Elevação lateral trabalha o trapézio? (Sim, com execução errada)

Elevação lateral é um exercício para deltoide, mais especificamente para a cabeça lateral do deltoide.

Porém, muitas pessoas notam que, além do deltoide lateral, o exercício elevação lateral trabalha o trapézio.

Porém, a elevação lateral trabalha o trapézio principalmente quando a execução está errada. Neste texto veremos em detalhes como acontece e como evitar o problema.

Elevação lateral trabalha o trapézio ou não?

Não é incomum ouvir que o trapézio é um músculo “auxiliar” na elevação lateral. Contudo, isto é tecnicamente incorreto.

A principal função dos deltoides é levantar os seus braços a frente, ao lado e atrás do corpo, enquanto uma das principais funções do trapézio envolve estabilizar e movimentar as escápulas dos ombros.

Basicamente, se você sente o trapézio trabalhar ao fazer elevação lateral, é muito provável que você tente encolher o ombro (mover a escápula) ao mesmo tempo que levanta os braços – o que é errado.

Ou seja, se você encolher os ombros em algum momento durante a elevação lateral, os feixes superiores do trapézio serão acionados no movimento e isso pode roubar o trabalho do deltoide.

Como evitar o envolvimento do trapézio durante a elevação lateral

A chave para minimizar a ativação do trapézio durante a elevação lateral é manter as escápulas em posição neutra e manter essa posição durante todo o movimento.

Em outras palavras, durante a elevação, apenas seus braços se movem para cima – seus ombros ficam parados.

Do contrário, sempre que você mover os ombros, principalmente para cima você ativará o trapézio.

Publicidade

E para fazer isso é fundamental usar uma carga que você não precise usar impulsos e, assim, somente os braços levantem durante o movimento.

O trapézio é um grupo muscular muito mais forte que os deltoides. Se você usar carga demais, é extremamente fácil usar impulsos e permitir o envolvimento do trapézio.

Porém se você consegue fazer o movimento, sem precisar mover seus escápulas, porque, agora, elas estão paradas, não há como o trapézio dominar o movimento.

Resumindo: para evitar o envolvimento do trapézio, você não pode mover as escápulas. Para que isso não ocorra, nem mesmo instintivamente, é preciso usar a carga correta, o que geralmente significa aceitar que você precisa usar menos peso.

Elevação lateral inclinada: uma alternativa extra

O trapézio é um grupo muscular muito forte e, devido sua função e localização, ele pode ser envolvido facilmente em vários exercícios (não só na elevação lateral).

Portanto, em alguns casos, “falar é mais fácil do que fazer”. Em outras palavras, mesmo que você saiba como evitar o envolvimento do trapézio, ele pode acontecer mesmo assim.

Para estes casos, há uma alternativa extra: substituir a elevação lateral tradicional pela elevação lateral inclinada.

Isso pode ser feito segurando em um ponto de sustentação com um braço e inclinando-se em um ângulo de 30 graus ao fazer elevação lateral com o braço que está livre.

ilustração do exercício elevação lateral inclinada

Ao se inclinar e realizar uma elevação lateral desta maneira, você conseguirá isolar ainda mais os deltoides laterais, e dificultando a ação de encolher o peso.

Ou seja, a mudança no ângulo do corpo significa que o movimento permanece o mesmo (que é elevar os braços), mas a tensão se desloca mais para o deltoide lateral e afasta-se do trapézio.

Publicidade

Conclusão

Para resumir, a elevação lateral trabalhará o trapézio se você realizar uma espécie de encolhimento em qualquer momento durante o movimento. Isso envolverá os trapézios superiores e é um erro comum que as pessoas cometem ao usar muito peso.

O deltoide lateral é um músculo relativamente pequeno para isolar e pode ser facilmente ofuscado por músculos maiores e mais fortes.

Para minimizar a ativação do trapézio durante a elevação lateral, você precisa manter suas escápulas fixas em posição neutra durante o movimento.

Qualquer tipo de movimento das escápulas ao levantar o peso não apenas trabalhará o trapézio, mas também tirará muita tensão do deltoide lateral.

Isso significa que você estará transformando um exercício de deltoide em um exercício de trapézio, e essa pode ser uma razão chave pela qual você não está vendo o progresso.

Na maioria dos casos, todos os problemas são resolvidos apenas fazendo com que o praticante reduza a carga e faça o movimento da elevação lateral de forma controlada.

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×