Clique aqui

A melatonina é um neuro hormônio produzido naturalmente pelo corpo responsável por causar e regular o sono. Aumentar os níveis de melatonina através da suplementação pode aumentar a qualidade do sono gerando inúmeros benefícios.

Entenda.

Melatonina é liberada naturalmente a noite com o objetivo de mostrar para o nosso corpo que chegou a hora de dormir.

Acontece que o principal indicativo que o nosso organismo usa para saber se está noite é a ausência de luz.

E ao mesmo tempo que pode estar escuro lá fora, as luzes de dentro da sua casa, principalmente as luzes emitidas pela tela de aparelhos eletrônicos como smartphones, computadores e tvs, enganam o cérebro fazendo parecer que ainda está dia e atrapalhando a liberação natural de melatonina.

A suplementação extra de melatonina garante que você tenha níveis suficientes deste neuro hormônio para pegar no sono rapidamente e atinja as fases mais profundas do sono, onde ocorre maior liberação de hormônios como GH e a recuperação muscular.

Melatonina também é um poderoso antioxidante com efeitos neuro protetivos, melhora o humor e há evidências que o uso pode até impedir acúmulo desnecessário de gordura.

Como se trata de uma substância natural e praticamente sem efeitos colaterais (mais sobre isso no texto), todos podem aproveitar os benefícios da melatonina.

Entenda.

Benefícios

1 – Pegar no sono mais rápido

Ao usar melatonina é possível pegar no sono rapidamente, fazendo com que o tempo que você tenha para dormir seja mais aproveitado (já que você não vai ficar rolando na cama desnecessariamente e vai dormir direto).

Isto é especialmente útil para aqueles que trabalham de madrugada e possuem problema para dormir de dia, já que a luz atrapalhará a produção de melatonina e dificultará o sono.

2 – Mais hormônio do crescimento

É de conhecimento geral que a liberação de hormônio do crescimento ocorre durante e o sono, e quanto maior é a qualidade do seu sono, maiores serão as chances de ocorrerem picos de liberação do GH.

Estudos envolvendo pessoais saudáveis mostram que a suplementação com melatonina pode amplificar a liberação de GH durante a noite.

Mais hormônio do crescimento se traduz em melhor recuperação muscular, menos gordura corporal e mais hipertrofia.

3 – Mais sensibilidade ao hormônio insulina

Melatonina é capaz de proteger as células musculares contra substâncias que causam resistência a insulina ao mesmo tempo que melhoram a absorção de glicose pelas células.

Isto significa que os nutrientes ingeridos por você tem uma maior tendência a serem guardados dentro dos músculos e não na forma de gordura.

É por conta disso que a maioria das pessoas com algum problema no sono, também possuem problemas com insulina, acúmulo fácil de gordura e alta propensão a ter diabetes.

Como tomar melatonina

Os estudos mostram que dosagem começando por 0,5mg já são capazes de melhorar a qualidade do sono, mas algumas pessoas poderão precisar de até 5mg para obter os benefícios do suplemento.

O ideal é encontrar a mínima dose que funciona para você.

Isto fará o suplemento durar muito mais ao mesmo tempo que evita desperdício já que os efeitos da melatonina não são dose-dependente, ou seja, você não terá mais efeitos se tomar mais do que realmente precisa.

Comece com 0,5mg cerca de 30 minutos antes de ir para a cama dormir e veja como seu corpo reage.

Está dormindo bem assim ? Ótimo, mantenha a dose.

Caso contrário, aumente em 0,5mg.

Efeitos colaterais e perigos

Todos os estudos sobre a melatonina indicam que o suplemento é seguro, não é tóxico, não causa dependência, não inibe a produção natural deste hormônio pelo corpo e não causa “ressaca” no dia seguinte.

Contudo pode haver interação medicamentosa com drogas para depressão, controle de pressão arterial e anticoagulantes. Nestas situações, é melhor consultar um médico antes.

