31 regras da academia que todos deveriam seguir

Independente de você ser um iniciante, intermediário ou avançado na musculação, existem regras da academia que, mesmo quando não estão impressas em um aviso colado na parede, deveriam ser óbvias e seguidas por todos.

Neste texto, veremos quais são as principais regras de “etiqueta” não escritas que todos deveriam seguir ao entrar na academia.

Por que seguir regras na academia é essencial?

Para algumas pessoas, ser obrigado a obedecer regras na academia pode parecer algo de outro mundo. Afinal, você está pagando sua mensalidade em dia e tem total direito de usar as instalações do local da forma que você achar adequado, não é mesmo?

Não é tão simples assim. Quando você paga a mensalidade da academia, você obtém o direito de compartilhar os equipamentos com outras pessoas. Você não está alugando o espaço exclusivamente para você.

Infelizmente, muitas pessoas falham em entender este conceito extremamente simples e acabam atrapalhando o treino de outras pessoas. Isso quando não atrapalham o próprio treino por se colocarem em situações desnecessárias.

31 regras da academia que todos deveriam seguir

1 – Não monopolize múltiplos equipamentos no horário de pico. Sabe aquela super set que usa 3 equipamentos, 2 bancos e alguns pares de halteres? Além do seu uso ser questionável em vários casos, vai ocupar o espaço e possivelmente atrapalhar o treino de outras pessoas que precisam desses equipamentos.

2 – Guarde os pesos após o uso. O professor está ali para orientá-lo e não para organizar a sua bagunça depois que você for embora.

3 – E nunca deixe o legpress carregado. Você vai atrapalhar o treino da próxima pessoa que for usar o equipamento ou até mesmo impossibilitar o uso (no caso de uma pessoa idosa que não consiga remover os pesos).

4 – Higiene básica. Verifique se você usou desodorante e está com roupas limpas antes de ir para a academia. Ninguém é obrigado a sentir esse tipo de odor.

5 – Limpe o equipamento depois do uso. Ninguém gosta de fazer exercício em uma piscina de secreção corporal (suor) de outra pessoa. Só porque ninguém chama sua atenção sobre isso, não significa que ninguém se importe.

Publicidade

6 – Você não precisa revezar ou esperar pelo equipamento. Ao mesmo tempo que não há qualquer problema em revezar ou esperar pra usar o aparelho que você quer, em 99% das situações você pode usar outro exercício e seguir com seu treino normalmente, sem afetar seus resultados.

7 – Não entre na frente de outra pessoa que está treinando em frente ao espelho. Isto pode tirar a concentração e ainda atrapalhar a série.

8 – Pode parecer prático, mas não há razão para fazer qualquer exercício colado com rack de halteres, isso só atrapalha quem queira pegar os pesos.

9 – Existe hora e lugar para gritar durante o exercício. Dica: não é em todas as séries, repetições e exercícios.

10 – Não reveze com quem usa cargas muito diferentes das suas, isso só vai atrasar o treino de ambos.

11 – Se você não tem coragem de conversar com as mulheres como um ser humano normal, não fique encarando-as como um tarado psicopata (principalmente durante o agachamento).

12 – Não ofereça ajuda ou conselhos que não foram solicitados.

13 – Caso veja alguém fazendo algo absurdamente errado, alerte o professor. Esse é o trabalho dele (mesmo que ele não saiba ou ligue para isso).

14 – Nunca mude bancos, pesos e acessórios de lugar sem ter 110% de certeza que ninguém está usando.

15 – Não deixe suas coisas (blusas, celular, chaves, etc) em bancos, equipamentos ou aparelhos que você NÃO está usando. Na maioria das academias, existe local adequado para guardar suas coisas.

Publicidade

16 – Respeite o espaço alheio. Não passe ou fique perto de alguém que esteja executando um exercício, isto pode tirar a concentração e até interromper a série.

17 – Cuidado ao pedir ajuda para desconhecidos. Em vez de colocar a segurança dos outros e a própria em risco, faça os exercícios com carga que você consiga usar adequadamente para o número desejado de repetições.

18 – Coloque as anilhas na pilha correta, geralmente o trabalho vai ser o mesmo. Nada pior do que você precisar usar as anilhas de 5kg e alguém colocou uma de 20kg na frente.

19 – Não ocupe equipamentos que não está realmente usando. Algumas pessoas, por excesso de educação, vão pensar que você está usando o equipamento e vão evitá-lo.

20 – Não faça exercícios em areas de “alto tráfego” da academia.

21 – Não puxe conversa com pessoas com fone de ouvido. O fone é um forte indicativo de que a pessoa não gosta de conversar.

22 – Não converse com pessoas durante a série também. E se você consegue executar exercícios conversando com alguém e acha isso normal, saiba que tem algo MUITO errado com a intensidade do seu treino.

23 – Se você precisa soltar gases, vá até o banheiro. Você também não gostaria de sentir o cheiro dos gases dos outros durante uma série (onde não há escapatória).

24 – Não faça passada no lugar onde todos trafegam.

25 – Se quer ficar no celular, ao menos faça isso em pé (e não em um aparelho/banco).

Publicidade

26 – Bebedouro não foi feito para lavar coqueteleira e nem fazer higiene bucal.

27 – A não ser que o local e o contexto sejam adequados, não é necessário jogar os pesos com toda a força no chão no final de toda série (só porque o Ronnie Coleman fazia também), isso tira a concentração da maioria das pessoas e faz parecer que você quer apenas chamar atenção.

28 – Independente do seu tamanho muscular e experiência, o seu treino é tão importante quanto o do novato que começou semana passada. Não adianta ficar revoltado quando um novato pegou o aparelho que você queria antes.

29 – Quando for revezar com alguém, não deixe a pessoa esperando porque você quer conversar com alguém ou usar o celular.

30 – Professor não é personal trainer. Ele não tem obrigação de decorar o seu treino e lhe ensinar a mesma coisa todo santo dia (nem mesmo se você for mulher).

31 – Rack de agachamento foi feito para fazer… agachamento. Rosca-direta, encolhimento, levantamento terra, abdominal e outros exercícios podem ser feitos tranquilamente em outro lugar, o agachamento não. Respeite o rack.

Este texto foi útil para você?

Sim (163)
Não (2)
Muito obrigado pela opinião!

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×