lucas!

HM3 teve resultados ligeiramente menores devido talvez ao fator de recuperação "prejudicado" quando comparado a HM2? 

Esses resultados são estatísticos, oq indica que há uma maior chance de ter resultados relevantes com certas estratégias. Outras variáveis sempre vão entrar em jogo e até mesmo uma das estratégias que tiveram resultado ruim na meta análise podem funcionar mto bem pra certos indivíduos.

Dito isso, entendo que houve mto pouca diferença entre HM2 e HM3, tanto pra força quanto pra hipertrofia, de modo que a escolha deve ser refletida pela preferência mesmo.

Há uma tendência a melhores ganhos de força com maior frequência, que vai até 6x por semana. Mas a alta frequência traz tantos desafios e o custo benefício pode acabar não sendo suficiente e acabar atrapalhando a aderência (significa que é mto mais difícil fazer uma rotina de alta frequência e o ganho marginal é mínimo).

Fui mto prolixo na resposta ou ficou claro?

Postado
Em 21/04/2025 em 21:53, Lucas, o Schrödinger disse:

Fui mto prolixo na resposta ou ficou claro?

Pra mim ficou claro. Vlw

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...