Home / Suplementação / Devemos usar suplementos nos dias de descanso ?

Devemos usar suplementos nos dias de descanso ?

Muitas pessoas ficam em dúvida sobre como deve ser o uso de suplementos nos dias que não treinamos (dias de descanso), e com razão.

Clique aqui

Sabemos que suplementos estão longe de serem baratos, e usá-los nos dias que não há treino, passa a impressão que estamos fazendo isto a toa.

Afinal, porque tomar suplementos para passar o dia todo em frente a TV vendo seriados no Netflix ou sem fazer qualquer tipo de atividade física ?

Faz mais sentido aproveitar os benefícios dos suplementos nos dias que realmente vamos precisar deles, ou seja, nos dias de treino pesado.

Tem lógica, não é ?

Tem, mas este tipo de pensamento está completamente errado quando o assunto é musculação visando mudança corporal.

Por quê ?

O que você faz nos dias que não treina, pode influenciar diretamente o seu progresso dentro da academia.

A maioria das pessoas não sabem, mas é nos dias de descanso que construímos MAIS massa muscular, recuperamos glicogênio perdido, e permitimos que o sistema nervoso se recupere completamente.

Isto vai fazer com que os dias de descanso permitam que você cresça mais rápido, e ainda volte melhor do que antes no próximo treino.

Os dias de descanso, na verdade, são dias de crescimento, pois é justamente nestes momentos que o corpo tem o maior potencial para crescer.

Veja também -> Recuperação muscular: porque a hipertrofia começa fora da academia

Clique aqui

Além disso, o nosso organismo continua funcionando normalmente quando não vamos a academia.

Isto significa que os processos de ganho e perda de massa muscular continuam nestes dias.

Isto significa também que o seu corpo vai continuar precisando de nutrientes para sustentar o crescimento muscular quando você não está treinando.

E o que você precisa entender é que suplementos são basicamente nutrientes na forma de pó que o seu corpo vai usar da mesma forma que comida.

A principal diferença dos suplementos é que eles são convenientes e facilitam o consumo quando não temos comida por perto.

Com isto em mente, pela mesma razão que você precisa COMER quando não está treinando, você também pode precisar usar suplementos.

Texto continua após a propaganda.

Pegue um whey protein, por exemplo.

Muitas pessoas mandam emails para o site com dúvidas do tipo: “mas eu devo tomar whey protein mesmo nos dias que eu não treino ?”

Whey protein é simplesmente proteína, não um remédio que só vai funcionar nos dias de treino.

Seja no dia de treino ou de descanso, você vai continuar precisando ingerir cerca de 2g de proteína por kg de peso corpo para gerar hipertrofia.

O whey protein simplesmente vai ajudar você a complementar sua ingestão de proteína do dia.

Veja também -> Como tomar whey protein corretamente (e não jogar dinheiro fora)

O mesmo vale para uma infinidade de outros suplementos que são apenas nutrientes em forma de pó.

Mas e a creatina que é um suplemento que especificamente aumenta a força e explosão muscular no treino ?

A mesma coisa.

Creatina só funciona quando os músculos estão saturados por ela.

Isto significa que mesmo nos dias de descanso ainda é necessário tomar uma dose de manutenção para que os músculos continuem cheios de creatina.

A beta-alanina funciona da mesma forma.

Hipercalóricos, como o nome sugere, fornecem calorias que a dieta sozinha não consegue suprir.

Logo, independente de ser dia de descanso ou não, você vai continuar precisando ingerir o número correto de calorias para ganhar massa muscular, ou seja, vai continuar precisando usar o hipercalórico.

Veja também -> Como fazer um hipercalórico caseiro (e porque ele é melhor)

O corpo também precisa de micronutrientes todos os dias, então suplementos como multivitamínicos, ZMA, óleo de peixe e outros que tem relação com a manutenção da saúde, também serão úteis em dias que você não treina.

Por outro lado, suplementos que EXPLICITAMENTE precisam ser usados antes ou durante o treino, com o objetivo de aumento de performance durante a atividade física, obviamente NÃO devem ser usados em dias de descanso.

