Home / Fisiculturistas / Os melhores físicos da era pré-esteroides

Os melhores físicos da era pré-esteroides

A primeira testosterona injetável foi criada em 1935 (1,2), mas apenas em meados dos anos 40 (3) ela se tornou viável para aquisição, a partir disso já não era possível dizer com 100% de certeza que um atleta era natural. Por outro lado, atletas que antecedem esta época, sequer imaginavam que algum dia existiriam substâncias como os esteroides e mesmo assim construiram físicos incríveis que fariam inveja à esmagadora maioria das pessoas na atualidade, que treinam com o suporte de informação atualizadas, suplementos e abundância de alimentos.

Clique aqui

Com isto dito, veja como eram os físicos dos atletas da era pré-esteroide e tenha um parâmetro realista de como é o ápice do corpo humano.

Eugen Sandow – 1890

sandow

Bobby Pandur – 1900

bobby

Ernest Cadine – 1920

ernestcadine3

John Grimek – 1940

grimek

Jack Lalane – 1942

alalane

Bill Barad – 1944

barad

A partir de 1945 ainda era uma época considerada “pré-esteroides”, mas a partir daqui é necessário analisar os físicos com mais ceticismo. Você é o juiz.

Steve Reeves – 1947

revees

George Eiferman – 1948

george

Reg Park – 1951

regparke

Qual é a sua opinião a respeito dos físicos da era pré-esteroides ? Compartilhe através dos comentários.

Referências

  1. Hoberman, J.M. and C.E. Yesalis,The history of synthetictestosterone.Scientific American, 1995.272(2): p. 76-81
  2. Dotson, J.L. and R.T. Brown,The history of the development ofanabolic-androgenic steroids.Pediatric Clinics of North America,2007.54(4): p. 761-9, xi
  3. Freeman, E.R., D.A. Bloom, and E.J. McGuire,A brief history oftestosterone.Journal of Urology, 2001.165(2): p. 371-3.

Este texto ajudou você de alguma forma ? Avalie!
[Total de votos: 2 Média: 5]


MÁXIMA CONCENTRAÇÃO. MELHOR CUSTO-BENEFÍCIO

Sobre Redação Hipertrofia.org

O maior site sobre musculação em língua portuguesa da internet. Desde 2007 trazendo o melhor conteúdo sobre musculação, sempre baseado nos últimos estudos científicos, autores renomados e experiência prática.

48
Deixe um comentário

38 Comment threads
10 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
39 Comment authors
  Subscribe  
mais novos mais velhos mais votados
Me notificar
GIGANTE POR NATUREZA

Essa sim era uma época que poderíamos competir de igual pra igual, onde havia apenas a própria genética. Hoje a unica genética que importa para os fracos que querem crescer sem fazer força é a “genética” na agulha! O que deveria ser motivo de orgulho, estar grande e com músculos aparentes, hoje virou motivo de discriminação pelo uso massivo de ergogênicos. Se você tem um corpo musculoso que se destaca entre os outros, logo você é citado como usuário, a desconfiança de todos é discriminatória, mesmo você afirmando a não utilização de substancias anabolizantes. Não sou contra quem usa, sou contra quem usa e não admite o uso. Isso denigre a imagem de quem realmente não usa. Sou 100% natural e com orgulho!!! Quer usar? Use… Mais “bata na cara” admitindo que usa!!!

Felipe

A única maneira de saber a verdade, é analisando altura x peso desses caras.

Steve Reeves, por exemplo, media 1,85m e pesava 98kg em 1947.
Pra um bb natural de 1,85m, com 6%~9% de gordura, o peso considerado normal, máximo, seria de ~86kg. O Steve pesava 98kg!!!

1- O Propionato de Testosterona foi mencionado pela primeira vez na revista Strength & Health em 1938, ou seja, 9 anos antes dele ganhar o Mr. America em Chicago!
2- Sergio Oliva, numa entrevista, disse que sim, Steve usou doses pequenas de esteroides e outras drogas
3- Segundo consta, Reeves tinha um baixo percentual de gordura, mas não aparentava ser magro devido à retenção hídrica.
4- Já havia protótipos de Metandrostenolona (Dianabol) na década de 40.
5- O cara era ator de Hollywood, teria grana e acesso fácil à hormônios e drogas!

Cal

Felipe, muito obrigada pelas informações. Vc poderia fazer mais artigos, desse porte, para o hipertrofia. Tá de parabéns!!!

