Posso tomar suplementos sem fazer musculação (faz mal ou bem) ?

Sim, você não só pode tomar suplementos sem fazer musculação como, em muitos casos, deve. Mas isso dependerá, também, da sua necessidade individual. Entenda.

Primeiramente, precisamos entender o que exatamente é “tomar suplementos sem fazer musculação”.

Por exemplo: você pode estar se referindo a continuar ou não tomando suplementos mesmo nos dias de descanso de treino, como no sábado e domingo (dia que muitas pessoas optam por descansar).

Ou você pode estar falando a respeito de continuar tomando suplementos mesmo sem estar treinando em uma academia de musculação, mas treina em casa.

Ou, por fim, se você deve/pode tomar suplementos mesmo quando está impossibilitado de treinar, independente do lugar.

A seguir tentaremos responder os casos mais comuns para que você possa extrair o máximo da suplementação, sem desperdiçar produtos e consequentemente dinheiro.

Suplementação sem fazer musculação poderá fazer algum mal ?

Não.

Suplementos, em sua maioria, não passam de alimentos em pó com alguns nutrientes concentrados.

Como é o caso do whey protein, que é a proteína advinda do soro do leite enquanto exclui a maioria dos outros nutrientes que não são interessantes para nós.

Pensar que usar suplementos sem treinar “faz mal” é o mesmo que pensar que comer um bife grande de carne vermelha (fonte riquíssima em proteína) nos dias que não treina fará algum mal também.

Publicidade

Não há nexo nesse pensamento. Suplementos são alimentos em pó e não drogas que funcionarão apenas em certas situações.

Porém se você precisa usar suplementos sem fazer musculação é algo que dependerá diretamente da sua necessidade, como veremos a seguir.

Devo usar suplementos mesmo nos dias de descanso ?

Não só a suplementação continua no fim de semana (e outros dias de descanso) normalmente como a dieta também.

Quando você está descansando, é exatamente neste momento que o corpo tem a capacidade de criar massa muscular e se recuperar de forma integral.

Este é justamente o momento mais importante para você se alimentar (e suplementar) de forma correta.

Fim de semana não é férias de dieta e suplementação.

Em suma, independente de qual seja seu objetivo, se você está treinando com regularidade, seu corpo está passando por adaptações 24 horas por dia e sete dias por semana.

Portanto suplementos como whey protein, glutamina, creatina, hipercalóricos e por ai vai, continuam sendo úteis, mesmo nos dias de descanso.

A única exceção a regra são suplementos usados especificamente junto ao treino, como os pré-treinos, intra-treinos e pós-treinos.

“Mas whey é usado no pós-treino e você acabou de falar para tomar whey nos dias de descanso”

Whey protein nada mais é do que uma proteína em pó usada para complementar a ingestão de proteína da sua dieta.

Publicidade

Usar whey protein no pós-treino é apenas um dos horários que você pode usá-lo.

Se você não consegue ingerir todas as proteínas da dieta somente usando alimentação sólida, então o whey serve como um complemento (nos dias de treino ou não).

Devo usar suplementos se eu treino em casa ?

Treinar em casa, geralmente usando apenas o peso do corpo, pode gerar a impressão de que o treino não tem a mesma eficiência que um treino feito dentro da academia (e com toda a estrutura necessária para sobrecarregar os músculos).

Porém um treino “caseiro” bem feito poderá exigir nutrientes para a recuperação muscular da mesma forma que um treino dentro da academia.

Seus músculos não diferenciam um treino feito dentro ou fora da academia, se você desafiá-los, eles precisarão se recuperar da mesma maneira.

Ou seja, mesmo que você esteja treinando em casa, com o peso do corpo ou usando equipamentos limitados, a suplementação ainda será útil.

Devo usar suplementos se eu estou completamente parado ?

Depende.

Por exemplo: uma pessoa viajando de férias por 1-3 semanas, está parada por tempo definido (sabe quando voltará a treinar).

Neste tempo longe da academia, seu corpo ainda poderá estar se recuperando dos treinos e a dieta (com suplementação) não só será útil para seu objetivo como auxiliará na prevenção do catabolismo muscular.

Agora se você parou completamente com os treinos, não há mais estímulos (nem mesmo através de treinos em casa).

Publicidade

E você não sabe quando voltará a treinar (pense em meses longe de qualquer tipo de treino), não há qualquer razão para você continuar usando suplementos com o objetivo de mudança corporal.

Alguns suplementos contendo vitaminas, minerais, óleo de peixe, fitoterápicos e outros com propósitos funcionais (que vão além da hipertrofia ou perda de gordura), poderão ser úteis neste tempo longe da academia, mas com o objetivo de manutenção da saúde.

De forma resumida, se você vai se afastar dos treinos por tempo definido, continue tomando seu whey, creatina e outros do gênero.

Se você não vai mais treinar de forma alguma, não há porque gastar com suplementos específicos para mudança corporal, porém você pode continuar usando micronutrientes para manutenção de saúde.

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×