Devemos usar suplementos nos dias de descanso ?

Muitas pessoas ficam em dúvida sobre como deve ser o uso de suplementos nos dias que não treinamos (dias de descanso), e com razão.

Sabemos que suplementos estão longe de serem baratos, e usá-los nos dias que não há treino, passa a impressão que estamos fazendo isto a toa.

Afinal, porque tomar suplementos para passar o dia todo em frente a TV vendo seriados no Netflix ou sem fazer qualquer tipo de atividade física ?

Faz mais sentido aproveitar os benefícios dos suplementos nos dias que realmente vamos precisar deles, ou seja, nos dias de treino pesado.

Tem lógica, não é ?

Tem, mas este tipo de pensamento está completamente errado quando o assunto é musculação visando mudança corporal.

Por quê ?

O que você faz nos dias que não treina, pode influenciar diretamente o seu progresso dentro da academia.

A maioria das pessoas não sabem, mas é nos dias de descanso que construímos MAIS massa muscular, recuperamos glicogênio perdido, e permitimos que o sistema nervoso se recupere completamente.

Isto vai fazer com que os dias de descanso permitam que você cresça mais rápido, e ainda volte melhor do que antes no próximo treino.

Publicidade

Os dias de descanso, na verdade, são dias de crescimento, pois é justamente nestes momentos que o corpo tem o maior potencial para crescer.

Veja também -> Recuperação muscular: porque a hipertrofia começa fora da academia

Além disso, o nosso organismo continua funcionando normalmente quando não vamos a academia.

Isto significa que os processos de ganho e perda de massa muscular continuam nestes dias.

Isto significa também que o seu corpo vai continuar precisando de nutrientes para sustentar o crescimento muscular quando você não está treinando.

E o que você precisa entender é que suplementos são basicamente nutrientes na forma de pó que o seu corpo vai usar da mesma forma que comida.

A principal diferença dos suplementos é que eles são convenientes e facilitam o consumo quando não temos comida por perto.

Com isto em mente, pela mesma razão que você precisa COMER quando não está treinando, você também pode precisar usar suplementos.

Pegue um whey protein, por exemplo.

Muitas pessoas mandam emails para o site com dúvidas do tipo: “mas eu devo tomar whey protein mesmo nos dias que eu não treino ?”

Publicidade

Whey protein é simplesmente proteína, não um remédio que só vai funcionar nos dias de treino.

Seja no dia de treino ou de descanso, você vai continuar precisando ingerir cerca de 2g de proteína por kg de peso corpo para gerar hipertrofia.

O whey protein simplesmente vai ajudar você a complementar sua ingestão de proteína do dia.

Veja também -> Como tomar whey protein corretamente (e não jogar dinheiro fora)

O mesmo vale para uma infinidade de outros suplementos que são apenas nutrientes em forma de pó.

Mas e a creatina que é um suplemento que especificamente aumenta a força e explosão muscular no treino ?

A mesma coisa.

Creatina só funciona quando os músculos estão saturados por ela.

Isto significa que mesmo nos dias de descanso ainda é necessário tomar uma dose de manutenção para que os músculos continuem cheios de creatina.

A beta-alanina funciona da mesma forma.

Publicidade

Hipercalóricos, como o nome sugere, fornecem calorias que a dieta sozinha não consegue suprir.

Logo, independente de ser dia de descanso ou não, você vai continuar precisando ingerir o número correto de calorias para ganhar massa muscular, ou seja, vai continuar precisando usar o hipercalórico.

Veja também -> Como fazer um hipercalórico caseiro (e porque ele é melhor)

O corpo também precisa de micronutrientes todos os dias, então suplementos como multivitamínicos, ZMA, óleo de peixe e outros que tem relação com a manutenção da saúde, também serão úteis em dias que você não treina.

Por outro lado, suplementos que EXPLICITAMENTE precisam ser usados antes ou durante o treino, com o objetivo de aumento de performance durante a atividade física, obviamente NÃO devem ser usados em dias de descanso.

Pense.

Porque alguém em sã consciência iria tomar um pré-treino cheio de estimulantes para ficar parado em casa.

Porque alguém vai tomar um suplemento INTRA-TREINO, se não há treino para existir um momento chamado intra-treino.

Isto é mais do que óbvio, mas muitas pessoas ainda ficam na dúvida se devem tomar eles ou não.

Principalmente porque não é incomum que marcas de suplementos de baixa qualidade coloquem na “sugestão de uso” dos pré-treinos que o produto deve ser usado mesmo em dias de descanso.

Só que neste caso, o objetivo é fazer você usar mais o produto, para que ele acabe rápido e você vá até a loja comprar mais.

Em suma, se o suplemento tem como objetivo melhorar a performance ou recuperação do treino, ele não precisa ser usado em dias que você descansa.

Como proceder com o uso de suplementos nos dias de descanso

Para não deixar que a má interpretação deixe alguém em dúvidas, vamos fazer uma relação básica de suplementos que devem (ou não) serem usados em dias de descanso:

  • Whey protein – se o objetivo do whey for apenas complementar a ingestão de proteína na dieta, ele pode ser usado em qualquer dia da semana, seja de treino ou não. Isto vale para todas as proteínas em pó como albumina, caseína, proteína da carne, blends de proteína e todos os outros tipos de whey também.
  • Hipercalóricos – a mesma coisa que o whey protein, com a diferença que o hipercalórico vai suplementar a quantidade de calorias (e não necessariamente a quantidade de proteínas).
  • BCAAs, Leucina e outros aminoácidos em forma isolada – vai depender do seu objetivo. Se o objetivo é evitar catabolismo do treino, obviamente você deverá usar apenas em dia de treino. Mas se o objetivo for evitar catabolismo em uma dieta de cutting, por exemplo, sendo consumido entre uma refeição e outra, então poderá ser usado todos os dias.
  • Creatina – todos os dias para manter os músculos sempre saturados.
  • Beta-alanina – a mesma coisa.
  • Multivitamínicos – todos os dias.
  • Vitaminas isoladas (A, complexo B, C, D3, E e outras) – todos os dias.
  • Óleo de peixe (Fish oil) – todos os dias
  • Cafeína – Se for com o objetivo de aumentar a performance do treino, então deve ser usada em dias de treino, mas se for com o objetivo de aumentar a velocidade do metabolismo para facilitar a queima de gordura, então todos os dias.
  • Pré-treinos – como o próprio nome sugere, apenas antes do treino (e em dias que tem treino, obviamente).

Exceções

É possível que seu nutricionista esportivo indique o consumo de suplementos de forma diferente da que foi proposta no texto, isto não significa que ele ou o texto estejam errados.

Ele pode ter uma estratégia específica em mente para um determinado suplemento, portanto, na dúvida, sempre siga a orientação do seu nutricionista.

Palavras finais

Dias de descanso são uma oportunidade extra para acelerar a recuperação e aumentar o anabolismo.

Isto significa que, mesmo que não seja um dia de treino, o seu corpo ainda vai precisar de nutrientes para sustentar a hipertrofia muscular.

Logo, assim como a dieta, os suplementos continuarão sendo úteis em dias longe da academia.

Gostou (não gostou) do texto ou restou alguma dúvida a respeito de um suplemento que não foi listado ? Compartilhe sua opinião nos comentários para que possamos deixar o texto cada vez mais completo.

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×