Rafael

A popularidade do bodybuilding explodiu exatamente com o advento dos esteróides, por volta da Segunda Guerra Mundial. Por isso separar uma coisa da outra a partir daí se tornou tão difícil.

João Ricardo

Necessita uma correção no século do Sandow!

Yumi

Bom isso serve de exemplo pro trouxa que escreveu que quem tinha corpo grande rasgado e fazia drop e bi set, nao era so treino era anabolizante, vcs contradizem mto.

Olha o tapa na cara nos “garotinhos de farmácia”

Bobby Pandur foi o melhor!

Gabriel

Apesar de não ter anabolizantes nessa época, acredito que era bem mais fácil ganhar músculos de forma limpa antigamente, visto que tem estudos que mostram que a taxa de testosterona média caiu em menos da metade de la pra cá. Além disso a comida era bem mais limpa também.

Felipe

52% dos pesquisados reportaram pelo menos um tipo de problema: 25% eram fumantes; 22% obesos com mais de 30% de gordura e 22% usavam pelo menos 3 medicamentos regularmente!

Travison TG, Araujo AB, O’Donnell AB, et al. A population-level decline in serum testosterone levels in American men. J Clin Endocrinol Metab. 2007;92:196-202.
Bhasin S. Secular decline in male reproductive function: is manliness threatened? J Clin Endocrinol Metab. 2007;92:44-45.

Jaime

Só prova que é possível atingir um shape foda no aspecto simétrico, de balanceamento e tamanho. É estético, diferentemente dos BB de hoje em dia. A diferença e o ceticismo existem porque tem muito nego burro que acha que com 3 aninhos de treino é possível ficar assim. Dá pra ficar com esse shape sem anabolizantes mas com mais ou menos uma década de treino, chuto eu.

Frang-Aço

Steve Reeves e Reg Park fazem parte dos assuntos mais polêmicos da história do bodybuilding… tomaram ou não? Uma pesquisa rápida dá uma ideia do tamanho da controvérsia. Particularmente, curto muito os 2.

Higor

São verdadeiros guerreiros, a maioria n fica nem a metade e ja cicla

CSLP

A partir de Steve Reeves já é melhor que muitos hormonizados hoje em dia

André

Sinceramente os únicos que me agradam são o Steve Reeves e o Reg Park, que muita gente afirma não serem naturais. Os outros simplesmente não possuem um bom peitoral, eu particularmente não acho muito legal. Mas tirando o peitoral são físicos impressionantes realmente.

Cássio

Físicos incríveis, principalmente o Pandur. Uma era de ouro.

Eduardo

Os caba não tinham peito. O de 1944 tá zoando que não malhava perna e foi pra capa de revista, hehe

Leonardo

Que isso sirva de estímulo a galera que só acha que terão bons ganhos à base de EA’s…
Vale lembrar que Steeve Reeves e Reg Park usaram esteróides…. mesmo assim não desmerece seus físicos exepcionais

Frang-Aço

Há controvérsias, velho. Principalmente no caso do Reg Park.

Tarcisio Russo

A verdadeira historia dos anabolizantes foi que iniciou suas pesquisas na década de 30 na Alemanha. Mas so na decada de 50 pós guerra foi trazido aos EUA para pesquisas mais avançadas e testes efetivos. Sendo em 1958 ja espalhado ao mundo todo seus resultados. Sendo o primeiro anabolizante produzido chamado Dianabol. Anabolizante este usado por Bill Pearl, Larry Scoth e Arnoldshwaszenneger. Veja algumas fotos de Bill Pearl em 1956 sem duvida o primeiro atleta a tomar. A diferença de tamanho com Steve Reeves e Reg Park são incomparaveis. John Grimek atleta da decada de 30 e 40 ja tinha tamanho superior a Reeves e Park. Seus braços mediam 51 cm! Esses atletas desenvolveram um estilo de treino diferenciado aliado a suas geneticas incriveis. Reeves foi o maior defensor do chamado fisico classico natural. Na epoca existia uma corrente conservadora contra a investida anabolica no esporte. Na decada de 50 foi a divisão de aguas entre os mocinhos e vilões do culturismo.

Leonardo

*excepcionais

Rafael

O divisor de águas parece bem nítido.

rafael

São ótimos corpos pra época, levando em consideração a falta de suplementos e disponibilidade de informações, ao contrário do que acontece hoje. porém, não são corpos impossíveis de ter hoje em dia estando natural. Acontece que com a facilidade do uso de esteróides todos querem resultados rápidos, que acontecem mesmo com descanso, dieta e treinos deficientes!

