Ir para conteúdo

Dextrose No Pós-Treino, Reduz A Testosterona?

Posts Recomendados

Postado (editado)

Eai gente, é de conhecimento geral que devemos tomar o Whey no pós-treino com algum carbo de alto IG, pra acontecer o chamado pico de insulina e tals. A questão é que carboidratos de IG muito elevado como a dextrose são açúcares, e eu li, no próprio site do hipertrofia, um artigo que dizia que o açúcar diminuia a produção de testosterona no corpo. E tendo em vista que geralmente é recomendado tomar 40 gramas de dextrose no pós-treino (o que equivale, em quantidade de açúcar, a 2 copos de Coca-Cola, o que é uma quantidade considerável), a redução no testosterona deve ser considerável, o que não é algo lá muito bom para se fazer no pós-treino, quando seus músculos estão cansados e necessitam se recuperar, lembrando que é a testosterona que estimula o crescimento dos mesmos.

Vale ressaltar um trecho do artigo aqui:

"Um estudo realizado neste ano descobriu que homens com níveis saudáveis de insulina tiveram uma queda temporária de 25% na testosterona após ingerir uma bebida rica em açúcar. A testosterona se manteve baixa por 2 horas e cerca de 80% dos envolvidos tiveram os níveis de testosterona reduzidos a um nível que seria considerado até como problema clínico."

Não sei qual a "bebida rica em açúcar" que se referem, mas creio eu que não deve conter mais do que 40 gramas de açúcar. E bom, como aí diz, a testosterona ficou baixa por duas horas, o que não me parece muito bom de se acontecer no pós-treino.

Não sei se meu pensamento tá certo, por isso queria que vocês me dissessem se o que eu estou pensando realmente justifica ser "prejudicial" ingerir dextrose após o treino, ou se, mesmo assim, fatores como o pico de insulina gerado pela mesma, justificam seu uso.

Aqui o artigo completo pra quem quiser conferir.

Abraços e obrigado desde já!

Editado por GiovanniPicchiotti
  • Supermoderador
Postado

No estudo foi utilizada glicose. É um teste-padrão com 75g de glicose.

O estudo serviria como forma de avaliar um possível hipogonadismo, nas pessoas que tiveram grande redução na testosterona.

Eu não me preocuparia, afinal de contas a minha dieta (e a sua, e a de quase todo mundo) tem mais de 75g de carboidratos (que em sua grande maioria são formados de glicose).

O penúltimo comentário do artigo me pareceu bem esclarecedor.

Ah, e o artigo é extremamente tendencioso. O estudo avaliou glicose, e não açúcar (que é metade glicose e metade frutose). Mas obviamente o autor tem algo contra o açúcar, aí "esqueceu" desse pequeno detalhe :D

Postado (editado)

Cara, analise todas as variáveis do estudo antes de tomar uma conclusão. Idade da população-alvo, nível de condicionamento, instrumentos utilizados, período de tempo, só pra exemplificar algumas.

O artigo não cita tais informações, por isso e por não especificar a quantidade de açúcar na bebida, considerei ele meio vago.

No estudo foi utilizada glicose. É um teste-padrão com 75g de glicose.

O estudo serviria como forma de avaliar um possível hipogonadismo, nas pessoas que tiveram grande redução na testosterona.

Eu não me preocuparia, afinal de contas a minha dieta (e a sua, e a de quase todo mundo) tem mais de 75g de carboidratos (que em sua grande maioria são formados de glicose).

O penúltimo comentário do artigo me pareceu bem esclarecedor.

Ah, e o artigo é extremamente tendencioso. O estudo avaliou glicose, e não açúcar (que é metade glicose e metade frutose). Mas obviamente o autor tem algo contra o açúcar, aí "esqueceu" desse pequeno detalhe :D

Então só com o fato de ingerirmos carbos, nossa testosterona já abaixa? Ferrou então, são quase 400 gramas que eu ingiro por dia.

Editado por GiovanniPicchiotti
Postado

"Ok, a queda na testosterona é apenas temporária, mas se você for uma pessoa “comum” e consumir açúcar várias vezes ao dia, estará causando uma queda de testosterona muito mais longa e contínua, provavelmente ficando o dia todo com os níveis mais baixos que o normal. Muitas pessoas incluem o açúcar em quase ou todas as refeições: refrigerantes, sucos, biscoitos, sobremesas, o uso do próprio açúcar refinado em bebidas e outros alimentos, etc…"

Como diz no texto, "temporária".

• Supermoderador
Postado

Então só com o fato de ingerirmos carbos, nossa testosterona já abaixa? Ferrou então, são quase 400 gramas que eu ingiro por dia.

acho que você não entendeu, o que eu quis dizer é que não deve abaixar de forma significativa, isso se abaixar.

Postado

Que é temporária eu sei, mas essa queda "temporária" pode prejudicar a hipertrofia, PRINCIPALMENTE no pós-treino.

Cara, esse negocio de janela de oportunidade de 1h depois do treino não existe, o que vai definir se você vai hipertrofiar são a combinação de treino, dieta, e descanso. O pós treino pode ser uma belo prato de arroz, feijão e peito de frango, que vão produzir os mesmos resultados finais do whey + dextrose, quiça até melhores.

Postado

Cara, esse negocio de janela de oportunidade de 1h depois do treino não existe, o que vai definir se você vai hipertrofiar são a combinação de treino, dieta, e descanso. O pós treino pode ser uma belo prato de arroz, feijão e peito de frango, que vão produzir os mesmos resultados finais do whey + dextrose, quiça até melhores.

+1

e se isso for prejudicar, coitados de quem nao usa esteroides, já que todo mundo manda carboidrato junto com a proteina depois do treino, entao ninguem teria resultados e como no café da manha e almoço tem carbo sua testoterona ficaria baixa boa parte do dia...

:)

• 2 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...