Clique aqui

Apesar da creatina ser um dos suplementos mais pesquisados no mundo e estudo após estudo ser comprovado que ela é segura para a saúde, existe um “efeito colateral” que está gerando uma repercussão nos fóruns de musculação: a queda de cabelo.

Faça uma busca em fóruns nacionais ou gringos, e você vai encontrar vários tópicos de pessoas preocupadas com esse problema, com algumas, inclusive, afirmando que  tiveram queda de cabelo quando começaram a usar creatina.

Mas afinal, creatina realmente pode promover a queda de cabelo ? Ou é apenas mais uma das abobrinhas que as pessoas atribuem ao uso de suplementos ?

Creatina, queda de cabelo e o bendito DHT

O DHT, ou dihidrotestosterona, é um hormônio produzido pelo próprio corpo e sintetizado nas glândulas adrenais, testículos, próstata e fólicos capilares. De forma resumida, homens sensíveis ao DHT tendem a perder cabelo porque o hormônio impede que nutrientes cheguem aos fólicos capilares.

Um estudo de 2009, que só ganhou popularidade recentemente, investigou 20 jogadores de rugby por três semanas e analisou como a suplementação com creatina afetou os níveis de DHT (1).

Um grupo suplementou creatina com 25g nos primeiros sete dias e 5g nos quatorze dias seguintes. E o outro utilizou apenas placebo.

O grupo que suplementou com creatina mostrou um aumento de 56% nos níveis de DHT após a primeira semana de saturação (25g por dia), caindo para 40% nas duas semanas seguintes quando foi feita apenas a manutenção (5g por dia).

Então, baseando-se apenas nesse estudo, fica fácil de entender que a creatina pode acelerar a queda de cabelo, já que aumenta os níveis de DHT. Porém, antes de tomar uma decisão drástica é importante levar em consideração alguns pontos…

1 – Foi feito um único estudo sobre o assunto e em quase seis anos nenhum outro estudo foi replicado para mostrar que realmente ocorreu este aumento de DHT.

2 – Apenas pessoas sensíveis ao DHT sofrem com a queda de cabelo. Com isto dito, se esta ligação for realmente verdadeira, apenas pessoas predispostas sofrerão com este colateral.

3 – Os níveis de DHT caíram depois da saturação, e como o estudo durou apenas 2 semanas depois disso, não há como saber se os níveis de DHT não iriam continuar caindo.

4 – A saturação da creatina é totalmente desnecessária. Não é possível saber como seria o aumento de DHT sem realizar a fase da saturação.

Mas então, a creatina causa queda de cabelo ?

creatina-queda-de-cabelo

Infelizmente, ainda é muito cedo para saber. Um único estudo não é o suficiente para tomar decisões drásticas. Se no futuro ocorrerem novos estudos com resultados semelhantes, ai sim teremos um problema e envolvendo apenas pessoas predispostas a perder cabelo. Se você não perde cabelo e a calvície não ocorre na sua família, isto não é algo que você precise se preocupar. No mais, evite a saturação desnecessária e use apenas 3 a 5g de creatina diariamente.

Referências

1 – http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19741313

Este texto ajudou você ?

33 Comentários

  1. Muito interessante. Comecei a ter queda de cabelo recentemente, umas entradas, mas tomo creatina ha muito tempo, minha derma disse que é hereditário e que não vou escapar da genetica. De qualquer forma, nunca fiz saturação e sempre tomei 5g

      • Eu comecei a tomar a um mês, e tive uma grande queda de cabelos, resolvi investigar e agora tenho certeza, a causa é mesmo a creatina.

  2. com apenas um estudo fica dificil acreditar que a creatina cause isso,
    dos 20 atletas quantos utilizaram AS tempos antes do estudo e quantos não? fica facil deixar tendencioso.
    nao sinto que minha queda de cabelo tenha aumentado pelo uso da creatina
    mas senti quando usei tamoxifeno na tpc … mas a vilã maior foi sempre a testosterona

  3. Tomo a quase 5 anos consecutivos e tenho predisposição a ficar careca (tenho entradas) porem não ouve aumento no numero de fios caindo e percebi que pararam de cair a algum tempo, e nunca dei uma pausa na creatina

  4. Interpretação ruim é um problema sério por aqui. Galera novinha vai entender o texto como “CREATINA VAI TE DEIXAR CARECA IMEDIATAMENTE, PARE DE TOMAR AGORA!”.