Felipe

O que tem num suplemento que nao tem em comida natual?

Morppheus

Penso no quanto as pessoas dão desculpas hoje em dia porque não tem um whey para o pós ou não tem um termogênico ou “não dá” pra comer direito com todo o conhecimento gratuito disponível de mão beijada. As vezes até com esteroides não chegam nem perto da galera da antiga(Antiga) que muita coisa era na base da tentativa e erro…

Renan

Na minha opinião, nem atletas nem ninguem deveriam usar esteroides (a não ser que a pessoa realmente necessite devido a saude), se quer competir vai na raça e na dieta.

dennys

Conheço muitas pessoas que fazem uso destas substancias, e nem de perto teem este fisico. Genética é um fator muito importante para estes casos.

Marcos

Eu treino somente para conseguir um corpo legal para agradar as mulheres, então pra mim o corpo do Eugen Sandow já estava bom demais. Não tenho nada contra quem usa, mas pra mim, não adianta ficar muito grande, fora do padrão comum, ter que usar viagra e ter os vários problemas causados pelos esteróides, pra ter esse corpo legal.

Marcos

E não adianta você pensar que se ficar grande vai pegar a melhor mulher, a mais bonita. A verdade é que mulher gosta de dinheiro e status. Então não procure criar muita expectativa em cima de você, procure simplesmente treinar, para ter saúde e ter um corpo legal que não decepcione sua pretendida. Resumindo, procure ter um corpo legal, saudável, não ser muito magro e não ser gordo. O gordo é gordo, porque é preguiçoso e relaxado, e isso vale também para as mulheres.

Ótima matéria, gostaria que se possível fosse buscássemos quais os alimentos utilizados nesta época e comparando-os com os da atualidade. Pois acredito que a industrialização dos alimentos tem um forte papel na carência de nutrientes e na demora de crescimento muscular. Vamos a fundo, acredito que temos que mudar de uma vez por toda esta prática abusiva e até mesmo irresponsável de uso de drogas esteroides por praticantes de musculação que não são competidores (sou contra também as CONGREGAÇÕES QUE NÃO INSTITUEM UM EXAME DE DOPING NOS COMPETIDORES, mas sabemos porque, o LUCRO É BILIONÁRIO). Gostaria de ver mais matérias de alimentos fácil utilização e que possa ser acessível a todos independente do poder aquisitivo.

Felipe

pode comer o mais saudavel possivel que vc nao vai ficar magro e grande!

Goiasbomd+

Cade o peito do Eugen Sandow??? Nao existia supino na epoca?

Frang-Aço

A mesa de supino é relativamente recente na história do bobybuilding, década de 30 do século passado. O que havia antes eram técnicas alternativas.

Goiasbomd+

O Abdomem do Eugen Sandow eh ate hj competitivel. Fodastico. Porem, sem peito.

john

Eu achava que exercícios abdominais só surgiram depois da década de 70 do século XX.Vivendo e aprendendo.

Thiago Zack

Atenção para as pernas mais fortes e mais muscolosos que o peitoral na maioria desses atletas. Hoje em dia, a galera quer o contrário…ou melhor, nem malham direito as pernas.

Carlos André

Exatamente isso. Cadê as pernas dos marombas nas academias? Só tem frango. Peitão e bíceps com as canelas finas. O padrão piorou com a valorização dos caras que praticam calistenia. Feios demais. Fazer o quê? ! Menos pior que ser gordo. Ao menos as meninas agem melhor e valorizam pernas.

Eder

em contrapartida a maioria das meninas esquecem completamente os membros superior, além do peitoral e dorsal… ai ficam parecendo umas rãs

Apenas Alexandre

Nas duas primeiras fotos, os caras têm o abdômen bastante desenvolvido. A partir da terceira foto, eles parecem encolher a barriga para fazer a pose. Muito mais do que se vê hoje em dia.
É isso mesmo? Houve uma mudança nas poses do fisiculturismo na época?

Paulo Florentino

Muito bom o artigo! Vocês poderiam fazer mais artigos sobre old oschool e era pre roidz. Valeu!

Policarpo

Esqueceram do John Garon e Sigmund Klein. São provas de um corpo bem feito e um desafio ao mito “quem cresce natural é planta”. Nada como uma musculação planejada e voltada à uma vida inteira, não em meses, como acontece atualmente…