Dicas importantes para extrair o máximo do suplemento

A melatonina funciona junto com o ciclo circadiano, preparando o seu corpo para dormir na hora que ele deve.

Mas melatonina não é um calmante.

Se você tomar melatonina e fazer qualquer outra coisa que não for deitar na cama para dormir, o suplemento não vai funcionar.

Isto significa que você precisa criar um ambiente propício para dormir melhor.

Desta forma, a suplementação com melatonina vai potencializar tudo e fazer você dormir mais rápido e mais profundamente.

Este texto ajudou você ?

14 Comentários

  1. Rapaz, eu comprei a melatonina da Optimum, 3mg, se eu tomar um comprimido todo (super dose) é certeza eu ter um dia LIXO após a noite, desanimo total, preguiça, é quase uma depressão, minha mãe e minha namorada sentiram as mesmas coisas com uma dose mais alta do que a normal para elas, então a questão da dosagem acima eu acredito que esteja equivocada neste texto.

    • Redação Hipertrofia.org Responda

      João Victor, assim como o texto sugere, o ideal é começar com 0,5MG e ir aumentando a dose de 0,5 em 0,5 até chegar em uma dose que funcione para você.

  2. Depois que eu deito durmo em menos de 5 min e durmo a noite toda.
    Perfeito texto.

  3. Vale a pena tomar melatonina se eu não tenho muito tempo pra dormir? Geralmente eu durmo 6 horas por noite (só consigo ir deitar 1:00 hr da manha e tenho que me acordar as 7:00 hrs).

    • Douglas, se você deita e dorme sem ter dificuldade para pegar no sono ou ficar acordando várias vezes durante a noite, não precisa da suplementação com melatonina. Mas se demora pra dormir e fica acordando várias vezes durante a noite, vai ajudar bem.

    • Iuri Fernandes Responda

      Com certeza vale a pena! Melatonina fará com que seu sono seja mais profundo. Pode apostar! Eu comecei a tomar da Optmum, 3mg antes de dormir. Tenho tido até mais sonhos.
      Esse cara aí falando que não precisa tomar melatonina… Piada né!
      Acho que realmente quem não precisa tomar melatonina é quem mora na roça e dorme cedo.

  4. Vanda AP saborosa Responda

    Tenho muita dificuldade para dormir ,tomo anticoagulantes (marevam 5mg )
    Mas gosta muito de saber , qual a interferência da melatonina com o marevam , alguém pode me dizer ?

    • Redação Hipertrofia.org Responda

      Uso de melatonina aumenta os efeitos de anticoagulantes (especialmente os que possuem varfarina como princípio ativo) o que pode aumentar as chances de hemorragia.

      Talvez seja possível usar dependendo da dosagem de cada um, mas realmente não é recomendável fazer isso sem o seu médico saber.

  5. Iuri Fernandes Responda

    Melatonina é ótimo!
    Eu tinha problemas pra dormir e depois de passar a usar 3mg algum tempo antes de dormir, me ajudou muito.
    É tão nítido o efeito desse suplemento que eu chego a ter mais sonhos e mais lúcidos do que costumava ter.

  6. TOMO REMÉDIO CONTROLADO PARA DORMIR POIS TENHO FIBROMIALGIA, O QUE CAUSA DORES MUSCULARES E TENSIONAIS PELO CORPO. JÁ TENTEI FICAR UMA SEMANA SEM TOMAR NADA, MAS FIQUEI PIOR DO QUE UM ZUMBI. COMPREI O MELATONIN 3MG E DEVE CHEGAR HOJE 20/09/2018. GOSTARIA DE SABER SE TEREI EFEITOS POSITIVOS, POIS QUERO ME LIBERTAR DESSES MEDICAMENTOS BENZODIAZEPÍNICOS. GRATA

  7. Marli de Souza Oliveira Responda

    Boa tarde,tenho filho Especial com Paralesia Celebrar, ele toma vários remédios controlados,ele não dorme cedo acostumou dormir 2:00 da madrugada serà que teria algum efeito com ele?

Escreva um comentário