    Assim como o tungstênio comentou ali em cima, também uso creatina há anos à fio e tenho predisposição. Não percebi aumento na queda… vamos esperar mais estudos pra ver.

  5. Eu tomo creatina a mais de 2 anos e tenho um irmão gêmeo que NÃO toma creatina, olhando para nós da para ver que não temos nenhum tipo de diferença na quantidade de cabelo, acredito que a creatina não cause a queda de cabelo, acredito que se tivesse um colateral deste tipo nós teríamos uma diferença visivel.

  6. Pois é tomei ela por pouco tempo e ainda existem duvidas se comecei a ter entradas por causa dela ou da mh genetica.

  7. Ainda não li o estudo, mas eles levaram em consideração a “naturalidade”dos jogadores de Rugby? Difícil achar um indivíduo natural no Rugby, assim como em muitos esportes de alto rendimento. Se ignoraram isso o estudo já perde a credibilidade.

    • O problema é que somente os que usaram creatina tiveram aumento de DHT… então, mesmo que todos eles estivessem usando esteroides, os que usaram creatina é que tiveram maior aumento mesmo assim.

      Mas não pense que to acreditando cegamente no estudo. Eu mesmo uso creatina há tempos e não notei queda maior (meu pai é careca e eu tenho entradas). Temos que esperar mais coisa concreta…

  8. Infelizmente eles não fizeram uma pesquisa mais a fundo e pelo compreendo e vejo é uma pesquisa bem antiga.
    Eu, sinceramente, não acho que ela cause queda. Pois não pesquisaram estresse, genética (fator MUITO importante) , faltas de vitaminas (MUITO importante também), etc.
    Um estudo feito em 2 semanas é bem pesquisa rasa e coisa de estudo de “faculdade”. Um estudo deste deveria no MÍNIMO ser de UM ANO. Já que tratamento capilar é de pelo menos de 6 meses a 1 ano.

    Não confio nesse estudo.

  9. Marcos da Silva Responda

    Puts, eu nunca imaginaria, mas eu tive um aumento significativo na queda de cabelo e esse aumento coincidiu com o período em que eu estava tomando creatina. Um dos melhores suplementos que já tomei, mas vou ter que parar de tomar, pois como eu disse, a queda se deu muito no período em que eu tomava. Com pesquisa ou sem pesquisa, eu tive a experiência na pele.

    • Também notei uma queda acelerada durante o uso, e não tenho fator hereditário como causa, já que meu pai começou a ficar careca por volta dos 50 anos.

  10. ha mais de 3 meses comecei a ter uma grande queda de cabelo, comecei a tomar vários medicamentos tratar a queda e te o momento não parou! Então comecei a notar que a mais de 3 meses faço uso da creatina então realmente pode ser ela!

  11. Realmente no meu caso foi a creatina! A mais de 3 meses tenho queda e não para! Usei vários medicamentos e vitaminas e não para de cair! Vou parar de usar a creatina

  12. Realmente estou tendo enorme queda de cabelo, uso creatina faz 1 mês e meus cabelos não param de cair, caem de “chumachos”, vou pentear caem centenas, vou lavar caem mais um bocado, ainda bem que achei o post agora, sem querer, obrigado pela dica. Não tenho tendência à ficar careca. Pra vocês terem uma ideia meu pai tem 57 anos (Peruano) e começaram aparecer fios brancos nele só agora, o bichão tem todos os fios na cabeça (ele não toma creatina).

    • Oi Guilherme, ao parar a creatina seu cabelo parou de cair? Estou DESESPERADA, meu cabelo assim como o seu está caindo em tochas!!!!

  13. Meu cabelo apareceu 2 falhas na parte de trás da cabeça e uma na barba depois do uso de creatina será que vai cresce novamente obs= já parei de usar a creatina.

