Tomar creatina com água morna melhora a absorção?

Independente da infinidade de conselhos que podemos encontrar na internet sobre como tomar creatina, a suplementação com este produto não poderia ser mais simples.

tomar-creatina-com-agua-morna

Tome 3 a 5 gramas de creatina monohidrato por dia, com o seu shake ou bebida preferida  no momento que você achar melhor. Pronto, simples assim.

Contudo, volta e meia aparece alguém querendo complicar as coisas ou simplesmente reinventar a roda dizendo que você não aproveita totalmente a creatina tomando ela da maneira “comum” e que é necessário fazer algo mirabolante pra aproveitar completamente o produto, um exemplo muito comum disso é a sugestão de que é melhor tomar creatina com água morna ou quente do que com água normal/gelada.

A ideia por trás desta concepção é de que a creatina dissolve melhor na água morna/quente maximizando a sua absorção. Apesar de ter lógica, até que ponto devemos nos preocupar com isto?

Enquanto não existem estudos que camparem a absorção do produto usando líquidos em diferentes temperaturas, é muito improvável que tomar creatina com água morna melhore a absorção da creatina, pelo menos de maneira notável.

Existe duas razões para isto…

Primeiro, contanto que você esteja usando uma creatina de qualidade e esteja seguindo as orientações do rótulo em manter o produto longe da luz e da umidade, o pó vai dissolver bem de qualquer maneira na água (independente da temperatura).

Segundo, a temperatura do estômago fica em torno de 37 graus célsius com um pH de 2. Uma vez que a creatina chega no estômago, qualquer quantidade que não tenha sido dissolvida na própria água vai ser quebrada durante o processo de digestão do organismo que ocorre em uma temperatura mais alta e significativamente ácida.

Conclusão

Em vez de nos preocuparmos com detalhes tão minúsculos como a temperatura da água que tomamos a creatina, devemos apenas nos focar em consumir sagradamente 3 a 5 gramas de creatina de qualidade por dia e pronto. Existem coisas que poderão influenciar muito mais os seus resultados do que este mero detalhe.

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×