Melatonina – benefícios, como usar, dosagem e efeitos colaterais

A melatonina é um neuro hormônio produzido naturalmente pelo corpo responsável por causar e regular o sono. Aumentar os níveis de melatonina através da suplementação pode aumentar a qualidade do sono gerando inúmeros benefícios.

Entenda.

Melatonina é liberada naturalmente a noite com o objetivo de mostrar para o nosso corpo que chegou a hora de dormir.

Acontece que o principal indicativo que o nosso organismo usa para saber se está noite é a ausência de luz.

E ao mesmo tempo que pode estar escuro lá fora, as luzes de dentro da sua casa, principalmente as luzes emitidas pela tela de aparelhos eletrônicos como smartphones, computadores e tvs, enganam o cérebro fazendo parecer que ainda está dia e atrapalhando a liberação natural de melatonina.

A suplementação extra de melatonina garante que você tenha níveis suficientes deste neuro hormônio para pegar no sono rapidamente e atinja as fases mais profundas do sono, onde ocorre maior liberação de hormônios como GH e a recuperação muscular.

Melatonina também é um poderoso antioxidante com efeitos neuro protetivos, melhora o humor e há evidências que o uso pode até impedir acúmulo desnecessário de gordura.

Como se trata de uma substância natural e praticamente sem efeitos colaterais (mais sobre isso no texto), todos podem aproveitar os benefícios da melatonina.

Entenda.

Benefícios

1 – Pegar no sono mais rápido

Ao usar melatonina é possível pegar no sono rapidamente, fazendo com que o tempo que você tenha para dormir seja mais aproveitado (já que você não vai ficar rolando na cama desnecessariamente e vai dormir direto).

Publicidade

Isto é especialmente útil para aqueles que trabalham de madrugada e possuem problema para dormir de dia, já que a luz atrapalhará a produção de melatonina e dificultará o sono.

2 – Mais hormônio do crescimento

É de conhecimento geral que a liberação de hormônio do crescimento ocorre durante e o sono, e quanto maior é a qualidade do seu sono, maiores serão as chances de ocorrerem picos de liberação do GH.

Estudos envolvendo pessoais saudáveis mostram que a suplementação com melatonina pode amplificar a liberação de GH durante a noite.

Mais hormônio do crescimento se traduz em melhor recuperação muscular, menos gordura corporal e mais hipertrofia.

3 – Mais sensibilidade ao hormônio insulina

Melatonina é capaz de proteger as células musculares contra substâncias que causam resistência a insulina ao mesmo tempo que melhoram a absorção de glicose pelas células.

Isto significa que os nutrientes ingeridos por você tem uma maior tendência a serem guardados dentro dos músculos e não na forma de gordura.

É por conta disso que a maioria das pessoas com algum problema no sono, também possuem problemas com insulina, acúmulo fácil de gordura e alta propensão a ter diabetes.

Como tomar melatonina

Os estudos mostram que dosagem começando por 0,5mg já são capazes de melhorar a qualidade do sono, mas algumas pessoas poderão precisar de até 5mg para obter os benefícios do suplemento.

O ideal é encontrar a mínima dose que funciona para você.

Isto fará o suplemento durar muito mais ao mesmo tempo que evita desperdício já que os efeitos da melatonina não são dose-dependente, ou seja, você não terá mais efeitos se tomar mais do que realmente precisa.

Publicidade

Comece com 0,5mg cerca de 30 minutos antes de ir para a cama dormir e veja como seu corpo reage.

Está dormindo bem assim ? Ótimo, mantenha a dose.

Caso contrário, aumente em 0,5mg.

Efeitos colaterais e perigos

Todos os estudos sobre a melatonina indicam que o suplemento é seguro, não é tóxico, não causa dependência, não inibe a produção natural deste hormônio pelo corpo e não causa “ressaca” no dia seguinte.

Contudo pode haver interação medicamentosa com drogas para depressão, controle de pressão arterial e anticoagulantes. Nestas situações, é melhor consultar um médico antes.

Dicas importantes para extrair o máximo do suplemento

A melatonina funciona junto com o ciclo circadiano, preparando o seu corpo para dormir na hora que ele deve.

Mas melatonina não é um calmante.

Se você tomar melatonina e fazer qualquer outra coisa que não for deitar na cama para dormir, o suplemento não vai funcionar.

Isto significa que você precisa criar um ambiente propício para dormir melhor.

Desta forma, a suplementação com melatonina vai potencializar tudo e fazer você dormir mais rápido e mais profundamente.

Publicidade

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×