Pense.

Porque alguém em sã consciência iria tomar um pré-treino cheio de estimulantes para ficar parado em casa.

Porque alguém vai tomar um suplemento INTRA-TREINO, se não há treino para existir um momento chamado intra-treino.

Isto é mais do que óbvio, mas muitas pessoas ainda ficam na dúvida se devem tomar eles ou não.

Principalmente porque não é incomum que marcas de suplementos de baixa qualidade coloquem na “sugestão de uso” dos pré-treinos que o produto deve ser usado mesmo em dias de descanso.

Só que neste caso, o objetivo é fazer você usar mais o produto, para que ele acabe rápido e você vá até a loja comprar mais.

Em suma, se o suplemento tem como objetivo melhorar a performance ou recuperação do treino, ele não precisa ser usado em dias que você descansa.

Como proceder com o uso de suplementos nos dias de descanso

Para não deixar que a má interpretação deixe alguém em dúvidas, vamos fazer uma relação básica de suplementos que devem (ou não) serem usados em dias de descanso:

  • Whey protein – se o objetivo do whey for apenas complementar a ingestão de proteína na dieta, ele pode ser usado em qualquer dia da semana, seja de treino ou não. Isto vale para todas as proteínas em pó como albumina, caseína, proteína da carne, blends de proteína e todos os outros tipos de whey também.
  • Hipercalóricos – a mesma coisa que o whey protein, com a diferença que o hipercalórico vai suplementar a quantidade de calorias (e não necessariamente a quantidade de proteínas).
  • BCAAs, Leucina e outros aminoácidos em forma isolada – vai depender do seu objetivo. Se o objetivo é evitar catabolismo do treino, obviamente você deverá usar apenas em dia de treino. Mas se o objetivo for evitar catabolismo em uma dieta de cutting, por exemplo, sendo consumido entre uma refeição e outra, então poderá ser usado todos os dias.
  • Creatina – todos os dias para manter os músculos sempre saturados.
  • Beta-alanina – a mesma coisa.
  • Multivitamínicos – todos os dias.
  • Vitaminas isoladas (A, complexo B, C, D3, E e outras) – todos os dias.
  • Óleo de peixe (Fish oil) – todos os dias
  • Cafeína – Se for com o objetivo de aumentar a performance do treino, então deve ser usada em dias de treino, mas se for com o objetivo de aumentar a velocidade do metabolismo para facilitar a queima de gordura, então todos os dias.
  • Pré-treinos – como o próprio nome sugere, apenas antes do treino (e em dias que tem treino, obviamente).

Exceções

É possível que seu nutricionista esportivo indique o consumo de suplementos de forma diferente da que foi proposta no texto, isto não significa que ele ou o texto estejam errados.

Ele pode ter uma estratégia específica em mente para um determinado suplemento, portanto, na dúvida, sempre siga a orientação do seu nutricionista.

Palavras finais

Dias de descanso são uma oportunidade extra para acelerar a recuperação e aumentar o anabolismo.

Isto significa que, mesmo que não seja um dia de treino, o seu corpo ainda vai precisar de nutrientes para sustentar a hipertrofia muscular.

Logo, assim como a dieta, os suplementos continuarão sendo úteis em dias longe da academia.

Gostou (não gostou) do texto ou restou alguma dúvida a respeito de um suplemento que não foi listado ? Compartilhe sua opinião nos comentários para que possamos deixar o texto cada vez mais completo.

Este texto ajudou você de alguma forma ? Avalie!
[Total de votos: 4 Média: 3.3]


MÁXIMA CONCENTRAÇÃO. MELHOR CUSTO-BENEFÍCIO

Sobre Redação Hipertrofia.org

O maior site sobre musculação em língua portuguesa da internet. Desde 2007 trazendo o melhor conteúdo sobre musculação, sempre baseado nos últimos estudos científicos, autores renomados e experiência prática.

