Quanto tempo demora para o whey protein dar resultado?

Whey protein é uma das melhores e mais buscadas proteínas em pó para quem busca hipertrofia. Uma dúvida comum entre iniciantes é a respeito do tempo que demora para ver resultados após começar a usar o suplemento.

Então, quanto tempo demora para o whey protein dar resultado? Teoricamente, você poderá ver resultados com whey protein após a primeira semana de uso. Contudo, as mudanças serão pequenas e será muito difícil atribuir diretamente os resultados ao consumo de whey.

Para ver resultados mais nítidos na mudança corporal, será necessário mais tempo (4-8 semanas) e você ainda precisa entender o que realisticamente esperar do whey protein.

É sobre isso que veremos neste texto.

Resultados que o whey protein pode trazer (de verdade)

É normal esperar resultados diretos com o consumo de suplementos. Afinal, você fez um investimento (às vezes alto) e quer um retorno visível.

Contudo, whey protein é apenas proteína em pó e, como tal, serve a finalidade de complementar sua ingestão de proteína da sua alimentação de forma mais cômoda.

Se você precisa, por exemplo, ingerir 150g de proteína por dia, você poderia fazer isso usando bons alimentos ricos em proteína ou com a ajuda do whey. Se no fim do dia, você conseguiu ingerir as 150g, será muito difícil detectar grande diferença nos resultados, se você usou ou não o whey.

Em outras palavras, tomar whey protein não gera um efeito direto no seu organismo, como ocorre quando você toma um remédio para dor de cabeça (por exemplo).

Seus resultados ao tomar whey protein dependerão de outras coisas, como o restante da sua dieta, seu treino, descanso, etc…

Veja também: Como tomar whey protein (5 dicas para extrair o máximo do suplemento)

Publicidade

Dito isso, se você está fazendo o básico da forma correta para ganhar massa muscular e está tomando whey protein, é esperado conseguir ganhar 0,5kg ou mais de peso já na primeira semana.

Ou seja, você definitivamente poderá ver resultados já na primeira semana, mas quanto o whey contribuiu nisso, é muito difícil de detectar.

O que podemos contribuir diretamente ao whey protein é a grande quantidade do aminoácido leucina que ele entrega por dose. Quando comparado à outras proteínas em pó (como proteína isolada de soja), o whey entrega mais leucina.

Níveis elevados de leucina estão relacionados a taxas mais altas de síntese de proteína muscular (um precursor do crescimento muscular).

Dito isso, a maioria das proteínas de origem animal (frango, ovos, leite) também são ricas em leucina.

No fim, a verdade é que a chave para construir massa muscular é consumir uma quantidade adequada de proteína de boas fontes diariamente e garantir que outros fatores também estejam alinhados com seu objetivo.

Será bastante difícil atribuir ganhos diretamente ao uso de whey protein.

Veja também: Whey protein ou proteína de soja – qual é melhor?

Mas o whey protein começa a funcionar imediatamente?

Whey protein é uma proteína em pó promovida como sendo de rápida absorção – isso quando não é promovida como a mais rápida. Tal declaração pode ter sugerir para alguém desavisado que o whey terá um efeito pronunciável imediato.

De fato, a proteína de soro de leite (do whey) começa a funcionar imediatamente, assim que você a consome, seu corpo quebrará a proteína em aminoácidos e você os terá disponível na corrente sanguínea em questão de minutos.

Publicidade

Portanto, você definitivamente pode ter os benefícios do whey protein em questão de minutos, mas em termos de ver resultados expressivos, isso vai demorar mais (1 semana) e vai depender, também, do restante da sua rotina.

Veja também: Devemos tomar whey protein todos os dias?

Perguntas frequentes

Você terá resultados expressivos somente por começar a tomar whey protein?

Altamente improvável. O whey protein, sozinho, é apenas uma peça de um quebra-cabeças maior.

Se, por exemplo, seu objetivo é ganhar massa muscular, você precisa, antes de qualquer coisa, descobrir quantas calorias você precisa ingerir por dia e começar aplicar isso regularmente.

Depois vem o restante da dieta, seu treino, descanso e, por último, a suplementação.

Quanta massa muscular é possível ganhar em um mês usando whey protein?

Considerando que você leu o restante do texto, então, se você estiver se alimentando de acordo com este objetivo, treinando pesado e tomando whey, é realista esperar ganhar 1-2kg no primeiro mês (o que é 0,5kg por semana).

Isto considerando o melhor cenário e lembrando que essa taxa de ganhos não se mantém. Quanto mais avançado você se torna, mais difícil é ganhar massa muscular.

Veja também: Quanto tempo demora para ver resultados na musculação?

O que acontecerá se eu parar de tomar whey protein?

Se você parar de tomar whey protein, você precisa considerar que agora você consumirá menos proteína diariamente – haverá uma queda (um buraco) no fornecimento de proteína.

Isso pode ou não colocar você abaixo da sua necessidade diária por proteína e poderá necessitar que você complemente esta falta usando outras fontes proteicas, o que pode ser feito tranquilamente usando alimentos sólidos ou outras proteínas em pó.

Publicidade

A questão é que você não precisa se preocupar caso seu whey tenha acabo ou caso você não possa continuar tomando o suplemento. Basta complementar esta falta usando outras fontes.

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×