Clique aqui

Uma dúvida muito comum que surge em nossos e-mails, é sobre a segurança de uso do Roacutan em conjunto aos suplementos mais utilizados por quem treina. Afinal, alguém que está fazendo tratamento com Roacutan pode suplementar normalmente ?

roacutan

O Roacutan tem como principal ingrediente a Isotretinoína, uma substância derivada da vitamina A, que quando ingerida e saturada no organismo, diminui o tamanho das glândulas sebáceas, melhorando a acne. O medicamento é um dos mais efetivos no combate às espinhas, mas o mundo não é só flores. O uso desta substância força o organismo em diversas maneiras para trazer o resultado desejado, tanto que é necessário realizar exames laboratoriais mensais/bimestrais para checar diversas funções do organismo, principalmente o fígado e rins.

Com isto em mente, talvez a melhor saída seja “pegar leve” na suplementação ou até mesmo dar um tempo durante o tratamento, o mesmo vale para a dieta e o consumo excessivo de qualquer tipo de macro (como a proteína) ou micronutriente  que possa exigir mais das funções renais e hepáticas.

Médicos em geral vão proibir o uso de qualquer suplemento, mas não por existir algo específico que faça mal em conjunto com o Roacutan, mas sim por precaução e com intuito de preservar a saúde a longo prazo.

Este texto ajudou você ?

35 Comentários

  1. faço tratamento com este medicamento e o único suplemento que se pode tomar é creatina, qualquer outro suplemento que contenha Vitamina A ou quaisquer vitaminas do Complexo B deve ser evitado.

    • é justamente o contrario cara, a creatina é processada pelo fígado, entao como o fígado ja esta trabalhando no limite por causa do roatuan, o ideal é evitar creatina, assim como evitar o alcool…minha medica disse que tirando os hormonais e creatina , posso tomar qualquer suplemento com moderaçao, bcaa, whey, malto…

      • isso aew camarada, supelemento liberado com moderação, o q não pode é usar anabo, pior que álcool são refrigerantes detonam o fígado. O medicamento aumenta a taxa de colesterol, reduzindo resultados dos treinos, mas é melhor do que não fazer nada.

    • Rudson Porfirio Responda

      EU concordo com o iuri pelo que lie no artigo acima as informações passada por o iuri acho que estão corretas !

      Mais se alguém souber mais sobre esse assunto por favor ajuda ai galera .

    • Foi como ele disse , é por precaucão que nao é recomendado ingerir suplementos. Tem gente que apenas com o roacutan já ferra o figado.

    • Gabriel Vieira Responda

      Isso mesmo. Eu tomo isotretinoína e também suplemento. Inclusive faço exames periódicos de rins e fígados e tem estado tudo normal. Sou atleta de 100kg, praticante de musculação, corrida e natação. Alguns mitos aí precisam ser revistos.

      • Olá, Gabriel. Tenho uma dúvida e talvez você possa me tirar… Comecei a tomar Roacutan, mas queria tomar também somatrodol. Será que pode?

  2. Nao tomo essa porcaria, ja tomei durante 5 anos, agora chega. A acne tem haver com a alimentacao, essa porcaria nao vai curar a acne para sempre, enquanto for usando tudo estara otimo, mas depois de parar as espinhas voltam, a solucao para a acne esta na alimentacao.

    Ops: antes que esqueca, os dermatologistas sao grandes burros.

    • Então você não seguiu corretamente o tratamento. Eu fiz durante 9 meses e tenho dois amigos que fizeram: nunca mais tivemos espinhas!!!

