Clique aqui

Independente da infinidade de conselhos que podemos encontrar na internet sobre como tomar creatina, a suplementação com este produto não poderia ser mais simples.

tomar-creatina-com-agua-morna

Tome 3 a 5 gramas de creatina monohidrato por dia, com o seu shake ou bebida preferida  no momento que você achar melhor. Pronto, simples assim.

Contudo, volta e meia aparece alguém querendo complicar as coisas ou simplesmente reinventar a roda dizendo que você não aproveita totalmente a creatina tomando ela da maneira “comum” e que é necessário fazer algo mirabolante pra aproveitar completamente o produto, um exemplo muito comum disso é a sugestão de que é melhor tomar creatina com água morna ou quente do que com água normal/gelada.

A ideia por trás desta concepção é de que a creatina dissolve melhor na água morna/quente maximizando a sua absorção. Apesar de ter lógica, até que ponto devemos nos preocupar com isto?

Enquanto não existem estudos que camparem a absorção do produto usando líquidos em diferentes temperaturas, é muito improvável que tomar creatina com água morna melhore a absorção da creatina, pelo menos de maneira notável.

Existe duas razões para isto…

Primeiro, contanto que você esteja usando uma creatina de qualidade e esteja seguindo as orientações do rótulo em manter o produto longe da luz e da umidade, o pó vai dissolver bem de qualquer maneira na água (independente da temperatura).

Segundo, a temperatura do estômago fica em torno de 37 graus célsius com um pH de 2. Uma vez que a creatina chega no estômago, qualquer quantidade que não tenha sido dissolvida na própria água vai ser quebrada durante o processo de digestão do organismo que ocorre em uma temperatura mais alta e significativamente ácida.

Conclusão

Em vez de nos preocuparmos com detalhes tão minúsculos como a temperatura da água que tomamos a creatina, devemos apenas nos focar em consumir sagradamente 3 a 5 gramas de creatina de qualidade por dia e pronto. Existem coisas que poderão influenciar muito mais os seus resultados do que este mero detalhe.

Este texto ajudou você ?

28 Comentários

  1. Não é fantástico como todos os dias vemos tantas inovações vindo da galera?

    Não sei porque as empresas ainda investem em cientistas, sendo que existem tantos profissionais qualificados dentro das academias, que toda semana descobrem uma nova formula (cretina quente, farinha seca barriga, fazer 50 séries diferentes para cada músculo e etc).

    Aí você chega na academia e o FDP não sabe nem descer o supino direito, mas sabe todas as formulas mágicas de internet achando que é isso que vai dar uma corpo fudido…

    • Rapaz, controle-se rsrs. muitas descobertas surgem de pessoas desentendidas e nos lugares menos esperados. Até mesmo você pode descobrir algo interessante. Não pode ficar escravo de comprovações científicas não, pois elas podem demorar a chegar. Os antigos fisiculturistas não eram cientistas e aprenderam muita coisa no sistema de tentativa e erro. Quando você encontrar algo diferente na internet, reflita, experimente e somente depois diga o que achou. Abraço!

  2. E aquela lenda de que nao pode tomar creatina com frutas cítricas? Alguém sabe comprovar se é verdade ou mentira? Nunca ficou claro tb se nao pode tomar a laranja só na hora de misturar ou durante todo o tempo de uso da creatina (como no caso do café)

    • Cara, a própria questão do café já foi desmistificada a anos, kkkkkk, inclusive os principais pré treinos possuem tanto a creatina quanto a cafeína na composição, o que não faria sentido se um anulasse o outro, cafeina não tem efeito nenhum na creatina.

  3. É incrível mesmo como as pessoas criam milhares de teorias mirabolantes, que na prática não mudam em nada.

  4. eu coloco uma colher com o pó na boca e bebo agua por cima, simples e sem desperdício.

    • Vaza natureba, aqui é bodybuilding. Dietinha macrobiótica hippie é em outro site, não aqui.