  14. depois de começar a tomar creatina durante alguns meses fiquei careca do nada ,, nunca mais tomo isso tenho 26 anos , hoje tomo remedio pra queda e esta ajudando um pouco

  15. Pessoal, estou pretenso a fazer uso de creatina, mas tenho duvidas, há muito burburijo em relação a algumas marcas, alguém pode dar um auxilio?
    Talvez alguma nacional de qualidade?

  16. Amigos, há cerca 6 meses mais ou menos comecei a tomar creatina. Tomei 20g/dia por 7 dias e desde então 5g todo dia. Não fiz nenhuma pausa (mas posso ter falhado alguns dias). Tenho 26 anos, e nunca tive queda de cabelo,nada! nem mesmo 1 fio no banho. Meu pai e avós nunca foram calvos. Mas de uns meses pra cá percebi que meu cabelo começou a cair alguns fios no banho. Nada de mais eu pensei. Até que no Natal, minha prima veio pra cá e brincou comigo que eu estava ficando com ‘entradas’. Fui olhar e era verdade mesmo, comparei com uma foto do começo do ano passado e tomei um baque, cara!=o Realmente estava com entradas enormes!! e percebi que todo meu cabelo no topo está com bem menos volume, uns 40% ou mais! E quando percebi isso, nos dias seguintes a queda piorou kkkk. Não sei se é psicológico, mas sério: caia fios no banho, ao passar a mão, ao pentear, desespero total. Imaginei que seria alopecia androgenética e li MUITO sobre o assunto nos foruns sobre o assunto. Enfim, tive que parar de treinar, e nesses 2 meses não tomei mais creatina e, coincidência ou não, minha cabeça está entupida de fios novos, inclusive nas entradas que estavam lisas estão nascendo uns fios bem finos e frageis. São bem pequenos, tipo uns 2 ou 3 cm. Li em um forum sobre calvicie que creatina aumentava dht e só então me deu esse click. Não sei se tem haver, porém tenho uma consulta marcada mês que vem com endocrino, e vou me informar melhor. Realmente não queria parar de tomar creatina, pois foi o melhor suplemento que ja usei, também não quero causar alarde a ninguem, pois nem sei se é por isso, mas precisava desabafar…

  17. Eu tomei creatina por um mês e meu cabelo começou a cair muito e vai fazer um mês q eu parei de tomar a creatina. Será que meu cabelo vai parar de cair ou não ? Oq eu devo fazer ?

  18. Creatina realmete faz cair o cabelo……comecei a tomar ha mais ou menos 1 ano….e tive alopecia areata.!

  19. tomei 2 potes de creatina num período de 8 meses

    quando voltei a tomar, o segundo pote, notei que meu cabelo ficou ralo em dois pontos da cabeça no topo

    não tenho hereditariedade para calvície, meu pai tinha muito cabelo até depois de velho, todos os fios na cabeça

    nesse último mês eu tomei um susto, coincidiu com o uso da creatina

    como estava bem curto (máquina um pouco maior que 6), não notei tanto as quedas, eu acabei percebendo mês passado quando fui ao salão e achava que era a química que suspendi

    porém não voltou e agora eu tenho certeza que é a creatina

    detalhe – tonalizante é pouco agressivo aos folículos capilares e é improvável que seja a causa, todas pesquisas indicam que não
    andei tomando viagra algumas poucas vezes pra uso recreativo rsss…pesquisei sobre e já descartei que seja a causa,

    já que essa queda de cabelo não coincidiu com o uso do medicamento e sim com a creatina

    estou parando de tomar

    • Meu Deus, há 6 meses tomando creatina, meu cabelo cai muito , comecei a tomar pantogar há 2 meses não vi efeito nenhum, comecei a ler sobre creatina estou assustada, encontrei o motivo de tanto cabelo no chão, estou com o cabelo fino fraco e caindo muito!

  20. Estou tomando creatina a um mês e meu cabelo começou a cair demais e so tenho 17anos. Vou parar de usar😓

Escreva um comentário