    • Leonardo Paixão Responda

      DIPEN, CONVENHAMOS QUE VOCÊ NÃO ESTÁ FALANDO DO MESMO PRODUTO QUE ESTAMOS TRATANDO (NESSE CASO, A ISOTRETINOÍNA – COMERCIALMENTE CONHECIDA COMO ROACUTAN). VOCÊ DIZ QUE TOMOU O MEDICAMENTO DURANTE 5 ANOS E NÃO LHE TROUXE BENEFÍCIO NENHUM. ENTÃO NÃO ERA PRA VOCÊ ESTAR VIVO E COMENTANDO ISSO, POIS NÃO SE PODE TOMAR ESSE MEDICAMENTO DURANTE UM LONGO PERÍODO DE TEMPO SE QUE O MESMO NÃO LHE TRAGA ALGUM MALEFÍCIO…OUTRA, A ALIMENTAÇÃO É IMPORTANTE SIM MAS ELA SOMENTE NÃO VAI DIMINUIR OU ATÉ MESMO ELIMINAR AS ACNES.POR FIM, REPENSE NA HORA DE CRITICAR OS PROFISSIONAIS DERMATOLOGISTAS POIS ELES (HÁ EXCESSÕES COMO EM TODA PROFISSÃO) SÃO DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA AQUELES QUE OS PROCURAM. EU SÓ TENHO A AGRADECER A MINHA DERMATO DRª CRISTINA MARIA, RESPONSÁVEL PELO MEU TRATAMENTO DIFÍCIL PORÉM SUPER SATISFATÓRIO DURANTE 7 MESES. HOJE NÃO TENHO UMA ACNE SEQUER, E A AUTO ESTIMA MELHOROU MUITO.
      QUANTO A SUPLEMENTAÇÃO, MELHOR EVITAR POIS MAIORIA DELAS SÃO A BASE DE VITAMINA A QUE JÁ ESTÁ PRESENTE EM GRANDE QUANTIDADE NA ISOTRETINOÍNA. PODE SOBRECARREGAR O FÍGADO A PONTO DE NO FUTURO CAUSAR COMPLICAÇÕES BEM DESAGRADÁVEIS.

      UM ABRAÇO A TODOS.

    • Putz,é mesmo ja fui a 2 dermato,pra acabar com a merda da Acne e os remedios so fazem efeito enquanto esta usando,dps volta a mesma merda.eu começei a me alimentar melhor,e tomar mt agua,e sabonete esfoliante,porra melhorou e muito.eu percebi tbm que quanto tomo Malto,fico com mt acne,cortei to so na Whey hidro e creatina.e até agora nada de acne :D

      • Como sempre, um monte de gente se metendo a “entendedor”…
        Galera, eu já fiz e ainda faço tratamento com ROACUTAN. Então caso ainda não estejam por dentro dos resultados do medicamento, sim o remédio é efetivo, e não, ele não resolve o problema de todos. O que ocorre é que não são todos os organismos que mantém o resultado com o passar do tempo, sendo que o próprio laboratório já reconheceu isso e não devolve mais o dinheiro dos pacientes que não tem a “cura” da acne(como fazia anteriormente).
        Para os desavisados, há a dosagem de “manutenção” para aqueles em que a acne retorna e como refazer o tratamento com maior miligramagem não irá resolver, usa-se uma dosagem pequena para manter as glândulas reduzidas e a produção de “sebo” da pele mantida sob controle. Ou seja, o médico dermatologista continua receitando o medicamento para que a acne não retorne, como é o meu caso, que já tomo o medicamento há mais ou menos 12(DOZE) anos, nunca tive nenhum problema de saúde, meus exames sempre estiveram dentro do normal(tomando suplementação ou não).
        Acredito que o medicamento só faz estragos maiores se a pessoa tiver predisposição a tal.
        Parem de falar do que não sabem, pseudos !

  3. Já tomei roacutan em um blast junto com trem e bold, meu hemograma nem teve muita alterações. O problema é misturar roacutan com drogas orais, dai talvez a coisa fique um pouco mais complicada.

  4. Como usuária do tratamento, venho dar meu depoimento, mesmo tomando o remedio (2x ao dia) faço o uso de suplementação (whey protein. OBS ele não tem vitamina A).. faço exames mensalmente.. e ta tudo certo!!.. ;D o consumo proteína permaneceu o msm.. fato que eleva um poucos as taxas de TGO E TGP.. mais tudo dentro da normalidade..

  5. Também estou em tratamento com a isotretinoína e suplemento normalmente. Ingeria multivitamínico e meu médico disse que as 3 cápsulas diárias de Opti que eu tomava, que continha vitamina A, logicamente, não iriam nem fazer cócegas perto da quantidade que estou tomando do medicamento (20 mg/dia). Estou na oitava caixa e não deixei de suplementar. Não me trouxe nenhum problema. Abs.