    • Lixo de suplemento, alias, como todos 2

      Muitos dos suplementos já chegam falsificados no Brasil…só comparar uma crea gringa com a crea daqui. “ou qualquer outro suplemento”

  5. O texto se engana, a Creatina não consegue ser absorvida direita se não for bem dissolvida, gerando dores de barriga e até diarréia, pode não haver o estudo científico mas isto é fato. Quem toma botando o pó na boca e engolindo como li ai em cima esta fazendo papel de idiota e jogando dinheiro fora, aliás recomendo o uso da Creatina exatamente com café ou chá e não venham com o papo de café prejudica, procurem ler mais sobre o assunto, talvez em Br tenha pouca coisa além daquele velho estudo de 2002 mas existe bastante coisa em inglês para de ler é que esclarece complemente o uso da Creatina .

  6. A ideia de usar creatina com água morna, não é de que o corpo irá absorver melhor a creatina, mas sim de que a água morna irá diluir melhor a creatina. E isso sim é verdade, pois o a diferença de temperatura muda a curva de saturação da água. E convenhamos que a creatina é uma substância complicada de diluir…

    • você ta tentando diluir creatina ou pedra de crack ? Nunca vi creatina “complicada” de diluir

      • Kkkkkkkkkkkkkk ele deve tomar creatina em pedra…nunca vi creatina difícil de dissolver

  7. Vinicius Fortuna Responda

    Eu tomo com qualquer coisa em qualquer temperatura.
    Uma vez por dia jogo o pó no água/suco/leite/shake de whey/chá/café,etc e tomo.
    Dependendo da quantidade de líquido pode ficar meio arenoso (café por exemplo), mas é sussa tbm, nada muito ruim.
    Deeve funcionar até com tequila, cerveja e enxaguante bucal.

  8. Quando aquecemos um solvente como a agua por exemplo aumentamos o potencial de dissolucao ou seja vamos dissolver mais o que colocamos no meio. No momento em que bebemos o organismo tende a estabilizar a temperatura do corpo e da agua fazendo que se recristalize, ou seja nao adianta bebermos creatina com agua quente. Uma besteira que inventam. Sou estudante de eng quimica e malho a dois anos e ja escutei muitas besteiras relacionado a suplementação.

  9. Tô terminando meu primeiro pote de creatina Universal daqui a 5 dias (no dia que terminar estarei consumindo a creatina por 33 dias) gostaria de saber se preciso dar um tempo, ou se já posso ir pro segundo pote de 200g assim que acabar o primeiro.

  10. a creatina não tem um horário correto para ingestão, qualquer pessoa que tem algum tipo de conhecimento na área, sabe que o que rege a creatina é a saturação celular(nada a ver com 10 ou 20g na 1° semana) ou seja é o tempo que você toma que vai fazer alguma diferença, ela tem que estar presente nas suas células por um longo período de tempo.

  11. eu sempre tomo cha com creatina antes de dormi sei la não acho que a temperatura faça diferença, mas eu gosto de tomar nesse horario e com cha .
    ..costume eu acho.. irrelevante…

  12. lucas henrique Responda

    Sabe se que a suplementação de creatina, não possui segredo ao ser ingerida, entretanto sabe se que sua suplementação junto com algum tipo de carboidrato, aumenta cerca de 10% da sua absorção pelo corpo, ou seja , ingerindo com um malto ou ate mesmo com um suco(frutose), a suplementação terá mais efeito no corpo humano, ajudando ainda mais na suas funções durante o treino.

  13. tomei creatina, me deu inchaço no figado,ris e pâncreas ….precisei fazer ultrassom de abdomem … depois de ver tantas dicas boas vou me arriscar novamente … hj frequento médico da medicina esportiva …

    • Amigo voltou a tomar crea, e como esta sua saude notou alguma diferença em mim a crea da diarreia dor de estomago tomo 4 gramas dia..😕

Escreva um comentário