24
Deixe um comentário

19 Comment threads
5 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
22 Comment authors
  Subscribe  
mais novos mais velhos mais votados
Me notificar
Gilber Capitani Jr.

Excelente Artigo, sempre deixei de tomar suplementos nos dias de descanso, principalmente a creatina, e agora vejo que estava completamente errado. Parabéns ao pessoal do Hipertrofia, sempre com matérias ótimas e de grande ajuda para todos os níveis.

Abraços!

Turbaz

Artigo top!

Juliana

Muito bom!!! Tinha justamente essas dúvidas e acredito que muitos as possuem . Pode ser Barra de proteína de baixo carboidratos como complemento em dias de descanso também ou somente o whey?

Luiz Ikeda

Imagino que qualquer tipo de proteína, independente de ser whey, carne, barrinha de proteína, frango…

Mateus Ferreira

Mas o Whey deve ser tomado SOZINHO ou, assim como nos dias de treino, combinado com um MCT ou MALTO (para quem ainda utiliza)?

Pelo meu senso comum, e até por raciocínio lógico, nos dias em que não se treina, o Whey deve ser tomado sozinho, já que nos dias de treino o MCT ou MALTO apenas auxiliam a absorção rápida da proteína e restabelecem o glicogênio perdido durante o treino. Mas isso é o meu senso comum.

Então, Whey puro ou combinado com MCT/MALTO???

Lourimar Aparecido Pereira

Leio todas as suas orientações com atenção e dou muito valor a elas!

Tenho 74 anos, já perto dos 75!

Faço musculação há tempos e nos últimos tempos também mo ciclismo.

Estas orientações sobre a suplementação, podem ser seguidas por pessoas de qualquer idade, desde que em plena saúde?
Muito obrigado

Allan

Ótimo texto ,só temos a agradecer

Charles Bastos

Muito bom o texto. Esclareceu umas dúvidas.
Agora uma dúvida com outro q li anterior, posso tomar a creatina junto com whey depois do treino?

Claudia Vaz

Excelente texto. Foi super útil!

Margareth

Você indica um whey que eu possa tomar nós dias que não vou treinar

Paulo Amazonas

Parabéns ao hipertrofia.org pelo excelente texto informativo. Acompanho o site a alguns anos e aprendi muito. Cada texto e uma infinidade de informações!

weslley

Ótimo texto, ai esta exatamente o que queria saber.

PEDRO DA SILVA COUTINHO

Excelente material esclarecedor.

Joao Paulo Lourenço Mendes

Olá! Na questão de consumir os suplementos também nos dias de descanso não acaba contradizendo a disseminação de que o mesmo tem que ser utilizado no pós treino pelo fato de uma maior e melhor absorção do nosso organismo, caso contrário os mesmos não serão bem absorvidos. Será que nos dias de descanso não seria melhor aumentar a ingestão de de proteínas e carboidratos de baixo IG com alimentos sólidos (comida natural)?
Agradeço a atençao!

Flavio

perfeito…era de um artigo desse que eu precisava ! muito obrigado

Rafael

Olá! Li nesse texto que devemos tomar 2g de proteina para cada quilo corporal. Então, se tenho 70kg devo tomar 140g de whey por dia?

Nícolas

não de whey propriamente, mas 140g sendo a soma de todas as proteínas que você ingere durante o dia (frango, carne, leite etc.)

Pedro Brito

No caso em dias que não treino, preciso apenas tomar o whey! Sem a adição de malto!

JMM

E no caso de termogênicos?

Olavia nadyele Olímpio de sousa

Sera se estou tomando meus suplrmentos corretos? Tomo a creatina e o bcca qntes do treino …e tomo o whey depois do treinos estar correto?

Francisco

Bom dia, um texto bem elucidativo das minhas dúvidas, que consistiam se deveria tomar suplementos alimentares nos dias de descanso.
Gostei da elaboração e da forma como nos deixa conscientes de erros que cometemos, como no meu caso deixei expresso da ausência de nutrientes nos períodos de descanso.

Simple Share Buttons