Como fazer halteres caseiros com garrafas pet

Veja como fazer halteres em casa, usando garrafas pet, de forma totalmente gratuita e em questão de minutos, além de alternativas para gradualmente aumentar a carga e assim permitir que o treino continue gerando bons resultados.

Halteres são muito eficientes para treinar, mas podem ser (bem) caros, especialmente se você precisar comprar vários conjuntos.

Porém com um pouco de criatividade é possível fazer seus próprios halteres caseiros, de graça, usando coisas que você tem em casa.

É o caso de halteres com garrafas pet que poderão serem feitos quase que imediatamente e já serem usados no treino.

A melhor parte é que esses halteres são tão efetivos quanto os comprados.

Seus músculos não saberão se os halteres levantados foram feitos em casa ou não, se foram feitos com garrafas pet ou ferro, músculos sentirão apenas a tensão gerada por você levantá-los (e você vai crescer da mesma forma se treinar corretamente).

Como fazer halteres caseiros com garrafas pet

É possível fazer halteres com cimento e areia, mas ambos levam tempo, requerem ferramentas e custam mais caro.

Halteres com garrafas de água são os mais fáceis de fazer e já serão suficientes, ao menos no início da sua jornada para treinar em casa.

É possível fazê-los de graça usando garrafas que você já tem rolando soltas em sua residência.

Além do mais, é muito fácil controlar quanta carga esses halteres terão já que 1 litro de água equivale a exatos 1 quilo de carga.

Publicidade

Logo (e obviamente) se você está usando garrafas de 1,5, 3, ou 5 litros de água, você saberá exatamente quanto está levantando.

Caso não tenha garrafas, basta gastar um pouco de dinheiro comprando água para se hidratar adequadamente (isso é importante para hipertrofia) e então usá-las.

Suprimentos necessários

  • 8 garrafas plásticas de 1 litro.
  • Fita adesiva larga que não seja fita crepe.
  • Um cano de plástico ou ferro que seja resistente o suficiente (deixe esta parte somente para quando o restante estiver preparado).

Como fazer

  • Preencha as 8 garrafas com o máximo possível de água.
  • Agora una quatro garrafas usando bastante fita adesiva, de uma maneira que todas as entradas estejam para o mesmo lado, assim formando dois jogos de carga (cada um com quatro garrafas).
  • Agora escolha um cano espesso suficiente mas que ainda seja capaz de entrar no espaço intermediário no centro que foi formado pelas quatro garrafas.
  • Agora passe fita adesiva nas garrafas e cano para que o jogo inteiro se torne um só.halter caseiro usando garrafas de água pet

Usando oito garrafas com 1 litro cada, mais o bastão/cano, você terá dois halteres com cerca de 5kg cada.

Infelizmente não é possível fazer halteres muito pesados dessa forma (já que a fita adesiva é o fator limitante).

Porém poderá dar o ponta pé inicial no seu treino. além de se encaixar perfeitamente em exercícios que requerem menos carga (como rosca concentrada ou punho, por exemplo).

Não se preocupe, se você precisa de mais carga e ainda quer manter a facilidade dos halteres com garrafas pet, não deixaremos você na mão.

Halteres caseiros usando galões de água

treinando com galao

Também é possível fazer (nesse caso, improvisar) halteres usando galões de água que não  requerem qualquer tipo de preparo para serem usados.

Alguns galões vem acompanhados de alça ou “pegador” próprio e poderão ser usados para fazer inúmeros exercícios usando mais carga já que alguns deles poderão pesar mais de 10kg (+10 litros).

garrafa pet com alça

No caso dos galões com alça, você pode usar um pano para melhorar a pegada e nos galões com pegador próprio, tenha certeza de escolher um que permita uma pegada natural e confortável.

Se os punhos ficarem em uma posição perigosa (excessivamente tortos para qualquer direção) isso poderá trazer problemas no futuro.

Publicidade

Baldes

rosca alternada com balde

Outra alternativa muito eficiente é usar baldes que você já tem em casa.

Basta enchê-los até o nível desejado e gerar uma gama gigantesca de cargas para fazer inúmeros exercícios, principalmente roscas para bíceps.

Dica: use panos em baldes com alças finas de ferro para melhorar a pegada e permitir que o fator limitante seja o músculo treinado e não sua mão doendo.

Areia e pedras

Quando você esgotar todos os métodos usando água ainda é possível substituí-la por areia e/ou pedras aumentando a sobrecarga do treino.

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×