Perder um dia de treino pode afetar seus resultados?

Treino regular é fundamental para obter resultados na academia. Mas, o que acontece quando você perde um dia de treino? Qual impacto real tem faltar um dia de treino, de vez em quando?

A ideia de que perder um dia de treino causará algum impacto negativo nos seus resultados, é incorreta.

Da mesma forma que treinar só um dia na sua vida nunca trará algum resultado, perder só um dia de treino (sendo que você treina regularmente) também não afetará seus resultados.

Dito isso, quantas vezes você perde “um” dia de treino, certamente é importante. Essas faltas poderão somar e, juntas, fazer a diferença no longo prazo.

Além disso, o tipo de pessoa que você é, seu objetivo e o motivo da perda do treino, podem indicar algo muito mais relevante do que a questão em si.

Você deve se preocupar se perder um dia de treino?

De forma geral, se você treina com regularidade, perder um dia de musculação não fará muita diferença no que realmente importa.

Por exemplo: se em 30 dias você manteve regularidade e só perdeu um treino, não há motivo real para se preocupar com isso.

Esta ausência mais do que esporádica não tem como afetar seus ganhos em perda de gordura, ganho de massa muscular, força ou qualquer tipo de objetivo que você tenha na academia.

Basicamente, um dia é pouco demais para causar qualquer mudança.

Porém se você falta mais do que isso ou essa questão de “faltar só um dia” é mais comum do que você gostaria de admitir, então haverá problemas.

Publicidade

Como regra geral, se você espera ter ALGUM resultado com a musculação, você precisa treinar pelo menos 3 vezes por semana. Isso significa 12 treinos por mês em média.

Este é o mínimo do mínimo em situações normais (algumas pessoas treinam menos do que isso, mas por ser a diferença entre parar completamente; por necessidade).

O motivo da falta também importa (e muito)

Provavelmente o motivo que fez você perder o treino tem muito mais importância que a falta em si, que sozinha, dificilmente causará algum problema se você treina regularmente.

Deixa eu explicar.

Não treinar em algumas situações como ficar doente, se lesionar ou por sentir que está ultrapassando seu limite de recuperação (e precisa de mais um dia de descanso), poderão fazer você ficar melhor de forma direta e indireta, melhorando seus resultados no longo prazo.

Este tipo de falta pode ser até encorajada, pois são justificáveis e em alguns casos entram até como uma estratégia para melhorar seu progresso (um de-load planejado por exemplo).

Até mesmo faltar por conta de uma viagem pode ser justificável, pois há uma finalidade aqui. Lembre-se que a musculação deve entrar na sua vida para adicionar coisas e não para tirar.

Por outro lado, não treinar por motivos como falta de vontade, desânimo, mal planejamento de tempo pessoal, etc… acabam gerando um reforço negativo relacionado ao treino e poderão prejudicar seus objetivos seriamente.

Por exemplo: se você não treina quando está desanimado (mesmo que esporadicamente), pode ter certeza, absoluta, que há um ciclo vicioso aqui que quando visto num espectro mais amplo causará impacto negativo nos seus resultados.

Ninguém fica animado e com vontade de treinar 100% do tempo. É normal se sentir assim e não significa que você necessariamente deva faltar. O mesmo vale para uma infinidade de outros motivos semelhantes.

Publicidade

A questão final, que você deve ter claro em mente, é que faltar um dia no treino nunca prejudicará seus resultados.

E se for verdadeiramente justificável, essa falta melhorará seus resultados de forma indireta. Afinal, você está faltando com uma finalidade e se tem finalidade, é porque é útil para você.

Mas ficar perdendo treinos por motivos mesquinhos (por falta de palavra melhor), pode tirar você dos trilhos totalmente e mesmo que seja “só uma vez”, isso deve ser tratado de forma muito diferente de perder o treino porque você realmente precisou.

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×