  6. Nao sabem ler? Eu tomei essa porcaria de Isotretinoina durante 5 anos, ninguem neste website vai me ensinar nada, eu ja sou um grande veterano com a acne. O meu caso foi grave e nao foram os dermatologista que curaram a minha doenca. MUSCULACAO salvou a minha vida. Ja passei por muitos preconceitos, nada me afecta agora, podem falar aquilo que quiserem.

    Em 2007 eu estava assim:
    http://tinypic.com/r/29bc02/5

  7. Tomei o Roacutan por duas vezes, na primeira, não treinava, mas nessa segunda vez (ano passado e começo desse ano) continuei suplementando normalmente e não deu nada… acho que varia de pessoa pra pessoa, não tomei nenhum pre treino nem algo mais forte somente os basicos como crea whey bcaa entre outros… acho que vai de cada um …

  8. Excelente matéria e polemica também, como podem ver nos comentários. Só queria dizer que fiz o tratamento com o roacutan durante 2 anos, foi difícil devido as diversas reações ocasionadas pelo mesmo, as espinhas (que no meu caso eram no couro cabeludo) melhoraram absurdamente durante o uso do remédio, mesmo suplementando normalmente como sempre fiz, bcaas, creatina, wheys, glutamina etc….mas após o tratamento elas aos poucos foram voltando e hj muitas vezes sinto alguns incomodos na região abdominal, tento me regrar ainda mais com alimentação, bebo bastante água e por enquanto tem surgido efeito….conclusão, o organismo das pessoas são diferentes o que serve pro joão talvez não sirva pra mim, infelizmente não existe uma fórmula mágica, temos que ir na tentativa e erro, mas com cuidado com as consequencias…um forte abraço a todos e bons treinos!!!

  9. Realmente, o ROACUTAN é um remédio muito forte com severas recomendações. Em 2000 eu suplementei; e, ao mesmo tempo, tomei a medicação sob orientação médica. Contudo, em 15 dias de uso tive uma hepatite medicamentosa, com queda severa de cabelo e alteração dos exames de sangue. Houve aumento de esteatose hepática (gordura no fígado), altos índices de colesterol, entre outros problemas. Recomendo que não façam uso deste produto. Existem outras formas de controle da acne muito mais seguras!

  10. BrunoSaraivaCe Responda

    Pse glr tbm tomei o roacutan e continuri treinfo suplemntando com whey isolado glutamina e dextrose… no caso desse medicamento os efeitos variam muito dr pessoa pra pessoa eu por exemplo n senti absolutamente nada e o tratamento foi um sucesso. Enquanto suplementar durante o tratamento não há ptoblema so n é recomendado uso de ph’s. Mas sempre é bom procurar ajuda profissional, minha nutricionista disse que eu estava liberado para o uso dessea suplementos.multivitaminicos tbm n sao recomendados pois o roacutan é simplesmente vitamina A sr nao me engano, ent vc n pode usar suplemntos vom vitamina A para n ocasionar problemas que possam interferir no tratamento da pele. Abç ;)

  11. Tomei roacutan durante 9meses e durante o processo tomei suplementos normalmente, só alerto a um detalhe, o uso do suplemento deixa a pele fina e desidratada, portanto com o crescimento apareceram estrias no peitoral ( próximo as axilas).

  12. supelemento liberado com moderação, o q não pode é usar anabo, pior que álcool são refrigerantes detonam o fígado. O medicamento aumenta a taxa de colesterol, reduzindo resultados dos treinos, mas é melhor do que não fazer nada.

  13. comecei a tomar roacutan semana passada e meu dermatologista disse para nao tomar suplementos durante os proximos meses de tratamento

  14. Ate os 19 anos nunca tive acne, mas fui cair na besteira de ciclar com stano e oxan, daí surgiu essa desgraca no meu rosto, fui a derma e ela me indicou tetralysal e mais um gel, mas nao me adiantou de nada, vou retornar la e pedir roacutam, o problema e que tomo whey, caseina, bcaa, glutamina e alimemtacao rica em proteina. O que acho estranho e que tem nastante tempo que fi o ciclo, minha pele nunca voltou ao normal…Sera que mantenho meus habitos alemtares ou diminuo a suplementacao?

