Exercícios com barra ou halteres: qual é melhor para hipertrofia

Na musculação, a dúvida entre usar exercícios com barra ou halteres é extremamente comum.Primeiramente ambos os tipos de exercícios podem ser muito efetivos para ganhar massa muscular, mas qual deles você vai usar (ou dar ênfase) para gerar mais hipertrofia, vai depender de alguns fatores.

Isto ocorre porque halteres e barra possuem características distintas, que podem se destacar dependendo da situação.

Neste texto colocaremos em questão os fatores mais importantes que você precisa colocar na balança para fazer uma escolha mais inteligente (e gerar mais resultados).

Exercícios usando halteres

1 – Exercícios com halteres permitem um movimento mais natural

Usando halteres é possível mover cada peso individualmente, isto significa que o seu corpo não fica preso em uma posição fixa como acontece com a barra.

Desta forma, usando halteres, é possível realizar “micro” ajustes durante a execução para que o movimento seja o mais natural, confortável e seguro possível.

Isto é muito importante para prevenir lesões e ter longevidade na musculação.

Por exemplo: muitas pessoas reclamam que sentem um certo incomodo quando vão fazer supino inclinado com barra, mas que some completamente quando usam os halteres.

Claro, se você não sente dor usando a barra, não é necessário mudar para halteres, mas este é um caso onde os halteres resolvem completamente o problema.

2 – Em algumas situações, os halteres são mais seguros e fáceis de usar

Em alguns exercícios, é muito mais fácil e seguro usar halteres do que a barra. Principalmente se você é iniciante.

Por exemplo, fazer passada com halteres é muito mais simples do que usar a barra no começo, quando o praticante ainda não tem muito equilíbrio.

Publicidade

Outra situação é treinar peito sozinho. Se você travar no supino usando halteres, você pode jogá-los. Com a barra você poderia ficar preso.

3 – Halteres podem evitar diferença de força entre os lados do corpo

É uma questão de lógica. Com um halter em cada mão, cada lado do corpo vai ter que levantar a mesma quantidade de carga, pelo mesmo número de repetições.

Com a barra, mesmo que seja imperceptível, o lado dominante do corpo pode estar fazendo mais força, o que explicaria uma diferença de tamanho/força entre os lados.

Exercícios usando barra

1 – É muito mais fácil progredir nas cargas usando a barra

Um dos fatores mais importantes na hipertrofia é gerar progresso de cargas, mesmo que seja em pequenos incrementos de peso, como 500g de cada lado.

Acontece que, usando uma barra, além de ser mais fácil usar mais cargas do que usando halteres, também é possível fazer incrementos menores.

Já com halteres a carga pode pular a cada 2/2,5kg, obrigando você a fazer incrementos de 5kg (somando os dois lados) de uma só vez, o que pode ser um impeditivo.

Neste quesito, a barra sempre será melhor para progredir cargas e evitar platôs.

2 – Barra é mais prática quando a carga é muito alta

Imagine que você levanta uma carga relativamente alta no supino reto. Com a barra, você apenas precisa montar no suporte e fazer o exercício.

Já com halteres, dependendo da carga, você pode precisar de outra pessoa para conseguir iniciar e finalizar o exercício (nem sempre é possível simplesmente jogar halteres de 50kg pelo chão da academia a cada série).

Com cargas mais altas, nem sempre é possível ter alguém confiável para alcançá-la a você.

Publicidade

Tudo isso pode fazer com a barra seja muito mais simples e gere menos dores de cabeça.

Então, qual tipo é melhor para você ?

Como dito no inicio do texto, tanto os halteres como a barra são igualmente efetivos para a hipertrofia, mas em certas situações um tipo específico pode ser mais adequado dependendo do momento.

O objetivo do texto foi justamente mostrar os pontos positivos de ambos para que você possa decidir sozinho.

Está perdido ainda ?

Por exemplo, imagine que você está preso na mesma carga do supino com halteres há muito tempo, pois o próximo halteres tem uma carga que é alta demais para que seja possível realizar o número de repetições que você deseja.

Isto pode fazer você ficar preso em um platô eterno (inclusive, é por conta de coisas assim que muitos estão usando a mesma carga há anos).

Com a barra você pode fazer incrementos menores, como usar 0,5kg a mais de cada lado e ainda conseguir um número suficiente para gerar hipertrofia.

Na semana seguinte você pode tentar colocar mais 0,5kg de cada lado e progredir mais ainda.

Logo cada pequeno incremento feito se torna a carga que você não conseguia utilizar antes.

Adeus estagnação.

Publicidade

Outro exemplo muito comum é quando o praticante sente que um lado específico do corpo sempre fadiga antes que o outro, porque há uma diferença significativa de força entre os lados.

Como já mencionado, usando os halteres, você força que ambos os lados façam a mesma força pelo mesmo número de repetições.

Se um dos lados ainda tem força para continuar, com halteres, você simplesmente interrompe a série no mesmo momento que o lado fraco fatigou.

Não vai demorar muito para que ambos os lados estejam proporcionais.

Talvez você sinta dor fazendo um exercício com barra. Em vez de excluir um exercício essencial para ganhar massa muscular, você simplesmente pode mudar para halteres e continuar extraindo bons ganhos.

Agora, se você não enfrenta problemas específicos que faça você optar por halteres ou barra, ainda é indicado fazer uma mistura entre os dois.

Pense.

Pesos livres podem ser melhores do que máquinas em vários quesitos, mas isto não significa que devemos excluir as máquinas.

Um treino completo para hipertrofia vai fazer uso de todas as ferramentas possíveis para que seja possível extrair até a última gota de ganhos.

Isto significa que devemos usar uma gama variada de exercícios usando barra, halteres e até máquinas.

Se você sente que um tipo específico de exercício produz mais ganhos, você pode dar uma ênfase maior a eles.

Apenas não crie uma “religião” em cima de um único tipo de exercício, pois você estará abrindo mão de uma parte dos seus ganhos.

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×