Albumina ou whey protein: qual é o melhor ?

Albumina e whey protein são as proteínas em pó mais usadas por quem treina, mas se fosse possível escolher apenas uma, qual é melhor ?

Antes de qualquer coisa é preciso entender porque alguém deveria incluir um suplemento proteico como albumina ou whey proteina na dieta.

Veja bem.

A proteína é um dos nutrientes mais importantes para quem quer construir massa muscular, ela funciona como se fosse o tijolo e o cimento do nosso organismo.

Sem proteína suficiente o processo de reparação e construção muscular obviamente não ocorreria, ou seja, sem comer proteína você não consegue resultados, simples assim.

Precisamos ingerir até 2g de proteína por quilo de peso corporal para ter certeza que estamos fornecendo uma quantia satisfatória deste nutriente para que a hipertrofia ocorra.

Uma pessoa que pesa, por exemplo, 70 quilos, precisa ingerir cerca de 140g de proteína todos os dias.

A primeira vista parece ser fácil: basta ingerir a quantia certa de proteína e você vai crescer.

Não tão rápido.

Além das proteínas, também temos que nos preocupar com a ingestão dos carboidratos, das gorduras, o total de calorias  e você precisa arrumar um jeito de preparar e comer os alimentos que forneçam tudo isso.

Publicidade

Todo. Santo. Dia.

No final, ingerir a quantidade necessária de proteínas acaba não sendo uma tarefa tão fácil.

Os suplementos de proteína entram em cena aqui para complementar a dieta e ajudar você a atingir essa necessidade de uma maneira muito mais cômoda, fornecendo proteína de alta qualidade para que as lacunas da dieta sejam preenchidas mesmo que você não tenha tempo para fazer uma refeição sólida com proteína.

Postagens úteis sobre o assunto:

Mas apesar da função (como suplemento) de todas as proteínas em pó serem a mesma, elas não são idênticas.

albumina-ou-whey-protein

Neste texto você verá o que tem diferente (ou não) entre  whey protein e albumina para tomar uma decisão melhor na hora de comprar suplementos.

Quantidade e qualidade da proteína

  • Tanto a albumina como o whey protein fornecem cerca de 22~24g de proteína a cada dose contendo 30g.
  • Ambas são proteínas completas, ou seja, fornecem todos os aminoácidos (isto inclui glutamina, bcaas e todos os essenciais) que o corpo precisa para construir massa muscular.
  • Ambas são de altíssimo valor biológico e conseguem ser igualmente bem aproveitadas pelo nosso corpo.

Neste quesito, tanto o whey como albumina são proteínas de altíssima qualidade e poderão servir o mesmo propósito com eficiência.

Velocidade de absorção

O whey protein, independente do tipo, possui uma absorção muito rápida.

Mas isto não quer dizer que a absorção da albumina seja lenta.

Por se tratar de uma proteína em pó, a albumina também será absorvida de forma relativamente rápida pelo corpo.

Publicidade

Não há tanto trabalho de digestão como aconteceria com um alimento sólido e os aminoácidos poderão entrar na corrente sanguínea rapidamente.

A única proteína que realmente tem a absorção lenta é a caseína que ao entrar em contato com o ácido do estômago se transforma em um gel que desacelera a digestão e demora bastante tempo para ser digerido.

Bem, independente da velocidade de absorção do whey, albumina ou até da caseína, todas elas vão servir como fontes de proteína confiáveis.

No mais, a velocidade que uma proteína é absorvida não é fator determinante para os seus resultados.

Uma pessoa comendo frango em todas as refeições poderia resultados iguais ou melhores do que suplementando.

A questão é que nem todos tem o luxo de poder preparar e comer alimentos sólidos o dia inteiro, é por isso que as proteínas em pó foram criadas.

Gosto

Em questão de gosto, o whey protein sai sempre na frente. Mesmo sem sabor, o whey é mais tolerável que a albumina que conhecidamente possui um gosto temido por muitos.

Quando adicionado sabor, é possível até mesmo confundir o whey com um achocolatado (por exemplo).

Já a albumina, as empresas chegam a inserir açúcares para tentar disfarçar o gosto que além de não funcionar, “suja” o suplemento com carboidratos simples e afeta a quantidade de proteína por dose.

Lembrando que gosto é um critério muito pessoal e não influencia na eficiência de uma proteína, mas a diferença gritante entre estas duas é algo a se pensar caso você realmente se importe com isto.

Publicidade

Facilidade para misturar

Novamente, o whey protein ganha.

É muito fácil misturar whey protein com qualquer tipo de líquido, até mesmo usando uma colher, o que pode aumentar o aproveitamento do suplemento.

A albumina não se mistura corretamente com líquidos, mas um liquidificador pode facilitar as coisas.

Apenas lembre-se de não ignorar a proteína que fica grudada no fundo do recipiente, isto pode fazer uma diferença no final do mês.

Custo-benefício

Custo-benefício é a relação do valor gasto com o “quanto” você recebe de volta.

No geral, a albumina (pura) acaba saindo mais barato que o whey protein, mas isto depende muito de quanto você está disposto a pesquisar.

Com um pouco de calma é possível encontrar 1kg de whey protein concentrado com praticamente o mesmo preço que 1kg de albumina (ambos nacionais, claro).

Em suma, considerando que ambas são boas proteínas, tudo vai depender do seu bolso.

Quantidade de sódio

Enquanto uma dose contendo 30g de whey protein fornece cerca de 50mg de sódio, a mesma quantidade de albumina fornece até 400mg (mais de sete vezes).

Isto pode ser algo a ser levado em consideração se você tem uma restrição médica.

Este sódio pode somar com o resto do sódio na sua dieta e dar um número mais alto, o que pode não ser tão bom para quem tem pressão alta e tenha sensibilidade.

Contudo, se você for uma pessoa saudável, a quantidade de sódio da albumina provavelmente não fará diferença na sua vida.

Primeiro, 400mg de sódio é pouco mais que 16% da sua necessidade diária e a maioria das pessoas extrapolam esse limite facilmente todos os dias através do próprio sal e produtos industrializados.

Por exemplo: um cheseburger (apenas pão, carne e queijo) do McDonalds já tem quase o dobro de sódio que uma dose de albumina.

Segundo, você não vai viver de albumina.

Você vai tomar uma ou duas doses por dia e pronto. Isto dificilmente impactará algo, considerando que você usa sódio com sensatez na dieta.

Efeitos colaterais

Pessoas que tenham intolerância a lactose ou alergias ao leite poderão ter vários problemas com whey protein, já a albumina costuma ser bem tolerado por todos.

Caso você ainda queira usar whey protein, mesmo tendo problemas, uma saída é comprar a versão isolada ou hidrolisada, livre de lactose

. Mas neste caso se prepare para pagar até três vezes mais pela mesma quantidade de whey.

Whey ou albumina – qual deles usar ?

  • Ambas as proteínas são completas e possuem todos os aminoácidos essenciais.
  • Fornecem uma quantidade muito parecida de proteína por dose.
  • Tem praticamente o mesmo valor biológico.
  • Apesar do whey protein ser absorvido mais rápido, isto não vai influenciar os seus ganhos como você imagina (mas as empresas de suplementos adoram fazer você acreditar que sim).

Com isto fora do caminho, se você pudesse comprar apenas uma proteína em pó, a melhor delas seria aquela que cabe no seu bolso e seja mais agradável para o seu paladar.

No final do dia, o mais importante vai ser estar ingerindo a quantidade necessária de proteína.

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×