    • Eu tive acne desde os 12 anos, mas só tomei roacutan com 22 anos (em 2002), acne grau 4 – com pústulas e nódulos no rosto e costas. Eu tomava uma dose bem alta na época, 60mg por dia por 9 meses. Fiz todos os exames para verificar a causa da acne, e fiz todos os tratamentos conhecidos mas somente o roacutan resolveu. Na época eu não suplementava.
      Depois do nascimento da minha segunda filha a acne voltou, mais leve que antes, mas ainda assim fora do normal das pessoas da minha idade. Fiz novamente todos os exames e todos os tratamentos alternativos (tetralysal e espironolactona, além dos cuidados tópicos) e nada funcionou, estou tomando roacutan novamente, dessa vez uma dose bem menor (20mg/dia) e logo na primeira semana já vi os resultados. Refaço os exames bimestralmente e suplemento apenas com whey e bcaa.
      Sempre tive uma alimentação saudável, balanceada e regrada. Agora tenho ainda mais cuidado.
      Mas fico preocupada com a efeitos colaterais.

      E sim, o roacutan ainda é o que melhor controla a acne, mas tem uma pequena porcentagem de pessoas que tem reincidência…

  15. eu estou a fazer tratamento com isotretoina não para espinhas quem me dera que fossem espinhas mas são tipo fruncos enormes, meu medico diz que e uma forma de acne mas como desde que me conheço que tive sempre estas coisas nunca liguei o pior e que me começou a nascer nos testículos nas brilhas e nas nádegas dores horríveis estou com 30 gr mas meu medico depois do verão vai aumentar para 40 gr.
    treino musculação meu medico disse esquecer a creatina assim fiz mas comecei a procurar alternativas comecei a tomar óleo de fígado de bacalhau, l-caritina, aspirina a aspirina por que poem o sangue mais liquido e assim levar mais facilmente oxigénio e a energia necessário para os músculos comecei a comer mais frutas mais claras de ovos e mais carne de vaca meus níveis de colesterol estão ótimos engraçado e que ate a cor do sangue mudou ficou um vermelho lindo vermelho vivo, para quem quer aumentar a massa muscular não precisa de creatina uma vez que um dia ela pode começar a fazer retenção de líquidos deixe de ter essa forma de músculos inchados e comece a ganhar forma que os músculos tem eu já mais irei voltar a criatina estou a gostar dos resultados que estou a ver.
    Meu medico me disse tu queres ser um pito de aviário ou um frango caseiro ai eu entendi a diferença os caseiros são melhores.

  16. Rodrigo Felipe Soares Responda

    Olá rapaziada, estou vendo muitas pessoas com dúvidas…

    Eu já fiz tratamento com Roacutan durante 12 meses devido ao meu tamanho. No primeiro mês, continuei normal o uso de whey, porém quando fiz exame de sangue estava com basicamente triglicérides, TGO, TGP ( Fígado ), Rins extremamente alterados…..
    Então quando fui a médica disse que estava tomando suplementos e continuando com a dieta ( que era baseada em proteína rsrs )…..

    Resumindo, parei de tomar qualquer suplemento ! Da uma desanimada ? Claro que sim, porém o tratamento será bem mais efetivo e sem riscos a saúde….e depois que terminei o tratamento ainda acompanhei durante 6 meses exames de sangue para ver se não estava interferindo em nada, porque aliás, saúde em primeiro lugar ! Hoje sem espinhas, sem problemas de saúde graças a Deus e com um corpo em constante hipertrofia !! rs

    Abraços Rapaziada,

    Rodrigo Soares.

  17. Fiquei sabendo que não poderia tomar vitamina A, eu tomei ADE Localizada 4ML cada braço, pegou nada!

    só ressecou mais etc

  18. estou fazendo o tratamento com roacutan mas tambem faço musculaçao e comecei tomar mega pack nitro shock, sera que tem algum problema?

  19. faço musculação, e a dermato receitou o roacutan :( – pra mulher tem que ser junto a um anticoncepcional :((((((
    já sei que o anticoncep vai f*** com a massa musc. já não faço uso de suples, mas a dieta já supre junto com um polivitamínico, então meu receio maior não é por causa dos suples, mas sim por causa do possível colateral: aumento de lesões, etc. tem que pegar mais leve? pode continuar com treino intenso? se sim, só com as faixas no joelho e cotovelo, cinturão de agach., etc?

  20. Gente, gostaria de saber se pode tomar somatrodol junto com o roacutan, ou se existe algum problema.

Escreva um comentário